Contente
Panellus adstringente é, à primeira vista, um cogumelo comum, se você não conhece sua característica interessante - a capacidade de brilhar no escuro. Muitos catadores de cogumelos viram colônias inteiras de Panellus mais de uma vez, agarradas a tocos podres ou árvores caídas, mas não suspeitaram das metamorfoses que ocorrem com o início da noite.
Qual é a aparência de um painel de encadernação?
Panellus adstringent (Panellus stipticus) é um cogumelo lamelar da família Mycene. O corpo de frutificação é constituído por um caule baixo e uma tampa em forma de leque.
Em tenra idade, o gorro é reniforme, mas à medida que se desenvolve, adquire uma forma deprimida com bordas dobradas lobadas ou onduladas, lembrando uma aurícula. Em ambiente úmido, a cor do gorro é marrom-amarelado ou argiloso, quando seco torna-se ocre claro. Em casos raros, o fichário do painel pode ter uma tonalidade quase branca. O diâmetro da tampa não ultrapassa 2 a 4 cm, a sua superfície é opaca, coberta de grãos e coberta por pequenas fissuras.
O verso da tampa é representado por placas estreitas e finas localizadas próximas umas das outras, às vezes ramificadas ou soldadas em alguns lugares por pontes. A sua cor é idêntica à da tampa, mais perto do local de crescimento, a tonalidade é mais saturada. O pó dos esporos é branco; os próprios esporos são oblongos e em forma de feijão.
A perna está localizada na lateral. Mal desenvolvido. Altura - de 1 a 10 mm, com diâmetro de 2-7 mm. A forma da haste é cilíndrica, freqüentemente afilando na base, sem cavidades internas. A parte superior é pubescente. Cor para combinar com o chapéu ou um pouco mais clara.
A polpa do painel do ligante é colorida em tom creme ou ocre. A estrutura é semelhante a couro, elástica. O cogumelo tem um odor bem pronunciado. O sabor da polpa é adstringente, ligeiramente picante e amargo.
Por que o adstringente Panellus brilha no escuro?
Panellus adstringente é um dos poucos organismos vivos capazes de bioluminescência. Outros representantes do reino dos fungos brilham devido às bactérias que se instalaram em sua superfície. Mas o Panellus adstringente emite luz devido à sua própria enzima - luciferase. Ao interagir com o oxigênio, o pigmento de luciferina se oxida e começa a brilhar com um brilho verde frio. Os espécimes maduros brilham mais intensamente durante o período de amadurecimento dos esporos. A intensidade é suficiente para não usar velocidades de obturador longas ao fotografar.
Onde e como cresce
Os cogumelos adstringentes Panellus são comuns na América do Norte e na Eurásia. Austrália. No território da Federação Russa, pode ser encontrado em quase toda a zona florestal. Este cogumelo portador de luz não é incomum em regiões como:
- Sibéria;
- Primorye;
- Cáucaso.
Panellus adstringente prefere instalar-se em madeira podre, mais frequentemente em tocos e troncos caídos de árvores decíduas. Ele adora especialmente carvalho, faia, bétula. Ela cresce em vários grupos, às vezes envolvendo tocos completamente. O principal período de frutificação vai da primeira quinzena de agosto ao final do outono, em alguns locais a espécie também pode ser encontrada na primavera.Os corpos frutíferos não apodrecem, simplesmente secam. Muitas vezes você pode observar colônias inteiras de cogumelos do ano passado, agregadas na base.
O cogumelo é comestível ou não
Este representante pertence à categoria de cogumelos não comestíveis. Os frutos da floresta não são usados para alimentação, de qualquer forma. Algumas fontes possuem informações sobre a comestibilidade após o tratamento térmico, no entanto, é melhor evitar comê-los e não arriscar sua saúde.
Duplas e suas diferenças
Painel adstringente pode ser confundido com painel mole (Panellus mitis). A espécie distingue-se por uma cor mais clara, quase branca, os cogumelos jovens têm uma capa pegajosa. O gêmeo não comestível se instala em galhos caídos de árvores coníferas, mais frequentemente em árvores de Natal.
O cogumelo ostra de outono comestível condicionalmente (Panellus serotinus) é muito semelhante ao painel aglutinante. É caracterizada por uma cor marrom-acinzentada ou marrom-esverdeada do gorro, que é coberto por uma fina camada de muco.
Conclusão
Panellus adstringente é um cogumelo interessante para observar e estudar. Poucas pessoas conseguem ver em toda a sua glória, porque à noite na floresta você só pode estar por acaso. Olhando para os cogumelos esverdeados brilhando no escuro, pode-se ver mais uma vez como a natureza é diversa e surpreendente.