Contente
A groselha Joshta é um híbrido interessante de groselha preta e groselha, combinando as vantagens de ambas as culturas. É muito fácil cuidar dele na casa de veraneio, o valor nutritivo da planta é alto.
História de criação
O híbrido Josht foi criado na década de 1970 pelo criador alemão R. Bauer com base em groselhas comuns, groselhas pretas e groselhas comuns. Ao mesmo tempo, tentativas de cruzar safras de frutas foram feitas por cerca de cem anos antes. Os cientistas queriam criar uma planta que tivesse simultaneamente alto rendimento, boa imunidade a doenças e pragas e brotos lisos sem espinhos.
Uma nova safra foi trazida para a Rússia em 1986 e três anos depois eles começaram a cultivá-la em escala industrial. Apesar do fato de que a groselha Yoshta ainda não foi inscrita no Registro do Estado, existem várias variedades desta planta no mercado de horticultura ao mesmo tempo.
Descrição da groselha Joshta
A groselha Yoshta é um arbusto de tamanho médio com até 1,5 m de altura, com brotos fortes e lisos sem espinhos. As raízes da planta são longas, penetram cerca de 50 cm no solo e quase não formam brotos na superfície da terra. As folhas do híbrido Yoshta são verdes escuras, brilhantes, sólidas com uma borda entalhada, com um leve aroma de groselha, podendo permanecer nos galhos até o início do frio. A copa de uma planta pode atingir 2 m de diâmetro.
Em meados de abril, a groselha Yoshta produz flores muito brilhantes com pétalas vermelhas e um núcleo claro. No verão, as frutas aparecem em seu lugar - grandes bagas arredondadas de um tom roxo-escuro, coletadas em um pincel de 3 a 5 pedaços, pesando até 5 g. Yoshta tem uma pele densa e crocante, a polpa é suculenta e doce, com uma leve nota azeda e aroma de noz-moscada.
Como distinguir Yoshta de groselha preta dourada
As diferenças entre Yoshta e groselha dourada permitem não confundir um híbrido com uma planta comum:
- Folhas... O híbrido Yoshta tem placas convexas e texturizadas, a groselha comum tem placas lisas e planas.
- Flores... A groselha dourada produz botões amarelos muito grandes. Yoshta produz flores menores com pétalas vermelhas. Desta forma, o híbrido é semelhante à groselha preta, mas esta tem botões menos brilhantes.
- Fruta... Yoshta produz deliciosas frutas silvestres doces com uma leve nota refrescante. Nas groselhas douradas e pretas, as qualidades da sobremesa são muito mais baixas e o azedume é mais pronunciado.
A diferença entre as culturas está no formato do arbusto: no híbrido, os brotos não partem de um único centro em forma de arco, mas são dispostos de forma aleatória. Yoshta difere da passa de Corinto dourada também porque quase não dá crescimento de raiz.
Características
Para entender se Yoshta é adequado para o plantio em uma casa de verão, você precisa estudar cuidadosamente as qualidades básicas e os requisitos da planta. Em geral, o híbrido é considerado bastante interessante para crescer.
Tolerância à seca, resistência do inverno
Uma das vantagens do Yoshta é o aumento da resistência à geada do arbusto. A planta tolera temperaturas baixas de até -30 graus e hiberna sem abrigo nas regiões do sul e centro da Rússia. Na Sibéria e nos Urais, é melhor cobrir as groselhas híbridas, especialmente se estiverem previstos meses frios com pouca neve.
Yoshta tem uma resistência fraca à seca, a planta prefere um solo bem umedecido. Com a falta de água, o híbrido retarda seu desenvolvimento e começa a dar frutos ainda piores.
Polinização, período de floração e tempos de amadurecimento
O híbrido de groselha-groselha de Joshta pertence à categoria de arbustos parcialmente férteis. Isso significa que mesmo sem polinizadores, a planta dará frutos, mas o rendimento será muito baixo. Para obter um grande número de frutas ao lado de Yoshta, você precisa plantar qualquer tipo de groselha preta ou variedades de groselha Kolobok e Pink.
Na foto do híbrido de groselha e groselha de Yoshta, vê-se que a planta floresce em botões compactos, mas de um tom vermelho-amarelado brilhante. Os frutos amadurecem no final de julho e início de agosto.
Produtividade e frutificação
Pela primeira vez, Yoshta traz bagas no segundo ano de vida e atinge seu rendimento máximo apenas na quarta temporada. Com cultivo adequado e boas condições, a planta pode produzir de 7 a 10 kg de frutos anualmente a partir de um arbusto. As bagas amadurecem gradualmente, mas as passas são mantidas nos ramos por muito tempo, para que possam ser colhidas ao mesmo tempo.
Resistência a doenças e pragas
O híbrido Yoshta tem forte imunidade e raramente sofre de fungos e insetos. Das doenças, o perigo para o mato é:
- ferrugem - a doença deixa manchas avermelhadas e marrons nas folhas da cultura, que gradualmente se espalham, aumentam e se fundem;
- mosaico - a doença é de natureza viral, pode-se reconhecê-la pelo aparecimento de manchas amarelas padronizadas ao redor das maiores nervuras das folhas.
A luta contra as doenças das groselhas híbridas é realizada com preparações fungicidas e líquido bordalês. Os arbustos severamente afetados são removidos do local para não infectar as plantações vizinhas.
Dos insetos, Yoshta reage com mais sensibilidade ao verme do vidro, uma lagarta branca que se alimenta de folhas jovens e brotos híbridos. Quando surgem buracos na vegetação da planta e passagens características nos ramos, é necessário pulverizar com inseticidas.
Vantagens e desvantagens
A groselha Yoshta tem benefícios importantes. Esses incluem:
- alta resistência à geada;
- autofecundidade parcial;
- resistência a doenças e pragas;
- resistência e despretensão;
- sobremesa doce sabor de frutas;
- alta produtividade;
- boa manutenção da qualidade e transportabilidade das bagas;
- preservação dos frutos nos ramos após o amadurecimento completo.
Ao mesmo tempo, Yoshta tem algumas desvantagens. Entre eles:
- a necessidade de uma boa hidratação;
- sensibilidade à composição do solo;
- baixa produtividade na ausência de vários polinizadores.
Em geral, os jardineiros respondem positivamente ao híbrido e notam que, em comparação com as groselhas comuns, é mais conveniente cultivar.
Variedades Yoshta
No mercado de horticultura, a Joshta é representada por diversas variedades populares. Eles têm semelhanças e diferenças notáveis.
EMB (EMB)
A groselha híbrida de origem britânica atinge 1,7 m de altura, possui copa semi-espalhada e é geralmente muito semelhante à variedade preta. Ao mesmo tempo, os frutos da planta são mais parecidos com groselhas - são bastante grandes, ovais, de 5 a 12 g de peso. O sabor desta variedade de groselhas é doce e azedo, agradável e doce.
Kroma
O híbrido suíço cresce até 2 metros e é altamente imune a doenças e pragas. Os bagos são pequenos, em média, até 6 g de peso, mas por outro lado, ficam nos galhos por muito tempo, não caem ao solo e não racham.
Yohelina
Uma das melhores variedades de groselhas híbridas, é caracterizada por alto rendimento e boa imunidade à mancha e à antracnose. As desvantagens da planta incluem crescimento denso, que deve ser desbastado regularmente. A variedade híbrida Yokhilina apresenta frutos muito doces, em que a acidez é quase indistinguível.
Rext
A variedade da seleção russa cresce apenas até 1,2 m, mas ao mesmo tempo se distingue pela boa propagação. Adequado não só para a colheita, mas também para decoração de jardins decorativos. Os bagos do híbrido são pequenos, até 3 g em peso, mas têm um sabor excelente. Yoshta Rext é usado para criar sebes.
Moro
Yoshta Moro atinge 2,5 m de altura e possui uma coroa colunar compacta. Dá frutos pequenos e brilhantes, muito semelhantes às cerejas, de cor quase negra com laivos roxos. A fruta é doce, mas com acidez pronunciada, e tem um agradável aroma de nozes.
Krondal
A variedade americana Krondal tem folhas largas, que lembram a groselha. Produz frutos pretos, de formato semelhante ao da groselha, com sementes muito grandes no interior. Ao contrário da maioria das variedades Yoshta, ela floresce com botões amarelos.
Características de plantio e cuidado
A groselha Joshta prefere áreas abertas com boa iluminação, solos nutritivos e úmidos, mas respiráveis, enriquecidos com potássio. O plantio é realizado na primavera com o início do período vegetativo ou no outono até meados de setembro nas regiões do sul. Antes do enraizamento das passas, o local escolhido é desenterrado e introduzidos no solo húmus e excrementos de galinha, sendo feito um buraco com cerca de 60 cm de profundidade.
Uma camada de seixos ou tijolos quebrados para drenagem é colocada no fundo da cova de plantio, solo fértil é derramado até a metade em cima e uma muda é colocada sobre ela, endireitando cuidadosamente as raízes. Em seguida, as groselhas Yoshtu são borrifadas com terra até o fim, deixando o colar da raiz acima da superfície, e abundantemente regadas. Imediatamente após o plantio, as groselhas híbridas devem ser cobertas com palha ou turfa para diminuir a evaporação da umidade. Se várias plantas estão localizadas no local ao mesmo tempo, um espaço de cerca de 1,5 m é deixado entre elas.
O cuidado com a planta se resume a procedimentos simples:
- Na estação quente, na ausência de chuva, Yoshta requer irrigação duas vezes por semana com três baldes d'água. Após o procedimento, você precisa afrouxar e cobrir o solo novamente.
- A cobertura é realizada quatro vezes por temporada. Na primavera, as groselhas são fertilizadas com nitrato ou uréia para a folhagem, após a floração - com monofosfato de potássio, e no meio do verão com excrementos de pássaros ou verbasco. No outono, pouco antes do início do clima frio, o superfosfato é introduzido no solo junto com a rega ou espalhado sob a planta do húmus.
- Yoshta não requer poda decorativa, pois cresce muito lentamente. Mas a cada primavera e outono, você precisa realizar um corte de cabelo higiênico e remover brotos velhos, secos e doentes.
A groselha Yoshta tem boa resistência à geada. Para o inverno, o arbusto não fica embrulhado, basta isolar as raízes da planta com uma camada de turfa de cerca de 10 cm para evitar que congelem.
Coleta, armazenamento e manutenção da qualidade dos frutos silvestres
Os primeiros frutos da groselha Joshta amadurecem em meados de julho, mas recomenda-se a colheita não antes de meados de agosto. As bagas amadurecem de forma irregular, dentro de duas a três semanas.
A groselha híbrida tem uma casca densa que não racha quando madura. Devido a isso, Joshta demonstra boa qualidade de conservação e é adequado para transporte de longa distância, mantendo uma apresentação atraente.
Os frutos do híbrido são próprios para consumo in natura e para conservar, são utilizados na preparação de compotas, compotas e compotas. Para o armazenamento de longo prazo, as bagas de groselha podem ser congeladas a uma temperatura não superior a - 16 ° C, caso em que permanecerão utilizáveis durante todo o ano.
Métodos de reprodução
As groselhas híbridas Joshtu são propagadas de várias maneiras vegetativas. A taxa de sobrevivência das plantas é alta, é possível aumentar a população da lavoura no local sem muito esforço.
Estacas
Vários brotos de até 20 cm de comprimento são cortados do arbusto híbrido de Yosht e imersos em água em temperatura ambiente por várias horas. Depois disso, as mudas são embrulhadas em papel alumínio e removidas para um local fresco e quente até a primavera. Com o início do calor, os brotos podem ser plantados diretamente no solo.
Camadas
No início da primavera, um dos brotos mais baixos da groselha híbrida é dobrado ao solo, pinçado, afundado no solo e fixado para que o galho não se endireite. Durante o verão, as mudas devem ser regadas ao mesmo tempo que a planta-mãe até o enraizamento completo.
Dividindo o mato
As groselhas adultas são cuidadosamente retiradas do solo e divididas em várias partes com um machado ao longo do rizoma. Cada muda deve ter brotos jovens fortes e brotos subterrâneos saudáveis. Delenki é imediatamente transferido para um novo local e realiza um ajuste padrão.
Enxerto de yoshta em groselhas
Yoshta pode ser enxertado em groselhas douradas ou pretas para aumentar a resistência à geada e o rendimento da colheita. O procedimento é realizado no final de março ou meados de abril, dependendo da região, mas em qualquer caso antes do início do botão. As estacas Yoshta podem ser cortadas imediatamente antes da enxertia ou preparadas no outono.
O caule e o broto de groselha de Yoshta são cortados em um ângulo oblíquo e firmemente conectados, e então fixados com uma cinta. Abaixo da enxertia, todos os processos são removidos e os locais dos cortes são cobertos com grama. Após cerca de um mês, a fita pode ser removida.
Conclusão
A groselha Yoshta é um híbrido muito interessante para cultivo com alto rendimento e frutas doces para sobremesa. A planta requer cuidados modestos, por isso geralmente não causa problemas para os jardineiros.
Críticas com uma foto sobre a groselha Yoshta