Contente
Sarkoscifa escarlate, cinábrio vermelho ou vermelho brilhante, pimenta vermelha ou tigela de elfo escarlate é um cogumelo marsupial que pertence à família Sarkoscif. Esta espécie se distingue por uma forma incomum da estrutura do corpo do fruto, que lembra uma pequena xícara escarlate. Este cogumelo parece especialmente original quando não cresce em restos de madeira em decomposição, mas em musgo verde. Nos livros de referência oficiais, é referido como Sarcoscypha coccinea.
Qual é a aparência de sarkoscif alai?
A parte superior tem a forma de uma taça, que se transforma suavemente em uma haste curta. Às vezes, você pode encontrar espécimes em que as bordas da tampa estão ligeiramente dobradas para dentro. A superfície externa é rosa fosco aveludado. O lado interno é de uma cor escarlate profunda, suave ao toque. Isso cria um contraste especial com o exterior e atrai os olhos. O diâmetro da tampa é de 1,5-5 cm. Quando madura, ela se endireita, suas bordas tornam-se claras, irregulares. E a cor dentro da xícara muda de escarlate para laranja.
Quando quebrada, você pode ver a polpa carnuda de uma cor vermelha brilhante com um leve aroma de cogumelo.
A perna escarlate é pequena. Seu comprimento não ultrapassa 1-3 cm, e sua espessura é de 0,5 cm. Freqüentemente, a perna está completamente imersa no substrato ou solo da floresta, então parece que ela não existe. A superfície é branca, a polpa é densa e sem espaços vazios.
O himenóforo do sarcoscifa escarlate está localizado na parte externa da tampa. Possui uma tonalidade rosa pálido ou branco. Os esporos são elípticos, com tamanho de 25-37 x 9,5-15 mícrons.
Onde e como cresce
O escarlate de Sarkoscifa cresce em pequenas famílias em regiões temperadas. É comum nos países da África, América e Eurásia. O fungo aparece no final do inverno ou início da primavera, dependendo da região e das condições climáticas. O processo de frutificação termina em maio.
Habitats principais:
- deadwood;
- madeira semi-apodrecida;
- lixo de folhas caídas;
- musgo.
Na Rússia, o escarlate sarkoscifa é encontrado na parte europeia e na Carélia.
O cogumelo é comestível ou não
Esta espécie pertence à categoria de comestíveis, mas o sabor da sarcoscifa escarlate é baixo, por isso é classificada como a quarta classe. A polpa é caracterizada pelo aumento da rigidez, portanto, antes do cozimento, é necessário pré-fervura por 10 minutos, seguida de escoamento da água.
A sarkoscifa escarlate pode ser em conserva, cozida e frita. Não é recomendado usá-lo fresco.
Duplas e suas diferenças
Esta espécie é em muitos aspectos semelhante ao sarcoscife austríaco, que pertence à mesma família. O topo do duplo é em forma de tigela. Sua superfície interna é vermelha brilhante, lisa ao toque.Mas em espécimes maduros, torna-se enrugado, especialmente no centro da tampa.
O verso da parte superior é púbere, caracterizado por uma tonalidade rosa claro ou laranja. Os pêlos são pequenos, translúcidos, arredondados na parte superior. É quase impossível vê-los a olho nu.
Esta espécie cresce em pequenos grupos, distribuídos no norte da Europa e no leste dos Estados Unidos. O cogumelo é considerado comestível, mas requer pré-fervura por 10 minutos. O nome oficial é Sarcoscypha austriaca.
Conclusão
Sarkoscif alai é do interesse dos micologistas por causa da estrutura incomum do corpo da frutificação. Os amantes da caça tranquila também não a ignoram, já que o período de frutificação ocorre em uma época em que praticamente não há cogumelos na floresta. Além disso, existe a opinião de que o pó da sarcoscifa desidratada é capaz de estancar o sangue rapidamente, por isso é utilizado como agente cicatrizante.