Contente
O espinheiro-mar Chuiskaya, apesar de sua idade considerável, ainda é popular entre os jardineiros de todo o país. Esta variedade é cultivada na Rússia Central e Extremo Oriente, Altai e Kuban. Isso se deve ao fato de ter absorvido todas as qualidades positivas da cultura: despretensão, facilidade de manutenção e bom rendimento. Uma descrição do espinheiro-alvar Chuiskaya e da tecnologia de seu cultivo pode ser encontrada neste artigo.
História de criação
A variedade Chuya foi obtida como resultado da polinização livre do espinheiro-mar selvagem que cresce no vale do rio Chuya. É daí que vem o nome da cultivar. Ao criar uma variedade pelo Centro Científico de Agrobiotecnologia Altai, os seguintes objetivos foram perseguidos:
- redução do número de espinhos nos brotos;
- produtividade aumentada;
- melhorando a qualidade das frutas.
A criação do espinheiro marítimo Chuiskaya demorou 18 anos. Em 1978, ela foi apresentada para testes de variedades estaduais. Abaixo está uma foto do espinheiro-mar de Chuiskaya.
Em 1979, a variedade foi incluída no Registro Estadual do Noroeste, Extremo Oriente, Ural, Oeste da Sibéria e algumas outras regiões.
Descrição da cultura da baga
O espinheiro-mar de Chuiskaya é um arbusto de folha caduca com copa larga. Cresce até 3 m de altura. Usado por muitos jardineiros como uma variedade de frutas. Pode ser cultivada em várias zonas climáticas, de Kamchatka a Kaliningrado.
Compreensão geral da variedade
O espinheiro-mar Chuiskaya é geralmente formado na forma de um pequeno arbusto de hastes múltiplas. A coroa é redonda, um tanto esparsa, sem tendência a engrossar. Os ramos esqueléticos são pronunciados. A espessura dos rebentos é média. As folhas são estreitas, alternadas, longas, lanceoladas. A sua cor nos ramos do ano passado é verde claro com um brilho prateado, nos rebentos deste ano é mais escuro. Os espinhos são fracamente expressos, seu número é insignificante.
Bagas
O tamanho e a quantidade das bagas de espinheiro-mar Chui dependem fortemente das condições de crescimento. Os dados básicos sobre frutas estão resumidos na tabela.
Nome do parâmetro | Valor |
Peso, g | 0,85–0,9 |
Cor | Laranja brilhante |
A forma | Cilíndrico arredondado, alongado |
Comprimento do pedúnculo, mm | 2–3 |
Gosto | Doce e azedo |
Aroma | Pronunciado, agradável |
Teor de açúcar,% | 6,4–7,2 |
Separação da baga | Seco, leve |
Termos de amadurecimento | Variedade meio tardia, época de colheita de meados a final de agosto |
Produtividade, kg | 10-11, com tecnologia agrícola intensiva - até 23 |
Característica
As principais características da variedade de espinheiro-mar Chuiskaya são apresentadas a seguir.
Vantagens principais
A vantagem indiscutível do espinheiro-mar de Chuiskaya é o seu rendimento. No entanto, isso não pode ser alcançado sem uma boa tecnologia agrícola. Esta variedade é especialmente sensível à irrigação. As qualidades positivas também são:
- pouco exigente para a composição do solo;
- excelente resistência de inverno (até -45 graus);
- ligeira formação de brotos;
- bom gosto de fruta;
- versatilidade no uso de frutos silvestres;
- boa transportabilidade.
Deve-se notar que o espinheiro-mar de Chuiskaya começa a produzir safras a partir dos 3 anos de idade e frutifica de maneira estável.
Período de floração e tempo de amadurecimento
A abertura dos botões e o amadurecimento do espinheiro-mar Chuiskaya dependem fortemente da área de cultivo e das condições climáticas. Na maioria das regiões, o período de floração é em meados de maio e dura de 6 a 12 dias. As bagas de espinheiro marítimo Chuiskaya atingem a maturidade completa na segunda quinzena de agosto.
Quantidade de frutas vermelhas
As bagas da variedade de espinheiro marítimo Chuiskaya são universais em sua finalidade. Eles podem ser consumidos frescos e processados. Na maioria das vezes, as frutas são secas, transformadas em conservas, geleias e o suco é espremido. Você também pode usar Chuiskaya sea buckthorn para obter óleo de espinheiro mar, mas seu conteúdo em frutas não excede 2,9%. Isso é a metade das variedades técnicas.
Resistência a doenças e pragas
Sujeito às regras de cultivo, o espinheiro marítimo de Chuiskaya raramente é afetado por doenças e pragas. Para prevenir o aparecimento de infecções fúngicas, são tomadas medidas para limpar e afinar a coroa, e também tratar os arbustos com preparações contendo cobre. De pragas de insetos, a pulverização com preparações especiais é realizada.
Vantagens e desvantagens da variedade
Chuiskaya sea buckthorn não é um líder pronunciado em comparação com outras variedades. Existem outros mais produtivos e mais doces. Em vez disso, ela pode ser chamada de camponesa forte do meio. Não é à toa que no instituto essa variedade é referência em muitos aspectos.
As qualidades positivas de Chuiskaya podem ser atribuídas à sua resistência às geadas, às negativas - a forte dependência da cultura da tecnologia agrícola correta.
Regras de pouso
As regras de plantio para a variedade Chuiskaya não diferem daquelas geralmente aceitas para este tipo de planta. O espinheiro-mar é plantado em grupo, uma vez que são necessários indivíduos fêmeas e machos para obter bagas.
Ao plantar, deve-se ter em mente que os arbustos adultos da variedade Chuiskaya são bastante altos, mas o crescimento anual das mudas é pequeno.
Tempo recomendado
A maioria dos jardineiros considera o início da primavera a melhor época para o plantio de espinheiro-mar. No outono, após a queda das folhas, pode-se começar a escavar no sul. Seabuckthorn com sistema radicular fechado é plantado a qualquer momento, exceto nos meses quentes de verão.
Se as datas de plantio não forem cumpridas, é melhor cavar árvores jovens de espinheiro-mar Chuiskaya até a primavera. Para isso, são colocados em uma vala de 0,5 metros de profundidade, direcionando a coroa para o sul. As raízes são polvilhadas com terra e, após a primeira geada, é preciso cobrir todas as mudas, deixando apenas a parte de cima para fora. Em seguida, uma camada de ramos de abeto é colocada no topo e, depois que a neve cai, um abrigo adicional é feito dela.
Escolhendo o lugar certo
O espinheiro-mar de Chuiskaya adora a luz do sol. Deve ser plantado em um espaço aberto, a uma distância de pelo menos 2-3 m de outras árvores do jardim. Não deve haver canteiros nas proximidades, caso contrário, ao cavar, existe um grande risco de danificar as raízes superficiais. Você não deve plantar espinheiro marítimo Chuyskaya próximo a uma cerca alta ou edifícios de jardim. E também é necessário evitar locais que possam ser inundados periodicamente ou com nível freático acima de 1 m.
Preparação do solo
É melhor preparar covas de plantação para o espinheiro-mar de Chuiskaya com antecedência. O solo fértil removido deve ser preservado. Uma mistura nutritiva de solo é feita a partir dele, que preencherá o sistema radicular da muda. Para a sua preparação, são utilizados os seguintes componentes:
- composto ou húmus - 1 balde;
- areia de rio - 1 balde;
- solo fértil - 2 baldes;
- cinza de madeira - 0,5 baldes;
- superfosfato - 0,2 kg.
Todos os componentes devem ser bem misturados.
Seleção e preparação de mudas
Material de plantio de alta qualidade é a chave para uma boa colheita. É melhor escolher arbustos do segundo ano de vida.A esta altura, a planta deve ter 35-50 cm de comprimento e as raízes devem ter pelo menos 20 cm.
Ao escolher uma muda de espinheiro-alvar Chuiskaya, você precisa prestar atenção especial à sua casca. Não deve descascar ou ser marrom. Isso indica que a muda está danificada pelo frio, não vai mais conseguir se recuperar.
Algoritmo e esquema de pouso
Mudas de espinheiro-mar Chuiskaya podem ser dispostas em fileiras ou escalonadas. Para polinização de alta qualidade, a proporção de árvores masculinas e femininas não deve ser superior a 1: 5. Muitos jardineiros reduzem a proporção, pois as árvores machos morrem com mais freqüência. Eles são plantados a barlavento do grupo ou rodeados por espécimes femininos. O melhor polinizador do espinheiro-mar Chuiskaya é uma árvore macho da mesma variedade.
As covas de plantio devem estar afastadas pelo menos 2 m uma da outra, sendo colocado um suporte na parte inferior de cada uma delas com um deslocamento do centro, ao qual será amarrada uma árvore jovem. É plantado na vertical, as raízes são esticadas e cobertas com uma mistura de nutrientes, socando o solo para evitar a formação de vazios. Neste caso, o colar da raiz deve estar a uma altura de 5–6 cm do nível do solo. A muda de espinheiro-mar Chuiskaya deve ser amarrada ao suporte.
Acompanhamento da cultura
Plantar e cuidar do espinheiro-alvar Chuiskaya não é difícil. Ao contrário das árvores frutíferas, o círculo próximo ao tronco não é escavado perto do espinheiro-mar, para não danificar as raízes próximas.
Atividades necessárias
Para a correta formação do arbusto, será necessária poda regular, e para uma boa frutificação, mantendo a umidade do solo e às vezes adubo. O espinheiro-mar adulto Chuiskaya, especialmente em tempo seco, precisará de rega regular. Você precisa umedecer toda a zona da raiz. Uma vez a cada três ou quatro anos, a matéria orgânica é introduzida sob o arbusto - um balde de húmus ou composto misturado com uma pequena quantidade de superfosfato.
No início da primavera, os arbustos podem ser alimentados com nitrofos, espalhando-o na zona radicular.
A remoção de ervas daninhas e o afrouxamento dos círculos próximos ao tronco do espinheiro-mar Chuyskaya não são realizados. As ervas daninhas são simplesmente cortadas pela raiz. É melhor cobrir o círculo do tronco com grama. Isso não apenas reduz o risco de danos à raiz, mas também evita que as pragas de insetos e suas larvas emergam do solo.
Poda de arbusto
Nos primeiros três anos, o arbusto de espinheiro-mar de Chuiskaya é moldado por poda. Após o plantio, a muda é encurtada para 10–20 cm de altura. No ano seguinte, vários brotos fortes são selecionados dos brotos de raiz formados, o resto é removido. Essa será a base do futuro arbusto. Fazem podas higiênicas no outono e na primavera, removendo ramos velhos, secos, quebrados e doentes.
Se preparando para o inverno
O espinheiro-mar Chuiskaya é uma planta muito resistente ao inverno, portanto, nenhuma medida preparatória é normalmente realizada antes do período de inverno. Para reduzir o risco de danos por roedores, você pode fazer uma cerca de malha de metal ao redor do arbusto e caiar as barreiras. Além disso, o círculo do tronco pode ser forrado com ramos de abeto e coberto com uma camada de grama por cima. Esse abrigo multicamadas serve como proteção adicional das raízes contra o congelamento.
Doenças e pragas, métodos de controle e prevenção
O espinheiro marítimo de Chuiskaya tem boa imunidade a doenças. No entanto, em condições de alta umidade ou negligência severa dos arbustos, fungos podem aparecer nas folhas e na casca. As principais doenças do espinheiro marítimo são apresentadas na tabela.
Nome da doença | Sinais de aparência, consequências | Medidas de controle e prevenção |
Murcha vertical | As folhas e ramos ficam amarelos e secos. A planta morre. | A doença não tem cura. A planta deve ser desenterrada e queimada. |
Câncer negro | Manchas pretas características aparecem na casca. Nesse ponto, a casca se quebra e voa. A madeira fica preta. | Remoção oportuna de focos de infecção e tratamento com sulfato de cobre. As seções são cobertas com uma mistura de verbasco e argila. |
Perna negra | Ela se manifesta como podridão negra do tronco ao nível do solo. O tronco se decompõe e a árvore cai. | Ele aparece em mudas jovens. Recomenda-se plantá-los em substrato de solo arenoso (1: 1) e regar com uma solução fraca de permanganato de potássio. |
Septoria | O aparecimento nas folhas de manchas castanhas características com um meio incolor. A planta perde sua folhagem cedo e geralmente morre no inverno. | Retire e queime as folhas infectadas. No início da primavera, os arbustos são pulverizados com Bordeaux líquido 1%. |
Mancha marrom | Manchas marrons aparecem nas folhas e depois se fundem. As folhas morrem. | O mesmo que com septoria. |
Necrose Nectric | É detectado pelas almofadas vermelhas ou laranjas brilhantes do fungo na casca de uma árvore. | Os brotos afetados devem ser removidos e queimados. |
Podridão de fruta | As bagas tornam-se macias, murcham e mumificadas. | Remoção oportuna de frutos secos. Para prevenção, o arbusto é pulverizado na primavera e no outono com 1% do líquido bordalês. |
As pragas de insetos também raramente atacam o espinheiro marítimo de Chuiskaya. A tabela lista alguns deles.
Nome da praga | O que machuca | Métodos de controle e prevenção |
Mosca espinheiro-mar | Bagas, larvas se desenvolvem nelas | Pulverização preventiva com Fufanon, Iskra, Inta-Vir, etc. |
Pulgão-espinheiro-mar | Folhas, das quais os pulgões sugam suco | -//- |
Mariposa espinheiro-mar | Lagartas roem folhas | -//- |
Ácaro-aranha | Suga o suco das folhas, botões e flores. | -//- |
Conclusão
Chuiskaya sea buckthorn há muito se estabeleceu de um lado bom. É uma variedade confiável e produtiva. E mesmo um jardineiro novato pode lidar com seu cultivo.