Contente
- 1 História de criação
- 2 Descrição da cultura da baga
- 3 Escopo de frutas vermelhas
- 4 Resistência a doenças e pragas
- 5 Vantagens e desvantagens
- 6 Comparação de variedades de espinheiro marinho Altai doce e Altai
- 7 Regras de pouso
- 8 Cuidado da cultura
- 9 Coleta, processamento, armazenamento de safras
- 10 Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
- 11 Conclusão
- 12 Testemunhos
O espinheiro-mar de Altai é uma planta arbustiva que pode ser cultivada em quase qualquer lugar do país. A variedade distingue-se pelo seu excelente sabor a frutos silvestres, alto rendimento e cuidado despretensioso.
História de criação
A variedade de espinheiro-marinho Altai foi cultivada em 1981 através do cruzamento de duas safras no Instituto de Pesquisa Lisavenko.
As safras de frutas e bagas se tornaram as progenitoras do arbusto - esta é a forma do ecótipo Katun e da variedade Shcherbinka-1 do espinheiro-mar. Em 1997, o híbrido de espinheiro marítimo passou nos testes estaduais e recebeu um certificado que dá o direito de usá-lo na agricultura. Agora, a variedade está incluída no Registro Estadual de Culturas de Frutas e Berry.
Descrição da cultura da baga
Um arbusto de espinheiro-mar com uma coroa de plástico, que é fácil de dar a forma e o volume desejados. Esta qualidade permite que a planta seja utilizada como decoração paisagística e decoração de sites.
Compreensão geral da variedade
O arbusto da variedade cresce até 3-4 metros de altura, e os ramos lisos e elásticos do espinheiro-mar de Altai formam uma copa exuberante. Os rebentos desta variedade são cinzentos prateados, que escurecem e tornam-se castanhos com o passar dos anos. A lâmina foliar do arbusto do espinheiro-mar é pequena e estreita, com até 6 centímetros de comprimento. Por fora é verde-acinzentado, e por dentro é coberto por pequenas escamas de tonalidade prateada. As flores são pequenas e brancas, com um aroma delicado, na primavera aparecem no espinheiro antes da folhagem.
Bagas
As bagas de espinheiro-mar assentam firmemente no galho, formando um cacho de laranja brilhante. O fruto é oval, com peso de 0,8 a 0,9 gramas. A polpa das bagas de espinheiro-mar é carnuda e de sabor doce e, de acordo com estimativas de degustação de especialistas, esta é a única variedade que recebeu 5 de 5 pontos.
Característica
Será útil para um jardineiro iniciante conhecer as características detalhadas da variedade de espinheiro-mar de Altai e suas vantagens sobre outros representantes.
Vantagens principais
As principais vantagens da variedade arbustiva Altai:
- a altura do arbusto de espinheiro-mar é facilmente ajustada por corte;
- os frutos da variedade são doces;
- cultura resistente à geada - até -45 0A PARTIR DE;
- a casca dos ramos maduros não racha e permanece flexível por muitos anos;
- representante de frutos grandes entre outras variedades de espinheiro-mar;
- alto rendimento de bagas - até 15 kg por arbusto;
- a variedade praticamente não é suscetível a doenças;
- despretensão para sujar e cuidar;
- facilmente transportado, desde que o sistema radicular seja tratado com cuidado.
O espinheiro-alvar de Altai pertence à variedade feminina, portanto, a polinização ocorre pela transferência de pólen de arbustos machos. Para isso, as variedades recomendadas são Alei, Ural e Adam.
Período de floração e tempo de amadurecimento
O início da floração do espinheiro-mar depende do clima de crescimento do arbusto. Na zona central do país, ela floresce em meados de maio e continua a florescer por duas semanas. O amadurecimento completo das bagas de espinheiro-mar de Altai ocorre na segunda metade de agosto - início de setembro.
Indicadores de rendimento, datas de frutificação
O espinheiro marítimo de Altai pertence a variedades de alto rendimento e, em uma temporada, é capaz de dar ao seu proprietário de 15 a 16 quilos de frutas suculentas de um arbusto.
As bagas aparecem na planta no quarto ano de vida, no entanto, o espinheiro-mar torna-se um fruto maduro com seis anos de idade. A essa altura, o arbusto já está finalmente formado e direciona forças para amadurecer os frutos e uma rica colheita.
Escopo de frutas vermelhas
As bagas têm uma propriedade versátil na área alimentar. Eles são usados para quase todos os fins: geleia e congelamento, preparação de bebidas, consumo fresco e seco. Os frutos do espinheiro-mar são usados na medicina, em decocções, pomadas e cremes, em cosmetologia. Graças à baga, a pele humana combate a inflamação e o envelhecimento.
Resistência a doenças e pragas
O arbusto da variedade é resistente a doenças bacterianas e fúngicas, das quais outros representantes não podem se orgulhar. A planta praticamente não é afetada por pragas. E esse fator se torna decisivo na escolha do espinheiro-mar de Altai.
Vantagens e desvantagens
Antes de comprar uma variedade, vale a pena examinar os prós e os contras do espinheiro.
Dignidade | desvantagens |
Resistência ao gelo até -45 0С. Coroa de bucha compacta em plástico. Ausência de espinhos nos brotos. Alta taxa de rendimento. Frutificação precoce. Grande apreciação do sabor dos frutos silvestres. Não se desintegra quando maduro. Uma ampla gama de aplicações em frutas. Resistência a doenças e pragas. Decoratividade de Bush | Uma planta que ama a umidade que precisa de rega frequente. A necessidade de polinização. Congelamento durante um período de forte alternância de degelo e geada |
Comparação de variedades de espinheiro marinho Altai doce e Altai
Opções | Altai | Doce altai |
Peso da baga | 0,8-0,9 g | 0,7 g |
Gosto | Doce | Doce |
Termos de amadurecimento | Meados de agosto - início de setembro. Variedade do início do outono | De meados a final de setembro. Variedade de meados do outono |
Produção | Até 15-16 kg | Até 7-8 kg |
Regras de pouso
Plantar e cuidar do espinheiro-mar de Altai não será difícil, pois a planta se adapta facilmente às condições ambientais e às influências biológicas.
Tempo recomendado
O espinheiro-mar pode ser plantado no outono e na primavera. Jardineiros experientes preferem realizar o procedimento de plantio na primavera, pois a época coincide com o início da estação de crescimento da planta. Nesse caso, o arbusto cria raízes mais rapidamente, amadurece mais rapidamente e começa a dar frutos. No outono, você pode plantar uma baga, mas o processo é mais trabalhoso. Após o plantio, o jovem arbusto deve ser fertilizado com alta qualidade, coberto e no inverno com pouca neve, constantemente pingando neve.
Escolhendo o lugar certo
A variedade Altai se distingue por sua exatidão ao sol e à umidade. Para plantá-lo, é necessária uma área de terreno ampla e aberta. O local ideal será por onde flui a água subterrânea.
Preparação do solo
A planta é pouco exigente para o solo, mas para aumentar seu rendimento, eles tentam colocá-la em solo argiloso ou arenoso.
Seleção e preparação de mudas
Ao escolher uma cultura, atenção especial deve ser dada ao tipo de raízes. Eles devem ser firmes e uniformes, sem saliências e sem ferimentos. Após a escolha da muda, as raízes são cuidadosamente enroladas em um pano úmido, tentando não danificar, e transportadas para o local selecionado.Antes de plantar, remova as folhas da muda de espinheiro-mar e coloque-a na água por 1-2 dias para evitar que seque.
Conselho! Para que o espinheiro-mar crie raízes mais rapidamente, suas raízes são mergulhadas em uma mistura de argila ou terra antes do plantio.
Aterrissagem passo a passo
O cumprimento das regras de plantio é uma garantia da colheita no futuro:
- Primeiro você precisa preparar orifícios com 40-50 cm de profundidade e 50-60 cm de largura.
- Fertilizantes orgânicos e minerais são adicionados aos buracos escavados. Pode ser estrume, composto e grânulos de superfosfato.
- Depois de preparar o caroço, uma muda é colocada nele e as raízes são cuidadosamente esticadas.
- Cubra o espinheiro-mar com uma mistura de terra.
- Produza regas abundantes com 30-40 litros de água.
- Finalmente, cubra o solo do arbusto.
Cuidado da cultura
O espinheiro-mar de Altai é despretensioso para as condições ambientais. Mas respeitando os requisitos mínimos, você pode dobrar o rendimento da planta.
Água, alimentação e cobertura morta
Durante a estação de crescimento ativa, a planta requer rega abundante - 1-2 vezes por semana de 30 a 80 litros, dependendo do tamanho do arbusto. No resto do tempo, realiza-se uma pequena rega (20-30 litros). O espinheiro-mar adora fertilizantes de fosfato e potássio. Eles são trazidos para o crescimento ativo, preparação para a frutificação e rendimentos crescentes. Além disso, a cultura precisa de cobertura morta regular com grama, o que ajuda a reter a umidade e proteger o espinheiro-mar de pragas.
Poda
O espinheiro-mar de Altai tem uma copa densa, que é regularmente desbastada. Os brotos anuais são podados em 20-30 centímetros, o que no futuro estimulará o crescimento dos ramos do esqueleto. E a cada 8-15 anos, o arbusto requer poda de alta qualidade dos brotos de três anos para que o rendimento dos frutos não diminua. O corte de ramos danificados e secos é executado conforme necessário.
Preparando-se para o inverno
A variedade de espinheiro-mar tem uma alta resistência à geada. Portanto, as medidas de aquecimento cultural para o inverno não são realizadas. A casca dos ramos contém taninos que a tornam imprópria para roedores e insetos. Devido a essa propriedade, a planta não precisa de abrigo para proteção.
Para aumentar a produtividade futura e fortalecer o sistema imunológico da árvore antes do inverno, no final do outono, você pode fertilizar a planta com humato de sódio, que é comprado em uma loja especializada. Nenhum cuidado adicional é necessário.
Coleta, processamento, armazenamento de safras
Amadurecimento das bagas de espinheiro-mar termina no final do verão - início do outono. É mais fácil colher no final do outono, após a primeira geada. O fruto já está frouxamente aderido aos ramos, o que facilita a colheita e adquire um delicioso aroma a ananás. Você pode salvar a colheita de várias maneiras, dependendo de suas necessidades. Os frutos do espinheiro marítimo são secos, fervidos e congelados sem tratamento prévio. As bagas são armazenadas sem processamento durante um ano inteiro e a compota não se estraga durante vários anos.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
Doença | Descrição | Sinais | Maneiras de lutar | Profilaxia |
Murcha vertical | Doença fúngica | Folhas amareladas e caindo precocemente, os frutos enrugam e a casca fica coberta com inchaço e rachaduras | Não há medidas de controle, a planta infectada é queimada para não comprometer espécimes saudáveis | No local do arbusto afetado, o espinheiro-mar não pode ser plantado por vários anos. |
Endomicose | Doença fúngica | O aparecimento de manchas claras na fruta, levando ao murchamento e perda de peso | Tratamento do arbusto com 3% de "Nitrafen" ou 4% de líquido bordalês | Calagem e introdução de cinzas de madeira no solo, limpeza de erva daninha |
Pragas | Descrição | Sinais | Maneiras de lutar | Profilaxia |
Pulgão verde do mar | Inseto verde, de 2-3 mm de tamanho, que vive na base dos botões | As folhas começam a amarelar e enrolar | Pulverizar folhas com água com sabão | Plantar um arbusto em uma área ensolarada e ventilada
|
Mosca espinheiro-mar | Larvas brancas em frutas e folhagens | Bagas comidas e danificadas | Tratamento de solução de clorofos | Fortalecimento do sistema radicular com fertilizantes |
Mariposa espinheiro-mar | Borboleta cinza | Colapso do rim | Pulverização com solução de Bitoxibacilina | Fertilização da raiz e remoção de ervas daninhas |
Conclusão
O espinheiro marítimo de Altai não só vai ajudar a decorar o território, mas também a fornecer frutos silvestres saborosos e saudáveis durante todo o inverno, a partir dos quais se preparam compotas, decocções e outros produtos importantes para a saúde.
O cultivo do espinheiro-mar de Altai não é difícil. E o cuidado com as safras de frutas e bagas é mínimo.