Contente
- 1 O valor e a composição do óleo de abeto
- 2 Por que o óleo de abeto é útil?
- 3 Em que o óleo de abeto ajuda?
- 3.1 Óleo de abeto para fraturas
- 3.2 Óleo de abeto para hemorróidas
- 3.3 Óleo de abeto para pedras nos rins
- 3.4 Óleo de abeto para fungo nas unhas
- 3.5 Óleo de abeto para sinusite
- 3.6 Óleo de abeto para zumbido
- 3.7 Tratamento com óleo de abeto para resfriados
- 3.8 De uma hérnia vertebral
- 3.9 Para os pulmões
- 3.10 Com prostatite
- 3.11 Para herpes
- 3.12 Por pressão
- 3.13 Para a garganta
- 3.14 Com diabetes
- 3.15 Óleo de abeto para neuralgia do trigêmeo
- 3.16 Para embarcações
- 3.17 Para juntas
- 3.18 Com tromboflebite
- 3.19 Com varizes nas pernas
- 3.20 Celulite
- 3.21 De papilomas e verrugas
- 3.22 Para olhos
- 4 Como usar óleo de abeto para tratamento
- 5 O uso de óleo de abeto em cosmetologia
- 6 O óleo de abeto ajuda na perda de peso
- 7 Regras de seleção
- 8 Compatibilidade com outros óleos
- 9 Regras de armazenamento e prazo de validade do óleo de abeto
- 10 Limitações e contra-indicações do óleo de abeto
- 11 Conclusão
- 12 Críticas de óleo de abeto
O óleo de abeto é um produto versátil com poderosas propriedades curativas. É usado para doenças e para o autocuidado, mas para que o remédio não faça mal, você precisa estudar receitas comprovadas.
O valor e a composição do óleo de abeto
O efeito medicinal de um produto é determinado pela sua composição química. Contém:
- fitoncidas e flavonóides;
- vitaminas C e E;
- betacaroteno;
- canfeno e borneol;
- terebintina;
- acetato de bornilo;
- ácido capróico;
- cineol e taninos;
- monoterpenos;
- ácidos láurico e oleico.
Em termos de valor energético, o produto é composto por gorduras e o seu valor nutricional é de 898 kcal por 100 ml.
Por que o óleo de abeto é útil?
Para uso interno e externo, o produto:
- combate a inflamação e mata infecções;
- tem um efeito de aquecimento e analgésico;
- tem um efeito antiviral;
- fortalece o sistema imunológico e retorna vigor e energia;
- promove a rápida recuperação dos tecidos danificados.
O óleo de abeto traz benefícios e, para a circulação sanguínea, também ajuda a combater o inchaço.
É possível usar óleo de abeto durante a gravidez
Ao carregar um bebê, é melhor não usar o produto. Pode causar problemas de desenvolvimento na criança. Além disso, no contexto da aplicação, muitas vezes se desenvolve uma alergia, que pode prejudicar a própria mulher grávida.
As propriedades curativas do óleo de abeto para crianças
O remédio do abeto é mais frequentemente oferecido às crianças para resfriados. O produto alivia rapidamente a inflamação e a tosse. Mas pode ser usado para crianças a partir dos 3 anos e apenas por métodos externos - na forma de inalações e escalda-pés.
Em que o óleo de abeto ajuda?
Do ponto de vista dos benefícios medicinais, o produto é universal. É usado no tratamento de doenças nas articulações e resfriados, para eliminar defeitos da pele e melhorar o fluxo sanguíneo.
Óleo de abeto para fraturas
As propriedades regenerativas do produto são benéficas para danos nos ossos.Em caso de fraturas, esfregue 2 gotas de compressa na pele sobre a área afetada três vezes ao dia. Isso deve ser feito após a remoção do gesso.
Óleo de abeto para hemorróidas
O medicamento acelera a circulação sanguínea e fortalece as paredes dos vasos sanguíneos. Com hemorróidas graves, é usado da seguinte maneira - adicione 2 gotas do produto a um copo de água morna ou óleo de base suave, umedeça um cotonete e insira no ânus por 30 minutos. Você pode repetir os aplicativos três vezes ao dia.
Óleo de abeto para pedras nos rins
Com pedras nos rins, uma infusão de cura é preparada em óleo de abeto. A receita é parecida com esta:
- misture 10 g de orégano, sálvia, erva de São João, erva-cidreira e roseira brava;
- a coleção é derramada com água fervente e deixada sob a tampa por 20 minutos;
- a infusão é filtrada e adicionadas 5 gotas de bagaço de abeto.
Você precisa usar o medicamento três vezes ao dia, 80 ml. O tratamento é continuado por cerca de um mês.
Óleo de abeto para fungo nas unhas
As propriedades desinfetantes do óleo de abeto ajudam a eliminar o fungo. É necessário umedecer um algodão no produto diariamente e aplicar nas placas ungueais por 20 minutos. O curso do tratamento dura cerca de 10 dias.
Óleo de abeto para sinusite
Na sinusite crônica, o abeto ajuda a aliviar o processo bacteriano e a respirar livremente. Para preparar o produto, você vai precisar de apenas 2 gotas de squeeze, e para instilação no nariz - 4 gotas de solução em cada narina.
Óleo de abeto para zumbido
Um ruído desagradável aparece quando os vasos estão enfraquecidos, causando alterações na pressão arterial. Recomenda-se esfregar os lóbulos das orelhas e a área atrás das orelhas com 1 gota de óleo de abeto por dia.
Tratamento com óleo de abeto para resfriados
As propriedades de aquecimento do produto auxiliam nos primeiros sintomas da otite média. O óleo de abeto é usado de forma simples - eles lubrificam a orelha por dentro e por fora e, em seguida, amarram um lenço de lã. Recomenda-se fazer isso à noite.
De uma hérnia vertebral
No contexto de lesões e osteocondrose avançada, uma hérnia vertebral pode se desenvolver. Nesse caso, o óleo de abeto é adequado para ser esfregado três vezes ao dia. O curso da terapia deve durar cerca de 30 dias.
Para os pulmões
O óleo de abeto medicinal tem um bom efeito na bronquite e na pneumonia. Neste caso, é utilizado para fricção, o tórax é massageado por 10 minutos, sendo então coberto com uma toalha quente.
Com prostatite
Para a inflamação da próstata, o óleo de abeto traz um efeito benéfico adicional, é usado para aplicações. Aplique 10 gotas de bagaço diluído em uma vela de farmácia e injete a droga no reto. A aplicação é deixada durante a noite e o tratamento é continuado por 25 dias.
Para herpes
Quando aparecem feridas de herpes, 2 gotas de compressa são aplicadas em um algodão e aplicadas nas bolhas doloridas por 15 minutos. Você precisa repetir o procedimento até 3 vezes ao dia.
Por pressão
O bagaço de coníferas dilata os vasos sanguíneos e tem um efeito rápido na hipertensão. É usado com um aumento acentuado na pressão de duas maneiras:
- Esfregue o whisky com 1 gota do remédio;
- coloque uma gota de óleo em um cubo de açúcar e dissolva.
Em ambos os casos, o bagaço de abeto não pode ser usado mais do que duas vezes por dia.
Para a garganta
O remédio tem um efeito muito bom para dor de garganta e tosse. As instruções para usar óleo de abeto para angina são as seguintes - você precisa aplicar 2 gotas de bagaço em um cotonete e lubrificar suavemente as amígdalas. É necessário repetir o procedimento três vezes ao dia com intervalo de 5 horas.
Com as adenóides, cerca de 6 ml do produto são misturados a uma colher de chá de mel e consumidos três vezes ao dia com o estômago vazio. O medicamento suaviza a dor de garganta e alivia o processo bacteriano.
Com diabetes
O óleo de abeto regula o metabolismo e reduz os níveis de açúcar. O produto é especialmente útil na prevenção de complicações, protege a visão, fortalece os vasos sanguíneos. Com diabetes, 2 gotas de bagaço devem ser diluídas em um copo de água morna e beber a mistura uma vez ao dia.
Óleo de abeto para neuralgia do trigêmeo
A inflamação do nervo trigêmeo na face pode causar dor intensa. As propriedades curativas do óleo de abeto têm um bom efeito terapêutico. Eles usam assim - aplique algumas gotas em um algodão e limpe o rosto até 6 vezes ao dia. No total, o curso da terapia leva 3 dias.
Como o produto pode queimar a pele, não será necessário esfregá-lo por mais de 2 minutos.
Para embarcações
Com vasos fracos e tendência a enxaquecas, o óleo geralmente é usado para esfregar as têmporas e a nuca, no máximo duas vezes por dia, na quantidade de apenas algumas gotas. A inalação produz um bom efeito - 3 gotas de bagaço são adicionadas a um recipiente com água quente e respira os vapores ascendentes por vários minutos.
O remédio de abeto melhora o fluxo sanguíneo e fortalece as paredes vasculares. No contexto de seu uso, o risco de desenvolver hipertensão e derrame é reduzido.
Para juntas
O óleo de abeto curativo é usado ativamente para artrite, osteocondrose e reumatismo. Para quaisquer doenças articulares, podem ser feitas fricções e compressas baseadas em compressão - as substâncias benéficas em sua composição penetram nos tecidos através da pele. O remédio alivia a inflamação e elimina o inchaço local.
Com tromboflebite
Com tendência ao espessamento do sangue, recomenda-se que a fricção com óleo de abeto seja combinada com compressas. O tratamento é assim:
- primeiro, a área afetada é untada com mel natural;
- uma toalha quente é aplicada por cima;
- a compressa é deixada por 2 horas e lavada;
- a pele é esfregada com óleo de abeto e novamente isolada adequadamente.
Mel e bagaço medicinal melhoram o fluxo sanguíneo e previnem coágulos sanguíneos.
Com varizes nas pernas
Quando usado externamente, o remédio de abeto melhora o tônus das paredes vasculares e alivia o peso e o inchaço nas pernas. Para o tratamento de varizes, é utilizada a fricção com 3 gotas de bagaço todas as noites.
Também podem ser feitas compressas. O agente no mesmo volume é diluído em um copo de água ou em 2 colheres de sopa de azeite, aplicado em gaze e aplicado nas pernas por várias horas.
Celulite
Avaliações sobre o uso do óleo de abeto confirmam que seu metabolismo ocorre nas camadas profundas da epiderme. Quando aparecer uma "crosta" nas coxas e nádegas, é útil fazer uma massagem - misturam-se 3 gotas de bagaço de pinho com 15 ml de qualquer óleo vegetal, após o que se esfrega as zonas problemáticas durante 15 minutos.
Banhos aromáticos com remédio de abeto têm um bom efeito. Neste caso, adicione até 5 gotas ao recipiente cheio e deite em água morna por 20 minutos.
De papilomas e verrugas
Para verrugas e papilomas, um produto puro é aplicado pontualmente nas áreas problemáticas quatro vezes ao dia.
Outra receita sugere misturar 20 ml de bagaço de abeto com 300 ml de suco de celidônia. A mistura também é aplicada nas verrugas, pontualmente, três vezes ao dia.
Para olhos
As propriedades antiinflamatórias do bagaço de abeto ajudam com a cevada no olho. Apenas 1 gota do produto deve ser esfregada nas pálpebras, fechando bem os olhos e não permitindo o contato com as mucosas.
Na catarata, uma solução com concentração fraca ajuda - algumas gotas são dissolvidas em um copo de água, agitadas por alguns minutos e, em seguida, o agente é instilado nos olhos. Você precisa continuar o curso por até 1,5 meses.
Como usar óleo de abeto para tratamento
Existem várias maneiras principais de usar óleo de abeto para fins medicinais.Principalmente o produto é usado externamente, mas às vezes também é benéfico quando usado internamente.
Banhos de óleo de abeto
Um método popular de usar bagaço são os banhos quentes aromáticos com efeito curativo. Eles podem ser feitos para resfriados, com tendência à hipertensão e vasos sanguíneos fracos, com inflamação da pele e celulite.
Os banhos são preparados assim:
- a água é despejada no recipiente com uma temperatura não superior a 38 ° C;
- adicione 7 gotas de abeto;
- deitar na banheira por 15 minutos, inalando a fumaça das coníferas.
Com esta aplicação, o abeto atua simultaneamente através da pele e do sistema respiratório. Os banhos não só ajudam a combater a inflamação e a fortalecer os vasos sanguíneos, mas também a relaxar, aliviar a fadiga e o estresse. É melhor realizar o procedimento à noite, 2 a 3 vezes por semana.
Massagem
Para dores e espasmos musculares, doenças articulares e celulite, a massagem com bagaço de pinheiro é indicada. Previamente, o produto é diluído em qualquer óleo base na proporção de 25 gotas por 15 ml e, a seguir, esfregado com movimentos fortes, mas cuidadosos, por 10 minutos.
Fricção
Esfregar com bagaço de abeto tem um bom efeito de aquecimento e cura. Para evitar que o agente deixe queimaduras na pele, ele é primeiro diluído com água ou uma base vegetal.
É possível tratar áreas doentes com reumatismo e osteocondrose, com doenças pulmonares e com eczema. O produto traz um bom efeito no tratamento de ulcerações - a pele se recupera mais rápido e melhor, o fluxo sanguíneo antigo retorna aos tecidos.
Compressas
Em caso de doenças articulares e dermatológicas, podem ser aplicadas compressas nas áreas doloridas. Até 15 gotas de bagaço são diluídas em uma colher grande de óleo comum, após o que uma atadura de gaze é umedecida em um produto e fixada em uma ferida por várias horas.
Pomadas e cremes
Para facilidade de aplicação e maior benefício, você pode preparar uma pomada ou creme espesso com remédio de abeto. Uma receita popular sugere:
- pegue 2 colheres grandes de vaselina;
- adicione 5 gotas de abeto;
- para mexer bem.
Você pode aplicar a pomada para doenças articulares e lesões de pele, e guardar o produto na geladeira.
Para cuidar da pele, você pode fazer um creme útil:
- preparar uma infusão sobre a coleção de sálvia, calêndula, camomila e erva de São João;
- misture 2 colheres de sopa do produto resfriado com 1 colher pequena de mel;
- adicione um pouco de manteiga para obter uma concentração espessa;
- aqueça a mistura em banho-maria e, quando esfriar, adicione 5 gotas de abeto.
É especialmente útil para tratar as mãos com um creme curativo durante a estação fria.
Inalação
Para resfriados e doenças respiratórias, as inalações de abeto ajudam muito. Algumas gotas do produto são diluídas em um recipiente com água quente e curvar sobre o vapor perfumado por no máximo 5 minutos. As inspirações devem ser cuidadosas e superficiais.
É possível usar óleo de abeto dentro
As substâncias benéficas do bagaço estão presentes em altíssima concentração. É proibido o uso em grandes volumes, mas é permitido o uso de óleo de abeto em doses mínimas.
Como beber óleo de abeto
Ao usar o bagaço internamente, é importante seguir a regra - não mais que 2 gotas do produto por dia, a dosagem deve ser dividida em 2 porções.
Para que o bagaço não queime o estômago e o esôfago, antes do uso é diluído em uma colher de mel, em um copo de água ou simplesmente pingado em um pedaço de açúcar.
Outros métodos
Além de pomadas, compressas, inalações e fricção, óleo de abeto pode ser usado:
- para aromaterapia - basta adicionar 6 gotas a uma lâmpada especial em uma sala pequena;
- nos medalhões de aroma, algumas gotas do produto são colocadas em um pingente oco e carregadas com elas ao longo do dia.
A inalação de vapores de abeto tem um excelente efeito preventivo e ajuda a proteger contra vírus e infecções.
O uso de óleo de abeto em cosmetologia
O bagaço de abeto pode ser usado para cuidados pessoais. A ferramenta não tem apenas uma cura, mas também um efeito cosmético.
Óleo de abeto para rosto
Quando aplicado na pele, o produto melhora significativamente o fluxo sanguíneo nos tecidos. Graças a isso, a epiderme se enrijece, adquire uma cor sã, a inflamação e a irritação passam rapidamente.
Para acne
Para se livrar da acne e cravos pretos, você pode usar regularmente o seguinte remédio:
- uma pequena colher de óleo de semente de uva é misturada com 2 gotas de abeto;
- lubrificar espinhas e cravos pretos;
- deixe por 15 minutos.
Para evitar queimaduras, é necessário processar a pele para que o agente quase não entre na epiderme limpa.
Para cílios
O óleo de abeto estimula o crescimento rápido dos cílios. Aplique assim:
- bagaço de abeto é misturado com óleo de pêssego na proporção de 1 para 3;
- distribuído sobre os cílios, após a retirada da maquiagem.
Para evitar que o produto atinja os olhos e cause irritação, lave após 15 minutos sem deixá-lo durante a noite. Você precisa repetir o procedimento duas vezes por semana.
De rugas
A máscara a seguir permite restaurar a elasticidade e o frescor da pele:
- a gema de ovo é misturada com uma colher grande de suco de babosa;
- adicione 3 gotas de óleo de abeto;
- lubrifique o rosto e o pescoço com um agente líquido por 15 minutos.
Você precisa usar a máscara pelo menos uma vez por semana, então o efeito será rápido.
Para cabelo
As substâncias do bagaço de pinheiro estimulam a circulação sanguínea e o crescimento de novos cabelos. Para deixar seu penteado mais espesso, você pode adicionar 2-3 gotas do produto em qualquer máscara cosmética, por exemplo, uma máscara de ovo. Você precisa manter a mistura no cabelo por cerca de meia hora, de preferência sob um filme ou toalha.
Cuidados com a pele das mãos
Não lubrifique as mãos com um produto concentrado de abeto - isso irritará a pele. Mas os cremes caseiros com adição de bagaço, por exemplo, à base de vaselina simples, têm um bom efeito.
Você também pode adicionar algumas gotas de abeto a 15 ml de azeite ou óleo de colza. A pele das mãos é tratada com o produto resultante, calça-se luvas de plástico, aguarda-se 15 minutos e a seguir a mistura é lavada.
O óleo de abeto ajuda na perda de peso
Você não pode beber um remédio para se livrar dos quilos extras. Mas beneficia a figura em massagens e fricções, envolvimentos corporais e banhos de celulite. Pressionar ajuda a apertar a epiderme, contribui para a distribuição normal da gordura subcutânea e torna a silhueta visualmente mais magra.
Regras de seleção
Somente um produto natural deve ser usado para tratamento e cuidados pessoais. Ao comprar, você deve prestar atenção:
- na composição, não deve conter ingredientes desnecessários;
- na cor - uma foto de óleo de abeto mostra que o bagaço deve ter uma leve tonalidade esverdeada ou amarelada, mas permanecer transparente;
- na consistência, este produto é fluido e não espesso.
Uma garrafa aberta deve emitir um aroma agradável de coníferas sem notas estranhas ásperas.
Compatibilidade com outros óleos
O melhor de tudo é que o remédio do abeto é combinado com extratos de coníferas - pinheiro, zimbro, cipreste.Você também pode misturar bagaço com cravo e canela, noz-moscada e bergamota, extrato de limão.
Regras de armazenamento e prazo de validade do óleo de abeto
Você pode manter o produto na geladeira e em temperatura ambiente, mas somente ao abrigo da luz. Para armazenamento, o uso é geralmente feito de frascos de vidro escuro com tampa selada. O prazo de validade é de 3 anos.
Limitações e contra-indicações do óleo de abeto
É necessário recusar o uso do produto:
- com úlceras estomacais e exacerbação de gastrite;
- com insuficiência renal crônica;
- com epilepsia e convulsões;
- com alergias;
- durante a gravidez e lactação.
Por dentro, o agente é usado com o estômago cheio para não causar irritação.
Conclusão
O óleo de abeto é um produto saudável com um aroma agradável. É usado externa e internamente para resfriados, doenças das articulações e dos vasos sanguíneos, seguindo receitas comprovadas, é seguro.