Contente
A madressilva é famosa por suas frutas saudáveis, por isso é popular. A descrição da variedade de madressilva de Volkhov permitirá que você decida a escolha do arbusto de baga para o seu local.
Esta cultura nacional foi criada por especialistas de Leningrado. A variedade parental é a madressilva de Pavlovskaya. Desde 1999, a cultura foi incluída no Registro do Estado e recomendada para cultivo em quase todas as regiões da Rússia.
Descrição da variedade comestível de madressilva de Volkhov
Se você olhar para os sinais externos, a madressilva azul comestível da variedade Volkhov é difícil de distinguir de outros representantes da cultura. Mas esta é uma diferença aparente, uma vez que a planta tem qualidades que são únicas.
arbusto
Um arbusto com uma copa oval densa e lâminas de folhas planas verde-escuras. Deve-se notar que as folhas são largas o suficiente.
Os numerosos ramos do esqueleto são finos, mas fortes. A madressilva de Volkhov cresce até 2 m.
Bagas
Os frutos da variedade Volkhova são cinza-azulados alongados (pelo menos 2 cm). O topo da baga é pontiagudo. A massa de uma madressilva é de cerca de 1 g. A pele é fina, mas densa.
As bagas são doces, o ácido quase não é sentido. Mas o aroma de morango não deixará ninguém indiferente.
A composição química dos frutos silvestres também é atrativa. Eles contém:
- matéria seca - 19%;
- açúcar - 8,4%;
- frutose - 2%;
- vitamina C - 77 mg;
- vitamina P - 10,35 mg;
- pró-vitamina A - 0,5 mg;
- vitamina B1 - 3 mg;
- vitamina B9 - 10 mg.
Especificações
A madressilva de Volkhov é uma variedade de maturação precoce. Você pode colher no início de junho em regiões quentes. Em áreas mais frias - 7-12 dias depois. Um arbusto dá em média 2 a 3,5 kg de frutas saborosas.
Distingue-se pela resistência ao gelo, portanto, é cultivado em regiões onde o termômetro cai para 40 graus no inverno. Isso permite reduzir os custos de mão de obra ao preparar a madressilva de Volkhov para o inverno.
Como a colheita pode ser feita com o auxílio de maquinários, o plantio é feito em escala industrial, como em fazendas.
Vantagens e desvantagens da variedade
Como qualquer cultura de jardim, a variedade de madressilvas de Volkhov tem seus prós e contras.
Lados positivos:
- desintegração fraca;
- robustez de inverno de madressilva;
- cultivo e cuidado despretensioso;
- a capacidade de transportar bagas densas por longas distâncias;
- armazenamento de longo prazo da safra colhida;
- sabor agradável e propriedades benéficas da fruta.
Contras da madressilva:
- pequenos frutos;
- a necessidade de colocar plantas polinizadoras no local;
- últimos termos do início da frutificação após o plantio - após 3-4 anos.
Plantando e cuidando da madressilva de Volkhov
Como já observado na descrição e nas características da madressilva comestível de Volkhov, a cultura é despretensiosa no cultivo e no cuidado. Você só precisa ter o cuidado de escolher o local certo com antecedência, já que ela não gosta de transplantes.
Datas de desembarque
De acordo com jardineiros experientes, é melhor planejar o plantio da madressilva no local no início do outono. As mudas podem ter idades diferentes, até os arbustos de 3 a 4 anos criam raízes bem. Você só precisa encurtar os tiros para 50 cm.
Seleção e preparação do local de pouso
É necessário plantar uma cultura da variedade em áreas bem iluminadas, já que a falta de sol pode reduzir drasticamente o sabor dos frutos silvestres e retardar o desenvolvimento da madressilva. O próprio arbusto pode estar constantemente sob os raios do sol, mas os ramos mais baixos devem estar na sombra. As plantas ficam muito bem próximas a uma cerca ou cerca viva, o que protegerá o plantio de ventos e correntes de ar.
A variedade Volkhova prefere solo úmido fértil. Solos arenosos para a planta não são adequados, assim como pântanos, onde as águas subterrâneas estão localizadas próximo à superfície. Nesse caso, o sistema radicular sofrerá, o que acarretará na diminuição da imunidade da planta.
Ao planejar o plantio de uma cultura, você precisa preparar o local com antecedência:
- É bom lançar o solo.
- Cave um buraco 2 a 3 semanas antes de plantar.
- Encha-o com uma mistura de nutrientes composta por húmus, sal de potássio (70 g), superfosfato (15 g).
- Solos pesados devem ser diluídos com turfa, serragem, areia grossa.
- Nas baixadas, no fundo do poço, é necessário fazer uma espessa camada de drenagem.
Regras de plantio para a variedade de madressilva Volkhov
Ao plantar madressilva no local, você precisa seguir claramente o algoritmo:
- Como os arbustos da variedade Volkhov são altos, pelo menos 2 m são deixados entre eles.
- O poço deve ter 60x70 de tamanho.
- Cinza de madeira (1 kg), superfosfato (200 g) são adicionados a 10 kg de composto. Tudo é bem misturado e despejado no buraco.
- Despeje dois baldes de água morna.
- Depois de absorvido, o plantio começa. As raízes do arbusto são endireitadas e colocadas no centro do buraco.
- A madressilva é coberta com terra, e o colo da raiz permanece acima da superfície a uma altura de 3-4 cm.
- A zona da raiz é coberta com cobertura morta.
Regar e alimentar
As raízes da madressilva de Volkhov são superficiais, por isso o solo não deve secar.
A rega deve ser feita com moderação. Só no calor é que a quantidade de água deve aumentar, principalmente no momento em que os frutos começam a se formar e derramar.
Os arbustos são alimentados várias vezes:
- no início da primavera, quando a neve está apenas começando a derreter, a variedade de madressilva de Volkhov precisa de fertilizantes de nitrogênio;
- após o aparecimento da folhagem, a matéria orgânica é usada como cobertura;
- durante a brotação, a floração e o derramamento das bagas, as plantas precisam ser regadas com uma solução de cinzas;
- antes de se preparar para o inverno, para que a madressilva resista melhor às geadas, são aplicados fertilizantes com potássio e fósforo.
Poda
A poda é uma atividade importante no cultivo da madressilva Kamchatka de Volkhov, mas deve ser iniciada dois anos após o plantio.
É feito um corte higiênico e modelador para retirar os galhos danificados, bem como os que cresceram no interior do mato, caso contrário o espessamento não pode ser evitado. A madressilva de Volkhov cresce lentamente, então a poda é realizada após 2-3 anos, para não reduzir o rendimento.
Já o corte de cabelo rejuvenescedor é realizado nos arbustos com mais de 15 anos. Além disso, você não precisa remover mais do que dois ramos por ano, caso contrário, o arbusto vai secar.
Wintering
Como já foi observado na descrição, a variedade Volkhov é resistente à geada. E na primavera, quando a coluna cai para 8 graus, os brotos e botões não sofrem.Em regiões nevadas, o abrigo de arbustos maduros não é necessário. Onde não há precipitação no inverno, é necessário isolar a zona da raiz com cobertura morta.
Mas as mudas 2-3 anos após o plantio são recomendadas para proteger adicionalmente os ramos de abeto. O trabalho começa depois que a temperatura média diária é estabelecida dentro de -3 graus.
Reprodução
A madressilva de Volkov é propagada por estacas ou pela divisão do arbusto. Ambos os métodos são adequados para jardineiros amadores. Você só precisa lembrar que o material de plantio é cortado de novos brotos verdes.
Polinizadores da madressilva de Volkhov
A madressilva de Volkhov precisa de plantas polinizadoras, sem elas o rendimento será mínimo. Os seguintes tipos devem ser plantados no local:
- Ânfora;
- Pavlovskaya;
- Azure.
Doenças e pragas
As plantas maduras são resistentes a muitas doenças. Mas os arbustos jovens são freqüentemente afetados por pragas: pulgões ou madressilva.
Você precisa lidar com os problemas que surgiram com o uso de inseticidas especializados ou remédios populares. Não há necessidade de esperar que os danos massivos à madressilva comecem, mas sim tomar medidas preventivas.
Conclusão
A descrição da variedade de madressilvas de Volkhov ajudará os jardineiros a decidir sobre a escolha das plantas. Como resultado, arbustos com frutas saborosas e saudáveis aparecerão no local. Eles podem ser comidos frescos, compotas colhidas, compotas.