Contente
O tomate Black Crimea se espalhou graças a Lars Olov Rosentrom. O colecionador sueco chamou a atenção para essa variedade ao visitar a península da Crimeia.
Desde 1990, o tomate se espalhou pelos EUA, Europa e Rússia. É cultivado em condições de estufa e ao ar livre.
Descrição da variedade
De acordo com a foto e comentários, o tomate Black Crimea corresponde à seguinte descrição:
- amadurecimento intermediário;
- 69-80 dias se passam do plantio das sementes à colheita;
- arbusto indeterminado;
- altura do tomate - 1,8 m;
- resistência a doenças.
Os frutos do tomate preto da Crimeia têm uma série de características:
- tomates grandes com 500 g;
- forma plana e redonda;
- frutos carnosos com casca densa;
- os tomates verdes são marrom-esverdeados;
- no processo de amadurecimento, os frutos adquirem uma tonalidade bordô, quase preta;
- alto sabor;
- teor médio de matéria seca.
Rendimento de variedade
Até 4 kg de frutas são colhidos de um arbusto da variedade Black Crimea. Esses tomates não estão sujeitos a armazenamento e transporte de longo prazo.
Os frutos da casta são utilizados na confecção de saladas, sumos, puré de batata, primeiros e segundos pratos. Para enlatados, esses tomates são muito grandes e macios, por isso é recomendável comê-los frescos ou processá-los.
Ordem de pouso
O tomate Black Crimea pode ser obtido por mudas. Para isso, em casa, as sementes são plantadas em caixinhas. Quando as plantas atingem um mês e meio a dois meses, são transferidas para uma estufa ou para uma área aberta.
É permitido plantar sementes diretamente em terreno aberto em condições climáticas favoráveis da região.
Preparação de mudas
Para obter mudas de tomate, um solo é preparado, consistindo em proporções iguais de húmus e terra de grama. Recomenda-se um pré-tratamento do solo aquecendo-o no forno ou colocando-o no congelador. Após 2 semanas, você pode começar o trabalho de plantio.
O material da semente também é processado. É embebido em água morna por um dia para estimular o surgimento de brotos. As sementes de tomate compradas já passaram por um tratamento semelhante, portanto, você pode começar a plantá-las imediatamente.
São feitos sulcos na superfície do solo a uma profundidade de 1 cm. As sementes são colocadas a cada 2 cm. Após o plantio, os recipientes são cobertos com vidro ou filme, após o que são deixados em local escuro e quente.
De acordo com análises sobre o tomate preto da Criméia, a uma temperatura de 25-30 graus, os brotos aparecem em 3 dias. Se a temperatura ambiente for mais baixa, o crescimento será mais demorado.
As mudas são reorganizadas no peitoril da janela e fornecem iluminação constante por 12 horas. Periodicamente, os tomates são regados para evitar que o solo seque.
Plantio em estufa
Mudas de tomate, que atingem 20 cm de altura, são transferidas para a estufa. Essas plantas têm 3-4 folhas e um sistema radicular desenvolvido.
Desenterre o solo para os tomates no outono. A camada superior do solo é removida para evitar a propagação de doenças e pragas no futuro. Os tomates não são cultivados em um local por dois anos consecutivos.
A variedade Black Crimean é plantada em fileiras ou escalonada. Deixe 60 cm entre as plantas e 70 cm entre as linhas.
Para o plantio de tomates, é feito um buraco no qual o sistema radicular é colocado. Então as raízes da planta adormecem e compactam um pouco a terra. A etapa final é regar as plantas.
Pouso em terreno aberto
Em regiões de clima quente, as mudas da variedade Black Crimea são transferidas para campo aberto. Avaliações sobre o tomate preto da Criméia mostram que esses tomates crescem bem ao ar livre.
O esquema de plantio é o seguinte: mantém-se um intervalo de 60 cm entre as plantas, podendo os tomates ser plantados em várias filas.
Se já houver tomate ou pimento nos canteiros, não se procede ao replantio da cultura. Composto ou estrume podre são usados como fertilizantes para o solo.
No outono, as camas precisam ser desenterradas. Na primavera, é feito um afrouxamento profundo e são preparadas covas para o plantio. Transferência de tomates para o terreno aberto deve ser após o estabelecimento de um clima quente. O ar e o solo devem aquecer bem. Se a ameaça de frio persistir, os tomates são cobertos com fibra de algodão.
Em terreno aberto, você pode plantar sementes da variedade Black Crimea. No entanto, a colheita demorará mais.
Cuidado de tomate
A variedade Black Crimea precisa de cuidados constantes. Isso inclui irrigação e fertilização. As plantas são regadas pelo menos uma vez por semana. Os fertilizantes são aplicados a cada 2 semanas.
Avaliações sobre o tomate Black Crimea indicam que a variedade raramente é exposta a doenças. Para a prevenção, recomenda-se seguir técnicas agrícolas, evitar o engrossamento das plantações, e água oportuna e ervas daninhas.
Como a variedade é alta, ela é amarrada a um suporte. Para formar um arbusto, brotos extras são pinçados.
Enteado e empate
O tomate Black Crimea cresce até 1,8 m de altura, portanto, precisa ser amarrado. Um suporte de madeira ou metal é instalado próximo a cada bucha. Conforme os tomates crescem, eles são amarrados na parte superior.
Um arbusto da variedade Black Crimea é formado em um ou dois caules. Se for necessário obter frutos grandes, sobra um caule e o número de ovários é normalizado. Quando os tomates são formados em dois talos, o rendimento aumenta devido ao grande número de frutas.
Ao beliscar, os brotos que crescem nas axilas das folhas são eliminados. O procedimento permite que as plantas direcionem suas forças para a formação do fruto. Os rebentos são quebrados manualmente antes de atingirem 5 cm de comprimento.
Regar plantações
Os tomates são regados uma ou duas vezes por semana, dependendo das condições de cultivo e fatores climáticos. O teor de umidade do solo é mantido em 85%.
É importante evitar a formação de crostas secas na superfície do solo. Portanto, após a rega, os tomates são soltos e amontoados.
Anteriormente, a água deve se assentar e aquecer. A primeira rega é realizada imediatamente após a transferência das plantas para um local permanente. A próxima aplicação de umidade deve ocorrer uma semana depois, para que as plantas se adaptem às novas condições.
A rega é especialmente importante durante o período de floração. Neste momento, 5 litros de água são despejados semanalmente sob cada tomate. Durante o período de frutificação, 3 litros de água são suficientes para os tomates não quebrarem.
Fertilização
A primeira alimentação de tomate é realizada 2 semanas após a transferência das plantas para um local permanente. Durante este período, você pode alimentar as plantações com um fertilizante contendo nitrogênio.
Adicione 1 colher de sopa por litro de água. eu. ureia, após o que os tomates são regados pela raiz. No futuro, não é recomendável abusar da fertilização com nitrogênio para evitar o crescimento excessivo de massa verde.
Depois de uma semana, o fósforo e o potássio são adicionados. Eles são usados na forma de superfosfato e sulfeto de potássio. Cada substância é ingerida em 30 g por balde de água. A rega é realizada na raiz.
A realimentação com superfosfato é realizada quando os frutos amadurecem. 1 colher de sopa é tomada por litro de água. eu. deste componente. As plantações são pulverizadas com a solução resultante.
Críticas de jardineiros
Conclusão
A variedade Black Crimea distingue-se pelo seu amadurecimento intermediário. Os tomates crescem bastante, por isso precisam de apoio e amarração. Os frutos da casta apresentam uma invulgar cor escura, tamanho grande e bom gosto. Eles são usados frescos ou processados para produtos caseiros.
Com os devidos cuidados, a variedade apresenta alto rendimento. Os tomates Black Crimea raramente são expostos a doenças. A adesão às práticas agrícolas ajuda a evitar a propagação de doenças.