Contente
O crepidote macio é muito difundido na Rússia e freqüentemente encontrado em madeira morta. Às vezes, infecta tecidos vivos de árvores decíduas. Conhecido entre os cientistas como crepidoto da castanha, Crepidotus mollis.
O cogumelo pertence à família Fibra.
Como é a crepidota macia
O gorro séssil é reniforme a princípio, a partir de 5 mm. Em seguida, ele se abre, torna-se em forma de leque, com 5-6 cm de diâmetro. A bainha é ondulada, dobrada para dentro, sulcada em espécimes antigos. Sob a pele lisa, como um recheio de gel. Cor do creme esbranquiçado ao ocre escuro, amarelado ou castanho claro, tons castanhos.
Placas estreitas e bifurcadas se espalham a partir do caule rudimentar, às vezes podem ser ramificadas. Placas de crescimento denso, aderentes a um caule imperceptível ou soltas. Inicialmente fulvo claro, depois acastanhado. Massa de esporos buffy. A polpa fina não tem cheiro, o sabor é agradável. O pedículo é visível como um pequeno tubérculo lateral.
Onde crescem crepidota macia
Como todos os membros do gênero, a espécie amena é comum na Eurásia, na zona temperada, na África e na América do Sul. É freqüentemente encontrado na Rússia. Encontrado nas florestas caducifólias da região do Volga. Ele também vive em madeira morta de coníferas e nas áreas afetadas de árvores vivas. Na maioria das vezes, o crepidote macio cresce em tílias, álamos e outras espécies decíduas. Os corpos de frutificação são coletados em grupos. Frutificação de meados do verão a outubro. Os esporos também podem crescer em madeira tratada. Às vezes, crepidote macio é encontrado nas cavidades de árvores vivas.
É possível comer crepidota mole
Quase nenhuma pesquisa científica foi realizada sobre as espécies moles da família das fibras. Às vezes, na literatura há informações de que os corpos de fruto não são comestíveis. A maioria dos cientistas classifica o cogumelo como condicionalmente comestível, de baixo valor nutricional, em termos de qualidade ele pertence à categoria 4. Nenhum composto tóxico foi identificado no corpo de frutificação, mas eles são usados apenas em casos extremos.
Falsas duplas
O crepidote macio é interessante apenas para naturalistas amadores que determinam os tipos de cogumelos e os encontram por seu tamanho relativamente grande e superfície gelatinosa. Na estrutura externa ou na cor, eles são um pouco como crepidote macio:
- cogumelo ostra laranja ou ninho;
- crepidote mutável;
- crepidote lamelar açafrão.
O cogumelo ostra laranja pertence à quarta categoria nutricional. Distingue-se por uma cor brilhante da pele - laranja em várias variações da paleta. A polpa dos cogumelos ostra jovens cheira a melão, e os gorros velhos exalam um cheiro desagradável, semelhante ao de repolho podre.
A espécie variável tem gorros muito pequenos, de até 3 cm, com placas irregulares - a princípio esbranquiçadas, depois marrom-cremosas. Massa de esporos de tonalidade marrom-tabaco. Os corpos frutíferos são isentos de toxinas, mas não são considerados um bom produto alimentar devido ao seu pequeno tamanho.
Os cogumelos lenhosos lamelares açafrão diferem da aparência macia porque a tampa parece estar coberta por escamas.
Usar
Antes de usar, as tampas devem ser fervidas por 10-20 minutos e depois fritas. Os corpos frutíferos grandes e macios são secos, os jovens são conservados.
Ao comer cogumelos comestíveis condicionalmente, deve-se lembrar que tais pratos não são recomendados em grandes quantidades. Os dons da floresta são digeridos e absorvidos pelo organismo por muito tempo devido ao alto teor de quitina.
Conclusão
O crepidote macio é uma espécie condicionalmente comestível, muito difundida. Com uma abundância de outros cogumelos, é melhor evitar colhê-los.