Contente
A beldroega é uma planta suculenta anual, comum em áreas de clima quente. Cresce em clareiras, perto de corpos d'água, prefere solos franco-arenosos úmidos, ocupa agressivamente terras cultivadas, é considerada uma erva daninha. Tendo estudado as propriedades medicinais e as contra-indicações da beldroega de jardim, ela pode ser usada com o máximo de benefícios para a saúde.
O valor e a composição da beldroega
Purslane é usado não apenas para fins terapêuticos, é cultivado como uma cultura vegetal. Devido ao seu baixo teor calórico e alta concentração de vitaminas, macro e microelementos, a planta de jardim está incluída no cardápio dietético para perda de peso.
A cultura é usada na medicina popular para uso local e interno. Purslane também é usado para fins cosméticos.
A composição é bastante variada, a massa verde contém:
- vitaminas: colina, tiamina, riboflavina, piridoxina, folatos, PP, NE;
- ácidos ascórbico e pantotênico, orgânicos;
- proteínas;
- norepinefrina;
- Sahara;
- saponinas;
- alcalóides;
- oligoelementos: ferro, níquel, cobre, zinco, manganês;
- macronutrientes: fósforo, magnésio, potássio, cálcio, enxofre, sódio.
As sementes da planta possuem alta concentração de ácidos graxos: palmítico, linoléico, oléico.
Por que a beldroega é útil?
Propriedades úteis de beldroegas vegetais foram usadas na época de Hipócrates. A vitamina C, promove a absorção de ferro, normaliza o nível de glóbulos vermelhos no sangue. Melhora a condição das paredes dos vasos sanguíneos.
Os macronutrientes no nível celular regulam o equilíbrio hídrico e eletrolítico, estabilizam a condução dos impulsos nervosos. Eles melhoram o trabalho do músculo cardíaco, excluem as manifestações de hipomagnesemia, levando à hipertensão.
A planta do jardim tem um efeito benéfico no corpo. Possui as seguintes propriedades:
- diurético;
- regenerando;
- antitóxico;
- vasodilatador;
- imunomodulador;
- hemostático;
- sedativo;
- anti-helmíntico;
- laxante;
- antibacteriano.
Que doenças isso ajuda
O espectro de ação da beldroega de jardim é bastante extenso, é utilizado para eliminar uma série de patologias:
- Devido à capacidade da planta de reduzir o açúcar no sangue, ela pode ser usada para tratar diabetes leve.
- Na neurodermatite ou psoríase, o uso de uma cultura de jardim na forma de loções ajuda. O líquido alivia o inchaço, coceira e descamação.
- Os aminoácidos da planta quebram as gorduras, evitando assim o acúmulo de colesterol.
- A beldroega é benéfica para a urolitíase, o prejuízo à saúde neste caso consiste em exceder a dosagem durante o período de exacerbação da patologia.
- São apresentadas decocções e infusões para cistite. Eles agem como agentes antiinflamatórios.
- Os olhos são lavados com infusão de água para conjuntivite.
- Use decocções para sangrar nas gengivas.
- Purslane ajuda com asma.
- A planta normaliza o trato digestivo, elimina flatulência, disbiose.
- Beldroega é usada para hipertensão.
- Beba com arritmia, insônia, irritabilidade.
- As infusões ajudam efetivamente a eliminar a invasão helmíntica. Eles afetam a estrutura muscular dos parasitas.
A cultura é eficaz na cicatrização de feridas, auxilia na rápida regeneração dos tecidos e atua como agente antimicrobiano.
O extrato das sementes é usado para o líquen escamoso. Os caldos ajudam nas doenças sexualmente transmissíveis. Os benefícios da beldroega são perceptíveis no tratamento da impotência masculina. O uso de decocções aumenta significativamente a potência.
O uso de beldroegas na medicina tradicional
As receitas da medicina alternativa usam massa verde de beldroegas e sementes. Adquira-os separadamente. A planta é usada para fazer decocções, infusões. Para o tratamento de patologias cutâneas, é utilizado o suco de uma beldroega fresca de jardim. A composição química da planta possui propriedades antioxidantes. Portanto, o uso da cultura é possível para prevenir o crescimento de tumores.
Benefícios da beldroega para a constipação
Os benefícios do jardim de beldroegas contra a constipação se devem à concentração de substâncias que normalizam a microflora intestinal. Eles estimulam o peristaltismo, têm um efeito hiperosmótico, quebram as fezes e normalizam o ritmo digestivo. Eles consomem folhas frescas de beldroegas em quantidades ilimitadas durante a estação de crescimento. No inverno, uma infusão é preparada a partir de matérias-primas secas, que exigirá:
- 2 colheres de sopa. eu. folhas e caules secos amassados;
- 200 ml de água fervente.
Beldroegas secas são colocadas em uma garrafa térmica, com água quente e temperadas por 5 horas. Em seguida, filtrado. A diária é dividida em 2 partes. Eu bebo a primeira porção de manhã cedo, as próximas 2 horas depois. É tomado com o estômago vazio. O curso depende da velocidade da ação.
Para doenças de pele
Os benefícios da beldroega nas doenças de pele devem-se ao efeito regenerador, calmante e antiinflamatório. É usado para formações purulentas, eczema lacrimejante, feridas que não cicatrizam, psoríase e neurodermatite.
Receita:
- sementes de beldroegas - 20 g;
- água - 200 ml.
As sementes são colocadas em um recipiente, regadas com o líquido e fervidas por 20 minutos em fogo baixo. O agente é deixado para esfriar completamente.
O caldo é filtrado, umedecido com pano limpo e aplicado nas áreas problemáticas. O procedimento é repetido três vezes ao dia, o curso é de 1 semana.
Para picadas de insetos
As picadas de abelha são acompanhadas de inchaço, dor. O veneno causa inflamação da área afetada. Após as picadas de mosquito, aparecem manchas vermelhas na pele com sintomas de coceira. Os benefícios da beldroega são antiinflamatórios e a capacidade de reduzir o inchaço.
Ao coçar, existe uma grande probabilidade de entrar em feridas abertas de infecção, neste caso a planta atua como um agente antibacteriano. Use suco ou folhas. A lâmina foliar é cortada longitudinalmente e fixada na área afetada. Você pode obter uma substância espessa com um liquidificador. Ele é colocado sobre um pano e preso no lugar da mordida.
Com diabetes
Purslane é usado para tratar diabetes de segundo grau. A recepção estimula a produção de insulina pelo pâncreas, o que promove a absorção de glicose no nível celular. Os benefícios da planta são inegáveis, mas apenas em um estágio inicial e com ligeiro aumento de açúcar no sangue.
Pode ser adicionado a saladas de vegetais. No inverno, é feita uma infusão com matéria-prima seca da parte aérea. Prepare uma dose diária de 1 colher de sopa. eu. folhas e caules picados e 200 ml de água fervente. As matérias-primas são despejadas em uma garrafa térmica, insistiu por 12 horas.É tomado após as refeições 4 vezes ao dia. O curso do tratamento leva duas semanas, depois um intervalo de 5 dias, de acordo com esse esquema, a droga pode ser consumida por seis meses.
Com doenças do aparelho geniturinário
Os benefícios da beldroega são antibacterianos. É usado em duchas higiênicas para cistite ou doenças sexualmente transmissíveis. Faça uma decocção de 5 colheres de sopa. eu. matéria-prima e 0,5 litros de água. Ferva por 10 min, filtre e use. O curso é concluído quando os sintomas desagradáveis desaparecem.
Para uso interno, faça uma decocção de 2 colheres de sopa. eu. matéria-prima e 200 g de água, levada à fervura, infundida por 4 horas, filtrada. Beba 1 colher de sopa. eu. com intervalo de 2 horas. O curso é de 7 dias.
Para a saúde do coração e dos vasos sanguíneos
Os benefícios da beldroega para o sistema cardiovascular residem na capacidade da planta de melhorar a elasticidade das paredes dos vasos sanguíneos, aumentar os lúmens e fortalecer o músculo cardíaco.
Nas receitas populares, a planta é usada como compressa na área das veias inflamadas, uma decocção é feita a partir de 10 g de sementes e 150 ml de água. Umedeça a gaze e aplique na área do problema. Para administração oral, faça uma infusão de folhas secas (2 colheres de sopa por 400 ml de água). Insista 2 horas, beba 1 copo pela manhã.
Com doenças do trato gastrointestinal
Os benefícios de uma planta medicinal são hemostáticos. É usado para tratar úlceras, colite. A rica composição química melhora a função digestiva, ajuda a restaurar a microflora, estimula a produção de secreções no estômago.
Beldroegas frescas de jardim são consumidas no verão. No inverno, faça uma tintura. Despeje 30 g de matéria-prima seca com 150 ml de água fervente, deixe por 4 horas, filtre. Tome 50 g 3 vezes após as refeições. Esta é a taxa diária, o curso do tratamento depende dos sintomas, mas não mais do que duas semanas.
Como usar beldroegas
Os benefícios da beldroega em cosmetologia e culinária são inegáveis. Máscaras faciais, decocções são feitas da planta para melhorar a estrutura do cabelo. Uma planta de baixa caloria que é rica em proteínas, aminoácidos e vitaminas está incluída em dietas para perda de peso.
Em cosmetologia
As propriedades curativas da beldroega são usadas em cosmetologia para melhorar a condição da pele. Os benefícios da planta residem na capacidade de aliviar processos inflamatórios da epiderme com acne. As máscaras à base de beldroegas nutrem e hidratam a pele, eliminando as rugas mímicas.
Composição da máscara:
- folhas esmagadas de uma fábrica - 2 colheres de sopa. eu .;
- massa de coalhada - 60 g;
- creme de leite - 60 g.
Os ingredientes são misturados e aplicados no rosto. Aguarde 20 minutos. Lave com água quente.
Para melhorar a estrutura dos cabelos, é feita uma infusão de folhas secas, esfregadas na cabeça após a lavagem dos cabelos, deixadas por 25 minutos, lavadas.
Ao perder peso
Os benefícios da planta para se livrar do excesso de peso se devem à sua rica composição vitamínica e a um significativo conjunto de princípios ativos que melhoram o funcionamento do trato digestivo. As dietas incluem uma planta fresca na forma de uma salada. Comer reduz a fome, melhora os processos metabólicos e elimina o excesso de peso. Salada de baixa caloria tem uma propriedade diurética, remove o excesso de água dos tecidos, toxinas e toxinas do corpo.
Na cozinha
A massa verde da beldroega é suculenta, as folhas são carnudas. No paladar há uma ligeira concentração de ácido, a planta tem um agradável aroma vegetal. A cultura está incluída nas saladas, combinada com as flechas de alho, com a adição de temperos, obtém-se um bom tempero para a carne. Cozido com cebola, tomate e ovos em uma panela.
Existem muitas receitas, à sua escolha, para todos os gostos.
Regras de aplicação
Se não houver contra-indicações, beldroegas podem ser usadas sem restrições. Os benefícios da massa verde não estão em dúvida, você não vai comer muito dela, por isso não há recomendações especiais aqui. A ingestão de beldroegas na forma de decocção ou infusão é recomendada de acordo com a dosagem indicada nas receitas. Se a condição piorar, é melhor recusar o tratamento. algumas pessoas têm intolerância individual. O uso local como loções não é limitado, o caldo é usado até que o processo inflamatório desapareça.
É possível beldroegas durante a gravidez e hepatite B
Uma planta com um conjunto de nutrientes pode ser incluída na dieta de gestantes na forma de saladas. É melhor evitar o uso de receitas populares. Pode ser usado como produto cosmético. Na amamentação, a beldroega não é consumida de nenhuma forma, a rica composição química pode causar reações alérgicas, diarréia e indigestão na criança.
Limitações e contra-indicações
As propriedades úteis da beldroega de jardim são bastante extensas, mas existem várias contra-indicações. Você não pode tomar o remédio nos seguintes casos:
- com doenças crônicas dos rins e do fígado;
- mulheres durante a lactação;
- com arritmia;
- se sua pressão arterial estiver baixa;
- com alta hemoglobina;
- com epilepsia e distúrbios nervosos graves.
Regras para a coleta e aquisição de matérias-primas
A parte aérea da beldroega do jardim é colhida antes da floração, quando os rebentos não crescem mais de 15 cm. Corte os caules juntamente com as folhas. A planta é uma cobertura do solo, por isso deve ser bem lavada de resíduos de solo. Após o processamento, eles são pendurados em uma sala com boa ventilação e deixados por 2 dias. Em seguida, a beldroega é cortada em pequenos pedaços e disposta em uma camada fina na superfície.
Após a secagem, as matérias-primas são colocadas em uma sacola de papel ou lona, armazenadas em baixa umidade. As sementes são colhidas depois de amadurecer. As flores são cortadas e colocadas sobre um guardanapo, depois as sementes são retiradas, secas, pode usar o forno, regulando a temperatura para +400A PARTIR DE.
Conclusão
Dadas as propriedades medicinais e contra-indicações do jardim Purslane, a cultura é usada não só na medicina alternativa, mas também na culinária, cosmetologia. Uma planta de baixa caloria com rica composição química é uma boa opção na hora de traçar uma dieta para emagrecer.