Contente
A lepiota escamosa é um tipo de cogumelo venenoso que pertence à família Champignon. As pessoas podem chamá-lo de cogumelo guarda-chuva.
Como são os lepiotas escamosos
Este cogumelo tem uma pequena tampa convexa ou plana. Na lepiota escamosa, distingue-se por uma moldura ligeiramente rebaixada, às vezes curvada para dentro, em que a cor é semelhante à da carne envelhecida.
De cima, essa superfície é inteiramente coberta por escamas, como círculos concêntricos convergindo para o centro.
Pratos largos livres estão localizados sob a tampa da lepiota. Sua cor é cremosa, ligeiramente esverdeada. Os esporos do fungo são ovóides, completamente incolores. A perna de uma planta venenosa é baixa, de formato cilíndrico, com restos fibrosos localizados no centro do anel. A polpa é densa, na parte superior das pernas e gorros de tom creme, na parte inferior - cereja.
A lepiota jovem cheira a fruta, os cogumelos velhos cheiram a amêndoas amargas. O período de maturação ocorre a partir de meados de junho e vai até o final de setembro.
Onde crescem lepiotas escamosos
A lepiota escamosa cresce na América do Norte e Europa, Ucrânia, sul da Rússia e países da Ásia Central. É um saprófito que vive tanto no solo quanto no interior de restos de plantas. Por causa disso, o cogumelo é bastante comum em todos os continentes.
Você pode encontrar essa variedade nos seguintes lugares:
- floresta ou prado;
- gramado do parque;
- árvores;
- Palha;
- madeira processada;
- ramos secos de palmeira.
É possível comer lepiotas escamosos
A lepiota escamosa pode ser facilmente confundida com cistoderme enganoso, que pode ser ingerido. O cogumelo guarda-chuva distingue-se do comestível pela presença de escamas que se fundem no centro (formando uma tampa fechada). Eles estão ausentes da contraparte comestível. Além disso, sua perna não contém um anel de filme.
Por esse motivo, você deve ter muito cuidado ao colher cogumelos. Se você não tem certeza, é melhor recusar qualquer degustação. A lepiota escamosa é um cogumelo altamente venenoso, que contém cianetos e nitrilos. São substâncias muito perigosas contra as quais não existem antídotos.
Os cianetos causam danos ao sistema nervoso central, assim como ao cérebro, os nitrilos levam à paralisia do sistema respiratório. A concentração de veneno na lepiota escamosa é baixa. Mas é o suficiente para o envenenamento, então o aparecimento do fungo é perigoso mesmo se seus esporos forem inalados.
Sintomas de envenenamento
Depois que o cogumelo lepiota escamoso foi comido, os sinais de envenenamento são notados rapidamente (após 10 minutos). Uma vez no sistema digestivo, as toxinas entram na corrente sanguínea. A vítima apresenta vômitos abundantes e uma espuma transparente ou branca também pode aparecer nos lábios. É causada por ruptura maciça dos alvéolos do tecido pulmonar.
A temperatura sobe. Às vezes, manchas azuladas se formam na pele. A pessoa tem dificuldade para respirar.Os membros podem não funcionar devido a danos no sistema nervoso central. Depois de meia hora, é provável que ocorra uma parada cardíaca.
Primeiros socorros para envenenamento
Em caso de intoxicação por lepiota escamosa, a automedicação não pode ser realizada. Se ocorrerem pequenas manifestações de mal-estar após comer um cogumelo guarda-chuva, chame uma ambulância com urgência ou leve o paciente ao hospital por conta própria.
Como o principal causador do envenenamento por lepiota escamosa são as toxinas que penetram no sangue, a primeira medida da assistência de emergência será remover as substâncias que não tiveram tempo de ser absorvidas pelo aparelho circulatório.
Esta atividade é recomendada para ser realizada de várias maneiras:
- enxágue imediatamente o estômago após o envenenamento com lepiote, água fervida com escamas (pelo menos 1 litro) ou uma solução leve de permanganato de potássio, a seguir pressione com dois dedos a base da língua, provocando o vômito;
- beba qualquer sorvente no cálculo de pelo menos 0,5 g para cada quilograma de seu próprio peso;
- quando não há diarreia, é melhor beber um laxante na dose de 1 g para cada quilo de peso em duas doses;
- para evitar o risco de distúrbios do fluxo sanguíneo, aplique calor no peritônio e nas pernas;
- beba chá forte constantemente.
O tratamento do envenenamento com lepiota escamosa executa-se por departamentos toxicológicos. As atividades de bem-estar incluem o seguinte:
- lavagem gástrica com tubo grosso;
- tomar um laxante salino;
- implementação de diurese forçada.
Em caso de intoxicação por lepiota escamosa, também são utilizados medicamentos, cuja dosagem e freqüência de administração são prescritas pelo médico. Se necessário, use hemossorção usando uma coluna de carbono. Além disso, no decurso do tratamento, são tomadas medidas para impedir mais danos aos órgãos internos.
A intoxicação grave com lepite escamosa provoca insuficiência renal e hepática crônica, que requer o transplante desses órgãos. Esse envenenamento por mulheres grávidas é perigoso, pois as toxinas podem penetrar na barreira placentária, prejudicando o feto, provocando um aborto espontâneo ou parto prematuro.
Conclusão
Se colhedores experientes de cogumelos estão presentes no ambiente, então é melhor mostrar-lhes o cogumelo depenado e certificar-se de que não é uma lepiota escamosa. Os cogumelos são um produto saudável e saboroso que pode ser facilmente preparado em muitos pratos e até mesmo utilizado para fins medicinais. Mas antes de ir para a floresta, você precisa estudar cuidadosamente as informações sobre as diferenças entre espécimes venenosos e contrapartes comestíveis.