Peacock webcap: foto e descrição

Nome:Peacock webcap
Nome latino:Cortinarius pavonius
Um tipo: Não comestível, venenoso
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Cortinariaceae (teias de aranha)
  • Gênero: Cortinarius (Webcap)
  • Espécie: Cortinarius pavonius (webcap do pavão)

O pavão webcap é um representante da família webcap, o gênero webcap. O nome latino é Cortinarius pavonius. A natureza deve saber desse presente apenas para não colocá-lo acidentalmente na cesta, já que é um cogumelo venenoso e não comestível.

Descrição do webcap do pavão

A época ideal para o crescimento desta espécie é o período do final do verão ao início do outono.

O corpo de frutificação consiste em uma bela capa escamosa e um caule robusto. A polpa é fibrosa, clara, ao corte adquire tom amarelado. Não tem cheiro e sabor pronunciados.

Descrição do chapéu

A superfície deste cogumelo está literalmente coberta por pequenas escamas cor de tijolo.

Em uma idade jovem, a capa é esférica, com o tempo torna-se achatada e um tubérculo aparece no centro. Em espécimes maduros, bordas severamente deprimidas e rachadas podem ser vistas. O diâmetro da tampa varia de 3 a 8 cm, sendo a superfície finamente lascada, cuja cor principal é o tijolo. No lado interno das tampas, há pratos carnudos e frequentes. Em uma idade jovem, eles são coloridos de roxo.

Descrição da perna

A perna do espécime é bastante forte e grossa.

A perna da teia de aranha do pavão é cilíndrica, densa, cuja superfície também está salpicada de escamas. Via de regra, a cor coincide com o esquema de cores do chapéu.

Onde e como cresce

A frutificação ativa do webcap do pavão não dura muito - do final do verão ao início do outono. O aparecimento desta espécie é registrado em vários países europeus, como Alemanha, Grã-Bretanha, França. No território da Rússia, um espécime venenoso pode ser encontrado em sua parte europeia, bem como nos Urais e na Sibéria. É dada preferência a terrenos acidentados e montanhosos, e forma micorriza exclusivamente com faias.

O cogumelo é comestível ou não

O webcap do pavão é considerado venenoso. Esta fruta contém toxinas que são perigosas para o corpo humano. Portanto, não deve ser usado para alimentos.

Importante! O uso deste cogumelo provoca intoxicações, cujos primeiros sinais são dores de cabeça, náuseas, congelamento dos membros, secura e sensação de ardor na boca. Se você encontrar os sintomas acima, deve procurar ajuda médica imediatamente.

Duplas e suas diferenças

Na aparência, o webcap do pavão é semelhante a alguns de seus parentes:

  1. Webcap branco-púrpura - é considerado um cogumelo comestível condicionalmente de má qualidade. A superfície da tampa é lisa, brilhante, pintada de cor lilás-prateada com manchas ocre, o que a torna distinta das espécies descritas.
  2. O webcap preguiçoso também é venenoso, tem formato e cor semelhantes aos dos corpos frutíferos. Em tenra idade, o gorro é amarelado, depois torna-se cobre ou avermelhado. Cresce principalmente em grupos nas florestas europeias, localizadas em áreas musgosas.
  3. O webcap laranja é certamente comestível. Você pode distinguir um pavão de uma teia de aranha por uma capa lisa e escamosa de cor laranja ou ocre. Além disso, a perna do duplo é decorada com um anel, que o espécime venenoso não possui.

Conclusão

O pavão webcap é um cogumelo pequeno, mas bastante perigoso.Comê-lo na comida causa intoxicações graves e também provoca alterações negativas no tecido renal, que podem levar à morte.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção