Lepiota serrata (Umbrella serrate): descrição e foto

Nome:Lepiota serrata (Umbrella serrata)
Nome latino:Lepiota subincarnata
Um tipo: Não comestível, venenoso
Sinônimos:Lepiota encarnada, Lepiota scobinella, Umbrella serrilhada, Lepiota serrata
Características:
  • Grupo: lamelar
  • Cor: rosa
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Agaricaceae (Champignon)
  • Gênero: Lepiota
  • Espécie: Lepiota subincarnata

A Lepiota serrata é um dos tipos de cogumelos que não deve cair no cesto de um amante da "caça tranquila". Tem muitos sinônimos. Entre eles estão guarda-chuva serrilhado, lepiota rosada e encarnada. Nome latino Lepiota subincarnata.

O gênero lepiota é ligeiramente menor do que os cogumelos guarda-chuva. Mas as características são idênticas. Pertencem a saprófitas, ou seja, contribuem para a decomposição de restos vegetais.

Qual a aparência dos lepiotas serrata (guarda-chuvas serrilhados)

Para que a descrição da serrata lepiota seja completa, deve-se residir em todas as partes do cogumelo, tendo considerado em detalhes os parâmetros de cada uma:

  1. Chapéu. A lepiota rosada tem um gorro pequeno, de apenas 2 a 5 cm, podendo ser alongado plano ou alongado convexo. Ao mesmo tempo, as bordas são ligeiramente dobradas para dentro e a superfície é coberta por escamas marrom-cereja. Eles são bastante densos e cobrem toda a tampa. A cor do chapéu é ocre rosa. A polpa possui odor e sabor desagradáveis. A espessura da polpa é média, a cor é branca.
  2. Os pratos da lepiota serrilhada são cremosos, com tonalidades de verde claro. Largo, frequente, solto.
  3. A perna é cilíndrica, alta (2-5 cm) e fina (0,8-1 mm). A parte inferior da perna é ligeiramente engrossada e de cor cinza escuro. A parte superior é branca. Anel fibroso semi-perceptível, localizado no meio. A cor da perna muda no local do anel.
  4. Os esporos da lepiota rosada são brancos.
    Importante! Se você encontrar um guarda-chuva serrilhado, não é recomendável pegá-lo.

Onde os lepiotas serrata crescem

A área de distribuição não é tão pequena. Guarda-chuvas de serra podem ser encontrados em todo o território europeu, Rússia, Cazaquistão. Para seu crescimento, os cogumelos preferem grama em uma clareira em uma floresta ou prado. Eles adoram umidade e luz, então gostam mais de lugares abertos. A frutificação começa em meados de junho, dura todo o verão e termina nos últimos dias de agosto.

É possível comer lepiotas serrata

Há apenas uma resposta para essa pergunta - absolutamente não. Você não deve nem provar o cogumelo. O conteúdo de cianeto na lepiota rosada é tão alto que a espécie é classificada como venenosa mortal. A entrada de uma pequena partícula do corpo frutífero no corpo humano leva a problemas muito sérios.

Sintomas de envenenamento

A causa do envenenamento com guarda-chuva serrilhada é a concentração da substância tóxica cianeto. Lepiota encarnado tem um efeito prejudicial nos sistemas cardiovascular, broncopulmonar, nervoso, imunológico, geniturinário, digestivo, fígado e pâncreas.

As principais manifestações do envenenamento por serrata lepiota serão:

  • nausea e vomito;
  • violação do ritmo cardíaco;
  • tontura;
  • convulsões;
  • boca seca, sede;
  • extremidades frias;
  • deficiência auditiva ou visual;
  • mudança no estado de consciência ou sua perda.

Os primeiros sintomas podem aparecer meia hora após o envenenamento por guarda-chuva. O tempo depende da sensibilidade do organismo e do número de espécimes de lepiota encarnada comidos.

Primeiros socorros para envenenamento

O mais eficaz é chamar uma equipa médica. Mas, ao mesmo tempo, você deve começar a remover as toxinas da serrata lepiota do corpo:

  1. Tome um grande gole para lavar o estômago. Água limpa em temperatura ambiente, solução salina (1 colher de sopa. Sal de mesa por 1 copo de água), solução de mostarda em pó (1 colher de chá por 1 copo de água) são adequados. É imperativo induzir o vômito.
  2. Em caso de vômito indomável, a quantidade de líquido no corpo deve ser reposta para que não haja desidratação. Para isso, é preciso dar a uma pessoa um bom gole com chá preto morno.
  3. Coloque almofadas de aquecimento aos seus pés. Em nenhum caso, você deve colocar uma almofada térmica em seu estômago antes da chegada de especialistas. Esta é uma condição importante para não causar danos. Afinal, esses sintomas podem ser causados ​​não apenas por envenenamento.
  4. Dê ao paciente um laxante. Este item é ignorado se a vítima tiver diarreia.
  5. Após o término da lavagem, beba carvão ativado ou Sorbex.
  6. Monitore de perto a condição do paciente. Se sua pressão arterial cair ou ele perder a consciência, a atividade vigorosa de lavar o estômago deve ser interrompida. Principalmente se ele sofrer de hipotensão.
Importante! Mesmo com uma melhora visível do quadro, é impossível recusar atendimento qualificado antes da chegada do médico.

O envenenamento com serrata lepiota não desaparece por si só. O veneno é absorvido pela corrente sanguínea e continua a danificar os órgãos internos. Portanto, a entrega de exames ou outros métodos que serão prescritos por um médico deverá ser realizada de forma rigorosa.

Conclusão

Lepiota serrata é um cogumelo venenoso. Portanto, estudar a descrição de características externas e fotos ajudará a evitar problemas de saúde.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção