Microporus yellow-pegged: foto e descrição

Nome:Microporus amarela
Um tipo: Não comestível

Microporus yellow-leg é um representante do reino dos cogumelos, pertencente ao gênero Microporos da família Polyporov. Nome latino - Microporus xanthopus, sinônimo - Polyporus xanthopus. Este cogumelo é nativo da Austrália.

Qual é a aparência do microporo de pino amarelo?

O chapéu do corpo frutífero lembra externamente um guarda-chuva aberto. O microporo com pinos amarelos consiste em um topo expansivo e uma perna refinada. A superfície externa é pontilhada com pequenos poros, daí o nome interessante - microporus.

Esta variedade é caracterizada por vários estágios de desenvolvimento. Uma mancha branca aparece na madeira, indicando o surgimento do fungo. Além disso, o tamanho do corpo de frutificação aumenta e o caule é formado.

Devido à cor específica da perna, a variedade recebeu a segunda parte do nome - pegada amarela

A espessura da tampa de um espécime adulto é de 1-3 mm. A cor varia entre tons acastanhados.

Atenção! O diâmetro chega a 15 cm, o que contribui para a retenção da água da chuva no chapéu.

Onde e como cresce

A Austrália é considerada o berço do micropore de pino amarelo. Um clima tropical, a presença de madeira em decomposição - é tudo o que precisa para se desenvolver.

Importante! Membros da família também são encontrados nas florestas asiáticas e africanas.

O cogumelo é comestível ou não

Na Rússia, o microporo de pino amarelo não é usado para alimentos. Fontes não oficiais indicam que os indígenas da Malásia usam a polpa para desmamar crianças pequenas.

Devido à sua aparência incomum, o corpo de fruto é popular entre os amantes do artesanato. É seco e usado como elemento decorativo.

Duplas e suas diferenças

O microporo da perna amarela não possui espécies semelhantes, por isso é muito difícil confundi-lo com outros representantes do reino fúngico. A estrutura incomum e as cores vivas são individuais, o que torna o microporo especial.

Observa-se alguma semelhança externa no fungo tinder da castanha (Picipes badius). Este cogumelo também pertence à família Polyporov, mas pertence ao gênero Pitsipes.

Cresce em árvores caducas caídas e tocos. Aparece em regiões com solos úmidos. Ela pode ser encontrada em todos os lugares desde o final de maio até a terceira década de outubro.

O diâmetro médio da tampa do cogumelo é de 5 a 15 cm, em condições favoráveis ​​pode crescer até 25 cm. A forma em forma de funil é a única semelhança entre o microporo de pino amarelo e o fungo pavio de castanha. A cor da tampa nos espécimes jovens é clara, com a idade torna-se castanho-escuro. A parte central da tampa é ligeiramente mais escura, a tonalidade é mais clara nas bordas. A superfície é lisa, brilhante, lembrando madeira envernizada. Durante a estação das chuvas, a tampa fica oleosa ao toque. Poros finos branco-cremosos se formam sob a tampa, que adquirem uma tonalidade marrom-amarelada com o tempo.

A carne deste cogumelo é dura e excessivamente elástica, por isso é difícil quebrá-la com as mãos.

A perna cresce até 4 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro e a cor é marrom-escura ou até preta. A superfície é aveludada.

Devido à sua estrutura elástica rígida, o cogumelo não tem valor nutritivo. Políporos são colhidos e secos para criar artesanato.

Conclusão

Microporus yellow-leg é um cogumelo australiano que praticamente não tem análogos. Não é usado para alimentos, mas é usado em design de interiores.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção