Tomato Marusya: descrição, comentários

O tomate Maroussia ganhou grande popularidade, cujas características e descrição da variedade atestam a sua despretensão e excelente sabor. Criado por criadores russos em 2007, ainda é apreciado pelos horticultores em todas as regiões onde é cultivado.

Além de suas propriedades de consumo universais, o tomate Marusya também atrai por sua aparência maravilhosa. A folhagem verdejante envolve lindamente os cachos de pequenos frutos vermelhos brilhantes que se assemelham a grandes cachos de uvas.

Características da variedade

Determinantes arbustos de tomate Marusya dão um pequeno crescimento - não mais do que 1 M. A variedade é medianamente precoce, o período do aparecimento dos primeiros brotos até a maturação é de cerca de 110 dias. O arbusto forma um, às vezes dois caules. O bom arranjo das suculentas folhas verdes escuras do tipo usual ajuda a proteger os frutos do tomate Maroussia das queimaduras solares, mas não interfere na sua iluminação.

Devido à sua alta resistência a condições climáticas adversas e mudanças bruscas de temperatura, a variedade Marusya é comum em muitas zonas climáticas - em campo aberto ou em uma estufa de filme. Com os devidos cuidados, os tomates podem produzir até 7 kg por metro quadrado - até 2 kg por arbusto, e com pinças oportunas, ainda mais. A variedade também demonstra alta resistência a doenças como fusarium e verticilose. A descrição e os comentários do tomate Marusya indicam apenas uma de suas pequenas desvantagens - a frutificação dura apenas um mês - um e meio - até o final da temporada de verão.

Descrição das frutas

Os frutos densos e suculentos da variedade Marusya têm formato oval, na fase de plena maturação adquirem uma cor vermelho vivo. O peso médio dos tomates maduros chega a 80 g e, devido ao seu pequeno tamanho, são convenientes para o enlatamento. Apesar da pele não muito densa, os tomates Maroussia não racham e toleram bem o armazenamento e o transporte a longo prazo. Os frutos já maduros não caem, mas seguram-se firmemente nos ramos. Seu excelente sabor os torna versáteis para os fins a que se destinam:

  • os tomates da variedade Marusya são consumidos in natura e em saladas;
  • usado na conservação;
  • populares como sucos naturais;
  • utilizado na preparação de molhos e ensopados de vegetais.

Preparação de sementes

Avaliações aconselham semear sementes de tomate Marusya para mudas cerca de dois meses antes do transplante para o solo. Portanto, é importante calcular corretamente o momento de sua semeadura, para não expor posteriormente as mudas nas caixas. Sementes de qualidade adquiridas em lojas especializadas não precisam ser desinfetadas. Mas obtido em casa ou comprado no mercado, é melhor desinfetar. Para desinfetar as sementes de tomate, Marusya pode mergulhá-las em uma solução fraca de permanganato de potássio por 20 minutos. Alguns jardineiros preferem embeber as sementes de tomate em suco de babosa, bicarbonato de sódio ou solução de fitossporina por 10-20 horas. Sem dúvida, essas substâncias têm um efeito estimulante nas sementes, devido ao qual:

  • sua imunidade é fortalecida;
  • a germinação melhora;
  • o rendimento dos tomates aumenta.
Importante! O tomate Marusia não pertence a variedades híbridas, portanto, as sementes para a próxima semeadura podem ser preparadas a partir da safra colhida.

Semeando sementes

O solo para a semeadura da variedade Marusya também deve ser desinfetado de uma das seguintes formas:

  • leve ao forno;
  • derrame com água fervente ou uma solução concentrada de permanganato de potássio.

Após a desinfecção, o solo deve ser umedecido e colocado em local fresco por duas semanas para a reprodução da microflora útil nele. Para semear sementes:

  • pequenas caixas são preenchidas com terra pronta;
  • as sementes de tomate são dispostas em sua superfície em fileiras a uma distância de 2 cm, podendo-se deixar 3-4 cm nos corredores;
  • as sementes são polvilhadas com uma fina camada de solo solto;
  • para sua germinação, é necessário criar um microclima quente e úmido, para que os canteiros sejam umedecidos e colocados em um local aquecido com temperatura constante em torno de +25 graus;
  • para acelerar o crescimento, você pode cobrir as caixas com filme transparente ou vidro;
  • após o aparecimento dos primeiros brotos de tomate Marusya, a descrição recomenda proporcionar uma boa iluminação aos canteiros, para que as caixas sejam colocadas no parapeito da janela;
  • se a intensidade da luz do dia for insuficiente, você pode usar lâmpadas fluorescentes;
  • a temperatura ambiente deve ser abaixada um pouco, caso contrário, os brotos de tomate começarão a esticar.

Cuidado de mudas

O filme deve ser retirado das mudas gradativamente, todos os dias, abrindo-o brevemente sobre os brotos de tomate. Regue-os com cuidado à medida que a camada superficial do solo seca. Com o crescimento das mudas de tomate, Marusya exigirá regas mais frequentes, mas também é inaceitável encher o solo com água.

Mudas de tomate Marusya, conforme recomendado pela descrição da variedade, fotos e comentários, precisam ser endurecidas. Nos dias quentes de primavera, ele é levado para a varanda ou ao ar livre por cinco minutos no início, e então o tempo de exposição é gradualmente aumentado. Mudas endurecidas se adaptam mais rápido e crescem após o transplante em um novo local. De 10 a 14 dias após o surgimento dos brotos, é necessário fazer a primeira alimentação da variedade Marusya com matéria orgânica natural. No futuro, é aconselhável realizá-los a cada 7 a 10 dias.

Após o aparecimento de duas folhas, os tomates da variedade Marusya devem ser mergulhados em copos separados. Muitos jardineiros usam vasos de turfa, que são convenientes para plantar mais tarde no solo. A colheita de mudas requer cuidados especiais, pois os brotos ainda são muito delicados e frágeis.

Após cerca de 1,5 meses, os cachos de flores começam a aparecer nos tomates da variedade Marusya. Eles indicam a necessidade de um rápido transplante de tomate em um local permanente - em uma estufa ou em campo aberto. É impossível superexpor mudas em vasos, caso contrário, seu crescimento será inibido. No futuro, não será capaz de se transformar em tomates maduros. 10-14 dias após o aparecimento dos pincéis de flores, vasos de turfa com mudas da variedade Marusya devem ser transplantados. Se houver necessidade de adiar o transplante de mudas, os jardineiros recorrem a um pequeno truque - eles arrancam os arbustos de flores que emergem. Como a próxima só crescerá em uma semana, você pode adiar o transplante da planta por enquanto.

Transplantar mudas e cuidar delas

O tomate Marusya, de acordo com a descrição, pode ser transplantado para o solo se as geadas noturnas terminarem e o solo estiver aquecido até +16 graus na profundidade das raízes. Mudas de alta qualidade devem ter:

  • sistema de raiz poderoso;
  • haste grossa e resistente;
  • folhagem densa e carnuda.

Os desembarques são realizados à noite ou em dia nublado. Os pés de tomate são plantados a uma distância de 0,6 m um do outro, fica um pouco mais nos corredores - 0,7 m. Após a adaptação das plantas, efetua-se a pinça, mas apenas até ao primeiro pincel. De acordo com as avaliações, cuidar de um tomate da variedade Marusya é simples:

  • rega regular com água decantada;
  • soltando o solo e removendo ervas daninhas; cobertura morta com palha ou composto;
  • tratamentos preventivos contra pragas e doenças;
  • arbustos de liga após a emergência dos frutos.
Importante! Os tomates da variedade Marusya podem rachar se a rega for realizada de forma irregular e o solo tiver tempo para secar. A cobertura morta ajudará a reter a umidade sob os arbustos.

Controle de pragas

Apesar da alta resistência às doenças mais comuns, o tomate Maroussia requer pulverizações preventivas, bem como tratamentos contra pragas:

  • fitosporina com soro de leite e algumas gotas de iodo ou cinza de madeira protegem contra a requeima;
  • infusões de cinza de madeira, pó de tabaco ou solução de cal são eficazes contra lesmas;
  • a pulverização periódica com água com sabão também é útil;
  • de um ácaro-aranha, Karbofos é usado.

Testemunhos

Melnikov Stepan, 72 anos, Kaluga
Há vários anos venho plantando um tomate Marusya. É fácil cuidar dele - eu rego regularmente e removo ervas daninhas dos canteiros. Coleto minhas sementes de tomates muito maduros, seco e coloco em sacos de papel, na primavera eu as compartilho com meus vizinhos. Seguindo meu exemplo, eles também mudaram para o tomate Maroussia. A variedade é excelente.
Galina Kartashova, 60 anos, Samara
Pela primeira vez, depois de experimentar o sabor extraordinário dos tomates, Maroussia decidiu plantá-los em sua dacha. E ainda não me arrependo. Mesmo em anos secos, o tomate produz bons rendimentos. Para salgar uso apenas esta variedade e recomendo a todos que conheço.
Kramarenko Vitaly, 45 anos, Nizhny Novgorod
Há dois anos, cultivo apenas tomate Marusya em minhas plantações. Devido ao seu sabor delicioso e excelente apresentação, o tomate é muito procurado. Os frutos não se desintegram, por isso as perdas de rendimento são pequenas. Nossos cientistas desenvolveram uma variedade maravilhosa.
Elizaveta Slonova, 57 anos, Astracã
Nós conhecemos e amamos o tomate Marusya, a foto e descrição são verdadeiras. A variedade é muito popular entre os nossos residentes de verão. Frutas doces adicionam um sabor extraordinário a saladas e pratos de vegetais. Também usamos esta variedade para salga. Os arbustos também desempenham um papel decorativo - eles decoram o jardim com brilhantes cachos de tomates.

Conclusão

O Tomate Marusia é cultivado tanto por jardineiros amadores como por grandes agricultores, que se sentem atraídos pela compactação dos arbustos, pela sua simplicidade nas condições envolventes, pela excelente apresentação e pelo maravilhoso sabor dos tomates maduros.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção