Webcap de azeitona avermelhada (cheirosa, perfumada): foto e descrição

Nome:Teia de aranha vermelha e verde-oliva
Nome latino:Cortinarius rufoolivaceus
Um tipo: Comestível condicionalmente
Sinônimos:Cheirar webcap, webcap perfumado, Cortinarius rufo-olivaceus, Myxacium rufoolivaceum, Phlegmacium rufoolivaceum.
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Cortinariaceae (teias de aranha)
  • Gênero: Cortinarius (Webcap)
  • Espécie: Cortinarius rufoolivaceus (Red-olive webcap)

A teia de aranha verde-oliva pertence à família Spiderweb. Nas pessoas comuns, costuma-se chamá-la de teia de aranha perfumada ou cheirosa. O nome latino é Cortinarius rufoolivaceus.

Descrição da teia de aranha verde-oliva

O cogumelo é relativamente pequeno em tamanho e tem uma perna fina com uma característica distintiva: um cobertor de teia de aranha. A tampa do corpo da frutificação é viscosa.

Descrição do chapéu

A capa do cogumelo atinge 7 cm de diâmetro, à medida que cresce vai mudando: nas teias de aranha jovem de oliva vermelha, é hemisférica, depois gradualmente torna-se convexa. Em corpos de frutificação adultos, a capa é plana. O seu esquema de cores é variado, à medida que vai crescendo, vai passando do púrpura ao vermelho, mas mantendo a mesma tonalidade. No meio, o chapéu é roxo-púrpura ou avermelhado de intensidade variável.

Em espécimes mais antigos, a tampa é rosa nas bordas devido ao desgaste.

O himenóforo nas teias de aranha azeitona-avermelhada tem a forma de placas que têm uma forma descendente ou dentada. Nos corpos de fruto jovens, são oliva ou púrpura; à medida que amadurecem, tornam-se castanhos.

Os esporos são avermelhados escuros, de forma oval, de tamanho pequeno com uma superfície verrucosa. Os tamanhos variam de 12-14 * 7 mícrons.

Descrição da perna

O tamanho máximo da perna em espécimes adultos é 11 x 1,8 cm. É de forma cilíndrica, a base é alargada e tem uma tonalidade avermelhada. O resto do comprimento da perna é roxo. Sua superfície é lisa.

O comprimento da perna nesta espécie chega a 5-7 cm

Onde e como cresce

Esta espécie está muito difundida na Europa, prefere plantações florestais mistas ou de folhas largas.

Devido à sua capacidade de formar micorrizas com árvores, ocorre na natureza na forma de grandes grupos. Cresce com mais frequência sob carvalhos, faias ou carvalhos.

Na Rússia, a teia de aranha da azeitona vermelha é colhida nas regiões de Belgorod e Penza, ela também é cultivada no Tartaristão e em Krasnodar. Existem exemplares e em locais onde solo calcário, condições climáticas moderadamente quentes.

Importante! O período de frutificação começa em julho-agosto e vai até meados do outono.

O cogumelo é comestível ou não

As propriedades nutricionais da espécie praticamente não são estudadas, mas pertence à categoria de comestíveis condicionalmente. A polpa é amarga, verde-oliva ou púrpura pálida. Os cogumelos não têm aroma especial. Recomendado para alimentos fritos.

Importante! Devido à baixa distribuição nos alimentos, os corpos frutíferos raramente são usados; nos países europeus, a teia de aranha da azeitona vermelha está incluída no Livro Vermelho.

Duplas e suas diferenças

Externamente, os corpos frutíferos têm uma teia de aranha ictérica: a capa desta última é marrom com uma tonalidade rosa ou laranja. Mas o duplo tem um prato e pernas roxas, e a carne é amarga.

O gêmeo é condicionalmente comestível, mas devido ao seu baixo sabor, não apresenta valor nutricional

Conclusão

O webcap de azeitona vermelha é um cogumelo listado no Livro Vermelho. É condicionalmente comestível, mas praticamente não é utilizado para alimentação, pois sua polpa é amarga. Ocorre em florestas decíduas de coníferas de meados do verão a outubro.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção