Madressilva japonesa: Purpurea, Aureoreticulata, Red World

Em seu ambiente natural, a madressilva japonesa é comum no norte do Cáucaso. As espécies silvestres deram origem a variedades decorativas com diferentes cores de flores e folhas. As lianas são amplamente utilizadas em jardins verticais e coberturas.

A cultura se distingue pela floração abundante e longa

Descrição da madressilva japonesa

A madressilva japonesa (Lonicera Japonica) é uma trepadeira que cresce até 10 m de altura. Fortaleça a planta em suportes, usados ​​com menos frequência como uma opção de cobertura do solo. A cultura é caracterizada por brotações intensivas, o crescimento pode ser de até 0,5 m por temporada. A cor das flores depende da variedade. Existem variedades de branco, creme, rosa e tinto.

As folhas são densamente dispostas, lanceoladas, de ponta pontiaguda, duras e brilhantes, a cor depende da variedade. A planta é perene, com tecnologia agrícola adequada, ela decora o local há mais de 10 anos.

Importante! A única desvantagem da madressilva japonesa é o crescimento rápido e a alta formação de rebentos, de modo que os caules não se entrelaçam, sendo necessária uma poda constante.

Variedades de madressilva japonesa

As espécies selvagens estão distribuídas principalmente no sul da Rússia e em países asiáticos. O cultivo da cultura japonesa em climas temperados não é permitido devido à fraca resistência à geada. Em regiões de clima frio, cultivam-se variedades adaptadas às condições climáticas da Rússia.

Aureoreticulata de madressilva japonesa

A variedade mais famosa e difundida na região de Moscou e na parte europeia é a madressilva japonesa Aureoreticulata.

Característica da variedade:

  • liana cresce até 4,5-5 m;
  • a floração é longa, única. Dura do final da primavera até meados do verão;
  • as flores inicialmente mudam de branco para amarelo;
  • a peculiaridade da variedade está na cor das folhas: um padrão de malha assimétrica está localizado sobre um fundo verde;
  • as bagas são pretas, não comestíveis.

A variedade pode não florescer todos os anos, a coloração incomum das placas de folha torna-a decorativa.

A planta é caracterizada por uma resistência média ao gelo, portanto, a copa precisa ser coberta no outono.

Madressilva japonesa Red World

Videira semi-perene que mantém o seu aspecto atraente até fevereiro. Característica externa:

  • os brotos da estação atual são finos, de cor marrom-avermelhada;
  • uma planta adulta cresce até 6 m;
  • folhas ovóides, botões florescem em abril. A lâmina foliar é verde escura com nervuras amarelas;
  • as flores são dispostas em pares nas axilas das folhas de um tom vermelho vivo. Liana está totalmente coberta por inflorescências que surgem em maio. O aroma é fraco;
  • os frutos são azuis escuros com uma capa dourada, comestíveis.

Rel World é uma das variedades resistentes à geada adequada para o cultivo na Sibéria

Purpurea madressilva japonesa

Purpurea é uma variedade de videira perene. Na primavera, as folhas são verdes brilhantes, no verão tornam-se mais escuras, no outono adquirem uma tonalidade púrpura. Os brotos principais da madressilva japonesa crescem até 4 m de comprimento.Numerosas flores tubulares, quando aparecem, têm a base vermelha e pétalas brancas, depois tornam-se amarelas, têm um aroma forte. Os bagos são pretos, não adequados para consumo humano.

A maioria das folhas tem uma borda marrom ao redor da borda.

Prolífico de Salões da Madressilva Japonesa

Halls Prolific pode ser chamado de subdimensionado, o comprimento dos brotos raramente ultrapassa 2,5 m. A peculiaridade da variedade é a formação de numerosos brotos a partir da raiz. Floração tardia, mas longa: de junho a setembro. As flores são pequenas, densamente dispostas, de cor amarelo esbranquiçado.

A planta é compacta, muito densa, adequada para sebes

Madressilva japonesa variegada

A variedade variegada é uma muda semi-perene com uma coroa atraente. O valor especial da cultura são suas folhas e brotos. Os caules são de um vermelho intenso. A cor da madressilva japonesa é dourada, não se altera até o início da geada, com o tempo o prato torna-se ligeiramente avermelhado.

Característica da variedade:

  1. A altura da forma anã não excede 1 m. A planta é mais frequentemente usada como uma opção de cobertura do solo ou para jardinagem vertical de estruturas baixas.
  2. A variedade é adequada para cultivo em vasilhame, é utilizada no desenho de áreas de lazer e varandas abertas.
  3. As flores são brancas no topo, roxas na base, fortemente perfumadas.
  4. Florescendo mais tarde. Começa em junho e dura 30-40 dias.

Quando cultivada em uma treliça, a planta pode chegar a 1,2 M. Requer constantemente modelagem, os caules crescem de forma caótica. De todas as variedades, o Variegado é considerado o mais decorativo e versátil em uso.

Adequado para criar arcos ou sebes baixas

Videira mel de madressilva japonesa

A variedade recebeu esse nome por causa da cor incomum das flores. São de cor amarela brilhante e têm um aroma doce e persistente. A madressilva cresce até 6 m, o crescimento anual é de cerca de 60 cm. A formação de rebentos é intensa, os caules são entrelaçados aleatoriamente, formando uma massa sólida.

As folhas são arredondadas, grandes, verde-escuras, no outono adquirem uma tonalidade avermelhada

Com a ajuda de ventosas, as hastes são fixadas firmemente na parede ou cerca, cobrindo-as com um tapete sólido.

Honeysuckle Halyana Japonesa

A variedade Halliana de madressilva japonesa é uma das mais difundidas e exigidas na Rússia, pois a principal vantagem da espécie, além da decoratividade, é sua alta resistência à geada. A planta tolera calmamente uma queda de temperatura para -40 0C.

Característica da variedade:

  • é uma das variedades mais altas que pode crescer até 7 a 8 m;
  • a planta é perene, as folhas são oblongas, de um verde intenso, ligeiramente escurecidas no outono;
  • as flores são numerosas, amarelo claro, com aroma cítrico pronunciado;
  • floresce da primavera ao outono.

A copa é muito densa, o crescimento anual ronda os 1 M. Os bagos são pretos, impróprios para consumo.

Na jardinagem ornamental, a variedade é usada para fortalecer encostas.

Plantando e cuidando da madressilva japonesa

A madressilva japonesa vem de um clima quente, mas as variedades criadas são adaptadas às condições climáticas da zona temperada. O crescimento e a floração de uma cultura dependem da localização no local e da tecnologia agrícola subsequente.

Datas de desembarque

A cultura é caracterizada pelo fluxo de seiva precoce, sendo necessário plantar madressilva japonesa quando em repouso. O ciclo biológico fica mais lento após o amadurecimento dos frutos. O plantio na primavera em climas temperados é impossível, pois o solo não terá tempo de aquecer o suficiente para o trabalho. A época ideal é o final de agosto ou meados de setembro. Antes que o inverno chegue, a madressilva japonesa tem tempo suficiente para criar raízes para suportar o frio.

No Sul, o plantio na primavera é possível, mas haverá perda de tempo para a sobrevivência. A parte principal da nutrição irá para a formação do sistema radicular, e não para a massa verde, portanto também é melhor colocar a madressilva japonesa no local no outono.

Seleção e preparação do local de pouso

Os tipos decorativos de madressilva japonesa distinguem-se por várias cores de folhas, pelas quais são valorizadas em paisagismo. Para manter as características varietais expressas, a planta precisa de uma quantidade suficiente de luz. A madressilva reage mal ao ressecamento de um coma terrestre. É melhor reservar um lugar para a copa ficar ao sol e o sistema radicular na sombra.

A melhor opção é o lado sul do prédio.

Cipó precisa de apoio, também precisa ser cuidado durante o plantio

Você pode usar a madressilva japonesa como planta de cobertura do solo; nesse caso, ela deve ter espaço suficiente para uma estação de cultivo.

A composição do solo é neutra, ligeiramente ácida é permitida. Se necessário, a reação é corrigida pelos meios apropriados. O solo para o plantio é reservado com bom arejamento, fértil. As margas são adequadas e, em solos pesados ​​ou arenosos, o desenvolvimento da madressilva é muito pior.

A cultura não tolera o ressecamento do solo, mas o problema pode ser resolvido com água. Em solo alagado, a madressilva não cresce. O desenvolvimento de doenças, apodrecimento de raízes e morte de plantas são possíveis consequências de um pântano.

Importante! O solo deve ser drenado.

O local e a cova para plantio são preparados com antecedência ou no dia da obra. O local é desenterrado, as raízes das plantas são removidas. A profundidade do furo pode ser calculada da seguinte forma: meça a distância da raiz ao colo, levando em consideração que ela permanece acima da superfície (por 4-5 cm). Adicione 15-20 cm à almofada de drenagem e 20 cm à camada de solo de envasamento.

Conselho! Não são necessárias covas de plantio fortemente volumosas, o solo deve cobrir totalmente a raiz, sem a formação de vazios.

Regras de pouso

Uma muda de madressilva japonesa é adquirida aos dois anos de idade, é melhor que o material esteja no recipiente de transporte. Se a raiz estiver aberta, é previamente desinfetada em solução de manganês e colocada em Kornevin.

Sequência de trabalho:

  1. Um substrato nutritivo é preparado, consistindo em partes iguais de composto, camada de grama ou turfa. Areia é adicionada ao solo argiloso. Faça 2-3 colheres de sopa. eu. superfosfato.
  2. Parte da mistura é despejada na drenagem, se a raiz estiver aberta, então um pequeno aterro cônico é feito no centro, para um sistema radicular fechado não é necessário, a muda é transferida junto com um caroço de terra.
  3. A madressilva é colocada no centro, coberta com o resto do solo nutriente, em cima com solo, o colo fica na superfície.

A planta é regada e coberta com palha

Para o plantio em linha, a madressilva é colocada em uma vala com intervalo de 2 m.

Regar e alimentar

A madressilva japonesa não é alimentada nos primeiros 2 anos. Uma planta adulta começa a fertilizar quando entra na fase de brotamento. Na primavera, são introduzidos agentes orgânicos e ureia. Na preparação para o inverno, fertilize com agentes minerais e orgânicos complexos. A alimentação da madressilva japonesa no outono é obrigatória, pois contribui para a plena postura dos botões vegetativos no início da estação.

A rega principal é necessária para a planta nos primeiros anos, quando a madressilva desenvolve o sistema radicular. As mudas são umedecidas regularmente com um pequeno volume de água para que não fiquem estagnadas no solo. A principal tarefa é evitar que o coma terrestre seque. A madressilva adulta é regada com base na intensidade das chuvas. A planta precisa de aproximadamente 25 litros de água por 10 dias.

Poda

A floração na madressilva japonesa é abundante, as flores são formadas na parte superior dos brotos anuais. A poda na primavera é difícil, é difícil determinar quais brotos hibernaram normalmente até que os botões se abram. Neste momento, apenas as áreas danificadas são removidas.

A poda principal é realizada no outono. Para provocar a ramificação na primavera, os caules onde havia flores são encurtados em 30 cm e os ramos velhos são retirados, deixando apenas cipós esqueléticos. Os brotos perenes não dão frutos, mas engrossam o arbusto.Na primavera, os galhos são direcionados para o suporte para que não se enrosquem. Os arbustos velhos se rejuvenescem, cortam completamente a copa, as vinhas esqueléticas são removidas, substituindo-as por brotos fortes.

Wintering

No Sul, a planta hiberna sem coroa, a madressilva japonesa é regada abundantemente, fertilizantes são aplicados e o solo é coberto com cobertura morta. Em regiões com climas frios, a madressilva é cultivada nos primeiros 3 anos. Durante esse tempo, a cultura se adapta à temperatura e poderá passar o inverno sem isolamento. Se os brotos congelarem, isso não assusta, durante a safra a planta vai se repor por completo, pois a formação de brotos na madressilva é alta. O principal desafio em climas temperados é preservar a raiz.

Videiras jovens precisam de abrigo para o inverno:

  1. As hastes são retiradas cuidadosamente do suporte.
  2. Os galhos são agrupados e colocados em tábuas ou palha.
  3. Cubra com spunbond e ramos de abeto por cima.
Importante! Anteriormente, o círculo da raiz era coberto com turfa e palha.

Como a madressilva japonesa se reproduz

A madressilva japonesa é propagada por sementes, se for uma espécie selvagem. As variedades ornamentais com o método generativo não manterão suas características. A melhor opção vegetativa:

  1. A liana fornece um material de plantio viável quando propagada por estratificação.
  2. Pode-se plantar madressilva no local após a divisão do espécime mãe, mas o método é trabalhoso, pois os cílios podem atingir altura de até 10 m, e apenas mudas adultas, com idade mínima de quatro anos, são adequadas para o procedimento .
  3. A maneira mais rápida e produtiva é por meio de estacas.

As estacas são cortadas dos brotos anuais, plantadas para enraizamento em miniestufa, a estrutura é isolada para o inverno e, no final da safra seguinte, são assentadas no local designado.

Doenças e pragas

A madressilva japonesa difere com imunidade estável, a planta adoece apenas em solos alagados. Com tecnologia agrícola inadequada ou local escolhido sem sucesso, é acometido por uma doença fúngica (oídio). Elimine o problema com o Topaz.

O fungicida também é eficaz preventivamente

Das pragas da madressilva japonesa, os pulgões e os insetos cochonilhas parasitam. Fitoverm é usado na luta contra eles.

A ferramenta é usada para combater todos os tipos de insetos que infestam madressilva

As propriedades curativas da madressilva japonesa

As bagas da madressilva japonesa não são adequadas para comer, não são comestíveis. Pode causar sinais de intoxicação por ingestão: vômitos e dores de estômago. A composição química da planta contém substâncias com propriedades medicinais:

  • antibacteriano;
  • antipirético;
  • anti-inflamatório;
  • antivírus.

Flores, ramos da madressilva japonesa são usados ​​na medicina alternativa para a fabricação de tinturas, decocções, para uso oral e tópico no tratamento das seguintes doenças:

  • infecções virais sazonais;
  • dor de garganta, faringite;
  • cistite.

Os remédios para patologias da pele, inclusive as purulentas, são eficazes.

Atenção! Não se pode tomar um remédio à base de madressilva japonesa para úlceras, gastrites, já que a planta aumenta a produção de secreções gástricas.

Conclusão

A madressilva japonesa e suas variedades são vinhas com uma coroa decorativa. A planta é usada para decorar um terreno pessoal, decorar as paredes de edifícios residenciais. A madressilva não responde à poluição do gás nas megacidades. Muitas vezes pode ser encontrado em áreas de recreação urbanas, parques, praças, jardins de infância e playgrounds.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção