Contente
Caloscypha brilhante (lat.Caloscypha fulgens) é considerado um dos cogumelos mais coloridos da primavera, mas não tem nenhum valor nutricional especial. A coleta dessa espécie para consumo não é recomendada porque a composição de sua polpa ainda não foi totalmente compreendida. Outros nomes: Detonia fulgens, Peziza fulgens, Cochlearia fulgens.
Qual é a aparência do Kaloscif brilhante?
O corpo de frutificação é bastante pequeno, geralmente com cerca de 2 cm de diâmetro. Nos cogumelos jovens, a tampa parece um ovo, mas depois se abre. Em espécimes maduros, o corpo de frutificação assume a forma de uma tigela com as paredes dobradas para dentro e pequenas quebras são frequentemente localizadas ao longo da borda. Em espécimes mais antigos, a aparência é mais parecida com um pires.
O himênio (a superfície do cogumelo de dentro para fora) é opaco ao toque, laranja ou amarelo brilhante, às vezes corpos de frutificação quase vermelhos são encontrados. Por fora, o Kalosciph brilhante é pintado em um cinza sujo com uma mistura de verde. A superfície é lisa por fora, no entanto, geralmente há uma camada esbranquiçada.
O pó dos esporos é branco, alguns esporos são quase redondos. A polpa é bastante macia, mesmo frágil. No corte é pintado em tons de amarelo, mas ao toque adquire rapidamente uma tonalidade azul. O cheiro da polpa é fraco, inexpressivo.
Esta é uma variedade séssil, então o cogumelo tem um caule muito pequeno. Na maioria dos casos, está completamente ausente.
Onde e como cresce
Caloscifa brilhante é uma espécie rara, encontrada apenas na América do Norte e na Europa. No território da Rússia, grandes grupos de cogumelos são encontrados na região de Leningrado e na região de Moscou.
A frutificação de Kaloscypha brilhante cai no final de abril - meados de junho. Dependendo do clima, essas datas podem mudar um pouco - por exemplo, em latitudes temperadas, a safra pode ser colhida apenas do final de abril aos últimos dias de maio. Kaloscifa praticamente não dá frutos todos os anos, ocorrem frequentemente temporadas de vazio.
Você deve procurar esta variedade em florestas de coníferas e mistas, com atenção especial aos locais sob abetos, bétulas e álamos, onde o musgo cresce e as agulhas se acumulam. Às vezes, os corpos frutíferos crescem em tocos podres e árvores caídas. Nas terras altas, o brilhante Kaloscif pode ser encontrado não muito longe de aglomerados de cogumelos gigantes e cogumelos.
O cogumelo é comestível ou não
Não existem dados exatos sobre a toxicidade do Caloscypha, no entanto, não é coletado para consumo - os corpos frutíferos são muito pequenos. O sabor da polpa e o cheiro do cogumelo são inexpressivos. Refere-se a não comestível.
Duplas e suas diferenças
Não há muitos gêmeos do Kalosciph brilhante. Difere de todas as variedades semelhantes porque a polpa dos corpos frutíferos que contém adquire uma cor azulada logo após a ação mecânica (impacto, compressão). Nas espécies falsas, a polpa não muda de cor após tocá-la.
Laranja de aleuria (lat.Aleuria aurantia) - o gêmeo mais comum do caloscyphus brilhante. As semelhanças entre eles são realmente grandes, mas esses cogumelos crescem em épocas diferentes. A aleuria laranja frutifica em média de agosto a outubro, em contraste com o caloscyphus da primavera.
Conclusão
Caloscifa brilhante não é venenosa, entretanto, seus corpos frutíferos também não apresentam valor nutritivo. As propriedades deste cogumelo ainda não foram totalmente compreendidas, por isso não é recomendado coletá-lo.