A madressilva comestível é um arbusto decíduo vertical e é comum nos climas temperados do hemisfério norte. Nas espécies selvagens, os frutos são pequenos, azedos, muitas vezes com um amargor pronunciado. Eles são propensos a derramamento, eles amadurecem de forma desigual. Apesar das propriedades curativas únicas, o desenvolvimento de novas variedades foi levado a sério apenas na década de 50 do século passado.
Descrição da variedade
Uma das melhores variedades que apareceu nos últimos anos é a Bakcharskaya Yubileinaya. Este é um híbrido interespecífico de madressilvas Kamchatka e Turchaninov. A variedade foi cultivada pela fortaleza Bakcharsky da jardinagem do norte em homenagem a I. MA Lisavenko no NIISS, em 2005 aceito para teste pela Comissão de Classificação Estadual.
Especificações
A variedade de madressilva Bakcharskaya Yubileinaya tem uma coroa arredondada com ramos esparsos retos. Um arbusto adulto atinge uma altura de 1,6-1,8 m, uma largura de 1,2 m. Os brotos são completamente lignificados, como outras variedades de madressilva.
Os frutos da variedade Bakcharskaya Yubileynaya têm formato alongado ou oval, cor púrpura escura com revestimento ceroso. Seu comprimento pode chegar a 3,3 cm, diâmetro - 1,2 cm. O tamanho, peso e tempo de maturação das bagas de madressilva dependem fortemente das condições externas e da intensidade do cultivo:
- Em um jardim privado cuidadosamente cuidado, frutas pesando 1,4-1,8 g cada crescem, a produção é de 2,5-3,0 kg por arbusto.
- Com o cultivo industrial, os bagos chegam a 0,9-1,0 g (este é um resultado muito bom para madressilva), até 2 kg são colhidos da planta.
- Os melhores resultados apresentados pela variedade Bakcharskaya Yubileinaya são frutas pesando 2,1 g com um rendimento de 4,6 kg por arbusto.
Bakcharskaya Yubileinaya é uma variedade meio tardia, mal fragmentada, ou seja, apenas até 20% dos frutos caem ao solo após o amadurecimento. Os bagos desta madressilva encontram-se amontoados, sendo conveniente efectuar a colheita mecanizada e manual.
Polinizadores
A madressilva é autofértil e tem flores bissexuais. É polinizado por abelhas e zangões. A planta é uma excelente planta de mel e não só não precisa atrair insetos benéficos, mas ela mesma pode servir de isca para eles.
Para obter uma colheita decente, pelo menos 2-3 variedades de madressilva devem ser plantadas nas proximidades, caso contrário, mesmo um arbusto adulto dará várias frutas na melhor das hipóteses, embora floresça abundantemente. Para o Bakcharskaya Jubilee, Silginka é considerado o melhor polinizador.
Vantagens e desvantagens
A variedade de madressilva Bakcharskaya Yubileinaya é uma das mais promissoras. Suas vantagens incluem:
- Sabor excelente - 4,8 pontos.
- Alto teor de nutrientes.
- Alta produtividade.
- Estabilidade de frutificação.
- Frutos grandes.
- Resistência de inverno. A madressilva pode suportar temperaturas de até 48-56 graus, as flores não caem em -7.
- Facilidade de colheita devido à precisão do arranjo dos bagos e à soltura da copa.
- Vencimento antecipado. Em 2-3 anos após o plantio do Bakcharskaya Jubilee, uma colheita decente pode ser feita (para a maioria das variedades, este período começa após 6 anos).
- Separação a seco de bagas. Isso permite não só processar ou secar a fruta, mas também congelar a madressilva.
- A maior parte da safra não se desintegra e fica muito tempo no mato, sem perder o sabor e a comercialização.
- Fácil de manter e pouco exigente.
- Com uma boa localização em um só lugar, a madressilva cresce por 20-30 anos.
As desvantagens da variedade incluem:
- Auto-infertilidade.
- Uma certa quantidade de bagas ainda se esfarela, amadurece de forma irregular.
- Nas regiões do sul, é difícil cultivar uma madressilva saudável e de frutificação consistente que atenda às características varietais.
Alojamento no site
A madressilva é uma planta de clima temperado, sente-se bem na região Central, Leste da Sibéria e Extremo Oriente.
A escolha do material de plantio
Pegue o material de plantio dos viveiros. Lá a madressilva é da melhor qualidade e as variedades vendem as que constam no rótulo. É melhor comprar plantas com 2 a 3 anos de idade no final do verão ou no outono, com sistema radicular fechado. A raiz deve ser firme, não muito cortada ao cavar, e os galhos devem ser uniformes, com os mesmos entrenós.
Escolher um local adequado e preparar o terreno
A madressilva é despretensiosa para as condições de cultivo, apenas uma boa iluminação do local é um requisito obrigatório. Com a falta de luz, a colheita será pobre e os frutos serão pequenos. É impossível colocar madressilva em terras baixas devido ao acúmulo de ar frio e água estagnada.
Qualquer solo é adequado, mas a baga crescerá melhor em solos férteis e soltos. Somente áreas com alto teor de argila ou areia exigirão melhorias dramáticas. Antes do plantio, a baga é limpa ervas daninhas, cavar buracos 40x40x40 cm e preencher com mistura de plantio. É preparado a partir de solo fértil, turfa, composto ou húmus, tomando-os em partes iguais. Solo com alto teor de PH é desoxidado com farinha de cal ou dolomita.
Plantando um arbusto
A madressilva é melhor plantada no final do verão ou início do outono. Ela termina a estação de cultivo mais cedo, mas o processo de crescimento continua. Antes do inverno, o mato terá tempo de ficar mais forte. Na primavera, é permitido plantar apenas plantas de contêiner ou transferência de emergência de madressilva para outro local com um grande torrão de terra.
Os arbustos são colocados a uma distância não inferior a 1,5 m uns dos outros ou de outras árvores. Com o tempo, a madressilva vai crescer e deve ser iluminada por todos os lados. Um espaço de 2,5 m é deixado entre as linhas.
A cova de plantio preparada é completamente preenchida com água, deixada de molho, então o plantio é iniciado. 50 g de superfosfato e sal de potássio são adicionados sob cada raiz e, se o solo for pobre, um balde adicional de matéria orgânica. Um monte de terra é colocado no meio do buraco, a planta é colocada de forma que o colo da raiz fique 3-5 cm abaixo do nível do solo. O sistema radicular é coberto com a mistura preparada, levemente compactada, regada em abundância, coberta com cobertura morta.
Crescendo
Cuidado cuidadoso é necessário apenas para plantas jovens no primeiro ano após o plantio. A madressilva madura, bem enraizada e saudável quase não requer atenção de seus proprietários.
Cuidados com plantas jovens
Nos primeiros meses, a madressilva deve ser regada regularmente, soltar o solo para fornecer melhor oxigênio às raízes e eliminar as ervas daninhas. Ela não precisa de alimentação regular durante os primeiros três anos se fertilizantes foram adicionados durante o plantio.
No início, a madressilva cresce lentamente. Em primeiro lugar, desenvolve o sistema radicular e depois a parte aérea. A variedade Bakcharskaya Yubileinaya difere das outras em sua frutificação inicial, portanto, esse período é reduzido para 1-2 anos.
No início do outono, é realizada a poda sanitária - todos os ramos secos, quebrados e espessos são removidos.
Cuidados com plantas adultas
A partir do terceiro ano, a madressilva começa a dar frutos e precisa de alimentação adicional. No início da primavera, literalmente na neve, fertilizantes de nitrogênio são aplicados sob cada arbusto. No final do verão, uma lata de litro de cinzas e um balde de matéria orgânica são enterrados no solo.
O cuidado adicional consiste em capinar, afrouxar os círculos do tronco da árvore a uma profundidade de 5 a 8 cm e regar periodicamente durante os períodos de seca.
Poda e inverno
Até os 15 anos de idade, a madressilva não é podada, limitando-se à retirada dos ramos quebrados, secos, em crescimento e espessos. Em seguida, os arbustos são desbastados, cortando os ramos mais antigos na base. Aos 20 anos, a madressilva está envelhecendo - enquanto mantém a tecnologia agrícola, o rendimento diminui. Você pode rejuvenescer o arbusto cortando-o completamente a uma altura de cerca de 15 cm acima do nível do solo, no próximo ano ela se recuperará e dará frutos por até 10 anos.
A variedade Bakcharskaya Yubileinaya foi criada em uma estação experimental localizada na região de Tomsk. Ele tolera uma queda na temperatura de mais de 50 graus negativos e não precisa de abrigo.
Métodos de reprodução
A madressilva não é barata, os jardineiros amadores podem propagá-la de uma das seguintes maneiras:
- sementes;
- estacas verdes ou lignificadas;
- camadas;
- dividindo o arbusto.
A maneira mais segura para não especialistas é cavar ramos baixos ou dividir um arbusto jovem e bem crescido.
Problemas crescentes
A madressilva praticamente não fica doente e os parasitas costumam contornar um arbusto saudável. As possíveis pragas e medidas de controle são descritas na tabela.
Praga | Sinais externos | Medidas de controle |
Rolo de folhas | As lagartas comem folhas e brotos jovens durante o amadurecimento da baga | Trate com um inseticida adequado. A partir de preparações biológicas Fitoverm, Agrovertin ou Iskra-bio são adequados |
Pulgão | Suga o suco das folhas, o que as torna amarelas | |
Escudo de salgueiro | Suga o suco da casca, parece pequenos rabiscos densos |
Das doenças, apenas o oídio pode ser nomeado, mas raramente aparece. Trate a madressilva com Fitosporin.
Entre os problemas, destaca-se o reflorimento da madressilva, que reduz significativamente a safra do próximo ano. Isso ocorre porque a estação de crescimento começa e termina cedo - mesmo nas condições da região de Tomsk, os processos de crescimento param no final de julho. Às vezes, a madressilva floresce novamente. Em áreas pequenas, todos os botões devem ser arrancados manualmente.
Testemunhos