Contente
O abacate já está no mercado há muito tempo. Mas quase ninguém entre os amantes do abacate pensou seriamente em quantas espécies e variedades diferentes dessa planta existem no mundo e como elas diferem. Enquanto isso, existem algumas diferenças, tanto nas tonalidades das cores quanto no tamanho, na forma e no sabor. No momento, apenas as variedades de abacates mais resistentes à geada são cultivadas na Rússia, e mais de 400 delas são conhecidas no mundo.
Que variedades de abacate existem
Quase todas as variedades de abacate atualmente conhecidas são originárias do continente americano. Mas, dependendo da adaptabilidade às diferentes condições climáticas, costuma-se distinguir três raças ou tipos de abacate:
- mexicano ou subtropical;
- guatemalteco ou intermediário;
- Índio ocidental ou tropical.
As plantas pertencentes à espécie mexicana são as mais resistentes. Sua terra natal são as montanhas do México e da América Central, então eles são capazes de suportar condições relativamente adversas e geadas de até -8-10 ° C. Uma característica das árvores dessa raça é um cheiro peculiar de anis, que as folhas exalam quando são esfregadas. As flores dessas plantas florescem por um longo período de março a junho. Ao mesmo tempo, os frutos pequenos, com peso até 300 g, têm tempo de amadurecer no outono (de setembro a novembro). Eles têm uma pele fina, delicada e macia. São as plantas desta espécie que se cultivam com sucesso no clima mediterrâneo, assim como na Rússia, como as mais resistentes e despretensiosas.
As espécies pertencentes à raça guatemalteca ou de transição são mais termofílicas e exigem cuidados. Sua pátria são as cadeias de montanhas no sul do México e Guatemala, onde ocorrem geadas, é claro, mas muito raramente. As folhas das árvores são inodoras e as flores aparecem em maio-junho. As plantas são caracterizadas por um longo período de amadurecimento dos frutos - de 12 a 15 meses. Por um longo período de tempo, os maiores abacates, que podem pesar de 1 a 1,5 kg, têm tempo de amadurecer. Sua pele é grossa, tem grande aspereza e o osso é pequeno, mas geralmente mal separado da polpa.
Finalmente, as espécies mais termofílicas são aquelas pertencentes às índias Ocidentais ou à raça tropical. Estas plantas são as mais extravagantes para as condições de crescimento, não toleram grandes diferenças sazonais de temperatura. Eles também florescem no final da primavera, mas o período de amadurecimento dos frutos é muito mais curto - cerca de 7 a 8 meses. Os abacates dessas variedades têm pele fina e polpa delicada, e o peso pode variar significativamente dependendo das condições de cultivo.
Apesar dessa divisão de acordo com as características climáticas, a maioria das variedades modernas mais populares de abacate foram obtidas a partir de cruzamentos interespecíficos e, portanto, podem ter características de raças diferentes e ser mais ou menos resistentes às intempéries.
Existem várias outras classificações de variedades de abacate. Por exemplo, por tipo de floração:
- tipo A - se pelo menos um dia se passar entre os períodos de floração masculina e feminina;
- tipo B - se passarem menos de 24 horas entre os diferentes períodos de floração.
Além disso, as variedades de abacate podem diferir na cor da casca (de verde claro a preto), formato (em forma de pêra, redondo, oval), tamanho (de 150 ga 1500 g), sabor da fruta.
As melhores variedades de abacates com fotos
Independentemente das várias espécies naturais, as variedades modernas de abacate mais populares com fotos, que também podem ser encontradas à venda nos mercados e em lojas da Rússia, são descritas em detalhes abaixo.
Variedade de abacate Fuerte
A variedade é conhecida desde 1911. É um híbrido entre abacates mexicanos e guatemaltecos. A forma é mais frequentemente em forma de pêra, e a pedra é pequena em tamanho, tem o formato de uma gota. Os frutos propriamente ditos são de tamanho médio, pesando cerca de 400 G. A casca é fina, lisa, facilmente separável da polpa, a cor é tipicamente verde, sem tonalidades claras e escuras pronunciadas, não se alterando com a maturação. Com floração tipo B, frutifica principalmente no outono.
Variedade de abacate Pinkerton
Os frutos desta variedade podem ser de inverno e verão em termos de maturação. E se os abacates de verão têm alto teor de gordura e um sabor incrível, os de inverno são bastante aguados e com baixo teor de gordura. Mas todos eles estão unidos pela forma alongada em forma de pêra da fruta com um pequeno osso, que não ocupa mais de 10% do volume total do abacate, e uma casca espessa e espinhenta. A cor da polpa pode ser bem diferente: branca, amarela, esverdeada. À medida que amadurece, a pele escurece francamente. O peso do fruto pode chegar a 500 g. A variedade é bastante nova, só é cultivada desde 1972.
As árvores desta variedade são muito poderosas, espalhadas e de alto rendimento.
Variedade de abacate Ettinger
O Ettinger é considerado uma das variedades de abacate mais deliciosas.
Desde 1947, é cultivado em Israel e, apesar de seu baixo teor de gordura, possui uma grande variedade de sabores. Os abacates maduros podem ter gosto de pinhão, iogurte, queijo fundido e até cogumelos fritos. Os frutos são de tamanho médio e formato oval pera. Entre outras variedades, destaca-se pelo seu grande tamanho com uma pedra cinzenta, mas a casca é muito fina e lisa, muitas vezes rasgada ao ser descascada. Mas, ao contrário de outras variedades de abacate, ele é livre de toxinas, então nada de terrível acontecerá se você engolir acidentalmente um pequeno pedaço dele.
Além disso, a singularidade da variedade Ettinger reside no fato de que o abacate não se deteriora com o armazenamento a longo prazo, mas, pelo contrário, adquire nuances aromatizantes adicionais.
Variedade de abacate Haas
Esta variedade de abacate, mais frequentemente cultivada na Califórnia, é uma das mais comuns, especialmente entre as trazidas para a Rússia. Talvez isso se deva ao fato de que amadurece ao longo do ano. Os frutos caracterizam-se pelo formato oval, tamanho médio e um caroço pequeno. A casca é muito densa, espinhenta, à medida que amadurece torna-se púrpura escura e quase negra. Os abacates também armazenam bem e podem ser facilmente transportados. Ao mesmo tempo, a polpa de cor verde clara apresenta maior teor de gordura e delicado sabor a nozes.
Variedade de bacon com abacate
Uma das variedades mais magras e até ligeiramente aguadas. Pertence à espécie mexicana. Os frutos são bastante pequenos, com caroço médio e casca verde muito fina e lisa, que praticamente não muda de cor com a maturação. A forma é oval, a polpa é de cor verde pálida. É cultivado principalmente na Califórnia desde 1951.
Variedade de abacate Gwen
Frutos de tamanho médio-grande, ovais em todos os aspectos, lembram ligeiramente o abacate Hass. A casca é densa, espinhenta, verde, mal separada da polpa. A pedra é pequena, de formato redondo.
A polpa apresenta coloração amarelada e sabor a ovos mexidos, com alto teor de gordura.
Variedade de junco de abacate
Os frutos desta variedade apresentam formato não muito padronizado, quase esférico. Eles podem ser bastante grandes, atingindo um peso de 450-500g. O abacate pertence à variedade da Guatemala, portanto não tolera temperaturas de congelamento. A casca grossa não muda sua cor verde durante o processo de maturação. A pedra também é redonda, de tamanho médio, pode chegar a 17% do volume total da fruta. A polpa tem uma tonalidade bastante amarelada e é caracterizada por alto teor de gordura e sabor, que lembra nozes e peras.
A frutificação ocorre principalmente no verão. Esta variedade é cultivada desde 1948.
Variedade de abacate Zutano
Excelente variedade da variedade guatemalteca. Começou a ser cultivado na Califórnia em 1926, mas no momento os principais suprimentos vêm da África do Sul e Israel. A variedade é considerada verão em termos de maturação, mas pelo fato de também ser cultivada no Hemisfério Sul, esses abacates podem ser encontrados à venda durante todo o ano.
Os frutos são ovalados de pêra e bastante grandes. Ao mesmo tempo, a pele é lisa e facilmente removível da polpa. Apresenta uma tonalidade verde clara, que persiste ao longo de todo o período de maturação. Os ossos também são grandes, são redondos e, às vezes, alongados de forma oval. A polpa é gordurosa e muito saborosa, branca ou ligeiramente cremosa. Muitos acham que algumas de suas variedades têm gosto de maçã.
Outros tipos e variedades de abacates
Existem muitas outras variedades de abacates no mundo. Entre eles estão aqueles que são cultivados na Rússia, na região de Sochi e Adler.
Mexicola
Um típico representante da raça mexicana. A variedade é relativamente resistente ao frio, podendo suportar períodos de seca. Nas condições climáticas do Cáucaso, ele traz os maiores rendimentos. É um representante típico da variedade de abacate preto. Já a tonalidade roxa escura da fruta torna-se preta à medida que amadurece. Os frutos são muito pequenos, pesando até 100 g, possuem formato oblongo. Amadurece do final de agosto a outubro.
Puebla
Outra variedade que é completamente calma em relação ao frio e ao gelo e também pertence à raça mexicana. Os frutos são castanho-escuros, têm forma oval-ovóide e são ligeiramente maiores. Atinge um peso de 200g. Amadurece alguns meses depois do que a variedade anterior, em novembro-dezembro.
Semil-34
Esta variedade pode ser classificada como de elite e exótica. Pelo menos na Rússia, é muito raro. Os frutos são impressionantes em tamanho, crescem até 1000 G. O formato do abacate é mais próximo do esférico. O cálculo também é bastante grande, podendo chegar a 30% do volume do feto. A casca é verde, escurece ligeiramente quando madura.
Apesar de esta variedade ser cultivada em climas quentes, principalmente na República Dominicana, seus frutos são surpreendentemente resistentes. Eles podem ser armazenados por um longo tempo em uma variedade de temperaturas, incluindo temperaturas bastante baixas.
A polpa semi-madura é bastante sumarenta, tem um certo sabor frutado. Mas, na forma totalmente madura, torna-se mais denso, oleoso, com gosto de nozes e adquire uma tonalidade amarela.
Royal preto
Outra variedade de abacate preto, que também pode ser atribuída antes aos frutos da classe elite. A forma é arredondada e a pele é densa e intensamente negra. A polpa cremosa tem uma rica cor amarela. O osso é pequeno.
Essa variedade é muito rara. Os frutos amadurecem no período outono-inverno, pelo que podem ser encontrados à venda de novembro a março.
Ryan
Uma das variedades mais deliciosas com teor máximo de gordura. É cultivada há muito tempo, desde 1927.
A forma pode ser variada: de oval a alongada em forma de pêra. A casca verde é espessa e densa, com espinhas ocasionais. A polpa é amarelada.O sabor lembra o delicado purê de batata com a adição de manteiga e ervas.
O caroço é redondo, bastante grande, podendo ocupar até 35% do volume total da fruta. Os frutos são de tamanho médio, amadurecem no final de setembro a dezembro inclusive. A transportabilidade é baixa, principalmente porque se os frutos forem colhidos muito imaturos, eles começam a se deteriorar, nem mesmo tendo tempo de finalmente amadurecer.
Adris
Os frutos desta variedade, muito saborosos e com teor médio de gordura, distinguem-se pelo seu tamanho reduzido e formato oval-arredondado. A pedra é de tamanho médio e a casca é verde, bastante espessa com espinhas.
Os frutos desta variedade amadurecem na primavera, quando são mais solicitados.
Bernecker
Uma variedade com um tamanho relativamente pequeno de frutas tem uma polpa bege clara de teor médio de gordura, lembrando gema de ovo no sabor. A forma da fruta é bastante pereira, o caroço é claro, oval.
A casca fina e lisa separa-se facilmente da polpa. É caracterizada por uma cor verde clara com pontos mais escuros. Os abacates amadurecem no outono.
Conclusão
As variedades de abacate cultivadas ativamente em todo o cinturão tropical e subtropical da Terra são muito diversas. Alguns são perfeitos para saladas, outros são perfeitos para o prato tradicional mexicano, o guacamole. A polpa das frutas mais gordurosas pode simplesmente ser espalhada no pão em vez de na manteiga. E a composição rica em minerais e vitaminas permite que sejam usados na medicina e na cosmética.