Menta marroquina: propriedades úteis, receitas com fotos

A hortelã marroquina é uma variedade com aroma e sabor mais suaves do que a hortelã-pimenta mais comum. Você pode cultivar em casa, e o campo de aplicação das folhas de hortelã é muito amplo.

Descrição da casa da moeda marroquina

A hortelã marroquina é uma espécie de hortelã e é nativa do Norte da África, Ásia Ocidental e sudeste da Europa. A planta tem um tamanho bastante compacto de até 60 cm de altura. Os caules da planta são eretos, as folhas são gofradas, enrugadas, com entalhes agudos nas bordas e pubescência na superfície. A cor das folhas é verde escuro.

O uso da hortelã marroquina na culinária

É a hortelã marroquina que é mais frequentemente usada para fins culinários. É mais popular do que pimenta porque tem um sabor mais macio e menos escaldante.

Qual é o sabor da hortelã marroquina

Os conhecedores da planta notam especialmente seu aroma extraordinário. A erva exala um aroma refrescante, frio e ao mesmo tempo adocicado.

Onde posso adicionar hortelã marroquina?

Principalmente a hortelã marroquina é usada na preparação de bebidas. É adicionado a frutas geladas e coquetéis alcoólicos, chás quentes e outras bebidas, as folhas de hortelã são muito utilizadas na preparação de mojitos.

Você também pode decorar uma salada de vegetais ou frutas com hortelã marroquina, dando um sabor e aroma incomuns aos pratos de carne quente. A planta é usada para fazer sobremesas. A hortelã, combinada com ingredientes doces, cria combinações de sabores particularmente originais.

As propriedades curativas da hortelã marroquina

A planta é valorizada não apenas por seu aroma e sabor agradáveis, mas também por seus benefícios à saúde. A planta contém vitaminas e ácidos orgânicos, óleos essenciais e mentol, componentes minerais e antioxidantes. Devido a isso, hortelã marroquina:

  • tem propriedades antiinflamatórias;
  • acelera a circulação sanguínea e melhora a função cerebral;
  • estimula os intestinos e o sistema metabólico;
  • tem um efeito analgésico leve;
  • ajuda a relaxar e se acalmar;
  • normaliza o sono;
  • alivia espasmos musculares.

A hortelã é muito benéfica em condições depressivas, pois ajuda a melhorar o humor e o tônus.

Aplicação na medicina tradicional

Os benefícios e malefícios da hortelã marroquina são amplamente utilizados em receitas de remédios caseiros. Com sua ajuda eles tratam:

  • resfriados e tosses;
  • distúrbios gástricos e intestinais;
  • distúrbios do sono, depressão e ansiedade;
  • mau funcionamento do sistema de câmbio;
  • articulações e dores de cabeça.

A hortelã marroquina ajuda com hipertensão e enxaquecas crônicas.

Receitas para infusões, decocções, tinturas de hortelã marroquina

Existem várias maneiras básicas de processar e preparar folhas de hortelã.Alguns sugerem o uso de álcool, outros permitem a preparação de produtos aquosos.

Decocções de hortelã marroquina

A decocção clássica de menta marroquina é preparada da seguinte forma:

  • Pique 2 colheres grandes de folhas frescas ou secas;
  • despeje um copo de água limpa e fresca;
  • aquecido em banho-maria sob uma tampa;
  • assim que a hortelã começar a ferver, ela é retirada e resfriada.

Você também pode preparar uma decocção com hortelã e ingredientes adicionais. Isto exige:

  • pegue 2 colheres grandes de folhas de hortelã;
  • adicione meio pau de canela e uma rodela de limão fresco;
  • coloque um par de botões de cravo secos;
  • Despeje os ingredientes com água e vapor até quase ferver, mas desligue até que apareçam bolhas.

Ambas as versões do caldo são adequadas para o tratamento de resfriados e doenças intestinais. Você precisa beber hortelã quente com o estômago cheio, recomenda-se beber não mais do que 2 xícaras por dia.

Infusões de hortelã marroquina

A receita para uma infusão de hortelã clássica é assim:

  • hortelã no valor de 2 colheres grandes é derramado em um pequeno recipiente;
  • despeje a matéria-prima com um copo de água fervente;
  • cubra com uma tampa e embrulhe com um pano grosso;
  • espere até que a infusão esfrie completamente, depois filtre e beba.

Outra versão da infusão sugere a combinação de hortelã com outras ervas medicinais. Por exemplo, você pode preparar a seguinte coleção:

  • hortelã, camomila e tomilho são misturados em quantidades iguais;
  • 2 colheres grandes de ervas medicinais são derramadas com água a cerca de 80 ° C;
  • cobrir o recipiente com uma tampa e infundir o produto até que esfrie completamente.

A infusão final é filtrada e adicionada ao chá ou ligeiramente diluída com água limpa. As infusões de hortelã marroquina ajudam na má digestão, acalmam os nervos e eliminam a insônia.

Conselho! Infusões de menta podem ser adicionadas a banhos quentes, o que tem um bom efeito sobre doenças articulares, inflamação e estresse severo.

Tinturas alcoólicas de hortelã

A hortelã com álcool tem fortes agentes medicinais, as substâncias benéficas na planta são especialmente bem solúveis em uma base alcoólica. A receita de tintura mais simples oferece:

  • pique 100 g de folhas de hortelã fresca;
  • despeje as matérias-primas com 500 ml de vodka ou álcool;
  • retire o produto em local escuro por 3 semanas.

O vaso é agitado diariamente e, após o término do período, a tintura é filtrada e armazenada na geladeira.

Outra receita sugere o uso de açúcar para fazer a tintura. Nesse caso, a bebida se revelará não apenas útil, mas também agradável ao paladar. Eles fazem assim:

  • 50 g de hortelã fresca são picados;
  • despeje a matéria-prima com 500 ml de vodka;
  • insista no remédio por 45 dias em local escuro;
  • ao ficar pronto, filtre a tintura e acrescente 50-100 g de açúcar a gosto.

Depois disso, a tintura deve ser removida para um local escuro por mais uma semana e, em seguida, filtrada.

A tintura de hortelã marroquina tem um efeito excelente sobre enxaquecas e dores nas articulações - é usada para esfregar os membros ou as têmporas. Com uma tintura diluída, você pode enxaguar a boca e a garganta para inflamação e resfriados, e para doenças intestinais, é permitido adicionar 15 gotas do produto a um copo de água e beber com o estômago vazio para aliviar a dor e normalizar a digestão .

Limitações e contra-indicações

Apesar dos benefícios da hortelã marroquina, nem todos têm permissão para usá-la. A planta deve ser abandonada:

  • com hipotensão e veias varicosas;
  • com alergia ao mentol e quaisquer substâncias na composição da hortelã;
  • durante a gravidez e durante a amamentação;
  • com baixa acidez do estômago.

Não se recomenda tomar infusões e decocções de hortelã com diminuição da libido nos homens, pois a erva pode agravar a situação. Não dê hortelã marroquina para crianças menores de 7 anos.

Cultivo de hortelã marroquina a partir de sementes

Você pode cultivar hortelã marroquina em seu próprio jardim. Uma característica interessante da planta é que a hortelã do sul tolera bem as condições da faixa do meio e sobrevive com calma aos invernos frios.A hortelã é cultivada a partir de sementes, e você pode comprá-las no mercado de horticultura ou em uma loja especializada.

Datas de semeadura recomendadas

Você pode plantar hortelã dentro de casa no final de fevereiro. O plantio de mudas no solo é realizado no início de maio, após o estabelecimento de temperaturas amenas. Neste caso, o solo deve aquecer até pelo menos 10 ° C.

Seleção do local e preparação do solo

Costuma-se semear sementes de hortelã marroquina em pequenos recipientes de plástico com tampa, onde são feitos orifícios para o acesso do ar. Isso ajuda a criar uma mini estufa para as sementes e a manter as condições de temperatura desejadas. O solo de hortelã deve ser arenoso, bem ventilado e úmido, com alto teor de cálcio. As sementes são colocadas em ranhuras de 5 mm de profundidade e, em seguida, borrifadas com terra e colocadas em um parapeito de janela aquecido e iluminado.

Ao transplantar brotos de hortelã para um terreno aberto, você precisa escolher uma área ensolarada ou semi-sombreada no local. Uma semana antes do plantio, o solo é capinado e as ervas daninhas removidas e, em seguida, uma mistura de húmus e composto com adição de cinzas de madeira é adicionada ao solo na área selecionada. Um dia antes do plantio, o solo pode ser derramado com uma solução de manganês para desinfetar o solo.

Importante! Como a hortelã marroquina é muito cultivada, vale a pena instalar na área selecionada, travas, que impeçam a planta de sair do jardim.

Como plantar corretamente

Antes do plantio, os brotos de hortelã são cuidadosamente removidos dos recipientes e mergulhados com as raízes em uma solução estimulante por meia hora.

Na área selecionada, pequenas covas são cavadas com 5 cm de profundidade, a distância entre as covas individuais é de pelo menos 15 cm. Os brotos são baixados nas covas e suavemente endireitadas as raízes, e então cobertas com terra e regadas abundantemente. Geralmente, leva 15-20 dias para a hortelã marroquina criar raízes, após o que novas folhas jovens são formadas.

Características do cultivo de hortelã marroquina

A hortelã marroquina é uma planta que adora umidade; ao cultivá-la, é necessário garantir que o solo permaneça sempre ligeiramente úmido. Os canteiros com hortelã costumam ser irrigados uma vez na primavera e no outono e, durante o calor do verão, a rega é aumentada em até 3 vezes por semana. A terra sob os arbustos de hortelã deve ser coberta com serragem ou turfa, isso evitará a rápida evaporação da água.

De vez em quando, o solo no qual uma planta útil cresce deve ser capinado e solto. Os procedimentos permitem remover ervas daninhas, que retiram substâncias úteis da hortelã, e melhoram a permeabilidade do solo ao ar. Você precisa afrouxar o solo com cuidado e superficialmente para não danificar as raízes da planta.

Pragas e doenças

No jardim, a hortelã marroquina geralmente sofre de ferrugem e oídio - manchas laranja e marrons ou flor esbranquiçada aparecem nas folhas. As doenças desenvolvem-se mais frequentemente devido à falta de espaço entre arbustos individuais ou devido ao não cumprimento das regras de rega. A hortelã também pode sofrer de pragas como pulgões, gorgulhos e moscas brancas.

O tratamento da hortelã marroquina é realizado com misturas inseticidas e fungicidas padrão - Bordeaux líquido, Aktara, Topázio. Todas as partes afetadas da planta são cortadas e queimadas.

Atenção! Como a hortelã marroquina geralmente é cultivada para uso alimentar, ela pode ser tratada quimicamente até um mês antes da colheita das folhas. Caso contrário, a hortelã se tornará inadequada para fins medicinais e culinários.

Quando e como colher hortelã marroquina para fins medicinais

A coleta de folhas de hortelã fresca é recomendada na primavera, antes que a planta aromática comece a florescer. No final de maio ou início de junho, a hortelã já tem tempo para acumular nas folhas o máximo de substâncias úteis e compostos essenciais. As folhas de hortelã do primeiro ano de crescimento são as mais benéficas.

Para a coleta de folhas, é recomendável escolher um dia nublado sem sol forte. As folhas são cortadas cuidadosamente com uma faca, depois lavadas em água fria e secas sobre papel-toalha.

Como secar corretamente a hortelã marroquina

Para armazenamento de longo prazo, é comum secar folhas de hortelã. Isso é fácil de fazer - eles precisam ser colocados à sombra em uma superfície plana com uma camada fina e depois deixados ao ar livre por vários dias. A prontidão das folhas é determinada pelo tato: se a hortelã começar a se esfarelar nos dedos, significa que toda a umidade dela evaporou.

As folhas secas são moídas em pó ou quebradas em pequenos pedaços. Você precisa armazenar a hortelã em um recipiente de madeira ou vidro em um local seco, protegido da luz solar, e ela retém suas propriedades benéficas por cerca de 2 anos.

Conclusão

A hortelã marroquina é uma planta saudável com sabor e aroma muito agradáveis. Você pode cultivar hortelã em seu próprio terreno, e suas folhas são usadas tanto para tratar doenças quanto para preparar bebidas ou pratos culinários.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção