Contente
As propriedades da urtiga para o sangue são determinadas pela presença de componentes biologicamente ativos: vitaminas, histamina, glicosídeos, flavonóides, taninos e outros. São compostos orgânicos valiosos que aceleram o metabolismo e levam a uma limpeza "suave" e gradual. Percebe-se também que a urtiga estimula a hematopoiese e contribui em parte para os processos de coagulação, principalmente na forma de uma tintura alcoólica forte.
Como a urtiga afeta o sangue
É amplamente aceito que a urtiga engrossa o sangue. E nesse sentido, não pode ser utilizado na alimentação de pessoas com coagulabilidade aumentada, com tendência a formar coágulos sanguíneos, varizes, aterosclerose e outras doenças.
Essa ideia se deve ao fato de a urtiga conter vitamina K (mais precisamente, a forma K1: filoquinona), que realmente contribui para a coagulação do sangue em caso de danos (ferimentos, arranhões). No entanto, estudos têm mostrado que apenas um extrato alcoólico espesso de urtiga (tintura em álcool 60%) tem um efeito significativo neste processo. Além disso, a taxa de coagulação aumenta apenas em um terço (32,4-33,3%).
Já os extratos aquáticos (sopa, chá, caldo), assim como folhas e caules frescos, não têm efeito significativo na formação de coágulos sanguíneos. Assim, a urtiga não afina o sangue, pelo contrário, engrossa. Mas essa influência é extremamente insignificante (com exceção da infusão alcoólica). Portanto, o consumo moderado de urtigas frescas e em pratos é permitido para todas as pessoas.
A composição e o valor da planta
A planta também inclui uma série de outros componentes valiosos:
- Vitaminas B;
- vitamina C;
- caroteno;
- histamina;
- taninos;
- glicosídeos;
- colina;
- proteínas vegetais;
- celulose;
- fitoncidas;
- Chiclete;
- compostos fenólicos;
- oligoelementos (manganês, ferro, boro, cobre, titânio, níquel, cromo, molibdênio).
A urtiga tem um efeito positivo não apenas no sangue, mas também em outros sistemas. Graças à sua aplicação, ocorre o seguinte:
- melhoria dos processos metabólicos;
- aumento da imunidade;
- estimulando a digestão;
- limpar o corpo de produtos de meia-vida ("escórias");
- normalização dos níveis de glicose no sangue;
- estimulando o apetite.
Nettle tem:
- calmante;
- anti-inflamatório;
- anticonvulsivante;
- anti-envelhecimento;
- expectorante;
- produção de leite;
- antisséptico;
- efeito analgésico leve (nas articulações e acima).
Por que urtiga é boa para sangue
Os benefícios da erva não são apenas o fato de promover a coagulação do sangue. Folhas e caules contêm componentes biologicamente ativos que aceleram o metabolismo. A urtiga limpa o sangue. Tomando com moderação:
- estimula os processos de hematopoiese;
- aumenta a síntese de protrombina no fígado, que interrompe o sangramento;
- ajuda a curar a anemia (anemia - um número reduzido de glóbulos vermelhos).
Indicações de uso
O efeito benéfico da planta já foi comprovado cientificamente, por isso é usada não só na medicina popular, mas também na medicina oficial. As folhas e caules de urtiga e dióica são usados para a prevenção e tratamento de várias doenças dos sistemas respiratório, cardiovascular e outros sistemas do corpo. A erva é usada para sangramento, hemorróidas, problemas de fígado e vesícula biliar, tuberculose, gota, reumatismo, tosse convulsa, anemia, alergias.
A urtiga limpa o sangue e fortalece o corpo. Portanto, ele também pode ser usado por pessoas saudáveis para prevenir infecções virais, aumentar a resistência ao estresse e prevenir distúrbios metabólicos.
Métodos de aplicação
A urtiga não é usada para diluir o sangue porque torna o sangue mais espesso. Mas no caso das formas aquosas (suco, caldo, chá), esse efeito é quase imperceptível. O uso da planta permite fortalecer o corpo, normalizar o metabolismo e limpar os vasos sanguíneos.
Decocção
Para preparar uma decocção de urtiga, pegue 1 copo de matéria-prima e despeje 500 ml de água em temperatura ambiente. Coloque em banho-maria, leve para ferver e mantenha em fogo baixo por 15-20 minutos. Em seguida, o recipiente é embrulhado e colocado sob uma tampa de cerâmica por 2-3 horas (até que esfrie completamente). É tomado por via oral em meio copo, 3 vezes ao dia antes das refeições.
Pode ser armazenado na geladeira ou outro local fresco por no máximo 2 dias.
Sumo
O suco de urtiga espremido na hora é usado para limpar o sangue e tratar a anemia. As folhas são lavadas e amassadas para obtenção do suco. Tome 1 colher de chá. dentro antes do almoço (3 vezes ao dia).
Chá
As folhas secas são usadas para fazer chá. Pegue 10 g de urtiga (1 colher de sopa. L.) E despeje um copo de água fervente. Cubra com uma tampa de cerâmica, pode ser embrulhado em um pano. Insista por três horas (até esfriar completamente) e, em seguida, filtre. Beba chá durante o dia - meio copo pela manhã e o mesmo à noite.
Há outra receita: pegue 25 g de urtiga (2 colheres de sopa cheias) e despeje 750 ml de água fervente. Insista por 10 minutos, depois coe e tome 1/3 de xícara 8-10 vezes ao dia.
Regras de aplicação
A urtiga tem um efeito benéfico no corpo, mas isso não significa que possa ser ingerida por todas as pessoas e em qualquer quantidade. A erva tem limitações e contra-indicações. Mesmo uma pessoa saudável pode desenvolver intolerância individual a certos componentes. Se ocorrer uma reação alérgica, a bebida à base de ervas deve ser interrompida imediatamente e um médico deve ser consultado.
Em geral, não é mais do que 30 dias, com menos frequência - até três meses (com pausas semanais a cada 3-4 semanas).
Posso tomar durante a gravidez e hepatite B?
Não há proibição estrita de tomar a erva durante a gravidez e durante a amamentação. O chá de urtiga pode ser usado ainda no terceiro trimestre, assim como imediatamente após o parto. Você pode adicionar hortelã, framboesa, limão ou mel em pequenas quantidades para dar sabor e saúde.
Ao mesmo tempo, você não pode iniciar o curso sozinho - você precisará de uma consulta médica. Durante a amamentação, tomar urtiga pode provocar alergias e distúrbios metabólicos no bebê. Portanto, é melhor adiar o uso de decocções.
Com que idade as crianças podem
De acordo com as regras gerais, as crianças podem receber urtigas a partir dos 12 anos. As crianças não precisam dessa erva. Mesmo que a criança tenha problemas de coagulação do sangue, os médicos prescrevem outros remédios mais eficazes.
Limitações e contra-indicações
Não existe uma ligação direta entre a urtiga e a formação de coágulos sanguíneos (coágulos de plaquetas) no sangue. Mas isso não significa que o caldo e a tintura de álcool possam ser consumidos de forma descontrolada.Em alguns casos, existem restrições e contra-indicações ao uso de tais fundos:
- aumento da coagulação do sangue;
- insuficiência renal;
- Retenção de fluidos;
- tumores;
- próximas operações;
- intolerância individual a componentes individuais.
Além disso, a urtiga deve ser tomada com cautela por pacientes com patologias graves: acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, tromboembolismo e outros. Nesses casos, você precisa seguir estritamente as recomendações do médico e não se automedicar.
Conclusão
As propriedades da urtiga no sangue estão principalmente relacionadas apenas com os efeitos positivos. A erva medicinal promove a limpeza, melhora os processos de coagulação, rejuvenesce o corpo e fortalece o sistema imunológico. A urtiga não deve ser considerada um remédio para todas as doenças. Esta é apenas uma medida adicional de tratamento ou prevenção. Se o médico estabeleceu um determinado curso de terapia, ele deve ser considerado prioritário.