Contente
Cada vez que um jardineiro visita uma estufa com tomates na segunda metade do verão, ele não só admira a colheita em maturação, mas também olha atentamente para as plantas: são saudáveis, há manchas marrons nas folhas? E se algum for encontrado - todos os esforços feitos para prevenir luta contra a requeimaforam em vão. Mesmo assim, a doença apareceu e, conseqüentemente, toda a safra está ameaçada.
O que fazer quando os primeiros sinais da requeima aparecem
O que pode ser feito para os tomates neste caso? Em primeiro lugar, você precisa avaliar o dano causado pelo inimigo traiçoeiro. Se apenas algumas plantas forem danificadas, todas as partes doentes da planta devem ser removidas. Se a doença já foi longe e há muitas folhas e frutos danificados, esses arbustos devem ser removidos sem piedade. Todas as partes infectadas da planta devem ser removidas do local e queimadas.
Nenhum tratamento com soluções, muito menos regar imediatamente após a remoção das partes da planta, é inaceitável.
Ao colher as folhas, o jardineiro cria feridas nas plantas. Com muita umidade, eles se tornam a porta de entrada para a infecção, e a doença se torna um furacão.
Por exemplo, aplique trichopol da requeima em tomates.
Tratamento de tomates doentes
Metronidazol ou Trichopolum é um medicamento antibacteriano usado para tratar muitas doenças em humanos. Ele também trata eficazmente as infecções fúngicas. Suprime o metronidazol e o desenvolvimento de infecções fúngicas em plantas, incluindo tomates.
Para combater a requeima, existem muitos meios, tanto à base de produtos químicos quanto folk... A maioria deles deve ser usada profilaticamente, muito antes do aparecimento dos sinais da doença. Mas se não deu certo a tempo, ou se essas condições climáticas se desenvolveram - clima frio e chuvas prolongadas, em que todas as medidas tomadas foram ineficazes, é necessário recorrer a medidas terapêuticas para tomates já doentes.
Método de uso de tricopolum da requeima em tomates
A receita desse medicamento é bastante simples. 20 comprimidos ou duas bolhas de tricopolum ou seu análogo mais barato metronidazol devem ser dissolvidos em um balde de água. Para fazer isso, é melhor preparar uma solução concentrada em água morna, qualquer recipiente serve. Em seguida, o volume da solução é levado a dez litros, simplesmente adicionando água pura. Se for necessário tratar o tomate já doente, o tratamento é feito de forma especialmente cuidadosa, não esquecendo que o agente causador da doença está mais frequentemente localizado na parte inferior das folhas. Portanto, toda a planta deve ser pulverizada contra a requeima. Uma vez que o agente causador desta doença pode ser encontrado em todas as partes do tomate, incluindo as raízes, cada planta é adicionalmente regada com a solução preparada. Mas você precisa regar um pouco, não mais que 50 ml por arbusto.
Alguns jardineiros combinam metronidazol com verde brilhante ou iodo. Acredita-se que esse tratamento seja mais eficaz.O agente de pulverização é preparado adicionando um frasco de hortaliças de farmácia à solução preparada de Trichopolum. O processamento é executado da maneira usual.
Para não prejudicar a saúde, não ultrapasse a concentração da solução e não processe os tomates com ela mais do que três vezes por temporada.
Medidas preventivas contra a requeima em tomates
A melhor maneira de preservar a safra de tomate é manter a phytophthora fora da área. Para fazer isso, você precisa tomar certas medidas muito antes de plantar tomates no solo. A prevenção desta doença perigosa não é fácil. Possui muitos componentes.
- Todo outono, trate o solo da estufa com uma solução de fitosporina e desinfete a própria estufa com verificador de enxofre, se sua estrutura for de madeira ou com a mesma fitosporina. Sulfato de cobre, se a estrutura da estufa for de metal.
- Processe sementes de tomate e material de plantio de batata com agentes que destroem o agente causador da doença. O agente causador de phytophthora é capaz de sobreviver em um material de plantio de batata aparentemente saudável e nos menores fios de cabelo da superfície das sementes de tomate.
- Mergulhe as raízes das mudas antes de plantá-las em uma solução de fitossporina por duas horas. Derrame os poços com a mesma solução antes de plantar.
- Monitore a nutrição adequada dos tomates tanto na estufa quanto no campo aberto. Não alimente demais os tomates com nitrogênio. Isso enfraquece a imunidade da planta.
- Aplique imunoestimulantes para aumentar a imunidade dos tomates.
- Realize os tratamentos preventivos do tomate muito antes do possível aparecimento da doença, não esquecendo as outras sombras, principalmente a batata.
- Cubra o solo ao redor das plantas com feno seco. A camada de feno não deve ser inferior a dez centímetros, sob tais condições, será difícil para patógenos fitftora do solo.
- Regue os tomates corretamente sem criar muita umidade na estufa. A rega deve ser feita apenas na raiz, sem molhar as folhas.
- É melhor regar os tomates de manhã cedo, para que a camada superficial do solo seque durante o dia.
- A rega não deve ser frequente, mas abundante para saturar completamente a camada de solo em que vivem as raízes dos tomates. Em climas quentes, a rega é realizada a cada três dias. Se estiver frio, regue no máximo uma vez por semana.
- Nunca use água fria para irrigação. O estresse que as plantas experimentarão durante isso as enfraquecerá muito e contribuirá para o desenvolvimento da doença.
- Ventile a estufa após molhar para reduzir a umidade.
- Nunca corte enteados com muita umidade, antes e imediatamente após a rega.
Curar completamente tomates de phytophthora impossível. Você só pode retardar o desenvolvimento da doença. Portanto, é muito importante tentar prevenir doenças do tomate tomando todas as medidas preventivas.