Contente
A noz cresce e se desenvolve lentamente, então os primeiros frutos podem ser degustados 5-6 anos após o plantio. Você pode acelerar o processo, mas para isso você precisa aprender a propagar uma árvore. Existem 2 maneiras mais eficazes de enxertar nozes que permitem que você desfrute de grãos deliciosos após 3 anos.
É possível enxertar uma noz
Além de se desenvolver lentamente, a castanha possui mais uma característica - as características varietais da árvore não são preservadas durante a propagação das sementes. Portanto, é possível e necessário plantar uma noz. Este método permite que você cresça uma muda idêntica à mãe, que começará a dar frutos muito mais cedo.
A enxertia de mudas de nogueira praticamente não difere da reprodução de fruteiras por esse método, mas apresenta algumas nuances:
- Para o estoque escolha mudas varietais de nozes jovens, que ainda não completaram 3 anos.
- O diâmetro do caule do porta-enxerto não deve ultrapassar 1,5 cm.
- Os rebentos deste ano, cortados de árvores de boa produção, são adequados para o rebento.
- A espessura do ramo descendente em um diâmetro não deve ser superior a 0,8 cm.
A variedade do porta-enxerto deve ser bem combinada com a copa e ter a mesma resistência ao gelo e outras características. Como vacinar corretamente uma noz pode ser visto no vídeo abaixo.
Jardineiros experientes são aconselhados a selecionar variedades de nozes para o estoque que proporcionam uma boa colheita, criando raízes rapidamente em um novo lugar:
- Dawn of the East;
- Colhível;
- Plano de cinco anos.
Mudas de nogueira e hinji podem ser usadas para enxertia. No entanto, nem todos os solos são adequados para essas variedades, e elas não toleram baixas temperaturas no inverno. No entanto, eles são altamente resistentes a várias doenças.
Como as nozes se multiplicam em casa
As nozes podem ser propagadas de outras maneiras além do enxerto. Todos eles têm suas próprias vantagens e desvantagens, não são particularmente complexos. Um jardineiro novato também pode lidar com a reprodução em casa.
Propagação de nozes por nozes
A propagação por frutos de nogueira é utilizada para o cultivo de novas variedades, que posteriormente são utilizadas como porta-enxerto para enxertia. O método é adequado para as regiões do norte do país, a fim de obter uma muda que se adapte ao máximo às duras condições de cultivo.
A propagação dos frutos é iniciada no outono para minimizar os custos de mão-de-obra. Nozes quebradas que não são adequadas para armazenamento são selecionadas e plantadas em solo fértil. O trabalho está previsto para novembro. É aqui que todas as ações terminam. Durante o inverno, as mudas irão enraizar bem e começar a crescer ativamente na primavera.
Havendo necessidade de plantio na primavera, as nozes são preliminarmente submetidas a estratificação, após o que são germinadas em areia úmida em local fresco por 2 meses. Os frutos são plantados em solo solto. Você não deve esperar uma boa germinação, já que as nozes brotam bem na primavera.
Como propagar nozes com ramos
A propagação vegetativa se distingue pelo fato de sempre produzir uma muda da variedade desejada, que retém todas as características da árvore-mãe.Para fazer isso, use os ramos da talhadia da safra atual, que estão localizados na parte inferior do tronco. Para enraizar você precisa de:
- Prepare um sulco de 15-20 cm de profundidade próximo ao tronco da árvore.
- Incline o galho de nogueira, conecte-o ou quebre-o, fixe-o no chão.
- Cubra o crescimento com solo fértil e água em abundância.
As mudas são separadas da árvore-mãe na próxima primavera. Imediatamente plantado em local permanente, já que a castanha não tolera transplante.
Propagação de mudas de nozes
A propagação da nogueira por estacas não é muito diferente das estacas de árvores frutíferas em casa. Para começar, os brotos são colhidos:
- Corte ramos anuais saudáveis com 35-40 cm de comprimento.
- São cortadas estacas com comprimento de 15 cm e espessura não superior a 7-15 mm.
Os rebentos são colocados em areia molhada e armazenados em local escuro a uma temperatura de 0 ... + 5 ° C. No inverno, as estacas são examinadas; se a umidade não for suficiente, a areia é adicionalmente borrifada do borrifador.
Características de enxerto de noz
A enxertia em nozes não cria raízes bem como em outras árvores frutíferas. As mudas terão que funcionar bem.
Normalmente, as nozes são enxertadas no verão. Esta é a melhor hora para trabalhar. Em regiões diferentes, os horários podem ser diferentes, mas é melhor começar nos primeiros dez dias de julho. Mudas de 2 anos cultivadas independentemente de estacas ou frutos são usadas como estoque. Um botão fresco, cortado da variedade desejada, serve como enxerto.
A enxertia de nozes na primavera e no outono também é possível, mas isso raramente é feito. A taxa de sobrevivência das mudas é baixa.
Mais frequentemente, os jardineiros preferem a enxertia de nozes de inverno, que é realizada no final do inverno. No entanto, o estoque e as estacas do rebento são colhidos no final do outono. Este método é mais adequado para jardineiros experientes que já estão familiarizados com o método de enxerto.
Como plantar uma noz em casa
Enxertar uma noz não é uma tarefa fácil, a taxa de sobrevivência do material de plantio nem sempre é alta. Porém, vale a pena arriscar para acabar com uma muda varietal que vai começar a frutificar cedo e se adaptar ao clima local.
Brotamento de verão
A inoculação com um olho ou rim é chamada de brotamento. É realizado de acordo com as instruções:
- No cabo verde, os cortes circulares são feitos com uma faca especial com duas lâminas paralelas. O rim deve estar entre as incisões.
- No verso do corte, é feita uma incisão horizontal de forma a retirar cuidadosamente um pedaço de casca com uma gema.
- A sujeira e a poeira são retiradas do caldo, a uma distância de 7 cm do solo, faz-se a mesma incisão e retira-se um pedaço de casca.
- Um meio-anel com um botão é colocado no caldo, bem embrulhado com papel alumínio para que o olho mágico fique visível.
O enxerto de noz é deixado por 15-20 dias. Se durante esse tempo ele permanecer verde e não secar, você pode avaliar o sucesso. Depois disso, o curativo pode ser afrouxado, o filme é completamente removido após 2 a 3 meses. Durante este tempo, o estoque crescerá bem com o herdeiro.
Vacinação de inverno (cópula)
No final do inverno, as mudas de nozes colhidas e as estacas para enxertia são levadas para o calor. A temperatura ambiente deve ser de + 15 ° C. Depois disso, eles são deixados para aquecer por vários dias. A seguir, as instruções seguem:
- Prepare a solução de Epin e coloque as mudas de copa nela por 20-30 minutos.
- Corte as extremidades inferiores da copa e do porta-enxerto obliquamente. O botão no cavaleiro deve estar localizado na parte de trás do corte.
- Tendo recuado 1,5 cm do corte, corte a casca do porta-enxerto e do rebento para formar uma língua.
- Conecte a inoculação de forma que as línguas entrem uma na outra.
- Fixe bem o local do enxerto com papel alumínio ou barbante.
Deixe a muda enxertada dentro de casa por 2-3 semanas, mas aumente a temperatura para + 20 ° C. Depois disso, transfira a noz para o porão e guarde até a primavera. Em abril, plante a muda em campo aberto.
Como plantar nozes na primavera
Na primavera, a enxertia em uma noz raramente é feita, já que o fluxo de seiva começa cedo e você pode perder o momento. No entanto, as mudas para brotação podem ser preparadas no final do outono e armazenadas no porão. É melhor escolher rebentos maduros anuais que proporcionem um bom crescimento.
Poucos dias antes de brotar, as mudas do porta-enxerto são embebidas em água, à qual se adiciona açúcar ou mel. Este procedimento estimula o crescimento da noz. Em seguida, prepare o rebento conforme descrito acima e proceda de acordo com as instruções.
Cuidados pós-vacinação
Após a enxertia, as mudas de nogueira precisam de cuidados cuidadosos. Após a remoção do curativo, o local da vacinação é verificado. Deve estar seco. Se várias mudas foram usadas como copa, então é hora de escolher a mais forte e desenvolvida. É deixado para um maior crescimento, o resto é encurtado. Corte-os depois que a árvore criar raízes bem. Jardineiros experientes recomendam deixar o rebento mais forte que cresce a partir do botão inferior, que está mais perto do enxerto.
Nos próximos 3-4 anos, a copa da árvore está sendo formada. Todos os rebentos espessos são cortados, o que acelera a postura dos botões dos frutos. Além disso, a árvore precisa de mais umidade durante este período. O solo é mantido em boas condições e livre de ervas daninhas... Umedeça a área do círculo do tronco com 50-60 cm de profundidade. É regado principalmente no verão. No outono, o solo não é umedecido, caso contrário o crescimento das mudas enxertadas é difícil e sua robustez invernal diminui.
Os fertilizantes afetam mais o crescimento das nozes. Após a enxertia, as mudas precisam de fertilização com nitrogênio, fósforo e potássio. Eles são trazidos de acordo com as instruções:
- No início do verão, as misturas de nitrogênio seco são distribuídas ao redor do círculo do tronco. Por 1 sq. m consumir 20-25 g de tempero superior.
- No outono, 130 g de superfosfato e 35 g de cloreto de potássio são introduzidos na escavação. Esta é a norma para 1 sq. m para uma árvore de até 10 anos.
Com a idade da árvore, a quantidade de curativos é aumentada em 20 g.Na estação seca, todos os fertilizantes são aplicados na forma líquida, enquanto em tempo chuvoso é melhor mudar para grânulos.
A rapidez com que uma noz se desenvolve após o enxerto depende da condição de suas folhas. Por isso, o jardineiro deve dar atenção especial ao combate às doenças e pragas. A cobertura foliar da árvore deve ser saudável. Para mudas jovens neste período, os agentes químicos são contra-indicados. É melhor usar métodos tradicionais de prevenção e preparar você mesmo uma infusão para doenças:
- Despeje a casca da cebola, o alho picado, 2 colheres de sopa em um recipiente de 3 litros. tabaco. A mistura deve ocupar 1/3 do volume da garrafa.
- Despeje água fervente sobre o recipiente e deixe por 7 a 10 dias em local escuro.
- Coe a solução acabada. Dilua 10 litros de água antes de pulverizar as árvores.
Esta infusão é utilizada no início da primavera, na fase de botão fechado e ao longo do "cone verde".
O método a seguir ajudará a lidar com as pragas após o enxerto de uma noz:
- Despeje 500 g de erva de mil-folhas e a mesma quantidade de absinto em uma garrafa de 5 litros.
- Despeje água fervente sobre o recipiente, deixe em infusão por 2 dias.
- Escorra a infusão, ferva por 30 minutos, resfrie e dilua em 10 litros de água.
A mistura ajuda a se livrar de mariposas, pulgões, carrapatos, lagartas e outras pragas. A pulverização é repetida a cada 10 dias.
Dicas de jardinagem experientes
Não se apresse para arrancar a noz se você não gosta da variedade ou a árvore morre. Jardineiros afirmam que ela pode ser salva pela vacinação. É o suficiente para dominar as habilidades de brotamento.
A enxertia de nozes é uma boa solução para os residentes das regiões Norte e Centro do país. Qualquer variedade de árvore resistente à geada pode ser enxertada com um broto do sul de sua preferência, que criará raízes bem e dará frutos.
Para que a enxertia seja bem-sucedida, a muda deve ser plantada no local correto.Depois, cuide bem dele por 2 anos, só depois use como porta-enxerto.
Conclusão
As duas formas mais eficazes de enxertar uma noz produzirão rapidamente uma muda com as características desejadas. Basta seguir estritamente as instruções, então o resultado não decepcionará.