É possível para crianças com champignon aos 1,2, 3, 4, 5, 6 anos, opinião de Komarovsky

Os cogumelos podem ser usados ​​por crianças a partir dos dois anos. Mas entre os terapeutas, existe a opinião de que é melhor adiar o momento de introdução de um produto na dieta alimentar para dez anos. Mais cedo, comer cogumelos pode causar indigestão. É necessário introduzir o champignon na dieta do bebê de forma gradativa, levando em consideração as recomendações de especialistas.

É possível que as crianças comam champignon

Champignons são uma espécie da família Champignon. Eles se distinguem por uma tampa redonda carnuda e uma perna curta e grossa. A cor do cogumelo é bege, branco e castanho claro. Os cogumelos crescem na casca das árvores e em solos ricos em húmus. Devido ao seu acentuado sabor de cogumelo, são amplamente utilizados na culinária.

Há muita controvérsia entre os pediatras sobre a idade que os cogumelos podem ter para as crianças. Não há uma resposta definitiva. Muito depende das características individuais do corpo da criança. Oficialmente, os cogumelos podem ser dados após o início de dois anos. Mas existe a opinião de que é inútil introduzir um produto na dieta alimentar antes dos 10 anos. Acredita-se que na idade pré-escolar o sistema digestivo da criança não esteja totalmente formado. Portanto, alguns dos nutrientes não são absorvidos pelo corpo. A decisão final é dos pais. É importante considerar não apenas quantos anos você pode dar cogumelos para seu filho, mas também como fazê-lo. O produto é introduzido na dieta de forma gradual e em pequenas porções.

Por que os cogumelos são úteis para as crianças

O champignon contém muitas vitaminas e minerais. Devido à presença de fibras na composição, estimulam o funcionamento do trato gastrointestinal. Como resultado de pesquisas médicas, foi revelado que o produto possui efeitos antiinflamatórios e antibacterianos. O conteúdo calórico por 100 g de cogumelos é de apenas 27 kcal.

Os benefícios dos cogumelos para as crianças são os seguintes:

  • aumentar as funções de proteção do corpo;
  • melhorando a condição da pele;
  • ação antiestresse;
  • prevenção da anemia por deficiência de ferro;
  • melhorar a concentração da atenção;
  • ação antioxidante.

Opinião de Komarovsky sobre champignon na dieta infantil

Segundo o conhecido doutor Komarovsky, os cogumelos podem ser administrados a crianças com 2 anos de idade. Um pré-requisito é que sejam cultivados industrialmente. O produto é inicialmente incluído na dieta como parte de um molho ou como complemento ao prato principal. Neste caso, os cogumelos devem ser bem fervidos. Caso contrário, eles levarão à indigestão. A frequência de uso deve ser limitada a uma vez por semana.

Para o preparo da comida das crianças, é melhor usar apenas chapéus, pois contêm menos quitina.

Com que idade os cogumelos podem ser dados às crianças

O esquema de introdução de cogumelos na dieta é determinado levando-se em consideração a saúde da criança. A partir dos dez anos, você pode dar cogumelos a crianças com problemas digestivos. Em um período anterior, o uso de cogumelos pode intensificar a manifestação da doença. Se nenhum pré-requisito para problemas for encontrado, o produto é introduzido após o início de dois anos.O bem-estar e as fezes do bebê não são de pouca importância. Qualquer reação negativa indica que os cogumelos devem ser descartados.

Regras de seleção

Hoje o champignon é considerado um dos cogumelos mais populares. É consumido assado, frito, cozido e guisado. Crianças em idade pré-escolar são aconselhadas a dar cogumelos cultivados em condições artificiais. É melhor recusar o uso de cogumelos da floresta. Os espécimes coletados em rodovias e áreas industriais contêm muitas substâncias perigosas para a saúde. É aconselhável coletar cogumelos da floresta nas profundezas da floresta. É preciso lembrar que é fácil confundi-los com o cogumelo pálido, perigoso para o corpo humano.

Ao escolher cogumelos em uma loja, você deve prestar atenção à sua aparência e cheiro. A superfície deve ser lisa, sem amassados ​​ou danos. Na cor, os cogumelos podem ser brancos ou bege. Manchas escuras e muco não devem estar presentes. Os cogumelos comprados podem ser armazenados na geladeira por no máximo um dia. Quando congelados, são adequados para uso durante todo o ano.

Regras para introdução de cogumelos no cardápio infantil

O princípio fundamental da introdução de cogumelos no cardápio infantil diz respeito à frequência e quantidade do produto consumido. Pela primeira vez, dê um pequeno pedaço de cogumelo. Depois disso, você precisa esperar 2 a 3 horas para avaliar a reação do corpo. Se não houver desconforto abdominal e reação alérgica, pode-se aumentar a quantidade do produto.

A partir dos 10 anos, os cogumelos são dados às crianças em porções maiores. Nessa idade, já estão presentes no aparelho digestivo da criança as enzimas responsáveis ​​pelo processamento do produto.

Atenção! Não se recomenda dar cogumelos salgados, em conserva e fritos a crianças.

Como cozinhar cogumelos para crianças

Antes de cozinhar, os cogumelos devem ser bem lavados e cortados em pequenos pedaços. Não é necessário separar a tampa da perna. Você pode cortar o corpo da fruta ao longo e transversalmente. Os champignon vão bem com carnes, vegetais e pastelaria. Eles são adicionados a sopas, molhos e saladas. As crianças são recomendadas para dar-lhes fervido.

Sopa Creme De Cogumelos

Como parte da sopa cremosa, o champignon pode ser dado a uma criança a partir dos 3 anos. O produto deve ser esmagado tanto quanto possível.

Componentes:

  • 600 ml de água;
  • 500 g de batata;
  • 150 g de cebola;
  • 200 g de creme 15%;
  • Champignon de 250 g;
  • sal a gosto.

Processo de cozimento:

  1. Corte a cebola em cubos e frite em uma frigideira quente até ficar metade cozida.
  2. Os cogumelos lavados são cortados em pequenos pedaços e adicionados à cebola. Frite por 10 minutos.
  3. As batatas são descascadas e cortadas em cubos grandes. Em seguida, é fervido em água levemente salgada.
  4. Cogumelos fritos são adicionados à panela às batatas acabadas. Todos os componentes são esmagados com um liquidificador até ficarem pastosos.
  5. O creme é adicionado ao purê resultante e, em seguida, a sopa é bem mexida.

Antes de servir, a sopa cremosa é enfeitada com ervas

Molho de cogumelo

O molho champignon pode ser dado a uma criança a partir dos 3 anos. Nesse caso, é importante monitorar a reação do corpo.

Ingredientes:

  • 150 g de creme de leite;
  • 200 g de champignon;
  • 1 cebola;
  • verdes, sal a gosto.

Receita:

  1. Os cogumelos e as cebolas são picados finamente e cozidos com tampa durante 15 minutos. Para evitar o ressecamento, coloque um pouco de água na panela.
  2. Após um determinado tempo, o creme de leite é adicionado aos cogumelos. Depois disso, o prato é cozido por mais sete minutos.
  3. A massa resultante é resfriada e então triturada com um liquidificador até ficar homogênea.

Molho de cogumelo costuma ser servido com carne

Rolinhos de repolho de cogumelo

Os cogumelos na forma de rolos de repolho podem ser dados a crianças a partir dos 5 anos. É aconselhável limitar-se a 1-2 peças.

Componentes:

  • 1 cabeça de repolho;
  • Champignon de 250 g;
  • 1 cebola;
  • ½ colher de sopa. arroz.

Passos de cozimento:

  1. Os cogumelos são lavados e cortados em pequenos pedaços.
  2. A cebola picadinha é frita em óleo quente. Os cogumelos são lançados a seguir.
  3. Enquanto isso, o arroz é fervido até ficar meio cozido.
  4. O recheio de cogumelos é misturado com arroz.
  5. Coloque a couve em uma panela de água de tamanho adequado. Quando estiver pronto, cada folha superior é removida com uma faca.
  6. As folhas de repolho resfriadas são recheadas com cogumelos picados e embrulhadas em um envelope.
  7. O repolho recheado é espalhado em uma panela funda, com um pouco de água e cozido por 25-30 minutos em fogo médio.

Para deixar o prato mais aromático, acrescente as cebolas e as cenouras na fase de cozimento.

Almôndegas

Os cogumelos em almôndegas podem ser consumidos por crianças a partir dos 4 anos. Absolutamente qualquer acompanhamento é adequado para tal prato.

Componentes:

  • 500 g de cogumelos;
  • 5 colheres de sopa. eu. farinha de trigo;
  • 5 batatas;
  • um monte de endro;
  • sal a gosto.

Processo de cozimento:

  1. Ferva as batatas com a casca. Após o resfriamento, eles são limpos.
  2. Os cogumelos picados são fritos em óleo quente por 15 minutos.
  3. Coloque as batatas e os cogumelos em um recipiente separado e triture no liquidificador. Dill finamente picado é adicionado à massa resultante.
  4. A farinha é adicionada à massa resultante, após o que pequenas almôndegas são formadas com o mingau.
  5. Produtos de cogumelos são fervidos em água fervente por 10 minutos.

Almôndegas de cogumelo podem ser comidas com molho

Caçarola

Recomenda-se que a caçarola de cogumelos seja dada não antes de sete anos. Este prato é considerado rico em calorias e de difícil digestão.

Componentes:

  • 6 batatas;
  • 200 g de queijo mussarela;
  • 500 g de champignon;
  • 2 cebolas;
  • 2 ovos de galinha;
  • raminho de alecrim;
  • 3 dentes de alho;
  • 200 ml de creme;
  • Sal e pimenta a gosto.

Passos de cozimento:

  1. Cebola picada e alho são fritos em uma frigideira quente. Em seguida, um ramo de alecrim é colocado em cima deles.
  2. Cogumelos picados são adicionados à cebola. Frite por no máximo 15 minutos.
  3. Ferva as batatas com a casca. Após o resfriamento, é limpo e cortado em círculos.
  4. Bata os ovos em um recipiente separado com o creme de leite e o queijo ralado.
  5. Coloque os cogumelos em uma assadeira. Coloque os cubos de mussarela por cima.
  6. Nelas são servidas canecas de batatas, depois as quais são salpicadas com sal e pimenta. No final, a mistura de ovos é despejada na forma.
  7. O prato é colocado no forno a 180 ° C durante 25 minutos.

O prato é guarnecido com alecrim para adicionar um sabor picante.

Comente! Não dê produtos de cogumelos crus para crianças.

Filé de frango refogado com cogumelos

Não é aconselhável dar filé de frango cozido com cogumelos a crianças com menos de 7 a 10 anos de idade. O prato é servido com arroz, batata ou massa.

Ingredientes:

  • 700 g de filé de frango;
  • 1 cenoura;
  • 1 Colher de Sopa. agua;
  • 400 g de cogumelos;
  • 1 Colher de Sopa. eu. farinha de trigo;
  • sal, pimenta - a gosto.

Passos de cozimento:

  1. O filé de frango é cortado em pedaços pequenos e depois frito em óleo quente.
  2. As cenouras são cortadas em cubos e adicionadas ao frango.
  3. Os cogumelos são lavados e cortados em rodelas. Pique a cebola ao meio argolas. Os ingredientes preparados são lançados em pouco tempo.
  4. O prato é cozido com a tampa até que toda a umidade tenha desaparecido. Em seguida, farinha, sal, pimenta e água são adicionados a ele.
  5. Após a mistura, os componentes são cozidos sob a tampa por mais 20 minutos em fogo baixo.

Você pode adicionar creme para suavizar o sabor.

Como dar cogumelos para crianças corretamente

É permitido dar pratos de cogumelos às crianças não mais do que uma vez por semana em pequenas porções. É aconselhável consumi-los na primeira metade do dia. Isso facilitará muito o processo de assimilação do produto. Nesse caso, os cogumelos não devem atuar como ingrediente principal. É igualmente importante ficar de olho nas fezes do bebê. A constipação e a indigestão indicam a necessidade de evitar cogumelos.

Quantos cogumelos você pode dar a uma criança

O tamanho da porção está diretamente relacionado à idade. Por exemplo, cogumelos são estritamente contra-indicados para crianças de um ano. Após o início de dois anos, é permitido dar 1-2 cogumelos por semana. Aos três anos, você pode aumentar uma dose única para duas partes. Aos quatro anos, o champignon pode ser consumido em 2 a 3 peças. As crianças de cinco anos podem comer 3-4 cogumelos pequenos cuidadosamente preparados de cada vez. Aos seis anos é permitido dar 4-5 peças, mas sujeito a combinação com outros produtos.

Em que casos os cogumelos não devem ser dados a crianças

Apesar de Komarovsky permitir o uso de cogumelos por crianças a partir dos dois anos, em alguns casos a sua ingestão é totalmente contra-indicada. As seguintes condições são o motivo da recusa do produto:

  • reação alérgica;
  • indigestão;
  • úlcera péptica e gastrite.

Como os cogumelos têm a capacidade de absorver substâncias tóxicas, seu uso pode causar envenenamento. Os sintomas aparecem 4 a 6 horas após as refeições. O principal sintoma é a náusea e as cólicas abdominais. Odor de acetona na boca e fezes irritadas também podem ocorrer. Nesse caso, é necessário consultar um médico e tomar medidas para eliminar as toxinas do corpo.

Conselho! É melhor discutir a possibilidade de introduzir cogumelos na dieta da criança com o pediatra individualmente.

Conclusão

Oficialmente, os cogumelos são permitidos para crianças a partir dos dois anos, mas é melhor adiar o processo de conhecimento deste produto para mais tarde. Isso ajudará a evitar reações colaterais indesejadas.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção