Contente
Pela primeira vez, eles aprenderam sobre a lepiota com crista em 1788 com as descrições do cientista inglês, o naturalista James Bolton. Ele a identificou como Agaricus cristatus. A lepiota com crista nas enciclopédias modernas é classificada como o corpo frutífero da família Champignon, o gênero Crested.
Como são os lepiotas-de-crista?
Lepiota também tem outros nomes. As pessoas chamam de guarda-chuva, pois é muito semelhante aos cogumelos guarda-chuva, ou silverfish. O último nome apareceu por causa das placas na tampa, semelhantes a escamas.
Descrição do chapéu
Este é um pequeno cogumelo com uma altura de 4-8 cm. O tamanho da tampa tem 3-5 cm de diâmetro. É branco, nos cogumelos jovens é convexo, semelhante a uma cúpula. Em seguida, o chapéu assume a forma de um guarda-chuva, torna-se plano côncavo. No meio há um tubérculo marrom, do qual divergem escamas branco-acastanhadas em forma de vieira. Portanto, eles chamam a lepiota com crista. A polpa é branca, esfarelando-se facilmente, enquanto as bordas ficam vermelho-rosadas.
Descrição da perna
A perna cresce até 8 cm e a espessura chega a 8 mm. Tem a forma de um cilindro branco oco, frequentemente de cor rosada. A perna fica ligeiramente mais espessa em direção à base. Como todos os guarda-chuvas, há um anel na haste, mas à medida que amadurece, ele desaparece.
Onde crescem os lepiotas com crista?
A lepiota com crista é uma das espécies mais comuns. Cresce no Hemisfério Norte, nomeadamente, nas suas latitudes temperadas: nas florestas mistas e caducas, nos prados e até nas hortas. Freqüentemente encontrado na América do Norte, Europa, Rússia. Ela cresce de junho a setembro. Propagado por pequenos esporos esbranquiçados.
É possível comer lepiotas-de-crista
Guarda-chuvas com crista são lepiotas não comestíveis. Isso é evidenciado pelo cheiro desagradável que vem deles e se assemelha a algo como alho podre. Alguns cientistas acreditam que são venenosos e causam envenenamento se ingeridos.
Semelhanças com outras espécies
A lepiota com crista é muito semelhante a estes cogumelos:
- Castanha lepiota... Ao contrário do pente, apresenta escamas vermelhas e depois castanhas. Com a maturação, aparecem na perna.
- Cogumelo venenoso branco causa envenenamento, muitas vezes levando à morte. Os catadores de cogumelos devem se assustar com o cheiro desagradável de água sanitária.
- Lepiota branco, que também causa envenenamento. É um pouco maior que o guarda-chuva com pente: o tamanho do gorro chega a 13 cm, a perna cresce até 12 cm. As escamas raramente se localizam, mas também apresentam uma tonalidade marrom. Abaixo do ringue, a perna é mais escura.
Sintomas de envenenamento por colhedor de cogumelos
Conhecendo as espécies venenosas dos corpos frutíferos, será mais fácil identificar cogumelos comestíveis, entre os quais há guarda-chuvas. Mas se uma amostra venenosa do fungo for ingerida, os seguintes sintomas aparecem:
- fortes dores de cabeça;
- tontura e fraqueza;
- calor;
- dor no abdômen;
- dor de estômago;
- nausea e vomito.
Com intoxicação grave, o seguinte pode aparecer:
- alucinações;
- sonolência;
- aumento da sudorese;
- respiração difícil;
- violação do ritmo do coração.
Se uma pessoa, depois de comer cogumelos, tiver pelo menos um desses sintomas, pode-se determinar que ela foi envenenada.
Primeiros socorros para envenenamento
O aparecimento dos primeiros sinais de envenenamento por cogumelos é motivo para chamar uma ambulância. Mas antes da chegada da máquina médica, é preciso prestar os primeiros socorros ao paciente:
- Se o paciente vomitar, é necessário dar muita água ou uma solução de permanganato de potássio. O fluido remove as toxinas do corpo.
- Com um calafrio, envolva o paciente em um cobertor.
- Você pode usar drogas que removem venenos: Smecta ou carvão ativado.
Com intoxicação leve, os primeiros socorros são suficientes, mas para excluir consequências graves, você deve entrar em contato com a clínica.
Conclusão
A lepiota com crista é um cogumelo não comestível. Embora o grau de sua toxicidade ainda não tenha sido totalmente compreendido, é melhor evitar este corpo frutífero.