Quando as nozes começam a dar frutos

A nogueira frutifica apenas alguns anos após o plantio, visto que esta planta é um fígado longo, ao contrário de muitas árvores frutíferas para uma horta. A vida útil de uma noz é estimada em centenas de anos - a idade das árvores mais velhas chega a 400-500 anos. O crescimento da planta é praticamente ilimitado, e o rendimento depende da variedade e das condições de cultivo, embora em geral seja uma cultura despretensiosa que até um iniciante em jardinagem pode cuidar.

Por quantos anos uma noz começa a dar frutos?

O momento exato de frutificação é determinado pelo grupo ao qual esta ou aquela variedade de noz pertence. Em média, o início da frutificação de uma noz ocorre no 5-8 ano de vida, porém, existem variedades precoces que frutificam já no 4º ano após o plantio em local permanente. As colheitas de frutificação tardia começam a produzir colheitas apenas no 10-15º ano de vida.

Conselho! As variedades de nozes de maturação tardia podem produzir frutos com a ajuda de transplantes frequentes - até 3 vezes, antes da floração. O toque também dá bons resultados - fazer pequenos cortes na casca de uma árvore e depois lubrificá-los com piche.

Quantas frutas nozes dão

As variedades de rendimento médio geram cerca de 8-10 kg de nozes por ano. À medida que envelhecem, esse número aumenta para 20-30 kg de frutas por árvore anualmente. Árvores com 50 anos ou mais são capazes de produzir mais de 1 tonelada de nozes por ano.

As variedades mais produtivas incluem:

  • Bukovinsky-2 - cerca de 50 kg são colhidos de uma árvore adulta (cerca de 20-25 anos);
  • Chernovetskiy - de 40 a 45 kg de frutas;
  • Ideal - 120 kg de frutos de uma árvore com cerca de 20 anos.

O momento da colheita com mais precisão ajuda a determinar o pericarpo. Assim que surgem grandes fissuras, o amadurecimento da nogueira chega ao fim.

A produção de nozes pode ser aumentada de várias maneiras:

  1. Em regiões de clima quente e seco, recomenda-se tratar o solo da horta com vapor e adubo verde.
  2. Em épocas de seca, é necessário organizar a irrigação regular das plantações. Isso é especialmente verdadeiro para variedades que gostam de umidade e são vulneráveis ​​à falta de água no solo.
  3. Você também pode fertilizar plantações antigas com misturas ricas em potássio e fósforo.
  4. Finalmente, o desempenho da colheita depende muito da regularidade da poda. A remoção oportuna de rebentos velhos e danificados tem um efeito positivo no desenvolvimento da árvore.

Importante! A densidade dos frutos das nozes com casca é reduzida devido ao consumo de substâncias secas para a respiração e evaporação da água.

Quanto uma noz dá frutos?

O tempo exato depende da variedade da noz. Em média, a frutificação dura do final de agosto ao final de outubro.

Por que as nozes não dão frutos

As nozes podem não dar frutos por vários motivos. Muitas vezes acontece que a planta é simplesmente muito jovem e o período de frutificação ainda não se aproximou, e os proprietários do local estão soando o alarme com antecedência. A falta de colheita também pode ser causada por erros nas técnicas de cultivo e infestações de pragas.

Espessamento excessivo

Um dos erros mais comuns é o engrossamento do plantio, em que as nogueiras ficam muito próximas umas das outras.Com esse arranjo, as plantas esgotam rapidamente o solo e começam a morrer de fome, o que afeta a frutificação. A rega reforçada não ajudará mais aqui, assim como a alimentação adicional. Com um forte espessamento, a noz não só deixa de dar frutos, mas também é facilmente afetada por doenças infecciosas e logo morre.

A distância recomendada entre duas árvores vizinhas é de pelo menos 5 m, de preferência mais - de 7 a 8 m, pois à medida que a copa da nogueira cresce, ela cresce fortemente para os lados.

Importante! O plantio de nozes mais próximo é permitido apenas em encostas. Com este arranjo, a distância mínima entre as árvores é 3,5-4 m.

A árvore é "gorda"

A frutificação de uma noz também pára devido ao fato de que a árvore começa a "engordar" - a crescer ativamente, sem formar um ovário. Ou seja, há um conjunto intensivo de massa verde e rebentos em detrimento da frutificação.

Ao primeiro sinal de engorda é necessário parar de alimentar as árvores.

Sem polinizador

A noz não poderá formar ovários, mesmo com flores, se não houver polinização cruzada. A árvore não pertence a culturas hortícolas autopolinizadas, por isso deve ser polinizada artificialmente. Os problemas de polinização podem ser evitados plantando outra variedade de nozes perto das plantações. Além disso, você pode plantar 1-2 árvores ou fazer brotamento com um olho mágico de outra variedade que floresça ao mesmo tempo.

Corte incorreto

Se a noz tiver rebentos muito abundantes e uma massa verde impressionante, o vento na copa densa não poderá contribuir para a polinização das plantações. Para que a noz continue a dar frutos, é necessário desbastar a sua copa. Remova os brotos secos e danificados, bem como os ramos que se tocam.

Importante! A poda da noz é recomendada no início do verão, e não na primavera, quando a seiva flui. Uma peculiaridade da poda é que grandes ramos não são cortados completamente, mas pequenos nós são deixados para o próximo ano.

Modo errado de regar e alimentar

A noz não tolera muito mal a seca prolongada, portanto, em regiões de clima quente, às vezes deixa de dar frutos devido à irrigação inadequada.

Árvores jovens e nozes adultas na fase de floração e formação de frutos precisam especialmente de umidade regular do solo. Cerca de 30 litros de água são consumidos por árvore no verão quente, 3 vezes por mês. Em condições de chuvas prolongadas, a rega é reduzida para 1-2 vezes por mês. Árvores adultas a partir de 4 m de altura são irrigadas com a mesma freqüência.

As nozes são fertilizadas com moderação - não mais do que 2 vezes por ano. Nos meses de primavera, as plantações são alimentadas com nitrogênio, no outono - com potássio e fósforo. Árvores com mais de 20 anos são fertilizadas com sal de potássio, superfosfato e nitrato de amônio.

Conselho! Em nenhum caso o fertilizante deve ser aplicado diretamente sob a raiz. Isso pode causar queimaduras nas raízes da árvore.

Os fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados com muito cuidado, pois o excesso de nitrogênio no solo pode provocar "engorda" da noz. É por isso que as mudas jovens não são alimentadas com nitrogênio. Além disso, a alta concentração desse oligoelemento no solo aumenta o risco de infecção por bacteriose.

Os siderados são freqüentemente usados ​​como fertilizantes orgânicos, que são plantados entre as árvores. Adubo verde adequado:

  • aveia;
  • ervilhas;
  • tremoço.

Essas plantas fertilizarão naturalmente a terra e o ajudarão a obter uma colheita abundante.

Doenças e pragas

Os insetos infestam as nozes com pouca frequência, mas mesmo assim podem prejudicar as plantações. As principais ameaças incluem as seguintes pragas:

  1. Borboleta americana branca... Você pode se livrar dele com qualquer inseticida comercial.
  2. Mariposa... Com esta praga, as armadilhas de feromônio vão ajudar, que destroem os machos dessas pragas. Além disso, como medida preventiva, é recomendável remover as folhas caídas a tempo.
  3. Alburno... Este inseto, como a borboleta americana, é vulnerável a produtos químicos. Qualquer inseticida disponível comercialmente funcionará para combatê-lo.

As principais doenças da noz incluem marsonia (também mancha marrom) e bacteriose. A causa mais comum de doenças de plantio é o excesso de umidade no solo ou, inversamente, o ressecamento.

Marsonia infecta nozes em verões quentes e chuvosos, quando a umidade do ar aumenta significativamente. Para proteger a área do jardim desta doença, devem ser plantadas variedades adaptadas ao cultivo nessas condições climáticas. As árvores jovens são pulverizadas com o líquido Bordeaux, de preferência antes do florescimento dos botões.

O clima úmido e quente também é um ambiente ideal para a bacteriose. As medidas de tratamento para a doença incluem o tratamento com Bordeaux líquido e uma solução fraca de ureia. A frequência dos tratamentos é uma vez a cada 2 semanas.

As nozes também podem parar de dar frutos se a planta infectar o câncer de raiz - um verdadeiro desastre para todas as árvores frutíferas e arbustos. Esta doença pode levar à morte da planta no menor tempo possível. A doença se manifesta na forma de crescimentos protuberantes.

Aos primeiros sinais de câncer, as áreas danificadas são borrifadas com uma solução fraca de soda cáustica, após o que as raízes são lavadas com água limpa.

O que fazer se uma noz não der frutos

Se uma noz para de dar frutos, primeiro você precisa descobrir a causa desse fenômeno. De acordo com o problema identificado, outro plano de ação é escolhido:

  1. Quando o plantio engrossa, as árvores devem ser desbastadas. Para isso, corte os rebentos velhos e fracos, bem como os ramos que atrapalham o crescimento dos vizinhos.
  2. A falta de nutrientes na área do círculo do tronco é corrigida com a aplicação de fertilizantes orgânicos embaixo da árvore. Para isso, o solo sob a nogueira é cavado com um forcado e a planta é alimentada com húmus. Taxa recomendada: 3-4 baldes por 1 m2... O procedimento é concluído com cobertura morta.
  3. Quando a camada superficial do solo seca, o plantio é regado em abundância. O suficiente para 10 baldes para cada árvore.
  4. Se a noz deixou de dar fruto devido à "engorda", é necessário suspender a alimentação e a rega. Se mesmo isso não ajudar, você terá que cortar as pontas das raízes. Para isso, a planta é cuidadosamente cavada em círculo. A distância do sulco resultante ao tronco deve ser de cerca de 50 cm, as raízes da árvore ao longo desta linha são cortadas (apenas as maiores, é melhor não tocar nas pequenas) e borrifadas com terra novamente.
  5. Se os problemas de frutificação forem causados ​​pela falta de um polinizador, então outra variedade é plantada ao lado das plantações ou as árvores são polinizadas artificialmente - para isso é necessário sacudir o pólen de outra variedade sobre as árvores que deixaram de dar frutos. Você precisará de um ramo de outra variedade, que é preparado 20-30 dias antes do procedimento de polinização.

Ações preventivas

Você pode reduzir o risco de doenças nas árvores se as pulverizar periodicamente com produtos químicos:

  1. Contra a marsonia, o plantio é tratado 3 vezes com uma solução de sulfato de cobre e cal virgem, tomada na proporção de 1: 1 e diluída em uma pequena quantidade de água. Além disso, os botões de nozes podem ser pulverizados com Vectra na primavera.
  2. As árvores também serão protegidas da bacteriose borrifando a árvore com uma mistura de cal virgem e sulfato de cobre três vezes.
  3. Além disso, é recomendável limpar periodicamente as folhas caídas para melhor proteção.

Conclusão

A noz não dá frutos imediatamente, o que é a norma para as plantas de vida longa, e não é sinal de doença. Dependendo da variedade, a frutificação ocorre em média entre 5 e 8 anos de vida da árvore. Cuidar da planta é muito simples e, com tratamentos preventivos regulares contra pragas, as nozes dão uma boa colheita no outono.

Para obter mais informações sobre como as nozes amadurecem, veja o vídeo abaixo:

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção