Contente
Leocarpus frágil ou frágil (Leocarpus fragilis) é um corpo frutífero incomum pertencente a mixomicetos. Pertence à família Physarales e ao gênero Physaraceae. Em uma idade jovem, ele se assemelha a animais inferiores e, em uma idade madura, torna-se semelhante a cogumelos familiares. Seus outros nomes:
- Lycoperdon fragile;
- Leocarpus vernicosus;
- Leangium ou Physarum vernicosum;
- Diderma vernicosum.
Onde o Leocarpus Brittle cresce?
Leocarpus frágil - cosmopolita, distribuído por todo o globo em zonas climáticas temperadas, subárticas e subtropicais, em áreas de clima boreal. Nunca foi encontrado em desertos, estepes e trópicos úmidos. Na Rússia, ele é encontrado em todos os lugares, especialmente em abundância nas zonas de taiga. Adora florestas mistas e de folhas pequenas, florestas de pinheiros e florestas de abetos, frequentemente se instala em mirtilos.
Leocarpus fragile não é exigente quanto à composição do substrato e nutrição do solo. Ela cresce em partes mortas de árvores e arbustos: galhos, cascas, madeira morta, em tocos apodrecidos e troncos caídos, em decadência. Também pode se desenvolver em plantas vivas: troncos, galhos e folhas de árvores, na grama, caules e arbustos. Às vezes você pode ver nos excrementos de ruminantes e pássaros.
Em estado de plasmódio, esses organismos são bastante ativos para migrar longas distâncias e subir até seus locais favoritos no topo das árvores. Fixando um pedículo-flagelo fino ao substrato nutritivo, o leocarpo frágil se transforma em esporângios, localizados em grupos densos e compactos. É muito raro vê-lo sozinho.
Como é o Leocarpus Fragile?
Na forma de um plasmódio móvel, esses organismos são amarelo-âmbar ou avermelhados. Os esporângios são redondos, em forma de gota ou esféricos. Muito raramente são cilíndricos alongados. Nestle firmemente contra a planta hospedeira. A perna é curta, filiforme, de cor branca ou arenosa clara.
O diâmetro varia de 0,3 a 1,7 mm, a altura é de 0,5-5 mm durante a maturação dos esporos. A casca tem três camadas: uma camada externa quebradiça, uma camada intermediária espessa e degradada e uma camada interna fina e membranosa.
Apenas os corpos frutíferos que surgiram têm uma cor amarela brilhante, que, à medida que se desenvolve, escurece primeiro para vermelho-mel e depois para marrom-tijolo e preto-violeta. A superfície é lisa, brilhante, seca e muito quebradiça. Os esporos maduros atravessam a pele que se tornou mais fina e se espalham. Pó de esporo, preto.
É possível comer leocarpo frágil
Não há informações exatas sobre a comestibilidade deste organismo. A questão é mal compreendida, portanto, o leocarpus frágil é considerado uma espécie não comestível.
Conclusão
O Leocarpus frágil pertence às criaturas únicas da natureza, os cogumelos animais. Em tenra idade, eles demonstram o comportamento dos organismos mais simples e são capazes de se mover, os espécimes adultos têm todas as características dos fungos comuns. Classificado como não comestível.Distribuído amplamente em todo o globo, com exceção dos trópicos quentes e do gelo eterno. Eles têm semelhanças com outros tipos de mixomicetos em tons de vermelho e amarelo.