Contente
O crepidoto variável (Crepidotus variabilis) é um pequeno fungo arbóreo da família das fibras. Até o início do século 20, tinha outros nomes:
- Agaricus variabilis;
- Claudopus variabilis;
- Claudopus multiformis.
Este corpo frutífero em forma de ostra pertence à vasta espécie de crepidotes.
Como são os crepidotes mutáveis
Esses corpos frutíferos pertencem à variedade Hat com um caule rudimentar ou completamente ausente. Fixado na superfície do substrato com a parte lateral ou superior, placas voltadas para baixo.
O diâmetro do corpo de frutificação é de 0,3 a 3 cm, alguns exemplares chegam a 4 cm, o formato é uma concha irregular ou lóbulo com bordas curvas em onda. O gorro é de cor creme esbranquiçado ou amarelado delicado, tomentoso, de borda lisa, seco, fino, com fibras fracamente expressas.
As placas são esparsamente localizadas, grandes, de vários comprimentos, convergindo para o ponto de fixação. A cor é branca, após o qual escurece para castanho-acinzentado, rosa-arenoso, lilás. Não há colchas. O pó do esporo é marrom-esverdeado, rosado, de forma cilíndrica, com paredes verrucosas finas.
Onde os crepidotes voláteis crescem
O fungo pertence a saprófitas. Ela cresce em resíduos de madeira em decomposição: tocos, troncos de árvores caídas. Prefere madeira dura. Freqüentemente encontrado em madeira morta em galhos finos. Ele também pode crescer em um galho podre ou em cavidades podres de uma árvore viva. Cresce em grandes grupos, próximos uns dos outros, com menos frequência a uma curta distância.
O micélio frutifica ao longo da estação quente, desde o momento em que o ar aquece até uma temperatura aceitável, isto é maio-junho, até às geadas de outono.
É possível comer a crepidota volátil
O corpo do fruto tem uma polpa delicada com um sabor ligeiramente adocicado e um agradável cheiro a cogumelo não expresso. Não é venenoso, nenhuma substância tóxica foi encontrada na composição. É classificado como cogumelo não comestível devido ao seu pequeno tamanho.
Como distinguir Crepidota mutável
O corpo do fruto apresenta grande semelhança com outros membros de sua espécie. Uma característica de cada espécie é a estrutura dos esporos, que só pode ser distinguida ao microscópio. Não tem contrapartes venenosas.
- Desdobrando (versitus). Não é venenoso. É distinto por uma cor branca, uma forma semelhante a uma concha com uma junção marrom.
- Achatado (applanatus). Não é tóxico. Aguado, úmido, as bordas da tampa são dobradas para dentro, as fibras macias estão localizadas no local de fixação ao substrato.
- Suave (mollis). Distingue-se por uma forma mais lisa de gorro com escamas, uma cor acastanhada, um rebordo na junção e uma polpa muito delicada.
Comente! O crepidote macio é classificado como cogumelo comestível condicionalmente. Pouco conhecido pelos colhedores de cogumelos devido ao seu pequeno tamanho.
- Caesata... Não tóxico, classificado como cogumelos não comestíveis. Difere em placas mais esparsas e mais espessas, borda clara e levemente ondulada, borda ligeiramente enrolada para dentro.
O crepidote volátil também é semelhante ao cogumelo ostra comestível ou comum.Este último se distingue por uma fixação alongada pronunciada ao substrato, uma tampa arredondada e tamanhos maiores - de 5 a 20 cm.
Conclusão
O crepidote variável é um fungo-saprófito de árvore em miniatura, encontrado em toda a Europa, no território da Rússia e da América. Adora lugares sombreados, vive sobre os restos mortais de representantes da família Notofagus e outras espécies caducas. Com menos frequência, ele se instala em madeira de coníferas ou em matas mortas. Devido ao seu tamanho e baixo valor nutritivo, é classificado como cogumelo não comestível. Nenhum gêmeo venenoso foi encontrado no corpo de frutificação.