Contente
Dubravny spiderweb é um representante intragável da família Spiderweb. Cresce em grandes grupos em florestas decíduas. Frutifica durante todo o período quente. Como a espécie não é utilizada na culinária, é necessário se familiarizar com as características externas, ver fotos e vídeos.
Qual a aparência de uma teia de aranha
Carvalho teia de aranha - cogumelo lamelar. A familiaridade com ele deve começar com uma descrição do boné e da perna.
Descrição do chapéu
O gorro nos espécimes jovens é hemisférico, à medida que cresce, endireita, torna-se semiconvexo e atinge 13 cm. A superfície é revestida por uma pele sedosa, que é coberta por muco em dia de chuva. O corpo da frutificação jovem é de cor púrpura claro, com a idade, a cor muda para vermelho-chocolate, com uma tonalidade lilás pronunciada.
A polpa esbranquiçada ou púrpura clara possui odor desagradável e sabor insípido. Em contato com o álcali, a cor muda para amarelo brilhante. A camada inferior é formada por pequenas placas parcialmente aderentes, de cor roxa clara. À medida que envelhecem, as placas mudam de cor para a cor do café. A reprodução ocorre por esporos alongados, localizados em um pó escuro.
Descrição da perna
A teia de aranha do carvalho tem uma perna cilíndrica densa de 6 a 10 cm de altura. A superfície é de cor roxa clara ou marrom, às vezes flocos de uma colcha rasgada podem ser vistos nela.
Onde e como cresce
O carvalho webcap prefere crescer entre árvores de folhas largas em famílias grandes. Frequentemente encontrado na região de Moscou, nos Territórios de Krasnodar e Primorsky. Frutificando de julho até a primeira geada.
O cogumelo é comestível ou não
A teia de aranha é uma espécie não comestível. Devido ao aroma desagradável e ao sabor insípido, o cogumelo não é utilizado na cozinha. Mas se esse morador da floresta de alguma forma subiu na mesa, ele não trará danos graves ao corpo, já que não há substâncias tóxicas e venenosas na polpa. A intoxicação só pode ocorrer em pessoas com imunidade enfraquecida na forma de náuseas, vômitos e diarreia.
Duplas e suas diferenças
O webcap do carvalho, como qualquer habitante da floresta, tem gêmeos semelhantes, tais como:
- Com cinto azulado - um representante não comestível que cresce em florestas decíduas de agosto a outubro. Pode ser reconhecido por sua capa marrom-acinzentada e pedúnculo mucoso. A polpa é insípida e inodora. Como essa espécie não é comida, é melhor passar por ali quando for encontrada.
- Excelente ou esplêndido - habitante da floresta comestível condicionalmente. O cogumelo tem uma superfície pequena, hemisférica, de cor púrpura chocolate. A polpa é firme, de sabor e aroma agradáveis, em contato com o álcali adquire coloração marrom. Depois de uma longa fervura, a colheita dos cogumelos pode ser frita, estufada e conservada.
- Enteado - um cogumelo venenoso que causa intoxicação alimentar grave quando ingerido. Pode-se reconhecer a espécie pelo gorro em forma de sino, de até 7 cm, de superfície aveludada de cor laranja acobreada. A camada de esporos é formada por placas de chocolate aderentes com bordas irregulares esbranquiçadas. Polpa branca, insípida e inodora. Já que um cogumelo pode causar danos irreparáveis à saúde, é melhor passar despercebido ao encontrá-lo.
Conclusão
A teia de aranha do carvalho é uma espécie comum. Ele prefere crescer em florestas decíduas durante todo o verão. Como a espécie não é comida, é importante conhecer as características externas e visualizar a foto.