Muitos jardineiros plantam diversas variedades de berinjela ao mesmo tempo em sua área. Isso torna possível desfrutar deste maravilhoso vegetal nos primeiros meses, no final do verão e no outono. Cada um escolhe para si exatamente os tipos de berinjela de que gosta. Não é incomum ver berinjelas brancas, pretas, roxas e listradas nos canteiros e estufas. Hoje vamos falar sobre os brancos, ou melhor, sobre a variedade Bibo F1.
Descrição da cultura
O híbrido Bibo F1 tem maturação precoce, semeado em fevereiro e março, e a colheita pode ser planejada em agosto-setembro. A berinjela pode ser cultivada ao ar livre ou em estufa.
As beringelas são plantadas de acordo com o seguinte esquema de sementeira: não mais de 65 cm entre filas e não mais de 35 cm entre plantas em fila. Não há mais do que 4 a 6 arbustos por 1 metro quadrado, já que a falta de espaço pode ser uma piada cruel com a planta e simplesmente não haverá colheita. A sementeira é efectuada a uma profundidade não superior a 2 centímetros.
Importante! Para fazer a colheita da berinjela o mais cedo possível, não é necessário colher as mudas.
O Bibo F1 é plantado em canteiros onde cenouras, melões, leguminosas, bem como endro e vários tipos de saladas deram frutos no ano anterior.
O arbusto em si é de tamanho médio e atinge uma altura não superior a 90 cm.Os frutos são ovais com alongamento branco. Na estrutura, são uniformes, não têm brilho pronunciado na pele. O tamanho médio de uma berinjela madura é de 18 cm de comprimento e 8 cm de diâmetro, pesando aproximadamente 350 gramas. Você pode ver claramente a cultura no vídeo:
A polpa da fruta é leve, sem amargor pronunciado, com excelente sabor. Perfeitamente, essas berinjelas são adequadas para processá-las para o inverno; elas também são usadas para estufar e cozinhar. Além disso, podem ser armazenados por muito tempo e estão prontos para o transporte.
Uma característica das berinjelas Bibo F1 é que elas são capazes de dar frutos em condições extremas e crescer rapidamente. A cultura tem resistência a doenças como mosaico, murcha de fusarium.
Críticas crescentes
Muitos jardineiros compartilham suas opiniões sobre as berinjelas Bibo F1. Alguns até dão conselhos práticos completos sobre como cultivar e cuidar da plantação:
Elena Selivanova, Omsk
Já faz algum tempo que cultivo berinjelas. Eu costumava pensar, como, provavelmente, muitos jardineiros, que plantar berinjelas é um negócio problemático e é extremamente difícil fazer uma colheita. Sim, houve momentos assim, mas aperfeiçoei a técnica a cada ano e logo comecei a receber uma quantidade suficiente de berinjelas maduras e saborosas. Nos últimos dois anos venho plantando diversas variedades, algumas roxas e outras brancas - Bibo F1. Começo o plantio em meados de fevereiro. É melhor preparar o terreno com antecedência no outono ou usar um depósito durante o plantio. Antes de semear, não coloco as sementes de molho, pois os híbridos F1 diferem por apresentarem rendimento e durabilidade superiores aos dos demais, não necessitando de preparo especial. Semeio sementes com 1 cm de profundidade em caixas de solo preparado, cubro-as com uma camada de terra solta e cubro-as com celofane. Então, eles ficam em meu lugar aquecido até que os brotos apareçam. Depois que as sementes brotam, tiro o celofane e coloco as caixas no lado ensolarado para que os brotos não precisem alcançar a luz. Em abril, tenho plantas prontas para o plantio que precisam ser endurecidas. Eu as enduro da mesma forma que todas as outras mudas. Eles podem ser plantados no solo somente depois que a geada passar e o solo ficar quente.Uma dica especial para o cultivo de berinjela Bibo F1 é a constante coleta do besouro da batata do Colorado, que adora comer folhas de berinjela. Eles os respeitam ainda mais do que as batatas. Portanto, de manhã e à noite, eu olho através das camas e coleto todas as pragas. Se não for possível lidar com os besouros sozinho, uso a pulverização de pragas. No ano passado, comecei a plantar malmequeres, calêndulas ou manjericão nos canteiros ao lado das berinjelas. Os insetos não gostam do cheiro dessas plantas, então os besouros estão ausentes ou são poucos. O resto do cuidado é, como de costume, capinar, regar e alimentar. Como eu disse antes, minha variedade favorita é a berinjela Bibo F1. Os frutos dessa cultura não são azuis, como estamos acostumados, mas brancos, muito saborosos e grandes, e também nada amargos. Esta variedade é bastante resistente ao calor, a planta possui muitas folhas. Gosto de frutas brancas não só pelo sabor, mas também pelo fato de parecerem muito exóticas no jardim. Quando cultivo berinjela, não utilizo métodos secretos ou complicados demais, mas minha família se delicia com essas frutas deliciosas todos os anos, e há o suficiente para o preparo. Aliás, eu compro sementes apenas em lojas, pois já tive uma compra de colecionadores algumas vezes, mas por algum motivo essas berinjelas não criaram raízes e nem deram frutos.
Uma variedade de comentários sobre a variedade Bibo F1
Essas berinjelas são uma das mais populares entre os jardineiros de toda a Rússia, seja nos territórios do sul ou do norte, elas criam raízes perfeitamente em qualquer clima. Aqui estão apenas alguns comentários elogiosos sobre este híbrido:
Anna Miklyaeva, Orenburg
Eu simplesmente adoro essa variedade, é a minha mais básica. Minha família e eu colhemos berinjelas cedo e apreciamos seu sabor único, enquanto outros ainda esperam pelas frutas.
Mikhail Vasyukov, São Petersburgo
Não é o primeiro ano que planto Bibo e posso dizer que, em comparação com outras, esta variedade, claro, ganha de várias formas. Mas só uma coisa me confunde - é a cor branca, mas não estou acostumada com essas berinjelas.
Olga Petrova, Tyumen
Meu marido é caucasiano, por isso costumamos cozinhar pratos exatamente caucasianos, que quase sempre contêm berinjela. Eu uso Bibo F1 e a comida é excelente. E o marido diz, com pratos de berinjela como na infância.
Vera Guseva, Cidade de moscou
Durante três anos de minha experiência em jardinagem, só posso dizer uma coisa - as berinjelas Bibo combinam sabor excelente e facilidade de cultivo. Mas talvez seja só eu cuidar deles. A única coisa que me preocupa na época de sua frutificação é o exército de besouros do Colorado. Ainda não aprendi como lidar com eles, mas mesmo quando esses insetos comem a folhagem, as berinjelas continuam a ganhar cor e a dar frutos.
Maria Kasatkina, Barnaul
Estou colhendo berinjelas há uma semana e meia. Para mim, concluí que no próximo ano plantarei apenas Bibo.
Elvira Rakova, Vsevolozhsk
Bibo F1 me foi aconselhado por um vendedor de loja, quando eu era novo na jardinagem, escolhi sementes para plantar. Agora agradeço muito a ela, já que essas berinjelas são um milagre - não tem semente suficiente, a polpa é macia, girei para o inverno e comi bastante durante a estação.
Conclusão
Você pode cultivar qualquer cultura, mas é muito difícil cultivar bem e também é muito difícil obter frutos. Berinjelas são consideradas muito exigentes para crescer. A variedade Bibo F1 é uma ótima opção para iniciantes no ramo de jardinagem e para aqueles que não estão acostumados a ficar em cuidados constantes sem receber frutas.
Eu plantava berinjela e não via os frutos, mas há cinco anos comprei Bibo branco e desde então sempre tiveram uma boa colheita, embora o verão seja frio, até quente, sempre tem berinjela. E o sabor é excelente eu nem molho, não tem amargura
Eu plantava berinjela e não via os frutos, mas há cinco anos comprei Bibo branco e desde então sempre tiveram uma boa colheita, embora o verão seja frio, até quente, sempre tem berinjela. E o sabor é excelente eu nem molho, não tem amargura