Contente
Lyophillum simeji é um fungo da família Lyophilic, pertencente à ordem dos Lamelares ou Agáricos. Pode ser encontrado sob vários nomes: hon-shimeji, lyophillum shimeji, nome latino - Tricholoma shimeji.
Como se parecem os liófilos shimeji?
A tampa de um jovem shimeji lyophyllum é convexa, as bordas são visivelmente dobradas. À medida que envelhecem, ele se endireita, a protuberância torna-se sutil ou desaparece completamente, mas um tubérculo baixo sempre permanece no centro. O diâmetro do gorro é de 4 a 7 cm. A cor principal vai do acinzentado ao marrom. O chapéu pode ser cinza sujo ou marrom acinzentado, cinza amarelado. Mas a superfície pode ser vista listras radiais claramente visíveis ou manchas higrófilas. Alguns espécimes são diferenciados por um padrão higrófilo semelhante a uma malha.
Placas estreitas e frequentes são formadas sob a tampa. Eles podem ser soltos ou parcialmente aderentes. A cor das placas é branca, com a idade torna-se cinza ou bege claro.
A forma da perna é cilíndrica, a sua altura não ultrapassa 3 a 5 cm, o diâmetro é de 1,5 cm e a cor é branca ou cinza claro. Quando palpada, a superfície parece lisa ou ligeiramente sedosa; em espécimes mais velhos, você pode sentir a estrutura fibrosa.
A polpa é elástica, branca na tampa, pode ser acinzentada no caule. A cor não muda no local de corte ou quebra.
Os esporos são lisos, incolores, arredondados ou amplamente elipsóides. A cor do pó do esporo é branca.
O cheiro dos cogumelos é delicado, o sabor é agradável, lembra a noz.
Onde os liófilos shimeji crescem
O principal local de crescimento é o Japão e as regiões do Extremo Oriente. Os liófilos Shimeji são encontrados em toda a zona boreal (áreas com invernos bem definidos e verões quentes, mas curtos). Às vezes, representantes desta família podem ser encontrados em florestas de pinheiros localizadas na zona temperada.
Cresce em florestas secas de pinheiros, pode aparecer tanto no solo quanto na serapilheira. A temporada de formação começa em agosto e termina em setembro.
Um representante desta família cresce em pequenos grupos ou agregados e, ocasionalmente, ocorre isoladamente.
É possível comer liófilos shimeji
Hon-shimeji é um cogumelo delicioso no Japão. Refere-se ao grupo comestível.
Qualidades do sabor do cogumelo lyophillum simeji
O sabor é agradável, lembra vagamente nozes. A carne é firme, mas não dura.
Os cogumelos são amplamente utilizados na culinária tradicional japonesa. Eles podem ser fritos, em conserva, colhidos para o inverno.
Falsas duplas
Lyophillum shimeji pode ser confundido com alguns outros cogumelos:
- Lyophillum ou ryadovka lotada cresce em intercrescimentos maiores do que shimeji. Aparece em florestas decíduas de julho a outubro. A cor da tampa é castanho-acinzentada, a superfície é lisa, com partículas de sujidade aderentes. Refere-se a cogumelos comestíveis de baixa qualidade. A polpa é densa, espessa, branca como a neve, o cheiro é fraco.
- Lyophyllum ou olmo-cogumelo-ostra semelhante ao shimeji por causa das manchas higrófilas localizadas na tampa. A tonalidade do cogumelo ostra é mais clara do que a do simeji lyophyllum. As pernas dos espécimes de olmo são mais alongadas. Mas a principal diferença está no local onde os cogumelos crescem: cogumelos ostra crescem apenas em tocos e resíduos de árvores decíduas, e shimeji escolhe solo ou serapilheira. O cogumelo ostra Ilm é uma espécie comestível.
Regras de coleta
Para cogumelos, existe uma regra importante: eles não devem ser coletados perto de latas de lixo, lixeiras, rodovias movimentadas, fábricas de produtos químicos. Os corpos frutíferos são capazes de acumular toxinas, portanto, seu uso pode resultar em envenenamento.
Usar
Lyophillum shimeji é consumido após o pré-tratamento. O amargor presente nos cogumelos desaparece após a fervura. Não é usado em alimentos crus. Os cogumelos são salgados, fritos, em conserva. Adicione a sopas, molhos, ensopados.
Conclusão
Lyophyllum shimeji é um cogumelo comum no Japão. Refere-se a espécimes comestíveis. Cresce em aglomerados ou pequenos grupos. Cogumelos gêmeos também são comestíveis.