Contente
Conocybe juniana, também chamada de Conocybe magnicapitata, pertence à família Bolbitia, do gênero Conocybe ou Caps. É um cogumelo lamelar com uma coloração interessante. Apesar de seu tamanho diminuto, o corpo da frutificação é bonito, mantendo as características de um cogumelo real.
Qual a aparência do conocibo de cabeça grande?
O corpo frutífero do gorro de cabeça grande é pequeno. O diâmetro da calota é de apenas 0,4-2,1 cm. A cor varia de areia clara a acastanhada e marrom avermelhada. Apenas o cogumelo que apareceu tem a forma arredondada de um dedal, à medida que cresce, ele se endireita, tornando-se em forma de sino, e então - em forma de guarda-chuva com uma protuberância pronunciada no centro. A superfície é lisa, faixas longitudinais são visíveis através da polpa fina das placas, as bordas são regulares, no cogumelo crescido elas são ligeiramente dobradas para cima.
Os pratos são frequentes, imperdoáveis. A cor corresponde à parte superior ou um tom mais claro, sem capa. Os esporos são marrons.
O caule é fino, regular, de 1 a 3 mm de espessura, podendo chegar a atingir 10 cm em alguns exemplares Fibroso, com pequenas escamas e estrias longitudinais, a cor escurece com a idade, passando de ruivo-arenoso a quase preto.
Onde o conocybe de cabeça grande cresce
É encontrada em toda parte, no hemisfério norte e sul, pouco exigente para o clima, bem como para a composição do solo. Cresce em pequenos grupos, dispersos. Ele adora clareiras na floresta e prados com abundância de grama, nos quais se refugia do sol escaldante. O micélio frutifica do início de junho ao final do outono.
É possível comer conocybe de cabeça grande
O gorro de cabeça grande é classificado como cogumelo não comestível devido ao seu baixo valor nutritivo e pequeno tamanho. Nenhuma substância tóxica foi encontrada em sua composição, portanto não podem ser envenenados. A polpa do corpo do fruto é frágil, escura, com um agradável aroma a cogumelos, adocicado, com um ligeiro cheiro a terra e humidade.
Como distinguir um conocibo de cabeça grande
Gêmeos aparentemente venenosos semelhantes do conocibo de cabeça grande destacam-se fortemente em tamanho e cor:
- Fibra cônica... Venenoso. Difere em tamanhos maiores, cresce até 7 cm, tem a perna de cor clara, um odor desagradável.
- Paneolus com orla... Tóxico. Distingue-se por uma capa mais clara em forma de ovo, placas quase pretas, uma perna acinzentada com um espessamento na raiz.
- Psilocibo... Venenoso. A tampa é pontiaguda de forma cônica com bordas arredondadas para dentro, com placas descendentes aderentes, pegajosas, como laca. A perna está quase branca.
O gorro de cabeça grande é muito semelhante aos representantes de sua própria espécie. Felizmente, eles também não são venenosos.
- Tampa em forma de fibra... Não é venenoso. Difere em um chapéu mais leve e cremoso e na mesma perna.
- A tampa é marrom... Não é venenoso. O chapéu é castanho claro, a perna é branca cremosa.
- Boné são gentisº. Não é venenoso. A tampa é coberta por pequenas escamas, leves, muito finas. A perna é branca e creme.
Conclusão
O conocibo de cabeça grande pertence aos cosmopolitas, pode ser encontrado nos lugares mais inesperados.Adora matagais de erva alta, que proporcionam ao delicado corpo frutífero a humidade necessária e protecção do sol. Frutificando durante todo o verão e na primeira metade do outono até a geada. Nos anos de seca, seca, não tendo tempo para crescer. O corpo do fruto é classificado como não comestível, embora não contenha substâncias tóxicas. O tamanho em miniatura e a curta vida útil tornam-no desinteressante para os catadores de cogumelos. A distinção de gêmeos venenosos é bastante simples, pois tem sinais característicos e pronunciados.