Contente
Lepiota Venenosa - um cogumelo da família Champignon, pertencente à ordem Lamellar. Há também outro nome - lepiota vermelho-tijolo, o nome latino é Lepiota helveola.
Como são os lepiotas venenosos
O chapéu é arredondado. Seu diâmetro é de 2 a 7 cm. No exame de perto da lepiota venenosa (foto), no centro, você pode ver um tubérculo imperceptível e finos sulcos radiais. A cor da tampa é vermelho-acinzentada, a superfície é sedosa, mate. Numerosas escamas são formadas na tampa, lembrando manchas de feltro. Sob a tampa, muitas vezes há placas de um tom bege claro. Os esporos são brancos, o pó dos esporos também é branco.
A perna é cilíndrica, baixa (de 2 a 4 cm), de cor rosa. Sem espessamento. Uma incisão revela que a haste é oca e fibrosa.
A polpa do cogumelo tem um aroma adocicado, não há gosto de cogumelo.
Onde crescem lepiotas venenosos
Os lepiotas venenosos são encontrados na Europa Ocidental, bem como na Ucrânia. O principal habitat dos cogumelos são áreas de parque, prados, áreas com grama.
Lepiotas venenosos são considerados cogumelos raros, eles aparecem no outono.
É possível comer lepiotas venenosos
Esses cogumelos são classificados como venenosos. Seu consumo é proibido.
Sintomas de envenenamento
O envenenamento por lepiose é fatal. Ele contém cianetos e nitrilos, contra os quais não há antídoto.
Os primeiros sintomas de envenenamento aparecem um quarto de hora depois que os cogumelos entram no corpo. Na vítima, uma espuma branca é liberada da cavidade oral, o que ocorre devido a múltiplas rupturas dos alvéolos nos pulmões. A parada cardíaca pode ocorrer após 30 minutos. Esses dois fatores são fatais.
A temperatura corporal da vítima pode aumentar. Vômito incessante, falta de ar, secreção espumosa pela boca, descoloração azulada do corpo ou aparecimento de manchas cianóticas indicam intoxicação por lepiota venenosa.
Primeiros socorros para envenenamento
Quanto mais rápido os primeiros socorros forem fornecidos para o envenenamento por cogumelos, maiores serão as chances de uma pessoa sobreviver. Algoritmo de ações para envenenamento por cogumelos:
- chame uma equipe médica ou leve a vítima ao hospital;
- faça uma lavagem gástrica;
- dê à vítima um laxante;
- para que não haja desidratação, o paciente recebe uma bebida abundante;
- os restos da comida que causou a intoxicação devem ser guardados. Isso esclarecerá o tipo de veneno.
Recomendações de prevenção
Para evitar envenenamento, você precisa colher os cogumelos corretamente:
- cópias desconhecidas ou duvidosas não precisam ser copiadas;
- cogumelos cultivados em lixeiras, lixões urbanos, ao longo de rodovias e perto de fábricas de produtos químicos não estão sujeitos à coleta e processamento. Os corpos frutíferos absorvem rapidamente as substâncias tóxicas, podendo causar envenenamento;
- as que cresceram demais ou danificadas também devem ser deixadas na floresta.Freqüentemente, o envenenamento ocorre ao comer cogumelos comestíveis velhos;
- crianças pequenas não podem colher cogumelos. Freqüentemente, colocam na boca tudo o que gostam, por exemplo, um chapéu de agárico mosca vermelha;
- você não pode comprar cogumelos de pessoas que vendem em mercados espontâneos ao longo das rodovias;
- a tecnologia de processamento deve ser estritamente seguida. Amostras condicionalmente comestíveis são fervidas duas vezes, pelo menos 20 minutos cada vez, a água não é reutilizada.
Duplas e suas diferenças
A venenosa Lepiota pode ser confundida com pequenos espécimes da mesma família. Por exemplo, um guarda-chuva inchado é um representante venenoso do reino dos cogumelos, parecendo-se externamente com a venenosa lepiota. No guarda-chuva, a cor da tampa é bege ou avermelhada, a superfície é coberta por pequenas escamas. A polpa é amarela, com cheiro agradável.
A frutificação, de agosto a setembro, ocorre em pequenos grupos.
Lepiota Brebisson possui uma tampa cônica com diâmetro de 2 a 4 cm, que nos exemplares adultos abre. Um tubérculo marrom-avermelhado é claramente visível no gorro. Escamas na superfície são raras, de cor marrom. A forma do caule é cilíndrica, a cor fulvo, púrpura-violeta na base. Um frágil anel se forma no caule. A estação do aparecimento desses espécimes é o outono.
Conclusão
A lepiota venenosa é perigosa para a saúde humana. Comer pode levar à paralisia pulmonar e morte, portanto, em uma caçada tranquila, você deve ser extremamente cuidadoso para não coletar amostras venenosas na cesta.