Contente
Spruce trichaptum é um representante não comestível da família Polyporov. Cresce em madeira de conífera úmida, morta e derrubada. Destruindo a árvore, o fungo limpa a floresta da madeira morta, transformando-a em pó e enriquecendo o solo com nutrientes.
Qual é a aparência do abeto Trichaptum?
O corpo de frutificação é formado por uma tampa plana com bordas dobradas. Ele é preso à madeira com uma superfície lateral. O cogumelo tem forma semicircular ou em leque. A superfície aveludada é pintada em tons de cinza com bordas roxas. No tempo chuvoso, devido ao acúmulo de algas, a cor muda para verde-oliva claro. Com a idade, o corpo frutífero fica descolorido e as bordas são dobradas para dentro.
A camada inferior é pintada em uma cor roxa pálida, à medida que cresce, torna-se roxa escura. A polpa é esbranquiçada, borrachenta, dura, com danos mecânicos a cor não muda. O abeto trichaptum se reproduz por esporos cilíndricos microscópicos, localizados em um pó branco como a neve.
Onde e como cresce
O abeto Trichaptum prefere crescer em madeira podre e seca de coníferas no norte e centro da Rússia, na Sibéria e nos Urais. Ela cresce em todos os lugares, formando crescimentos parasitários na árvore, que levam ao aparecimento de podridão parda. O fungo danifica a silvicultura ao destruir a madeira colhida e os materiais de construção. Mas, apesar disso, este representante é um ordenança florestal. Destruindo e transformando madeira podre em pó, enriquece o solo com húmus e o torna mais fértil.
O abeto trichaptum frutifica da primavera ao final do outono. O desenvolvimento do corpo frutífero inicia-se com o aparecimento de uma mancha marrom ou amarelada. Além disso, neste local, aparecem manchas castanhas claras de forma oblonga. Após 30-40 dias, as manchas são preenchidas com uma substância esbranquiçada, formando vazios.
No local de crescimento ativo do corpo frutífero, ocorre a destruição da árvore, que é acompanhada por abundante resinificação. O fungo continua seu desenvolvimento até que a madeira seja completamente destruída.
O cogumelo é comestível ou não
Spruce Trichaptum é um habitante da floresta não comestível. Devido à sua polpa dura e elástica e à falta de sabor e cheiro, não é utilizado na culinária.
Duplas e suas diferenças
O trichaptum Spruce, como qualquer representante do reino dos cogumelos, tem gêmeos semelhantes. Tal como:
- Larício - uma espécie não comestível, cresce na taiga, prefere instalar-se em coníferas e tocos podres e secos. O corpo frutífero é prostrado, o gorro, com 7 cm de diâmetro, tem o formato de uma concha. A superfície acinzentada apresenta uma pele sedosa e macia. Ela cresce com mais frequência como planta anual, mas também são encontrados exemplares bienais.
- Violeta marrom - um espécime anual não comestível. Cresce em madeira morta e úmida de florestas de coníferas. Causa podridão branca quando infectado. O corpo de frutificação está localizado em exemplares únicos ou em famílias de azulejos. A superfície é aveludada, pintada de cor lilás claro com orlas castanhas irregulares. No tempo chuvoso, fica coberto de algas. A polpa é de cor púrpura brilhante, à medida que seca torna-se de cor amarelo-marrom. Frutificação de maio a novembro.
- Duplo - um habitante da floresta não comestível. Ele cresce como um saprófito em tocos e árvores decíduas caídas.A espécie está distribuída por toda a Rússia, crescendo de maio a novembro. O fungo aparece em grupos de azulejos, com um chapéu em forma de leque com 6 cm de diâmetro. A superfície é lisa, aveludada, cinza claro, café ou ocre. Com o tempo seco, a tampa fica descolorida, com o tempo úmido torna-se verde oliva. A polpa é dura, elástica, esbranquiçada.
Conclusão
O abeto Trichaptum prefere crescer em madeira de coníferas mortas, causando podridão marrom nela. Este tipo causa grandes danos ao material de construção, se as regras de armazenamento não forem seguidas, desmorona rapidamente e fica inutilizável para construção. Cresce de maio a novembro, por causa da polpa dura e insípida, não serve para cozinhar.