Cabeça mucosa de Volvariella: descrição e foto

Nome:Cabeça mucosa de Volvariella
Nome latino:Volvariella gloiocephala
Um tipo: Comestível condicionalmente
Sinônimos:Volvariella mucosa, Volvariella bela, Volvariella viscosa, Volvariella bela
Características:
  • Grupo: lamelar
  • Registros: solto
  • Cor: cinza
Sistemática:
  • Departamento: Basidiomycota (Basidiomycetes)
  • Subdivisão: Agaricomicotina
  • Classe: Agaricomycetes (Agaricomycetes)
  • Subclasse: Agaricomycetidae
  • Ordem: Agaricales (Agaric ou Lamellar)
  • Família: Pluteaceae
  • Gênero: Volvariella
  • Espécie: Volvariella gloiocephala

O cogumelo mucoushead volvariella (bonito, bonito) é condicionalmente comestível. Ele é o maior do gênero Volvariella, pode ser confundido com um agárico de mosca venenoso. Portanto, é útil para os colhedores de cogumelos saberem a aparência desse representante e onde ele cresce. O nome oficial é Volvariella gloiocephala.

Qual a aparência da cabeça mucosa da volvariella?

A cabeça mucosa de Volvariella em uma idade jovem tem uma capa em forma de ovo, envolvida por uma volva. À medida que cresce, adquire a forma de um sino, tornando-se então convexo estendido com um tubérculo no centro. No tempo seco, a capa é lisa e sedosa, tem um diâmetro de 5 a 15 cm. Durante a chuva, a superfície torna-se pegajosa e viscosa, razão pela qual a fruta tem esse nome. A cor da tampa é irregular - no meio é mais escura e nas bordas é um tom acinzentado claro.

O caule longo e fino dá ao cogumelo uma aparência graciosa. Seu comprimento máximo pode chegar a 20-22 cm, e sua espessura é de 2,5 cm A perna tem o formato de um cilindro, ligeiramente engrossado na parte inferior. A sua superfície é lisa nos cogumelos adultos e ligeiramente tomentosa nos jovens, é pintada de branco ou cinzento-amarelado.

Placas largas e freqüentes não crescem junto com o caule. Em espécimes jovens, eles são pintados de branco, enquanto em espécimes maduros eles começam a se tornar rosa, e então adquirem uma tonalidade marrom-rosada. Os esporos da volvariella com cabeça de mucosa são de cor rosa claro. Na perna não há anel, a carne na ruptura é branca e friável, não muda de cor. O sabor e o cheiro são fracos.

Onde a cabeça mucosa da volvariella cresce?

Cresce individualmente ou em pequenos grupos em solos ricos em húmus. Também encontrado em hortas, perto de montes de esterco e compostagem ou montes de feno. A época de frutificação começa em julho e termina em setembro.

Comente! Na floresta, a volvarella mucoushead raramente cresce.

Esses cogumelos também são cultivados em condições artificiais. Termofílicos com cabeça de muco Volvariella, portanto, em climas temperados, eles crescem melhor em estufas ou salas aquecidas. Composto coletado ou palha fermentada são usados ​​como substrato nutritivo para eles. A temperatura do substrato não deve ser superior a +35 ° C, e a temperatura do ar não deve ser inferior a +20 ° C, a umidade na sala não deve ser inferior a 85%. Em condições favoráveis, o micélio dá os primeiros frutos em duas semanas.

É possível comer volvariella de cabeça mucosa

Cabeça mucosa de Volvariella é considerada um cogumelo comestível condicionalmente, você pode comê-lo após 15 minutos de fervura. Não possui um aroma rico de cogumelo e, portanto, não tem um alto valor culinário. No entanto, possui uma série de qualidades úteis e um sabor suave e fresco, graças ao qual conquistou o amor de muitos gourmets.

As frutas frescas contêm uma grande quantidade de vitaminas e minerais necessários para manter a saúde.Seu baixo teor de calorias os torna uma excelente refeição dietética para quem quer perder peso. A cabeça mucosa de Volvariella é usada na medicina alternativa para a prevenção do câncer e recuperação rápida após a quimioterapia.

Falsas duplas

Um agárico de mosca branco se parece com uma cabeça mucosa de volvariella. O primeiro pode ser distinguido pela ausência de um anel na perna e um himenóforo rosa. Amanita tem um cheiro desagradável pronunciado de água sanitária e pratos brancos.

Conselho! Se você tiver a menor dúvida sobre a identificação correta do cogumelo, é necessário contorná-lo - o agárico de mosca branca é mortalmente venenoso.

A cabeça mucosa de Volvariella também se assemelha a outro cogumelo comestível condicionalmente chamado float cinza. Ao contrário deste último, a volvariella da cabeça mucosa tem um caule liso, uma superfície pegajosa do gorro e placas rosadas. Todos os carros alegóricos são comestíveis, mas os catadores de cogumelos raramente os coletam, temendo serem confundidos com um agárico-mosca venenoso.

Regras de coleta e uso

A cabeça mucosa da Volvariella é colhida de julho a setembro em locais de cultivo - em solos férteis, perto de montes de composto. Para não perturbar o micélio, os frutos são arrancados do solo à mão e não cortados com faca.

Importante! Você não pode colher culturas de cogumelos perto da estrada ou em áreas ecologicamente desfavoráveis. Eles acumulam toxinas e podem ser prejudiciais à saúde, em vez dos benefícios esperados.

Após a coleta, não é recomendável armazenar a cabeça mucosa da volvarela, como outros cogumelos lamelares. Deve ser enxaguado várias vezes, limpo de sujeira e detritos e fervido por 15 minutos. a partir do momento da fervura. O produto fervido pode ser salgado quente, marinado ou frito com batatas, creme de leite, frango, etc.

Conclusão

Volvariella mucoushead cresce no restolho, sob cercas de hortas, perto de montes de composto. Você não precisa caminhar pela floresta por muito tempo. O cogumelo não contém substâncias tóxicas e é comestível após a fervura, mas é fácil confundi-lo com um agárico de mosca branca. Portanto, ao coletar, você precisa estar atento, e é bom considerar o achado antes de colocá-lo na cesta.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção