Contente
- 1 A composição química da raiz do girassol
- 2 Como são as raízes do girassol
- 3 Quais são os benefícios da raiz de girassol?
- 4 Danos na raiz do girassol
- 5 Contra-indicações para raiz de girassol
- 6 Efeitos colaterais da raiz de girassol
- 7 O que a raiz do girassol cura?
- 8 Como preparar raiz de girassol adequadamente
- 9 Como beber raiz de girassol
- 10 Receitas de raiz de girassol
- 11 Dicas úteis
- 12 Conclusão
- 13 Resenhas de raiz de girassol
A raiz de girassol é um remédio eficaz popular na medicina doméstica. Mas o produto só traz benefícios quando usado corretamente.
A composição química da raiz do girassol
O benefício medicinal do produto é devido à sua rica composição química. Em particular, em quantidades maiores, a polpa da raiz contém:
- pectinas e polissacarídeos;
- substância inulina;
- componentes de curtimento e hemicelulose A e B;
- arginina;
- vitaminas A, C e D;
- potássio e ferro;
- cálcio e fósforo;
- vitamina K;
- zinco;
- silício e manganês;
- Vitaminas B - de B6 a B12.
Ao preparar decocções e infusões, a maioria dos nutrientes permanece nos medicamentos.
Como são as raízes do girassol
A foto da raiz do girassol mostra que ela é muito espessa, densa e bem desenvolvida. Ela pode ir até 1,5 m de profundidade no solo. Se você remover a casca escura, embaixo dela, a haste ficará branca. A parte interna, que contém substâncias úteis em concentração máxima, tem valor medicinal.
Quais são os benefícios da raiz de girassol?
O principal valor do produto está em suas propriedades diuréticas e de limpeza. Quando usado corretamente, as raízes:
- dissolver cálculos de oxalato e urato nos órgãos internos;
- remova os sais das juntas;
- facilitar o curso da artrite e da artrose;
- aliviar a dor e a inflamação em doenças do trato urinário;
- acelera o metabolismo e ajuda a normalizar a digestão;
- equalizar a pressão arterial e ajudar a livrar-se das enxaquecas;
- não permita que as placas de colesterol se depositem nas paredes dos vasos sanguíneos.
As propriedades benéficas da raiz de girassol podem impedir que o corpo desenvolva doenças cardíacas. No contexto do uso de decocções medicinais, a condição dos vasos melhora e o risco de ataques cardíacos diminui.
Danos na raiz do girassol
Apesar de todos os seus benefícios, as raízes do girassol podem ser prejudiciais. Fundos baseados neles são perigosos:
- com alergia individual ao produto;
- com exacerbação de doenças crônicas, como pancreatite ou úlceras estomacais;
- durante a lactação - o recém-nascido pode reagir negativamente às substâncias ativas das raízes;
- durante a gravidez.
É necessário usar medicamentos estritamente de acordo com receitas comprovadas. Vitaminas e oligoelementos na composição das matérias-primas em caso de sobredosagem podem causar efeitos colaterais.
É muito importante usar apenas as raízes de girassóis cultivados em um ambiente ecologicamente limpo para o tratamento. As matérias-primas acumulam não apenas substâncias úteis, mas também prejudiciais do solo.Não se pode usar rizomas se os girassóis se desenvolveram em solo contaminado ou foram submetidos a tratamento químico.
Contra-indicações para raiz de girassol
Em algumas condições, os remédios de raiz de girassol podem ser totalmente contra-indicados. Não é recomendado usá-los:
- com sensibilidade alérgica aumentada;
- com intolerância a certas substâncias na composição das matérias-primas;
- com doenças gastrointestinais na fase aguda;
- durante a lactação e durante a gestação.
Atenção! Embora os produtos baseados em matérias-primas sejam benéficos com um excesso de depósitos de sal no corpo, isso se aplica apenas às pedras que são formadas em um ambiente ácido. Os rizomas não ajudam com as pedras de carbonato e fosfato.
Efeitos colaterais da raiz de girassol
Em caso de overdose de medicamentos ou uso indevido de rizomas de girassol, podem causar efeitos colaterais. Nomeadamente:
- aumento da pressão arterial;
- irritação e coceira na pele;
- náuseas e indisposição intestinal;
- dor de cabeça.
Se ocorrerem tais sintomas, deve-se interromper a ingestão de caldos medicinais e aguardar até que o estado do corpo volte ao normal.
No contexto do uso das raízes, podem surgir sensações desagradáveis nas articulações e nos rins, sensação de ardor ao urinar. Esses efeitos colaterais são considerados a norma, eles indicam a remoção bem-sucedida dos depósitos de sal do corpo.
O que a raiz do girassol cura?
Basicamente, os rizomas do girassol são usados para combater as pedras nos órgãos internos. Mas também podem ser usados para melhorar os processos metabólicos e fortalecer os vasos sanguíneos.
Raízes de girassol de cálculos biliares
As propriedades de limpeza do girassol são usadas para pedras na bile. Normalmente, este caldo é usado:
- um copo de raízes secas finamente picadas é derramado em 3 litros de água;
- as matérias-primas são fervidas por 5 minutos;
- o caldo é resfriado e filtrado com gaze.
Recomenda-se beber o produto 1 litro por dia em várias doses. No total, o tratamento continua por 3 semanas, tempo durante o qual as pedras devem desaparecer ou diminuir significativamente.
Raiz de girassol para pedras nos rins
O uso tradicional de rizomas de girassol é preparar uma decocção para cálculos renais. A receita é a mesma:
- as matérias-primas trituradas em um volume de vidro são despejadas em 3 litros de água;
- ferva por apenas 5 minutos.
O tratamento continua por 30-60 dias. Após o término do prazo, é necessário fazer uma ultrassonografia e passar nos testes para ter certeza de que as pedras realmente diminuíram de tamanho ou desapareceram.
A raiz de girassol pode ser uma boa alternativa ao ultrassom ou procedimentos cirúrgicos. Mas antes de usar o caldo, você precisa se certificar de que as pedras pertencem ao grupo do urato ou oxalato. Com concreções de origem alcalina, o girassol não trará benefícios.
Uma característica importante da decocção é que ela dissolve suavemente as pedras, e não apenas as remove do corpo. No tratamento com raiz de girassol, não há dor causada pelo movimento das pedras.
Raízes de girassol para gota
A gota é uma doença desagradável e perigosa que se desenvolve devido aos depósitos de sal nas articulações e progride rapidamente. Rizomas de girassol podem aliviar o curso da doença.
Para remover os sais das juntas, usa-se uma decocção tradicional - um copo de matéria-prima medicinal seca é diluído em 3 litros de líquido e fervido por vários minutos. Mas você precisa beber o produto coado em outras quantidades - 1,5 xícaras duas vezes ao dia com o estômago cheio. A melhora do quadro geralmente ocorre após 14 dias e é aconselhável continuar o tratamento por 4-5 semanas.
Raiz de girassol para articulações
Os rizomas de girassol são benéficos não apenas para a gota, mas também para a maioria das outras doenças articulares. Com a ajuda de infusões e decocções, você pode tratar:
- artrite e artrose;
- reumatismo;
- osteocondrose.
Existem muitos componentes antiinflamatórios na composição das matérias-primas - o principal deles é a vitamina C. Com o uso regular, as raízes do girassol ajudam a aliviar a dor e a inflamação, melhorar a mobilidade articular e eliminar a sensação de rigidez.
Para o tratamento, usam-se compressas - gaze ou pano umedecido com um medicamento e aplicado no local dolorido durante toda a noite.
Raiz de girassol para cistite
Para as mulheres, as propriedades diuréticas da raiz de girassol são particularmente benéficas. As matérias-primas medicinais ajudam a enfrentar os processos inflamatórios na pequena pelve, a remover as toxinas do corpo e a combater as bactérias nocivas.
No interior, uma decocção para cistite é usada de acordo com esta receita:
- 200 g de matéria-prima seca são triturados e adicionados a 3 litros de líquido;
- mantenha no fogo por apenas 2 minutos;
- a bebida acabada é insistida por mais uma hora.
O remédio filtrado deve ser bebido três vezes ao dia, recomenda-se continuar o tratamento por um mês.
Além disso, na cistite, o tratamento com banhos de vapor à base de rizomas de girassol é benéfico. Eles são feitos de acordo com o seguinte algoritmo:
- 200 g de produto seco são moídos;
- em um grande balde esmaltado de 3 litros, as matérias-primas são fervidas por 10 minutos;
- insistir fechado por mais um quarto de hora.
Em seguida, remova a tampa do balde, instale com segurança o assento do vaso sanitário na parte superior e aqueça a pequena bacia sobre o vapor crescente por 20 minutos. Em primeiro lugar, certifique-se de que o caldo teve tempo de esfriar um pouco e os vapores não queimam a pele.
Depois de tomar esse banho de vapor, você precisa envolver as coxas com um xale de lã quente e ir imediatamente para a cama. O procedimento é realizado diariamente até o desaparecimento dos sintomas da cistite.
Raiz de girassol para diabetes
Os rizomas de girassol limpam bem as toxinas do corpo e regulam o metabolismo. Portanto, eles podem ser de grande benefício no diabetes. No contexto do uso de matérias-primas, o nível de açúcar diminui, o trabalho do pâncreas melhora.
Para o tratamento do diabetes, não o caule principal do girassol, geralmente é usado a raiz, mas as raízes de alimentação, que se parecem com vários fios de cabelo finos localizados nas laterais. O medicamento é preparado da seguinte forma:
- os pelos da raiz são cortados, secos e esmagados;
- despeje 1 colher grande de matéria-prima com 2,5 litros de água fervente;
- insista no remédio por 30 minutos.
Em seguida, a infusão deve ser filtrada. Eles bebem a droga em 100 ml até 4 vezes ao dia, enquanto uma porção fresca deve ser preparada diariamente.
Raiz de girassol para dores de cabeça e pressão
Os rizomas de girassol fortalecem os vasos sanguíneos, ajudam na hipertensão e aliviam as dores de cabeça causadas por picos de pressão. O potássio presente nas matérias-primas medicinais regula o equilíbrio hídrico do corpo e normaliza a atividade cardíaca. Devido a isso, o risco de desenvolver ataques cardíacos é reduzido.
Com hipertensão e enxaquecas, uma decocção de rizomas pode ser tomada por via oral, 1 copo duas vezes ao dia. Um remédio para uso externo tem um bom efeito:
- para 100 g de matéria-prima picada, use 0,5 litro de água;
- mantenha em fogo médio até que o líquido evapore pela metade;
- esfrie e filtre o caldo resultante.
O medicamento finalizado deve ser esfregado nas têmporas 3-4 vezes ao dia com movimentos fortes, mas cuidadosos.
Como preparar raiz de girassol adequadamente
O principal remédio é a prescrição de raiz de girassol para pedras nos rins. Uma decocção é preparada de acordo com um algoritmo simples:
- um copo de produto seco esmagado é derramado com água em um volume de 3 litros;
- ferva por 5-10 minutos;
- deixe esfriar sob a tampa, filtre e guarde na geladeira.
Como beber raiz de girassol
Para remover os caroços de sal dos rins, articulações e vesícula biliar, o caldo de girassol deve ser bebido na quantidade de 1 litro por dia. A dosagem diária é dividida em 3-4 porções, o produto é tomado em pequenos goles. Pode ser consumido antes e depois das refeições, mas é melhor fazê-lo com o estômago cheio e não com fome.
A duração do tratamento depende da condição do corpo. Em média, você precisa beber um caldo curativo dentro de um mês. Durante um ano, você pode se submeter a tratamento com um remédio popular 1-2 vezes, não pode usar decocções e infusões constantemente.
Receitas de raiz de girassol
O uso de raízes de girassol na medicina popular não se limita à excreção de sais. Além da decocção para os rins, com base nas matérias-primas, você pode preparar chá, tintura e pomada para aplicação externa.
Tintura para doenças articulares
Para artrite e reumatismo, uma tintura forte tem um bom efeito. Eles fazem assim:
- a raiz é esmagada na quantidade de 1 xícara;
- despeje 500 ml de vodka;
- as matérias-primas são removidas por 4 semanas em local escuro para infusão;
- o produto acabado é filtrado em gaze.
Aplique a tintura apenas externamente - para esfregar e fazer compressas. O produto tem fortes propriedades de aquecimento e ajuda a aliviar a inflamação e a dor.
Chá para fortalecimento da imunidade
Com imunidade enfraquecida e resfriados frequentes, você pode preparar um chá fortalecedor a partir de rizomas de girassol. Eles fazem assim:
- corte o caule fresco da planta na quantidade de 3 colheres grandes;
- as matérias-primas são despejadas em um bule comum e despejadas em água fervente;
- insista por 15 minutos e depois beba como um chá normal.
A bebida não tem um sabor pronunciado e geralmente não há problemas em tomá-la em sua forma pura. Mas se desejar, você pode adicionar uma colher de mel natural ao chá da raiz do girassol, os benefícios disso só serão maiores.
Decocção para limpar os vasos sanguíneos
A raiz de girassol fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e evita a formação de placas de colesterol. Para purificar o sangue e prevenir o desenvolvimento de aterosclerose, você pode usar uma decocção comum:
- Derrama-se 200 g de raízes secas finamente picadas em 3 litros de água;
- Mantenha em fogo baixo por 10 minutos;
- insista sob a tampa por meia hora.
Você precisa beber um remédio para fortalecer os vasos sanguíneos três vezes ao dia, 300 ml, e o tratamento total é continuado por pelo menos 2 meses.
Pomada para fortalecer o esmalte dentário
Com o aumento da sensibilidade dos dentes e microfissuras no esmalte, uma pomada pode ser preparada a partir de rizomas de girassol. Eles fazem assim:
- um caroço fresco ou seco é transformado em mingau em um moedor de carne ou liquidificador, você também pode comprar matéria-prima pronta em uma farmácia;
- mingau ou pó seco comprado é ligeiramente diluído com água até a consistência desejada;
- a mistura é aplicada nos dentes duas vezes ao dia, após a escovação matinal e noturna.
Você precisa manter a composição curativa por meia hora, depois enxágue bem a boca.
Dicas úteis
Os rizomas de girassol são um remédio popular eficaz e seguro. Porém, antes de retirar o cálculo renal, é recomendável fazer exames, consultar um médico e fazer um ultrassom. Isso garantirá que as pedras em sua origem realmente pertençam ao grupo que a medicina doméstica pode controlar.
As raízes do girassol são boas para depósitos de juntas. Mas deve ser lembrado que uma decocção baseada neles apenas dissolve sais, mas não pode restaurar o tecido cartilaginoso danificado. É melhor usar um remédio popular para a prevenção da gota e nos estágios iniciais da doença, então ele trará benefícios perceptíveis.
Ao comprar matéria-prima em uma loja especializada ou na Internet, existe o risco de ser falsificado. Mas é muito simples verificar a qualidade e naturalidade da raiz do girassol. Para isso, é necessário infundir em água fervente por 10 minutos, a infusão deve adquirir uma rica cor marrom escura e com cheiro de óleo vegetal. Se o produto tiver aparência e cheiro diferentes, é uma falsificação.
Conclusão
A raiz de girassol é um remédio popular bem conhecido para pedras nos rins e articulações. Quando usado corretamente, tem um bom efeito, embora a área de ação seja limitada apenas por depósitos de ácido.