Contente
O oídio da groselha é um dos tipos de doenças fúngicas que afetam os arbustos de bagas. A doença se manifesta na forma de uma flor com manchas cinza-esbranquiçadas em galhos jovens, caules de folhas e placas de folhas. Uma das principais razões para o surgimento e desenvolvimento de fungos nas groselhas é o clima instável com fortes flutuações de temperatura e chuvas frequentes. O micélio do fungo, por ora em estado de remissão, nessas condições começa a se multiplicar rapidamente, capturando cada vez mais superfícies nos brotos jovens de groselha.
Protegendo as groselhas de doenças
Os arbustos de groselha são baixos, compactos, muito fáceis de cuidar e colher. Os frutos da groselha preta, vermelha e branca são saudáveis e saborosos, podendo ser utilizados para fazer excelentes sumos, compotas ou conservas e compotas. Folhas de groselha são adequadas para preparar chás verdes - aromáticos e incomuns em bebidas de sabor. Por essas razões, muitos jardineiros cultivam diferentes tipos de groselha em seus jardins, mas nem sempre é possível obter uma boa colheita de um arbusto de baga se o oídio apareceu nele. É urgente, sem esperar a disseminação da doença, tomar medidas drásticas para combatê-la, caso contrário pode-se perder não só a safra, mas também a própria planta.
Definição de doença
Por definição biológica, o oídio (cinza ou linho) nada mais é do que uma doença fúngica da groselha, causada pelos menores esporos do fungo do oídio da família Erysiphales. Esta família inclui mais de 700 espécies, unidas em 19 gêneros. Por algum motivo, essa doença que se manifesta nas plantas também é chamada na Rússia "Oídio americano"não se sabe exatamente com o que está conectado.
Os dois conceitos também não devem ser confundidos: oídio ou oídio. Hoje falamos apenas sobre a forma atual, o míldio raramente é encontrado na groselha, é causado por um patógeno completamente diferente e seus sinais diferem dos sintomas que mencionamos acima.
Deve-se notar que todos os tipos de fungos oídio prefere procriar em certos tipos de plantas. Um fungo que se estabeleceu em uma groselha não se transfere para uma maçã ou pêra; ele não se move das folhas de pepino para os arbustos de tomate ou berinjela. A infecção ocorre em uma base familiar, ou seja, uma macieira de uma macieira (independentemente da variedade), uma pêra de uma pêra, uma groselha de uma groselha e assim por diante estão infectadas umas das outras.
Sintomas
Os sinais do oídio da groselha aparecem nas plantas da mesma forma, mas isso acontece rapidamente. Os jardineiros não notaram nenhuma manifestação ontem, mas no dia seguinte os brotos e folhas superiores já estão cobertos por uma flor branca.
Sintomas de infecção:
- nos primeiros estágios da doença, as folhas das mudas de groselha na face anterior são cobertas por pequenas manchas esbranquiçadas, como se as folhas fossem polvilhadas com farinha;
- então (na ausência do tratamento necessário) as manchas tornam-se cada vez mais dilatadas, passam para os pecíolos e ramos das folhas, as folhas da groselha enrolam-se, os rebentos tornam-se mais finos;
- toda a parte apical dos brotos jovens se torce em um feio pedaço de folhagem seca, as folhas caem, os pecíolos e ramos tornam-se quebradiços, o crescimento dos brotos cessa;
- tendo destruído as partes jovens da planta, o fungo "ocupa" os ovários dos frutos e os próprios frutos, secando-os e transformando-os em bolas duras, que também se desfazem no chão;
- sem receber o tratamento adequado durante a estação, as groselhas passam o inverno enfraquecidas e desprotegidas;
- muitas plantas não conseguem resistir a essa condição e morrem de frio ou falta de nutrientes, cujo fluxo para os arbustos de groselha é completamente bloqueado pelo nocivo fungo que cresce demais.
A foto superior mostra o estado das folhas de groselha no estágio inicial de sua derrota pelo oídio. No vídeo anexado a esta seção, você pode ver claramente a aparência dos arbustos de groselha infectados em comparação com as plantas saudáveis.
Causas de ocorrência
Vamos passar para a próxima seção de nosso artigo, por quais razões e por que ocorre a infecção de bagas, seja ela preta, groselha vermelha ou branca. Jardineiros experientes acreditam que a principal razão para a propagação do oídio na horta e na horta é o cuidado insuficiente com as plantas e as violações da tecnologia de cultivo de hortaliças. Se somarmos a tais condições mudanças freqüentes e bruscas na temperatura do ar durante o dia e a noite, chuvas fortes com raros dias de sol, será apenas um "paraíso" para as doenças fúngicas.
Pré-requisitos básicos para infecção:
- A presença de grande quantidade de ervas daninhas no local.
- Excesso de densidade de plantio de groselhas acima dos padrões tecnológicos permitidos.
- Umidade excessiva no solo e no ar (rega excessiva ou precipitação em forma de chuva).
- Falta de umidade e nutrientes.
- Grande diferença entre as leituras do termômetro noturno e diurno.
- Ausência de medidas preventivas de combate às doenças das plantas e suas pragas.
Só eliminando a presença de todas essas deficiências, exceto as condições climáticas, é claro, que não dependem de uma pessoa, pode-se começar a realizar medidas que contribuam para o tratamento de groselheira já infectada ou medidas que impeçam o surgimento de novos focos em plantas jovens de arbustos de bagas.
Prevenção e tratamento
A maioria dos jardineiros e jardineiros mantêm os seus terrenos em perfeitas condições, sabem que para cultivar qualquer horta, fruta e frutos silvestres é necessário seguir a tecnologia de plantio, cuidar das plantas e realizar tratamentos preventivos contra doenças e pragas. Jardineiros novatos às vezes não prestam atenção suficiente a essas atividades. Queremos dar algumas recomendações para jovens criadores de plantas que não têm experiência em jardinagem.
- É necessário manter constantemente a limpeza do território da horta e da horta, remover e aparar as ervas daninhas em tempo hábil, cortando-as e enchendo-as em uma pilha de composto. Resíduos de plantas: folhas e galhos mortos caídos, frutos estragados e infectados de groselhas e outros arbustos que caíram no solo, queimados ou descartados de qualquer outra forma.
- Na primavera, outono e durante todo o verão, realize o tratamento preventivo de todas as plantações de jardins contra insetos nocivos e várias doenças.
- Se você acabou de começar a plantar seu jardim, compre e propague mudas de groselha que são resistentes ao oídio, pois hoje em dia existem muitas dessas variedades à venda.
Esses primeiros passos preventivos ajudarão a manter a propagação de doenças fúngicas nas groselhas, como o oídio em particular.
Métodos de tratamento do oídio em groselhas e métodos de tratamento:
- no primeiro estágio da lesão, quando apareceram manchas esbranquiçadas nas folhas raras e em muito poucas, você pode se livrar delas retirando-as do arbusto, cortando e queimando os restos, depois preparar os meios para o processamento e borrife imediatamente as groselhas, repita o tratamento após 7 a 10 dias;
- se você perdeu esse momento ou não percebeu o oídio por 2-3 dias, o micélio do fungo durante esse tempo pode cobrir uma grande área da planta, neste caso é impossível remover algumas partes da groselha sem prejudicando-o. A planta deve ser tratada imediatamente com produtos químicos 2-3 vezes em intervalos de 7 dias;
- Digamos que você não teve a oportunidade de visitar seu jardim durante o verão, e os arbustos de groselha são muito afetados pelo oídio, são quase impossíveis de salvar. Existe um tratamento que é arriscado, mas muito eficaz. É usado por jardineiros experientes para guardar variedades valiosas de arbustos de groselha. No início da primavera, eles tratam a planta com água quente, a uma temperatura não inferior a + 70-80 ° C. Há um risco, mas a planta ainda teria morrido e, com esse método, há uma chance de salvar a groselha e dar-lhe uma segunda vida.
Nas lojas especializadas em jardinagem existe uma ampla gama de produtos químicos que ajudam no combate ao oídio em qualquer plantação, bastando escolher o medicamento que efetivamente desempenhe suas funções.
Os fãs de jardins ecológicos que não aceitam o uso da química podem usar remédios populares no combate ao oídio, recomendamos a receita de um deles:
- Dissolva o bicarbonato de sódio na água na proporção de 3 colheres de sopa sem tampa para 10 litros de água aquecida à temperatura ambiente (coloque um balde em uma área ensolarada),
- Dissolva 50 g de sabão em pó em uma pequena quantidade de água até a consistência de uma pasta grossa, adicione à solução de refrigerante, misture tudo bem;
- você precisa usar o produto resultante dentro de 3-4 dias, pulverizando todas as plantas, começando pelos topos;
- tais tratamentos devem ser realizados 5 a 8 vezes por temporada, em intervalos de 7 a 8 dias.
Você pode descobrir mais sobre outros remédios populares assistindo ao videoclipe anexo, que descreve muitas receitas para sua preparação.
Conclusão
Jardineiros que amam seu jardim e todas as plantas que vivem nele não permitirão que um único broto morra de algum oídio. Eles estão sempre prontos para lutar contra qualquer infortúnio, a fim de manter seus bichinhos verdes saudáveis. Fazendo uma pausa de tal luta em um gazebo à sombra, eles beberão chá com folhas de groselha e um pedaço de geleia de groselha e estarão prontos para defender seu jardim novamente. Vamos desejar-lhes boa sorte em todos os seus empreendimentos.