Scallet lepiota: descrição e foto

Nome:Lepiota corimbose
Nome latino:Lepiota clypeolaria
Um tipo: Comestível condicionalmente
Sinônimos:Lipiota corymbose, tireoide pequena umbelar, tireoide umbelar
Características:
  • Grupo: lamelar
  • Registros: solto
  • com anel
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Agaricaceae (Champignon)
  • Gênero: Lepiota
  • Espécie: Lepiota clypeolaria

Shield Lepiota é um cogumelo pouco conhecido da família Champignon, gênero Lepiota. Difere em tamanho pequeno e tampa escamosa. Outro nome é o pequeno guarda-chuva tireóide / tireóide.

Como são os lepiotas corimbosos?

O jovem espécime tem um chapéu rombudo em forma de sino, sobre uma superfície esbranquiçada, uma manta de algodão composta por pequenas escamas lanosas. No centro, é claramente visível um tubérculo liso e separador, de cor mais escura, castanho ou castanho. À medida que cresce, o gorro torna-se prostrado, as escamas são castanho-ocre ou castanho-avermelhadas, nitidamente distinguidas contra o fundo da polpa esbranquiçada, maior para o meio. Ao longo da borda, há uma borda pendurada em forma de pequenos remendos nos restos da colcha. O diâmetro da tampa é de 3 a 8 cm.

As placas são brancas ou cremosas, frequentes, largas, de comprimento variável, ligeiramente convexas.

A polpa é branca, macia, com aroma frutado e sabor adocicado.

O pó do esporo é esbranquiçado. Os esporos são de tamanho médio, incolores e ovais.

A perna é cilíndrica, oca por dentro, expandindo-se em direção à base. Fornecido com um anel pequeno, macio, escamoso, leve, que desaparece rapidamente. Acima do punho, a perna é branca e lisa, coberta por escamas amareladas ou acastanhadas e uma flor esbranquiçada escamosa, marrom ou enferrujada na base. O comprimento da perna é de 6 a 8 cm, o diâmetro é de 0,3 a 1 cm.

Onde crescem os lepiotas corimbose?

Ele se instala em florestas caducas e mistas, em serapilheira ou solo rico em húmus. O fungo é comum no hemisfério norte na zona temperada.

É possível comer lepiotas corimbose

As informações sobre a comestibilidade do cogumelo são diferentes. Alguns especialistas classificam-no como comestível condicionalmente com baixa palatabilidade. Outros acreditam que é impróprio para consumo humano.

Saborear qualidades do cogumelo lepiota corymbus

O guarda-chuva da tireóide é pouco conhecido, bastante raro e pouco popular entre os catadores de cogumelos. Praticamente não há informações sobre seu sabor.

Benefícios e danos ao corpo

Nenhuma informação disponível. O fungo é mal compreendido.

Falsas duplas

Scallet lepiota e espécies semelhantes não foram suficientemente estudadas. Ela tem muitas semelhanças com pequenos representantes de seu gênero, inclusive venenosos, e não é fácil encontrar a diferença entre eles.

  1. Lepiota de castanha. Cogumelo venenoso não comestível. Difere em tamanhos menores. O diâmetro da tampa é de 1,5-4 cm. Nos cogumelos jovens, é ovóide, então torna-se em forma de sino, convexo, estendido e achatado. A cor é esbranquiçada ou cremosa, as bordas são irregulares, com flocos. No centro apresenta-se um tubérculo escuro, na superfície escamas de feltro de tonalidade castanha, castanha-acastanhada ou tijolo. Os pratos são frequentes, largos, primeiro brancos, depois fulvos ou amarelados. Comprimento da perna - 3-6 cm, diâmetro - 2-5 mm. Externamente, é quase igual ao da lepiota corimbose. A polpa é cremosa ou amarelada, mole, quebradiça, fina, tem um cheiro pronunciado e bastante agradável a cogumelos. Mais frequentemente encontrado ao longo de estradas florestais de julho a agosto.
  2. Lepiota é um esporo estreito. Você só pode distinguir sob um microscópio: os esporos são menores e têm uma forma diferente. Não há informações sobre comestibilidade.
  3. A lepiota está inchada. Refere-se a venenoso, mas em algumas fontes é referido como um cogumelo comestível. É muito difícil distinguir de outros membros do gênero a olho nu. Um dos sinais é a forte descamação das bordas da tampa e da haste. Raramente é encontrado em pequenos grupos em florestas mistas e decíduas.
  4. Lepiota é grande e esparsa. Determinado microscopicamente de forma confiável por esporos maiores. Das diferenças externas - um velum frouxo e abundante (capa de um cogumelo jovem), dando-lhe uma aparência desgrenhada, uma cor rosada do tecido entre as escamas, uma zona anular felpuda na perna sem a formação de um punho. Cresce em grupos ou isoladamente em solos férteis em todos os tipos de floresta. Podem ser encontrados de agosto a outubro. Não há informações sobre comestibilidade.
  5. Lepiota goronostayevaya. O cogumelo branco como a neve cresce na serapilheira ou no solo de pastagens, prados, gramados. Ocorre dentro da cidade. A polpa fica vermelha na quebra. O diâmetro do gorro é de 2,5 a 10 cm .A altura da perna é de 5 a 10 cm, o diâmetro é de 0,3 a 1 cm. É muito claro na cor e no tamanho. Sem dados sobre comestibilidade.

Regras de coleta

A Vieira lepiota é rara, cresce em pequenos grupos de 4-6 peças. Frutificação de meados do verão a setembro, principalmente do final de julho a agosto.

Atenção! Recomenda-se cortá-lo acima da saia e colocá-lo separadamente do resto da cultura em um recipiente mais macio.

Usar

Pouco se sabe sobre os métodos de cozimento. O cogumelo é mal compreendido e pode conter substâncias perigosas, por isso não deve ser comido.

Conclusão

Shield lepiota é um fungo raro. É muito parecido com seus outros parentes, e de muitos deles é praticamente impossível distingui-lo a olho nu, inclusive dos venenosos.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção