Contente
- 1 As propriedades curativas da urtiga em ginecologia
- 2 Por que a urtiga é útil para o corpo de uma mulher
- 3 O que mais ajuda a urticária em ginecologia
- 4 O uso de urtiga em ginecologia
- 4.1 Com erosão
- 4.2 Com mioma
- 4.3 Com endometriose
- 4.4 Com menopausa
- 4.5 Com pólipos e cistos
- 4.6 Com leucorréia
- 4.7 Para contração do útero após o parto
- 4.8 Depois de uma cesariana
- 4.9 Depois de um aborto ou aborto espontâneo
- 4.10 Com cistite
- 4.11 Com mastopatia
- 4.12 Com vulvite
- 4.13 Com úlceras nos lábios
- 4.14 Com vaginite
- 4.15 Com câncer de ovário
- 5 Limitações, contra-indicações, efeitos colaterais
- 6 Conclusão
- 7 Avaliações sobre o uso de urtiga em ginecologia
As plantas medicinais são frequentemente utilizadas como parte de um tratamento combinado. Muitas ervas são oficialmente reconhecidas pela medicina tradicional e têm sido usadas com sucesso em combinação com medicamentos. Por exemplo, as propriedades medicinais da urtiga em ginecologia possibilitam a realização de terapia e prevenção de várias doenças do aparelho reprodutor. A vantagem dos produtos feitos de plantas medicinais é o risco mínimo de reações colaterais.
As propriedades curativas da urtiga em ginecologia
A erva tem uma composição química única. A urtiga é utilizada como agente antiinflamatório, desinfetante e hemostático na área de ginecologia. Normalmente, as preparações à base de plantas medicinais são recomendadas na ausência de contra-indicações para o uso. A urtiga é prescrita para períodos abundantes, contração insuficiente do útero.
A erva é considerada uma planta feminina desde os tempos antigos. As propriedades curativas são devidas à rica composição:
- minerais e vitaminas (A, B, C, K);
- Aminoácidos essenciais;
- fitoncidas;
- fitoestrogênios;
- clorofila.
Esses componentes do complexo contribuem para a normalização dos órgãos do sistema reprodutor. O suco de urtiga tem efeito hemostático, o que permite que seja usado para sangramento uterino ou secreção intensa durante a menstruação.
Por que a urtiga é útil para o corpo de uma mulher
A planta se distingue por uma gama de propriedades valiosas. Preparações e remédios fitoterápicos são usados em ginecologia para várias patologias e condições fisiológicas.
Com menstruação
A planta é conhecida por ser uma fonte de magnésio. Este elemento tem um efeito positivo no bem-estar e no funcionamento dos órgãos relacionados com a área da ginecologia. A urtiga ajuda a normalizar o ciclo e a eliminar a dor durante os dias críticos.
Com sangramento uterino
A vitamina K, que faz parte da composição, participa da produção da complexa proteína protrombina. Ele fornece coagulação do sangue. As decocções de matérias-primas secas são úteis após uma perda significativa de sangue devido ao efeito de afinamento e à restauração do número de glóbulos vermelhos.
Durante a gravidez
O estado fisiológico requer ingestão adicional de nutrientes no corpo. Os chás preparados a partir de uma mistura dos seguintes componentes têm um efeito benéfico:
- folhas secas de urtiga e framboesa, alfafa, hortelã-pimenta;
- palha de aveia;
- Trevo vermelho.
Uma bebida com a adição de ervas medicinais pode melhorar seu bem-estar e reduzir o risco de intoxicação.
É possível beber urtiga com ameaça de aborto
Sabe-se que a decocção de raízes ou sementes de urtiga é útil para neoplasias benignas relacionadas ao campo da ginecologia, bem como outras patologias. Os remédios fitoterápicos podem ser ingeridos durante a gravidez. Com a ameaça de aborto espontâneo, é possível usar infusões, chás e decocções de urtiga somente com consulta a um especialista. É necessário determinar a causa da patologia para não provocar o agravamento do quadro.
Ao amamentar
A planta não é contra-indicada em ginecologia durante o período de lactação. A erva contém clorofila. Como parte da tintura, este componente ajuda a aumentar o tônus da maca e a reduzir os vasos sanguíneos, o que diminui a intensidade do sangramento após o parto. Os chás de ervas contêm uma quantidade significativa de nutrientes que aumentam a imunidade e previnem o desenvolvimento de anemia.
Benefícios para a concepção
Tinturas e decocções de sementes de urtiga ajudam a aumentar o lúmen das trompas de falópio. Isso aumenta a probabilidade de concepção. O risco de gravidez ectópica durante o uso de medicamentos para urtiga é significativamente reduzido.
O que mais ajuda a urticária em ginecologia
Para o tratamento de doenças femininas, não só as folhas são utilizadas, mas também as raízes, bem como as sementes de uma planta útil. A erva urtiga é usada em ginecologia devido às suas propriedades medicinais. Os especialistas prescrevem produtos feitos de matérias-primas naturais para as seguintes patologias:
- infecções genitais;
- tumores benignos;
- Neoplasias malignas;
- erosão cervical;
- disfunção ovariana;
- endometriose;
- síndrome da dor durante a menstruação.
Decocções, infusões e tinturas de urtiga são recomendadas no período pós-parto. Eles têm um efeito positivo no corpo após abortos espontâneos e também abortos. Meios feitos de sementes, raízes e folhas para ingestão interna e ducha podem ser usados durante a gravidez, menopausa, lactação.
O uso de urtiga em ginecologia
A erva é essencial para a saúde da mulher. A sua vantagem reside na possibilidade de utilizar várias formas farmacêuticas no domínio da ginecologia.
Com erosão
Os benefícios da urtiga para as mulheres são o seu efeito antiinflamatório. A clorofila é conhecida por promover a regeneração do tecido. Para o tratamento da vulvite e da erosão cervical, recomenda-se o uso de tampões de gaze embebidos em suco de urtiga espremido na hora. O produto é inserido na vagina imediatamente antes de deitar.
Com mioma
As causas dos tumores benignos na camada muscular do útero são desconhecidas. Em ginecologia, existem várias teorias que explicam a etiologia e a patogênese dos nódulos miomatosos. Acredita-se que o crescimento de vários tipos de neoplasias seja causado por desequilíbrios hormonais.
O uso de decocções feitas de sementes, bem como raízes de urtiga, contrai os vasos sanguíneos. Gradualmente, o fluxo sanguíneo diminui, o que ajuda a reduzir a intensidade do crescimento dos miomas.
Para preparar um caldo concentrado, tome uma colher de sopa de matéria-prima (sementes e raízes trituradas), despeje 200 ml de água. O produto é cozido em fogo baixo até que metade do líquido tenha evaporado. A composição é insistida por meia hora e, em seguida, filtrada. O curso do tratamento é de três semanas. Para três colheres de sopa do caldo, você deve tomar um copo de água. O remédio é ingerido antes das refeições, quatro vezes ao dia.
Com endometriose
A patologia tem diversas variedades e se manifesta pela disseminação e penetração das células endometriais uterinas em diferentes tecidos do corpo. A endometriose pode afetar não apenas órgãos relacionados ao campo da ginecologia.Sua principal manifestação é uma síndrome de dor pronunciada que coincide no tempo com o início dos dias críticos. Isso se deve ao funcionamento cíclico das células endometriais nos tecidos afetados. Durante a menstruação, eles também são rejeitados, o que é acompanhado por sangramento e posterior desenvolvimento de inflamação.
Para endometriose, você pode usar infusão de ervas. Matérias-primas vegetais são despejadas em 300 ml de água fervente. Para preparar um remédio útil, tome uma colher de chá de celidônia seca e urtiga (na forma de um pó de folhas secas - uma colher de sopa). A composição é colocada em uma garrafa térmica por 15 minutos, filtrada. A dosagem envolve tomar o medicamento quatro vezes ao dia, 75 ml.
Com menopausa
A erva é uma fonte de fitoestrógenos. O uso sistemático de medicamentos de uma planta medicinal contribui para a regulação do ciclo. Reduzir as manifestações da menopausa é essencial.
Para normalizar a saúde, uma decocção é usada, incluindo uma mistura de ervas secas (uma colher de chá cada):
- orégano;
- urtiga.
As matérias-primas são despejadas em 250 ml de água fervente e fervidas em banho-maria por dez minutos. Após o resfriamento, o caldo deve ser filtrado e dividido em quatro porções. O remédio é bebido durante o dia.
Com pólipos e cistos
O aparecimento de neoplasias benignas relacionadas à ginecologia costuma estar associado ao desequilíbrio hormonal. Para normalizar o nível de esteróides sexuais, é necessário levar uma farmácia, que é representada por extrato de urtiga. Dissolva 25 gotas do produto em um copo d'água e tome três vezes ao dia.
Com leucorréia
O efeito anti-séptico é devido aos fitoncidas, que são substâncias biologicamente ativas. Eles ajudam a suprimir infecções fúngicas ou bacterianas em doenças relacionadas à ginecologia.
Para o tratamento de infecções, utiliza-se ducha higiênica com decocções e infusões de folhas de urtiga. Para isso, tome um líquido excepcionalmente quente. Flores e folhas secas de camomila (uma colher de sopa cada) são derramadas com água fervente. A ferramenta é mantida em uma garrafa térmica por uma hora. Depois de coar, o caldo morno é usado para ducha, que é feita duas vezes ao dia durante um mês.
Para contração do útero após o parto
A disfunção de um órgão do sistema reprodutor freqüentemente leva ao desenvolvimento de um processo inflamatório. Para melhorar a contração do útero no período pós-parto inicial, a infusão de urtiga ajuda. Para prepará-lo, é necessário derramar três colheres de sopa de matéria-prima com 500 ml de água fervente. O remédio é insistido por meia hora. A dosagem é de 100 ml. A infusão é administrada durante duas semanas, três vezes ao dia.
Depois de uma cesariana
O parto cirúrgico costuma ser a causa do desenvolvimento de consequências desagradáveis. Após a cesárea, pode-se usar infusões de folhas de urtiga, erva-mãe, mil-folhas e peônia (15 g cada). As matérias-primas são derramadas com um copo de água fervente e insistiu por dez minutos. Coe antes de tomar o remédio. A duração da terapia é de três meses.
Depois de um aborto ou aborto espontâneo
O chá de urtiga inibe o desenvolvimento de hematomas. Essa complicação é consequência da curetagem de má qualidade da cavidade uterina e da função contrátil prejudicada.
Folhas secas de urtiga e chá preto são colocados em um copo de água fervente (em uma colher de sobremesa).A composição é atormentada em banho-maria por dez minutos, resfriada e filtrada. A bebida é bebida cinco vezes ao dia antes das refeições em uma colher de sopa.
Com cistite
Vale ressaltar que a inflamação da uretra é mais comum em mulheres. Isso se deve à estreiteza fisiológica da uretra. Na falta de tratamento, a diminuição da imunidade provoca um processo inflamatório na bexiga. A cistite não se refere apenas ao campo da urologia, mas também da ginecologia. Uma doença infecciosa se manifesta por dor na parte inferior do abdômen, micção frequente com uma sensação de queimação característica.
Para a prevenção e tratamento da cistite, você pode usar não só a folha de mirtilo. Por exemplo, decocções, infusões e chás de urtiga são úteis para mulheres com inflamação da bexiga.
As folhas são secas, derramadas com água fervente. A bebida é bebida após resfriar a uma temperatura confortável. A composição pode ser enriquecida com folhas de equinácea e framboesa. Meios são bebidos após uma refeição em um copo.
Com mastopatia
Um tumor benigno das glândulas mamárias é diagnosticado em mulheres de diferentes idades. Quando encontrado, é útil usar infusões que incluem as seguintes ervas:
- artemísia;
- banana da terra;
- sábio;
- urtiga.
Uma colher de sopa da coleção é derramada com um copo de água fervente e insistiu por uma hora. A bebida é tomada três vezes ao dia em um quarto de copo.
Com vulvite
Uma doença relacionada ao campo da ginecologia pode ser tratada com métodos da medicina tradicional. Um bom efeito é produzido por decocções de ervas (em uma colher de sopa):
- Erva de São João;
- folhas de urtiga.
Matérias-primas (erva de São João) despeje 250 ml de água fervente e cozinhe em fogo médio por dez minutos. Em seguida, adicione a urtiga, retire do fogo e deixe por 15 minutos. Coe a composição antes de usar. O tratamento é realizado em duas semanas.
Com úlceras nos lábios
Erupções na área íntima geralmente são desencadeadas pelo vírus herpes simplex. Nesse caso, pode-se usar a urtiga, muito utilizada na ginecologia por suas propriedades medicinais e composição única. Os especialistas recomendam fazer banhos de assento com decocções e infusões de uma planta medicinal. Uma colher de sopa de matéria-prima é despejada com água fervente, fervida em fogo baixo por dez minutos.
Com vaginite
A doença do campo da ginecologia é provocada por uma flora condicionalmente patogênica. Para eliminar o processo inflamatório da vagina, são utilizadas decocções em forma de ducha higiênica. Rizomas de urtiga esmagados (duas colheres de sopa) despeje 250 ml de água fervente. A composição é cozida em fogo médio por 25 minutos. Após o tempo especificado, adicione uma colher de sopa de folhas da planta e cozinhe o produto por mais cinco minutos. Em seguida, é resfriado e filtrado.
Com câncer de ovário
Grass na presença de tumores malignos é usado como método auxiliar em ginecologia. Decocções e infusões de urtiga aliviam a condição após a quimioterapia, fortalecem o sistema imunológico e previnem recaídas. A vitamina K, que faz parte da droga, melhora a coagulação do sangue.
Para preparar uma bebida curativa, matérias-primas vegetais (7 g) são despejadas em 200 ml de água fervente e insistidas por meia hora. Coe antes de usar. A infusão é bebida em uma colher de sopa três vezes ao dia.
Limitações, contra-indicações, efeitos colaterais
A planta é rica em substâncias biologicamente ativas. A urtiga, quando usada em ginecologia, tem propriedades medicinais e contra-indicações.O uso da erva durante a gravidez só é possível após consulta ao médico. Nas fases iniciais, o uso de decocções e infusões pode provocar um aborto espontâneo e, nas fases posteriores, uma diminuição do fluxo sanguíneo.
Acredita-se que os fitoestrógenos contidos na urtiga podem causar o crescimento de células malignas. Meios feitos com base em uma planta medicinal devem ser usados com cautela.
As contra-indicações para uso em ginecologia também incluem:
- tendência à formação de trombos;
- hipertensão;
- patologia do fígado e rins;
- intolerância individual.
Conclusão
As propriedades curativas da urtiga em ginecologia são ativamente usadas para tratar várias doenças. As decocções e infusões são feitas das sementes, raízes e folhas de uma planta medicinal, que são uma fonte de substâncias úteis. Os recursos podem ser utilizados durante a gestação e a lactação, bem como na fase de planejamento familiar.
Avaliações sobre o uso de urtiga em ginecologia
Para a prevenção e o tratamento de doenças femininas, as ervas medicinais são frequentemente recomendadas. Por exemplo, as folhas de urtiga são amplamente utilizadas em ginecologia devido às suas propriedades medicinais. Avaliações contêm informações sobre a eficácia do uso da erva para várias patologias da esfera reprodutiva.