Contente
O suco de roseira brava é bom para a saúde de adultos e crianças. Nada se compara aos frutos desta planta na quantidade de vitamina C, ajuda a proteger o corpo dos vírus e fornece-lhe muitas substâncias úteis. As bagas são frequentemente colhidas para o inverno na forma seca, e também fazem geléias, massas e deliciosos sucos com elas.
A composição química do suco
A Rosa Mosqueta é apreciada principalmente por seu alto teor de ácido ascórbico. Lá sua quantidade é 10 vezes maior do que na groselha preta e 50 vezes maior do que no limão, e o suco de rosa mosqueta contém até 444% dessa matéria orgânica. Além disso, a bebida é rica em vitamina A - 15% e beta-caroteno - 16%. Esses componentes desempenham um papel importante no bom funcionamento do corpo humano:
- A - é responsável pela saúde dos olhos e da pele, função reprodutiva.
- B - possui propriedades antioxidantes.
- C - suporta imunidade, participa de reações redox.
Entre outras substâncias úteis que compõem a baga e seu suco estão as vitaminas E, B1, B2, PP, K. Além disso, a bebida é rica em ferro, fósforo, zinco, magnésio, bem como potássio e cálcio, que são responsável pelo funcionamento do sistema cardiovascular, garante um metabolismo normal e ajuda os ossos a ficarem mais fortes.
Por que o suco de rosa mosqueta é útil?
As propriedades benéficas do suco de rosa mosqueta se manifestam no caso de doenças associadas à falta de vitamina C. Ele normaliza a atividade dos intestinos, rins, fígado, estômago e ativa a circulação sanguínea. A bebida é de grande ajuda ao organismo no combate às doenças infecciosas, fortalece o sistema imunológico. Além disso, o suco de rosa mosqueta tem um efeito benéfico sobre o funcionamento do cérebro e dos órgãos genitais, melhora a memória e é indispensável para anemia e aterosclerose. Os médicos recomendam beber nos casos em que as feridas não cicatrizam bem ou os ossos se unem lentamente nas fraturas. A bebida tem efeito positivo nos processos metabólicos, auxilia no sangramento uterino e na fraca secreção do trato gastrointestinal. O suco de Rosa Mosqueta combate o desenvolvimento de muitas doenças, incluindo o câncer. É considerado um excelente remédio para fragilidade vascular. Mas na maioria das vezes é bebido como um remédio profilático para resfriados e gripes durante a estação chuvosa e fria.
É possível para crianças
A Rosa Mosqueta é considerada um produto alergênico, por isso é administrada com cautela às crianças. Essas bebidas podem causar coceira, irritação e erupção na pele, por isso é aconselhável consultar um médico antes de usar. Se decocções de frutas começam a ser introduzidas na dieta de bebês a partir dos seis meses de idade, então é melhor dar suco de rosa mosqueta às crianças depois de um ano, enquanto observa cuidadosamente a reação do organismo em crescimento. Depois de se certificar de que a bebida não causa alergia na criança, a quantidade de néctar consumida por dia pode ser aumentada gradativamente, chegando a meio copo.
Como fazer suco de rosa mosqueta em casa
Qualquer dona de casa pode fazer suco de rosa mosqueta em casa, não há grande dificuldade nisso.Para prepará-lo, você precisará apenas de frutos maduros da planta, ácido cítrico e água, se desejar - açúcar. Em primeiro lugar, os bagos são bem lavados, os talos são retirados e cortados longitudinalmente em duas partes. Em seguida, em água fervente na proporção de 1 kg de fruta, 1 copo de líquido é colocado uma roseira, o caldo é deixado ferver e retirado do fogo. Cubra o recipiente com a baga, insista por pelo menos quatro horas. Depois disso, o suco é passado por uma peneira, as bagas são moídas, o ácido cítrico é adicionado ao néctar resultante e levado para ferver. A bebida acabada é colocada em potes esterilizados e enrolada com tampas. Se o suco for feito com açúcar, ele é adicionado no final do preparo e o caldo é fervido até a completa dissolução do produto.
Quanto e como beber corretamente
Vários estudos mostraram que o consumo diário de qualquer bebida de rosa mosqueta pode melhorar significativamente a saúde. Se você beber o suco normal todos os dias, poderá aumentar a imunidade, se livrar da fadiga e melhorar o processo de digestão. Para os idosos, beber pode ajudar a reduzir a probabilidade de um ataque cardíaco ou derrame.
O benefício máximo do suco de rosa mosqueta e o dano mínimo serão obtidos se ingeridos corretamente e em uma dosagem apropriada para a idade. Para evitar consequências negativas, os especialistas aconselham beber o caldo por no máximo dois meses consecutivos. Em seguida, faça uma pausa de duas semanas.
Quanto à norma diária do produto, será diferente dependendo da idade e da doença, mas geralmente bebem um dia:
- adultos - 200 ml;
- crianças com mais de 7 anos - 100 ml cada;
- pré-escolares - 50 ml.
Ressalte-se também que, para determinar a dosagem exata de suco que pode ser dada a uma criança, é melhor consultar um pediatra ou imunologista.
Recomenda-se beber a bebida com um canudo, com o estômago vazio, várias horas antes de uma refeição. Como a planta tem efeito diurético, é aconselhável ingerir produtos preparados à base de frutos de roseira brava, de preferência 3-4 horas antes de deitar. Para evitar que o suco prejudique o estômago, ele deve ser diluído em água na proporção de 1: 1.
Contra-indicações
O suco de Rosa Mosqueta não é bom para todas as pessoas. Existem algumas doenças em que seu uso pode ser prejudicial à saúde. Devido ao alto teor de vitamina C, o néctar é contra-indicado para pessoas com alta acidez, gastrite, úlcera duodenal e estômago. O suco é categoricamente proibido de beber para aqueles que têm uma reação alérgica a ele. Uma vez que contém uma grande quantidade de vitamina K, é melhor evitar o seu uso em pessoas que sofrem de endocardite, tromboflebite e insuficiência cardíaca. Para mulheres grávidas, também é indesejável beber suco de rosa mosqueta, uma vez que uma grande quantidade de ácido ascórbico pode levar ao aborto espontâneo. O abuso de frutas vermelhas pode ser acompanhado por dores no abdômen, músculos, fígado e enxaqueca.
Conclusão
O suco de Rosa Mosqueta é útil para muitas doenças, mas também é usado como medida preventiva contra várias doenças. Na ausência de alergias, o néctar é freqüentemente dado às crianças para protegê-las de resfriados. A bebida é altamente concentrada, é consumida estritamente nas doses recomendadas para evitar o excesso de vitaminas. Freqüentemente, o mel é colocado no suco de rosa mosqueta, melhorando assim seu sabor e enriquecendo ainda mais a composição.