Contente
- 1 Qual é a aparência de um cutelo
- 2 Tipos e variedades de yasnotka
- 3 Reprodução de cordeiro
- 4 Plantar e cuidar de um cutelo em campo aberto
- 5 Doenças e pragas
- 6 Cordeiro em paisagismo
- 7 Propriedades úteis de cordeiro
- 8 Contra-indicações para o uso de verniz
- 9 Coleta e aquisição
- 10 Conclusão
- 11 Críticas sobre yasnotka
Fotos e descrições do cordeiro mostram que ele se encaixará bem no projeto do jardim como planta de cobertura do solo. A cultura tem propriedades medicinais, por exemplo, é usada no tratamento de feridas, queimaduras, para fortalecer a musculatura do útero, como colerético, anticonvulsivante e sedativo. Enraíza-se bem em qualquer área e ocupa rapidamente todo o espaço disponibilizado. Portanto, qualquer jardineiro pode cultivar uma flor.
Qual é a aparência de um cutelo
O cordeiro (Lamium) é um gênero da família de mesmo nome, também chamada de Labiatae. É uma planta com flores anuais e perenes. Os caules se espalham ao longo do solo, atingindo uma altura de não mais de 30 cm (em algumas espécies até 45 cm), embora cresçam em comprimento por 50–100 cm anualmente. Os brotos dão muitos ramos, enraizando nos nós. Graças a isso, a planta é frequentemente usada na decoração de jardins como uma cobertura de solo clássica.
As folhas são verde-escuras, com bordas recortadas, pecioladas. Uma mancha amarelada ou prateada é perceptível ao longo da nervura central. As folhas da planta têm 5–8 cm de comprimento e 2–4 cm de largura.
As inflorescências são formadas nas axilas das folhas - no meio e no topo do caule. Os pedúnculos são eretos e atingem 30 cm de altura e as flores desabrocham de meados de maio até o início de outubro. A planta desenvolve-se rapidamente, pelo que os primeiros frutos aparecem já no final de junho.
As sementes são nozes que se formam em cápsulas. Eles secam rapidamente, depois racham, e é por isso que o cordeiro pode se multiplicar por semeadura própria. Se você não controlar este processo, a planta irá capturar rapidamente todo o espaço circundante. O cordeiro pertence à classe dos dicotiledôneas (Magnoliopsida), pois suas sementes são constituídas por dois cotilédones.
A área de distribuição da planta é a zona climática temperada do Hemisfério Norte:
- A Europa está em toda parte;
- Peru;
- Transcaucásia;
- Ásia Central;
- China;
- Japão;
- Índia.
Tipos e variedades de yasnotka
No gênero Yasnotkovye, 25 espécies são conhecidas, bem como diversas variedades decorativas usadas tanto para decoração de jardins como para fins medicinais. As variedades mais populares de verniz com descrição e foto da planta ajudarão a determinar a escolha da cultura.
Cordeiro branco (álbum Lamium)
Este tipo de grama de cordeiro (na foto) também é chamado de urtiga surda. Suas folhas são semelhantes às folhas de urtiga, mas não picam porque não secretam substâncias que causam dor.
As folhas em forma de coração e as partes superiores dos brotos são cobertas por longas vilosidades.
A urtiga surda tem propriedades medicinais, mas também tem contra-indicações. Por exemplo, é usado como agente antiinflamatório, adstringente, analgésico, anticonvulsivante e colerético. Além disso, a planta promove a cicatrização de feridas, ajuda a lidar com distúrbios digestivos e aumenta o apetite. Os benefícios desse tipo de cordeiro também estão associados ao fato de tonificar os músculos do útero, pelo que é chamada de "erva feminina".
Sexta-feira (sexta-feira)
O clearnet variegado da variedade Fridayy se distingue por sua altura. Em largura e altura, chega a 80–90 cm. Ao mesmo tempo, cresce lentamente, prefere áreas sombreadas e bem hidratadas.
Barbudo (Lamium barbarum)
A variedade Lamium Barbarum raramente é encontrada em jardins, visto que cresce principalmente no Extremo Oriente, China, Japão e Península Coreana. A planta é muito alta, atinge 80–100 cm, os caules não ramificam e apresentam pubescência. As folhas da planta são ovóides, atingindo 8,5 cm de comprimento e 5 cm de largura. A floração começa em junho e dura 2 meses.
Cordeiro manchado, salpicado (Lamium maculatum)
A cultura pode ser utilizada para plantios isolados e em composições com outras plantas ornamentais (florais e caducifólias).
A cultura é interessante pelas folhas e flores brilhantes que contrastam com o fundo geral.
Bacon Prata
Lamb Bacon Silver é uma planta perene com lâminas de folhas ovóides. A superfície é verde-azulada prateada e as bordas são escuras e recortadas. A beleza é adicionada às flores roxas de Beacon Silver, contrastando brilhantemente com o fundo da folhagem original. A planta prefere locais com iluminação difusa.
Aniversário de ouro (aniversário de ouro)
O Lamb Golden Anniversari é decorativo graças à sua folhagem invulgar. As bordas são decoradas com um debrum amarelo brilhante e há um acorde prateado no centro. Uma faixa verde escura segue entre eles. As inflorescências aparecem na segunda quinzena de maio. O Cordeiro Golden Anniversary não floresce por um longo tempo - os botões florescem em duas semanas. As folhas da planta mantêm o seu efeito decorativo ao longo da estação.
Aureum
O Lamb Aureum é decorativo graças à sua folhagem prateada. A planta parece atraente com hospedeiros.
Cordeiro amarelo (Lamium galeobdolon)
A floração começa em maio e com um outono quente - também em setembro. As folhas da planta mantêm sua cor mesmo no inverno. A cultura também é chamada de zelenchukovaya.
Florentinum (Florentinum)
A variedade é caracterizada por folhas verdes escuras com um padrão prateado. Grama ornamental despretensiosa. Cresce bem em vários solos.
Type Ronsdorf
A variedade de clapweed Type Ronsdorf adorna o jardim com folhas arredondadas graciosas e inflorescências amarelas. A cultura cresce com moderação, por isso não interfere nas plantas vizinhas.
Orgulho de Herman
Hermans Pride é uma das variedades mais bonitas - uma planta ornamental com folhas estreitas e pontiagudas variegadas e flores amarelas.Parece ótimo em um único ajuste.
Cordeiro roxo (Lamium purpureum)
O cordeiro Purpurea é uma espécie também chamada de urtiga vermelha ou shandra por sua cor característica de flor e formato de folha. Planta com ciclo de vida curto: um ou dois anos.
As folhas são arredondadas. Ramos de tonalidade roxa, também roxos e lilases.
Cordeiro de feltro (Lamium tomentosum)
O cordeiro feltro é uma espécie perene com rebentos baixos (até 25-30 cm). Cresce muito bem - até 60 cm de largura.
As folhas são graciosas, pequenas, com uma cobertura tomentosa cinza, razão pela qual a planta tem este nome. As flores são pequenas, com até 10 mm de diâmetro, de um branco puro. Prefere crescer em áreas ensolaradas, sem estagnação de umidade.
Cordeiro nu (Lamium glaberrimum)
Esta é uma espécie de crescimento selvagem, também chamada de besouro do campo. Uma característica é um caule longo e nu, o que não é típico de outras espécies. Encontrado no sul e na faixa do meio. Em várias regiões, por exemplo, na Crimeia, a planta está listada no Livro Vermelho. Especialmente grandes populações podem ser encontradas no território de reservas e jardins, por exemplo, no Botânico Nikitsky.
Reprodução de cordeiro
A cultura é fácil de propagar de várias maneiras:
- sementes;
- dividindo o mato;
- camadas;
- estacas folhosas.
O cordeiro cresce facilmente por auto-semeadura. Portanto, é aconselhável colher as sementes no verão e armazená-las em temperatura ambiente. 2 meses antes do plantio, eles devem ser colocados na geladeira para estratificação (temperatura 2–4 ° C). Na primavera, eles são semeados diretamente em terreno aberto.
É melhor dividir o arbusto no início da primavera, quando o cordeiro ainda não começou a crescer. O arbusto é desenterrado e cuidadosamente dividido em várias partes. Cada corte deve ter pelo menos dois brotos saudáveis. Eles são plantados em um novo local, um ano depois, o cordeiro vai florescer.
A maneira mais fácil de propagar uma planta é por camadas. Basta dobrar ligeiramente o caule rasteiro para a superfície e borrifar com terra e depois com água. Isso pode ser feito no final da primavera ou no início do verão. Assim que o rebento se enraíza, é separado da mata-mãe e transplantado para um novo local (no final do verão).
A propagação por estacas de folhas não é adequada para todas as espécies, por exemplo, é assim que o cordeiro salpicado pode ser diluído. Os cortes superiores com folhas são colhidos no final do verão e plantados em uma mistura úmida de turfa e areia (1: 1). Eles são cobertos com uma jarra e regados regularmente. Originalmente cultivado em casa. Eles são transferidos para o campo aberto somente após o aparecimento das raízes das estacas de fio (final de setembro). Para o inverno, as plantas devem ser cobertas com palha, serragem ou palha.
Plantar e cuidar de um cutelo em campo aberto
As sementes de cordeiro são plantadas no início da primavera, e isso nem requer o crescimento de mudas. A planta tem boa resistência à geada, por isso pode ser facilmente cultivada na maioria das regiões da Rússia.
Tâmaras de semeadura
As sementes são plantadas em terreno aberto no início da primavera, quando a neve derreteu completamente, pois a água do degelo pode levar embora as sementes. Você pode começar a plantar uma planta na faixa do meio no início de abril, e nos Urais e na Sibéria - na segunda quinzena do mês. Outra data possível é outubro, alguns dias antes do início das primeiras geadas.
Requisitos do local e do solo
O cordeiro é uma planta pouco exigente que cria raízes bem em diferentes tipos de solos. Se possível, é melhor escolher solo franco-arenoso leve ou argiloso com fertilidade moderada.
O local para o claro deve ser bem iluminado, embora uma sombra curta também seja permitida.O local não deve ser em uma planície onde a umidade estagna constantemente. Se possível, o local deve ser protegido de ventos fortes.
Semeando sementes
As instruções para o plantio de sementes são bastante simples:
- O solo preparado é cuidadosamente nivelado, todos os grandes pedaços de terra são quebrados.
- As sementes são espalhadas pela superfície sem aprofundar.
- Polvilhe um pouco com terra.
- Água (de preferência em spray).
No futuro, o cuidado se resume em regar na hora certa. A superfície do solo não deve secar, mas a estagnação da umidade não deve ser permitida. Assim que as mudas atingem 5–7 cm, são cuidadosamente desbastadas e plantadas em intervalos de 50–70 cm (dependendo das características da espécie). Essas plantas florescem apenas depois de 2 anos, então você não deve esperar por botões na primeira temporada.
Cuidados de acompanhamento
Cuidar do claro é bastante simples. As principais ações são as seguintes:
- Rega abundante regular: se as chuvas forem fracas, então semanalmente, e se ocorrer seca - 2 vezes mais frequentemente. É importante prestar atenção nas folhas: se elas começam a enrolar e ainda mais a cair, a flor não tem umidade suficiente.
- Você pode alimentá-lo uma vez por temporada no final de maio. Assim que a planta começa a florescer, recebe verbasco, fezes, infusão de grama cortada ou outro fertilizante orgânico. Se o solo estiver esgotado, no final da floração da planta (agosto), pode-se dar uma mistura de sal de potássio e superfosfato em quantidades iguais (1 colher de chá por 1 m2).
- A flor está crescendo ativamente, por isso precisa de poda regular durante o verão. Todos os brotos longos de cordeiro devem ser beliscados para manter a forma do arbusto e tornar a floração mais viçosa.
Todas essas regras simples de plantio e cuidados permitirão que você cultive um belo cutelo perene (na foto).
Neste ponto, os arbustos podem ser divididos (no início da primavera), o que vai desbastar as velhas plantações. Caso contrário, o cordeiro vai atrapalhar as plantas vizinhas.
Doenças e pragas
A cultura apresenta boa resistência à maioria das doenças e pragas. Como resultado de um grande alagamento, pode apodrecer. Essas plantas parecem claramente doloridas, manchas estranhas e pontos aparecem na superfície das folhas. Eles precisam ser desenterrados e raízes podres e folhagens removidas. Em seguida, o arbusto é plantado de volta e ele e as plantas vizinhas são tratadas com fungicidas: Bordeaux líquido, Fitosporin, Fundazol, Skor, Ordan, Tattu.
De insetos, cochonilhas, cochonilhas e ácaros podem causar danos específicos à planta. Quando são encontrados, os arbustos são tratados com inseticidas: "Fufanon", "Fitosporin", "Vertimek", "Aktara", "Decis", "Confidor".
Você também pode usar remédios populares - uma decocção de flores de calêndula, uma solução de cinza de madeira com sabão, uma infusão de pó de tabaco, dentes de alho, pimenta e outros.
Cordeiro em paisagismo
Certas espécies e variedades de plantas têm um alto valor decorativo devido às flores e folhas atraentes. Cordeiro é uma boa cultura de cobertura do solo que pode decorar um canteiro de flores na frente e lugares indefinidos no jardim. É usado no desenho da borda, em mixborders, slides alpinos, para cobrir o solo ao redor dos arbustos. Você também pode usá-la como uma planta ampelosa se for cultivada em vasos, vasos de flores altos ou em elevações mais altas no jardim.
Utilizado em plantios isolados e em composições. Opções interessantes com uma foto irão ajudá-lo a escolher o melhor design:
- A planta é uma cobertura do solo.
- Decorar um local pouco atraente no jardim.
- Colina rochosa.
- Composição com hospedeiros e outras plantas ornamentais.
- Slide Alpine.
Propriedades úteis de cordeiro
As propriedades benéficas da planta de cordeiro estão associadas à sua rica composição química:
- ácido clorogênico;
- prolina betaína;
- derivados de ácidos orgânicos;
- muco;
- taninos;
- pouco etérico;
- vitamina C;
- flavonóides (incluindo tiramina, histamina, colina);
- saponinas.
Graças a isso, a planta é usada como meio de efeitos complexos no corpo:
- anticonvulsivante;
- colerético;
- calmante;
- comprimido para dormir fraco;
- hemostático;
- expectorante;
- adstringente;
- cicatrização de feridas;
- diurético.
Contra-indicações para o uso de verniz
A planta pode ser usada por quase todas as pessoas. No entanto, em alguns casos, não é recomendado usá-lo:
- alergias, intolerância individual;
- pressão baixa;
- o período de gravidez e lactação;
- constipação;
- aumento da coagulação do sangue.
Coleta e aquisição
Para preservar ao máximo as propriedades medicinais do cordeiro, é aconselhável colher apenas a corola de flores. No entanto, recolhê-los é bastante difícil, por isso geralmente são levados junto com os topos. A colheita da matéria-prima começa imediatamente após a floração dos botões e continua continuamente até o final do verão.
Além disso, é melhor separar a corola da planta e secá-la ao ar livre (sob um dossel) ou em uma sala com boa ventilação. A secagem térmica também é possível em um aparelho especial a uma temperatura moderada de até +35 ° C. As matérias-primas acabadas ficam secas, mas ao mesmo tempo não se desfazem. É colocado em potes e fechado. Armazenar em temperatura ambiente. As matérias-primas são adequadas para doze meses.
Conclusão
A foto e a descrição da flor transparente mostram a atratividade desta flor. A cultura é pouco exigente para as condições de cultivo. Ela não precisa de muito cuidado. Lindos cordeiros variados adornam o jardim. As sementes podem ser semeadas ao ar livre. Para o inverno, basta borrifar as flores com folhas e palha.
Críticas sobre yasnotka