Contente
- 1 A composição e o valor da planta
- 2 Propriedades hemostáticas da urtiga
- 3 Como preparar e beber urtiga para sangramento uterino
- 4 O uso de urtiga para hemorróidas com sangue
- 5 Urtiga para hemorragias nasais em crianças e adultos
- 6 Aplicação de folhas secas de urtiga para sangrar
- 7 Limitações, contra-indicações, efeitos colaterais
- 8 Conclusão
- 9 Avaliações sobre o uso de urtiga para sangrar
Na medicina popular, uma decocção de urtiga é freqüentemente usada para sangramento de várias etiologias. Isso se deve à composição química e às propriedades curativas da planta. Para não agredir o organismo, é necessário conhecer os métodos, procedimentos e doses do medicamento.
A composição e o valor da planta
A composição química da urtiga é muito rica, inclui vitaminas (A, B2, B4, B9, C, K), macro (sódio, cloro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio) e microelementos (cobre, ferro, manganês) .
O teor de ácido ascórbico na planta é maior do que no limão ou na groselha preta e, na presença de caroteno, está à frente da cenoura, do espinheiro marítimo e da azeda.
A medicina tradicional e oficial reconhece suas propriedades benéficas e é amplamente utilizada na prática médica. Entre eles:
- anti-inflamatório;
- imunoestimulante;
- antioxidante;
- tônica;
- diuréticos;
- fortificação;
- ações hemostáticas.
Propriedades hemostáticas da urtiga
Devido ao seu alto teor de vitamina K, que aumenta a coagulação do sangue e previne a inflamação, as folhas de urtiga ajudam no sangramento. Os preparativos baseados neles são usados tanto para ferimentos externos quanto para ferimentos internos. A planta promove a cicatrização de feridas e interrompe o sangramento renal, uterino, pulmonar e intestinal. A clorofila promove uma cura rápida, estimulando o organismo, melhorando o metabolismo, tonificando o centro respiratório e o funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos.
A urtiga pode causar sangramento?
A planta medicinal auxilia na regeneração celular, interrompe o sangue, aumenta sua coagulação, satura o corpo com substâncias úteis. No entanto, o uso da decocção durante a gravidez é perigoso. Nos estágios iniciais, o remédio pode provocar contração uterina e parto prematuro, portanto, você deve evitar tomá-lo.
Como preparar e beber urtiga para sangramento uterino
A composição química da planta permite estancar o sangramento uterino, reduzir o risco de desenvolver doenças infecciosas, interromper a inflamação do útero, reduzir a dor e os espasmos e melhorar o bem-estar da mulher. Por esse motivo, em ginecologia, a urtiga é muito utilizada para sangramento.
Causas de sangramento uterino
A causa do sangramento uterino pode ser processos infecciosos, complicações após o aborto e parto, doenças inflamatórias, intervenções cirúrgicas, uso de antipsicóticos, anticoncepcionais, distúrbios do sistema endócrino e estresse.
O uso de medicamentos à base de urtiga ajuda a estancar o sangramento, mas é preciso lembrar que, quando usados junto com medicamentos, a reação pode ser indesejável, por isso é recomendável consultar um ginecologista.
Na maioria das vezes, os médicos recomendam urtiga para sangramento após o parto e cirurgia.
Como fazer cerveja
Na hora de preparar uma decocção, é preciso lembrar que o grau e a velocidade de seu efeito no corpo dependem de um preparo correto. Os materiais vegetais são colhidos no final de maio, secos à sombra. As folhas de urtiga são esmagadas antes de preparar o caldo. O principal segredo é que as matérias-primas não são fervidas. É despejado em um prato de cerâmica ou vidro, despejado com água, levado para ferver e retirado do fogo. Dê o caldo para fermentar e filtre.
Receitas de decocção de urtiga para sangramento uterino
Se você beber decocções de urtiga com sangramento uterino, isso permite que você estimule a contração do útero após o parto, reduzindo significativamente a perda de sangue. Para tanto, é preparado um meio de aumento da concentração:
- Leve 300 ml de água para ferver.
- Adicione 3 colheres de sopa. eu. folhas secas.
- Insista em 30 minutos.
- Filtrado.
Quando o sangramento começa devido a níveis hormonais instáveis, uma decocção menos saturada é preparada com 1 colher de urtiga seca e um copo de água fervente.
Infusão de urtiga para sangramento
Para parar o sangramento após a cirurgia, acelerar a regeneração do tecido e aliviar o desconforto abdominal, você pode usar não apenas decocções de matérias-primas secas, mas também infusões de urtiga fresca. Isto exige:
- Prepare 100 g de folhas.
- Pique-os bem.
- Despeje água fervente (300 ml).
- Para mexer bem.
- Feche a tampa e embrulhe com um pano por duas horas.
Como beber urtiga para sangrar
Com sangramento abundante do útero, beber urtiga na forma de decocção é necessário em um período de duas semanas. O produto filtrado acabado é consumido várias vezes ao dia, 100 ml por dose. Ele permite que você limpe o sangue e coágulos do útero após o parto.
Quando o sangramento começa, o curso é de três dias. O efeito positivo é observado após o primeiro dia de internação. A infusão é bebida 50 ml a cada quatro horas. O curso é de 5 a 7 dias.
O uso de urtiga para hemorróidas com sangue
Para hemorróidas com sangramento, as urtigas são usadas de diferentes formas:
- tinturas;
- chá;
- caldo;
- microclysters;
- velas;
- pomadas;
- bandejas.
Como resultado de seu uso, o sangramento para, o funcionamento do trato gastrointestinal é restaurado, as alterações patológicas nas paredes das veias diminuem e as feridas cicatrizam mais rapidamente. Na maioria das vezes, os resultados do tratamento local tornam-se perceptíveis após três dias, mas você não deve interromper a terapia, o curso completo é de pelo menos um mês.
Infusão
A infusão de urtiga à base de água é usada tanto interna quanto externamente.
No primeiro caso, você precisará de 200 ml de água fervente e 1 colher de sopa. eu. folhas secas. O líquido é infundido por 30 minutos, filtrado e resfriado. Beber decocções e infusões de urtiga para hemorróidas com sangramento deve ser de 100 ml três vezes ao dia.
Como remédio externo, são usados em banhos de assento que aliviam o inchaço e a dor.
Chá de ervas
Para parar o sangramento, a urtiga é preparada na forma de chá. Para isso, 2 colheres de sopa são colocadas na chaleira. eu. folhas secas e despeje um copo de água fervente. Após insistência, é tomado 100 ml antes das refeições, duas vezes ao dia - de manhã e à noite. Para aumentar a ação e aumentar a imunidade, folhas de groselha, roseira brava ou bagas de sorveira-brava são adicionadas ao chá.
Pomada
Para reduzir a inflamação das hemorróidas e parar o sangramento, uma pomada à base de urtiga é preparada em casa:
- As folhas são recolhidas e secas.
- Moa-os em pó usando um moedor de café.
- A vaselina é adicionada.
- Homogeneizar.
Os nódulos inflamados são lavados com água e lubrificados duas vezes ao dia. O curso do tratamento é de um mês.
Supositórios retais
Na presença de hemorróidas internas e sangramento, o tratamento com supositórios pode ser usado. Para fazer isso, pegue urtiga fresca, lave-a, esprema o suco. Na presença de formulários especiais, eles são preenchidos com matérias-primas preparadas e colocados no congelador. Alternativamente, são utilizadas luvas médicas, cujos dedos são preenchidos com suco até 2/3 do volume. Eles são amarrados e colocados no freezer. A vela acabada é liberada da luva e inserida no ânus. O curso é de quatro semanas.
Loções
Para estancar o sangramento, livrar-se das dores na região anal e diminuir o tamanho das hemorróidas, pode-se usar loções à base de uma decocção de urtiga. Isto exige:
- Despeje 30 g de erva seca com 400 ml de água.
- Leve para ferver e reduza o fogo.
- Escureça por cinco minutos.
- Retire do fogo e deixe por cerca de meia hora.
- Filtre o caldo em várias camadas de tecido.
- Umedeça uma gaze, esprema um pouco e aplique na área inflamada.
Microclisadores
Os microclysters são usados como um complemento ao tratamento medicamentoso do sangramento hemorroidário. Para preparar a solução, pegue um copo de folhas de urtiga frescas, despeje 200 ml de água, cozinhe em fogo baixo por dez minutos, deixe esfriar a uma temperatura de 25-30 ° C e filtre.
O paciente é colocado sobre o lado esquerdo e solicitado a pressionar as pernas contra o estômago. O líquido é introduzido em pequenas porções de 50 ml.
Banhos
A utilização de bandejas com decocção de urtiga é considerada uma das formas mais simples e eficazes de estancar o sangramento nas hemorroidas e reduzir os nódulos. O método é usado para localização externa e interna. É necessário ferver e esfriar 10 litros de água, despeje em uma bacia, acrescente o caldo. O curso do procedimento é de pelo menos um mês.
Urtiga para hemorragias nasais em crianças e adultos
O sangramento nasal é comum em crianças e adultos com mais de 60 anos. Eles param por conta própria ou após manipulações médicas - cauterização do vaso, uso de tampões ou medicamentos. As decocções de urtiga, que devem ser ingeridas ao sangrar, ajudam a normalizar o processo de coagulação.
Causas de hemorragias nasais
Uma hemorragia nasal pode começar por vários motivos:
- Lesão por estresse mecânico.
- Curvatura do septo nasal.
- Tumores.
- Reação à exposição prolongada ao sol.
- Um aumento acentuado da pressão arterial.
- Uso de drogas (antiinflamatórios não esteróides, sprays nasais ou comprimidos para afinar o sangue).
- Inflamação na cavidade nasal.
- Mudança nos níveis hormonais.
- Expansão dos vasos sanguíneos devido à ingestão de álcool.
- Anemia aplástica, doenças do sangue, envenenamento.
Como preparar urtiga para sangrar
O processo de preparação de medicamentos a partir de urtiga usado para hemorragias nasais deve ser pensado com antecedência. Em maio, são colhidas as matérias-primas, que são bem lavadas, selecionadas e dispostas em potes de 1 litro. A folhagem é derramada com água fervente, uma pitada de sal é adicionada e armazenada em local fresco - uma adega ou geladeira. Para o tratamento, utilizam-se líquidos e folhas. São consumidos em saladas e primeiros pratos, o que potencializa o efeito de decocções e infusões.
Decocções
Para preparar o caldo, você precisará de 1 colher de sopa. l urtiga seca, que é derramada com um copo de água fervente. A solução é colocada no fogo, levada para ferver e cozinhe por dez minutos. Depois que o caldo esfria, ele é filtrado. Recomendado para anemia, hemorragias nasais e baixa coagulação.
Infusões
Para obter uma infusão, triture as folhas e caules da urtiga, misture 3 colheres de sopa da mistura e 400 ml de água a ferver, adicione 1 colher de chá. flores fireweed e insista em um lugar quente por 3 horas. Depois de coar a infusão, coloque 1 colher de chá nela. mel e misture bem.
Como beber urtiga para sangrar
Com baixa coagulação do sangue e hemorragias nasais, tomar urtiga em decocções deve ser de 1 colher de sopa. eu. quatro a cinco vezes ao dia. A infusão é consumida 20 minutos antes das refeições, três vezes ao dia, 100 ml cada. O curso do tratamento é de seis a oito semanas.
Aplicação de folhas secas de urtiga para sangrar
Os curandeiros tradicionais costumam usar uma receita simples, mas eficaz, para o sangramento de pequenos cortes e escoriações. Depois de amassar uma folha limpa de urtiga, ela é colocada na ferida. Após alguns minutos, o sangue coagula.
Limitações, contra-indicações, efeitos colaterais
Os medicamentos de uma planta em queima têm suas próprias contra-indicações e restrições de uso. Você não pode usá-los durante a gravidez, hipertensão, tromboflebite, veias varicosas e aterosclerose.
Não é recomendado o uso de decocções, infusões e outras formas à base de urtiga durante a amamentação, para não causar reação alérgica na criança.
Conclusão
Uma decocção de urtiga para sangramento é um remédio conhecido há muito tempo. Não só ajuda a acelerar a coagulação do sangue, mas também fornece ao corpo vitaminas, micro e macroelementos adicionais. Você deve se lembrar de seguir as receitas, dosagens e não se esquecer da necessidade de consultar o seu médico.
Avaliações sobre o uso de urtiga para sangrar