Contente
Mais recentemente, a madressilva foi cultivada em parcelas pessoais. Existem muitas variedades disso. Para obter bagas, é melhor escolher variedades de madressilva autofértil. Eles são bem polinizados, a colheita amadurece rica.
A madressilva precisa de um polinizador
As inflorescências de madressilva são bissexuais e requerem polinização cruzada. Os insetos carregam pólen. É importante que diferentes variedades desta cultura sejam polinizadas entre si. Isso aumentará o rendimento e o sabor dos frutos.
Cada um deles tem o seu, o melhor polinizador. Quanto maior for a variedade de espécies de madressilva no jardim, maior será a produção de bagas azuis.
Como a madressilva é polinizada
Nem todos os tipos de frutas são autoférteis. Vários arbustos polinizadores são plantados para obter a colheita. Durante a estação de crescimento, flores em pares bissexuais amadurecem neles. Cada um deles é dispensado por 1 dia. Um inseto pode polinizar até mesmo uma flor, mas os frutos amadurecem aos pares.
A madressilva é uma cultura de polinização cruzada. O pólen das flores é transportado por insetos, vento, pássaros. Para um arbusto, são necessários 2-3 polinizadores de variedades. No jardim, são plantadas a uma curta distância umas das outras.
A que distância a madressilva é polinizada
Essa cultura está crescendo lentamente. Um arbusto adulto pode atingir tamanhos impressionantes. No momento do plantio, a distância entre as mudas é de pelo menos 2,5m, o que vai permitir que a árvore cresça no futuro, não haverá problemas com a polinização dos arbustos vizinhos.
Com um plantio mais próximo, diferentes tipos dessa cultura se fundem em um único arbusto. Nesse caso, a polinização é difícil. A colheita dos frutos não pode ser esperada de todo.
Como encontrar um polinizador para madressilva
Antes de comprar mudas, estude as características de cada uma delas. Uma árvore jovem deve ter um bom rendimento, florescer ao mesmo tempo como parceira e corresponder às condições climáticas da região. Na descrição da muda, os melhoristas indicam quais variedades de madressilva autofértil são mais bem combinadas.
Quantos arbustos de madressilva precisam ser plantados para a polinização
A cultura descrita é uma planta cara que não pode ser propagada independentemente por camadas ou estacas. Os jardineiros precisam comprar arbustos. Para economizar dinheiro, alguns arbustos são plantados nas proximidades. O ideal é que seja 4. Para que a madressilva seja polinizada da melhor maneira, dá um alto rendimento.
Variedades autopolinizáveis de madressilva
Para que diferentes variedades de madressilva se misturem (pó), é importante escolhê-las corretamente. Eles são plantados aos pares, não muito longe um do outro.
Variedade autofértil Ninfa
O arbusto é apreciado pelo alto sabor da fruta. Também é altamente resistente à geada. As fotos podem suportar temperaturas de até -50 ᵒС. A cultura é destinada ao cultivo em regiões com invernos longos e frios.
Os frutos desta madressilva são comestíveis, mas o arbusto requer polinizadores para produzir ovários. A variedade é classificada como cultura de maturação média. A altura do arbusto não ultrapassa 2,5 m. As folhas são alongadas, ovais, verde-escuras.
O peso de uma fruta não ultrapassa 0,9 g. Os bagos são doces e aromáticos, a pontuação de degustação é de 4,7 pontos em 5 possíveis.
Variedade autofértil Ânfora
Trata-se de uma planta de baixo crescimento, com altura aproximada de 1,5 m, copa compacta e redonda. As qualidades decorativas deste arbusto permitem que seja utilizado como sebe ou decoração de jardins.
Os frutos da variedade Ânfora são grandes, até 2 cm de comprimento, pesam até 3 g, têm formato alongado, superfície lisa, cor azul-azulada com leve florada esfumada. O sabor é doce e azedo, com leve amargor, pontuação de degustação - 4,5 pontos.
Variedade autofértil pássaro azul
É uma cultura inicial que pode ser cultivada mesmo em áreas classificadas como de risco para a agricultura. Esta é uma variedade autofértil de tamanho médio que foi criada no século passado.
A altura do arbusto chega a 2 m, a copa é larga, espalhada, engrossada, assume a forma de bola ou elipse.
A casca dos bagos é fina, delicada, azul escura, quase preta, coberta por uma flor azulada que se apaga facilmente. O sabor e o aroma da fruta são doces e azedos, lembrando mirtilos. Pontuação de degustação - 4,5 pontos.
Os melhores polinizadores de madressilva
Cada planta varietal autofértil requer o mesmo polinizador. Alguns são versáteis e funcionam bem para quase todos os tipos de madressilva.
Fuso Azul Auto-fértil
Esta cultura é usada como polinizador para todos os tipos de madressilva. É uma variedade versátil e despretensiosa, plantada apenas em conjunto com outras.
Arbusto autofértil não ultrapassa 1,5 m, possui copa arredondada e compacta. Sob a influência do sol, seus brotos tornam-se vermelho-escuros ou roxos.
A superfície da fruta é irregular, protuberante. O comprimento da baga pode chegar a 2,7 cm, peso - até 1 G. A cor é azul claro, há uma flor azulada. O sabor da fruta é doce e azedo, mas devido ao gosto amargo, sua pontuação de degustação é de apenas 3,7 pontos.
Esta cultura autofértil é usada como polinizador para outras variedades de sobremesa: Blue Bird, Amphora, Nymph. Os frutos praticamente não são consumidos in natura, são processados em compotas e compotas.
Variedade autofértil Kamchadalka
É um arbusto de baixo crescimento, cuja altura não excede 1,5 m, a copa é compacta, densa, estreita, de forma inversamente cónica.
Os bagos são de tamanho médio, com comprimento não superior a 2 cm e peso de 1 g, formato alongado, oval, ponta pontiaguda.
A polpa da fruta tem sabor agridoce, mas é de consistência fibrosa. O sabor é avaliado em 3,8 pontos.
Esta cultura autofértil é adequada para a polinização de tais representantes das espécies: Berel, Cinderela, Blue Spindle.
Variedade autofértil Berel
A altura do arbusto ultrapassa os 2 m. A copa está espalhada, os rebentos são grandes, fortes, direitos. As folhas são oblongas, ovais, a parte inferior ligeiramente pubescente. A variedade é classificada como de maturação precoce.
A superfície é irregular, acidentada. Uma flor esbranquiçada quase nunca aparece. Durante a temporada, até 4 kg de frutas podem ser colhidos de um arbusto autofértil. Seu sabor é doce e azedo, e o amargor também está presente. Pontuação de degustação - 4,1 pontos.
Variedade autofértil Cinderela
Esta madressilva não é muito produtiva, mas os seus frutos são doces e têm um agradável sabor a morango.
A variedade autofértil Cinderela é um arbusto de baixo crescimento, cuja altura é de apenas 0,8 m, enquanto a copa é espalhada e densa. Os rebentos são finos, curvos, ligeiramente pubescentes.
A casca da fruta é fina, delicada, de cor azul escura ou roxa. Há uma flor azulada na superfície.
O sabor dos frutos silvestres é bom: doce, com um ligeiro amargor, que praticamente não se sente. A pontuação da degustação depende das condições climáticas em que o arbusto é cultivado, varia de 4,8 a 5 pontos.
Cinderela combina com todas as variedades de madressilva acima que polinizam umas às outras.
Conclusão
Quase todas as variedades de madressilva autofértil são adequadas para polinizar umas às outras. Você pode escolher alguns arbustos frutíferos com altas qualidades gustativas de frutas silvestres. Além deles, é plantada uma madressilva compacta, adequada para a polinização de cada representante da espécie. O Blue Spindle é considerado uma variedade tão versátil.