Hortelã para cabelo: revisões, enxágue, benefícios e malefícios

A hortelã para o cabelo é muito benéfica para cachos enfraquecidos, danificados e excessivamente oleosos. As propriedades da planta medicinal têm efeito firmador e purificador, e a cosmetologia doméstica oferece dezenas de receitas à base de hortelã-pimenta.

Posso enxaguar meu cabelo com hortelã

Shampoos e condicionadores regulares nem sempre ajudam com problemas de cabelo. Às vezes, você precisa fornecer cachos com ajuda adicional.

A hortelã-pimenta contém uma grande quantidade de vitaminas, antioxidantes, ácidos orgânicos e minerais. É possível e muito útil usar decocções e infusões de água à base da planta. Com o enxágue regular do cabelo, os cachos enrugados literalmente se transformam em algumas semanas.

Por que a hortelã é boa para o cabelo

A hortelã-pimenta tem um efeito complexo em cachos enfraquecidos. Você pode listar várias propriedades principais de uma planta medicinal:

  1. A hortelã-pimenta limpa com eficácia os cachos e o couro cabeludo e também ajuda a regular a oleosidade da epiderme e a eliminar a caspa.
  2. A hortelã-pimenta acalma as irritações da pele e alivia a coceira. Portanto, é útil usar produtos à base de plantas se o couro cabeludo estiver muito seco e coçar constantemente.
  3. A hortelã-pimenta fortalece os folículos capilares. Com o uso regular de decocções e máscaras, as raízes do cabelo ficam mais saudáveis ​​e fortes, e o crescimento dos cachos é acelerado.
  4. As substâncias da hortelã estimulam a circulação subcutânea. Graças a isso, os folículos capilares recebem mais nutrientes e os cachos crescem rapidamente - o penteado fica cada vez mais cheio.
Importante! Os benefícios dos enxágues com menta também são que as formulações à base de plantas ajudam a eliminar as dores de cabeça, aumentam o tônus ​​e restauram o vigor.

Para que cabelo pode ser usada a hortelã?

A hortelã-pimenta é um produto cosmético totalmente versátil. Tem basicamente um efeito de limpeza e fortalecimento, mas em combinação com outros componentes, é adequado para todos os tipos de cabelo. Pode-se usar hortelã com fios finos e secos, com cachos oleosos e que sujam rapidamente o couro cabeludo, com queda ou crescimento muito lento.

Como pode ser usada a hortelã?

A hortelã-pimenta é usada para cabelos em três formas principais:

  • enxágue - folhas de hortelã fresca são fermentadas com água fervente por um curto período de tempo e, em seguida, os fios são lavados com infusão após procedimentos normais de higiene;
  • máscaras - folhas de hortelã fresca para o cabelo são esmagadas e misturadas com outros componentes, e então aplicadas nos cachos e couro cabeludo por 30-60 minutos;
  • decocções - a hortelã-pimenta fresca ou seca é fervida no fogo, resfriada e usada para lavar o cabelo junto com o xampu.

As máscaras de hortelã têm a maior eficácia cosmetológica. A hortelã-pimenta neste caso afeta a epiderme e os fios por muito tempo e, portanto, traz os resultados mais perceptíveis, principalmente quando combinada com outros ingredientes.

Conselho! Como o uso de máscaras leva muito mais tempo do que o enxágue com decocções e infusões, se necessário, os métodos podem ser combinados, por exemplo, enxágue os cabelos com decocção três vezes por semana e faça uma máscara pelo menos uma vez a cada 7 dias.

Receitas de hortelã para cabelos saudáveis

As receitas populares oferecem várias maneiras de processar e preparar hortelã-pimenta para uso cosmético. Você pode usar não apenas menta pura para cuidar do cabelo, mas também outros componentes que aumentam seu efeito benéfico.

Decocções

A decocção clássica de hortelã-pimenta é muito simples de preparar. A receita é assim:

  • a hortelã seca ou fresca é esmagada em um volume de 2 colheres grandes;
  • a matéria-prima é despejada em 250 ml de água e colocada no fogo;
  • ferva a hortelã por 20 minutos, depois esfrie e filtre.

Você pode enxaguar os fios com um caldo quente e também misturar a hortelã com uma decocção de urtiga, tília, folhas de carvalho ou camomila em proporções iguais. Avaliações de enxágues para o cabelo com menta confirmam que tais combinações são especialmente úteis, uma vez que todas essas decocções fortalecem e restauram o cabelo.

Enxaguar infusões

Outra maneira de fazer hortelã-pimenta é fazer uma infusão aquosa de folhas frescas ou secas. Isto exige:

  • pique as folhas de hortelã em um volume de 2 colheres grandes;
  • despeje a matéria-prima com 500 ml de água fervente fresca;
  • cubra o recipiente com uma tampa e insista na hortelã por 2 horas, depois dilua com água ou outra decocção de ervas e enxágue os cabelos.

O enxágue com menta também funciona bem com extratos de urtiga, tília e camomila. É necessário aplicar o produto após a lavagem com shampoo, o enxágue é realizado no cabelo limpo.

Máscaras

Para o preparo das máscaras, costumam levar folhas frescas de hortelã - saudáveis, carnudas, sem danos ou manchas. Para preparar uma mistura cosmética, esmagam-se folhas de hortelã, a matéria-prima pode ser colocada no liquidificador ou a hortelã picada com uma faca para que o suco seja liberado em abundância.

A hortelã é misturada com muitos ingredientes saudáveis. Entre eles estão mel líquido e creme de leite, kefir e iogurte, gema de ovo, às vezes mingau de hortelã é diluído com decocções de ervas medicinais.

Os óleos cosméticos são especialmente populares na fabricação de máscaras de hortelã-pimenta. Hortelã-pimenta traz um bom efeito em combinação com azeite de oliva, jojoba, coco, óleos de gérmen de trigo, óleos de bardana, uva e amêndoa têm um efeito benéfico.

Como usar hortelã para cabelo

A cosmetologia doméstica oferece receitas à base de hortelã-pimenta para todos os tipos de cabelo. Para qualquer problema de ondulação, você pode encontrar uma maneira de hidratar, amaciar, limpar ou fortalecer seu cabelo e couro cabeludo.

Para secar

Para hidratar e dar volume ao cabelo seco, a seguinte máscara é recomendada para uso:

  • folhas de hortelã fresca são esmagadas no volume de meio copo;
  • despeje 30 ml de azeite levemente aquecido;
  • adicione 50 g de mel líquido e 30 ml de creme de leite;
  • misture bem os componentes até ficar homogêneo;
  • distribua a mistura pelo cabelo e embrulhe com película aderente.

De cima para baixo, é recomendável envolver a cabeça com uma toalha quente, é preciso guardar a máscara por meia hora. Em seguida, o produto é lavado com água morna com um xampu leve e natural e aguardar a secagem dos cabelos.

Se você usar hortelã para cabelos secos pelo menos duas vezes por semana, o efeito benéfico aparecerá rapidamente, a hortelã em combinação com manteiga, creme e mel dará volume e brilho ao cabelo.

Para gordura

Para cabelos oleosos e couro cabeludo, a hortelã é especialmente benéfica devido às suas fortes propriedades de limpeza. Em primeiro lugar, para cachos oleosos, recomenda-se enxaguar regularmente os cabelos após a lavagem com caldo de menta - a cabeça não se suja tão rapidamente, a produção de gordura subcutânea se normaliza.

Além disso, para cabelos oleosos, você pode usar a seguinte máscara terapêutica:

  • as folhas de hortelã fresca são trituradas na quantidade de 100 g;
  • adicione 30 ml de óleo de amêndoa ao mingau de hortelã;
  • mexa os ingredientes e aplique nos cachos, tratando especialmente a pele na raiz.

É necessário guardar a mistura por 40 minutos, é aconselhável isolar a cabeça com um filme e uma toalha. Em seguida, a menta e o óleo são lavados com um xampu natural. Se a máscara for usada com freqüência suficiente, o cabelo ficará mais seco, mas ao mesmo tempo manterá um brilho e volume saudáveis.

Para fino

A ecologia pobre, manchas frequentes e outros procedimentos químicos se refletem mal nos cachos, o cabelo fica mais fino, começa a esfoliar e quebrar. O seguinte remédio funciona bem para recuperação:

  • vaporize levemente uma colher grande de óleo de rícino e a mesma quantidade de mel;
  • adicione 10 g de hortelã fresca picada, uma colher grande de suco de limão e gema de ovo à base;
  • adicione 2 colheres grandes de conhaque e uma colher pequena de suco de cebola;
  • misture bem os ingredientes e aplique nos cabelos ao longo de todo o comprimento.

A máscara deve ser mantida sob um filme e uma toalha por uma hora. Em seguida, os cabelos são lavados com um xampu leve natural, enxaguados com água morna ou caldo de menta e secos sem o uso de secador.

Os ingredientes da máscara nutritiva de menta ajudam a restaurar a estrutura do cabelo e torná-lo mais volumoso. A hortelã na mistura tem não apenas um efeito cicatrizante, mas também um efeito aromatizante, neutralizando os odores específicos de cebola e óleo de rícino.

Para os danificados

Se o cabelo estiver muito dividido e estratificado nas pontas, a combinação de menta com óleos cosméticos terá um bom efeito. É necessário:

  • pique 2 colheres grandes de folhas de hortelã fresca;
  • misture hortelã com óleo de jojoba e óleo de coco, 30 ml cada;
  • Cozinhe a mistura homogênea levemente até aquecer e aplique nos cachos desde a raiz e em todo o comprimento.

O produto é lavado após uma hora, o procedimento deve ser repetido pelo menos duas vezes por semana.

Para crescer

Muitas mulheres sonham com cachos longos e exuberantes, mas nem todas podem se orgulhar de um crescimento rápido do cabelo. A hortelã-pimenta para o crescimento do cabelo vai ajudar a acelerar o processo, para isso é recomendado o uso do seguinte remédio:

  • 30 g de hortelã picada são misturados com 60 ml de mel líquido;
  • adicione uma pequena colher de azeite aos ingredientes;
  • adicione uma colher grande de creme de leite e mexa bem os ingredientes.

A máscara finalizada é aplicada nos cachos, esfregando bem na raiz e, em seguida, reúna o cabelo da parte de trás da cabeça e cubra-o com uma touca de banho e uma toalha quente. Depois de meia hora, a mistura precisará ser lavada, enquanto o xampu é usado em quantidade mínima.

De cair

As propriedades benéficas da hortelã-pimenta fortalecem as raízes do cabelo e previnem a queda ativa do cabelo. A forma mais eficaz de preservar a densidade e o volume do cabelo permite a seguinte decocção:

  • 2 colheres grandes de hortelã são misturadas com 2 colheres grandes de flores de tília;
  • despeje a matéria-prima 200 ml de água e leve ao fogo baixo;
  • ferva os ingredientes por 15 minutos, filtre e deixe esfriar até aquecer.

Você precisa enxaguar o cabelo com uma decocção de menta e tília após os procedimentos normais de higiene. Isso deve ser feito pelo menos três vezes por semana, só então a hortelã da queda de cabelo terá um efeito perceptível.

Fortalecer

Se o seu cabelo cair muito e restarem tufos no pente, você pode usar uma máscara caseira feita de menta e outras ervas. Eles fazem assim:

  • 2 colheres de sopa de hortelã fresca ou seca são misturadas com a mesma quantidade de erva-cidreira e casca de carvalho picada;
  • despeje os ingredientes em 500 ml de água fervente e deixe por 6 horas;
  • a infusão é filtrada e, em seguida, 300 ml de leite coalhado são adicionados e devidamente mexidos.

A massa líquida é abundantemente distribuída sobre os cachos, os fios são isolados com um filme e uma toalha por 45 minutos, e depois a mistura é lavada com água pura, não é necessário usar shampoo.

Por comida

Se o cabelo desbotou e perdeu sua aparência atraente, então a urtiga e a hortelã em combinação com o kefir ajudarão a restaurar a beleza do cabelo. Prepare a mistura medicinal da seguinte forma:

  • hortelã fresca e urtiga, 2 colheres grandes cada, pique no liquidificador ou com uma faca;
  • misture o mingau com um copo de kefir fresco;
  • por uma hora são distribuídos ao longo de todo o comprimento dos fios, após o que são cobertos com touca de banho e toalha.

Ao lavar a máscara, você não precisa usar shampoo, mas deve enxaguar o cabelo o mais completamente possível. As ervas medicinais e o kefir fornecem vitaminas e minerais úteis aos folículos capilares, e como resultado o cabelo recupera força e brilho.

Regras para usar hortelã para cabelo

A hortelã-pimenta funciona bem para todos os tipos de cabelo, mas você precisa se lembrar das regras para seu uso:

  1. Para a preparação de decocções, infusões e máscaras, apenas são utilizadas matérias-primas secas de alta qualidade ou folhas de hortelã frescas, carnudas e saudáveis.
  2. As folhas de hortelã fresca devem ser enxaguadas com água fria e secas em uma toalha de papel antes do processamento.
  3. Máscaras cosméticas não devem ser aplicadas em cabelos secos, mas levemente úmidos. Distribua a mistura nas pontas, atenção especial deve ser dada ao couro cabeludo e à raiz do cabelo.
  4. Para atingir o efeito máximo, a cabeça deve ser isolada após a aplicação de máscaras terapêuticas, para que os nutrientes sejam absorvidos pela pele e os cachos sejam mais ativamente.
  5. Não deixe produtos com hortelã-pimenta no cabelo por mais de uma hora, caso contrário, a hortelã provocará irritação e coceira no couro cabeludo.

A frequência de uso da hortelã é determinada individualmente, mas em geral, para cachos oleosos, a hortelã-pimenta é usada duas ou três vezes por semana, e para os secos, não mais do que 1-2 vezes por semana.

Atenção! É necessário usar decocções e máscaras à base de hortelã em cursos de 10 sessões, após as quais fazem uma pausa de um mês para que as propriedades da planta não se tornem prejudiciais.

Limitações e contra-indicações

Ao usar hortelã para cabelos, é preciso lembrar algumas contra-indicações. É impossível usar uma planta medicinal:

  • com alergia à hortelã, mentol e outros componentes da composição da planta;
  • durante a gravidez, especialmente nas fases iniciais;
  • durante a exacerbação de qualquer alergia, a hortelã pode piorar os sintomas;
  • com aumento da sensibilidade da pele.

É impossível usar menta na lavagem de crianças menores de 7 anos, decocções e infusões podem danificar a pele das crianças ou provocar alergias.

Conclusão

A hortelã para cabelos é amplamente utilizada na cosmetologia doméstica e é de grande benefício. Existem muitas receitas comprovadas para diferentes tipos de cachos, e se você seguir regras simples ao usar hortelã, seu cabelo ganhará rapidamente volume, brilho saudável e força.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção