Lóbulos pitted: descrição e foto

Nome:Lóbulos sem caroço
Nome latino:Helvella lacunosa
Um tipo: Comestível condicionalmente
Sinônimos:Lóbulos sulcados, Helvella sulcata, Costapeda lacunosa, Helvella sulcata
Características:
  • Grupo: ascomicetes
  • Cor: cinza
Sistemática:
  • Departamento: Ascomycota (Ascomycetes)
  • Subdivisão: Pezizomicotina
  • Classe: Pezizomycetes (Pecicomycetes)
  • Subclasse: Pezizomycetidae
  • Pedido: Pezizales
  • Família: Helvellaceae
  • Gênero: Helvella
  • Espécie: Helvella lacunosa

Os lóbulos são um raro cogumelo marsupial da família Helwell, o gênero Helwell. Tem uma aparência incomum. Outro nome é helwell sulcado. Os esporos são encontrados em uma "bolsa" no corpo da frutificação.

Qual é a aparência das lâminas de remo?

O cogumelo consiste em um caule e uma tampa, como se dobrado ao meio ou amassado. Por isso, assume um formato irregular ou em sela, formando uma espécie de chifre. Possui dois ou três lóbulos, o tamanho varia de 2 a 4 cm de largura, de 1 a 5 cm de comprimento. A borda está localizada livremente, às vezes cresce até o caule, rasgada em espécimes velhos. A superfície superior é lisa ou ligeiramente enrugada, da cor cinza ao preto, a inferior é mais clara, geralmente acinzentada.

O comprimento da perna é de até 6 cm, a espessura é de 1 a 1,5 cm. Freqüentemente, é curva, alargando-se para baixo, dobrada, com nervuras, geralmente de cor cinza, escurecendo com a idade.

Esporos de paredes lisas, elípticos, incolores ou brancos, com gotículas de óleo. Tamanho - 15-17 X 8-12 mícrons.

A carne do lóbulo sem caroço é fina, muito frágil, acinzentada, sem odor pronunciado de cogumelo.

Helwella pitted não é atraente para os colhedores de cogumelos devido à sua aparência

Onde crescem os lóbulos perfurados

Cresce em florestas decíduas próximas a bétulas, com menos frequência em povoamentos de coníferas. Possivelmente forma micorriza com bétula. Ocorre em pequenos grupos ou individualmente, geralmente em áreas bastante abertas. Ele se instala em solos úmidos e alcalinos e lixo, adora lareiras antigas e incêndios florestais. Distribuído por toda a Eurásia, mas raro. Frutificação no verão e no outono.

É possível comer lóbulos sem caroço

Refere-se a comestível condicionalmente.

Atenção! Algumas fontes não recomendam comê-lo. Não há informações sobre casos de envenenamento na Rússia, mas há uma opinião de que é tóxico.

Falsas duplas

Lobo de perna comprida... Um cogumelo não comestível com uma taça ou tampa de sela achatada nas laterais. A superfície externa é acidentada, cinza ou com uma tonalidade roxa. A parte interna é mais clara, branca e bege. O caule pode ser liso ou acidentado, mais estreito na parte superior, a cor é semelhante à superfície interna do gorro. A polpa é inodora e insípida, fina e aquosa. Frutificação de junho ao início de outubro. Prefere florestas úmidas, pode se estabelecer em musgos e resíduos de madeira podre, cresce em grupos.

Helwella de pernas longas é fácil de distinguir pela forma da tampa e pela cor do corpo da frutificação

Mocassim encaracolado... Cogumelo comestível condicionalmente pouco comum da família Gelwell com sabor fraco. Algumas fontes sugerem que não seja comestível. A principal diferença do pitted é a cor mais clara. A tampa é de formato irregular e consiste em 2-4 lâminas. As bordas são encaracoladas ou onduladas, penduradas livremente ou em alguns lugares crescendo até o caule. Cor do branco e bege ceroso ao amarelo e ocre claro. A perna é reta ou curva, curta, inchada na base, oca. Superfície com dobras ou ranhuras profundas.A cor é esbranquiçada ou cinza acinzentada. A polpa é frágil, fina, de cor branca cerosa, com agradável aroma a cogumelos. Frutificação do início de agosto a outubro.

Helwella encaracolado difere do encaracolado branco

Lobo de perna branca... Condicionalmente comestível com uma tampa em forma de sela ou curva, composta por três ou mais lóbulos. A superfície é acinzentada-acastanhada ou enegrecida, lisa, por vezes com manchas mais claras. As vilosidades podem ser vistas na parte inferior. O caule é oco, branco, alargado na base ou achatado, liso, sem sulcos, amarelo sujo ou marrom esfumaçado no espécime antigo. A polpa é frágil, fina, o sabor e o cheiro não são expressos. Cresce em grupos, em florestas de coníferas e caducifólias, em solos arenosos. Frutificação de maio a outubro. Algumas fontes possuem informações sobre a toxicidade bruta e a necessidade de tratamento térmico prolongado.

Helwella de pés brancos se distingue por uma perna lisa e branca sem sulcos

Regras de coleta

Ao coletar, é recomendável não retirar o cogumelo, mas desatarraxar cuidadosamente a perna para não danificar o micélio. Você só pode cortar as tampas.

Usar

Raramente é comido devido à sua aparência estranha. Além disso, seu sabor é baixo. É permitido comer este cogumelo somente após imersão completa (dentro de 24 horas), lavagem e fervura. Só depois disso você poderá começar a cozinhar o cogumelo, certifique-se de escorrer o caldo. Os lóbulos podem ser fritos.

Conclusão

Os lóbulos têm uma aparência pouco atraente, portanto, praticamente não são usados ​​para alimentação e não têm valor para os colhedores de cogumelos. À distância, a Helwella sulcada parece um pedaço de madeira queimado deixado após um incêndio. É completamente desagradável e não há desejo de arrancá-lo.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção