Cogumelos Morel: fotos de comestíveis e não comestíveis, descrição, benefícios e malefícios

Morels são cogumelos comestíveis encontrados nas florestas no início da primavera. Eles são classificados como comestíveis condicionalmente. Sujeito às regras de preparação, deles obtêm-se pratos saborosos e saudáveis. Fotos de cogumelos morel vão ajudar a distingui-los de outras variedades.

Por que o cogumelo é chamado de morel

De acordo com a foto e a descrição, os cogumelos morel têm uma superfície esponjosa. De acordo com uma versão, esse nome vem da palavra "rugas". O corpo do fruto é heterogêneo e assemelha-se a rugas profundas. Entre as pessoas, os representantes dessa espécie eram chamados de snowdrops, pois apareciam depois que a neve derretia.

Tipos de cogumelos morel

O gênero Morel ainda não é bem conhecido. Mais de 80 espécies são distinguidas neste grupo. É uma classificação complexa que está em constante mudança e carece de critérios claros. Todas as variedades têm uma estrutura semelhante, são consideradas comestíveis condicionalmente.

Morel alto

A variedade é grande em tamanho: atinge de 5 a 15 cm de largura e 30 cm de altura, o corpo do fruto é de cor escura, coberto por células triangulares e estreitas dobras verticais. Os espécimes são colhidos em maio, com menos frequência em junho. Há uma visão elevada nas bordas das florestas, áreas montanhosas.

Nos espécimes jovens, as células são marrons com tonalidade oliva, nos adultos são marrons, quase pretas, e os septos são ocre. O caule do cogumelo é de textura cilíndrica e granular. Sua altura chega a 15 cm, diâmetro - 3 cm. A perna, a princípio branca, gradualmente torna-se amarelada.

Morel cônico

Na variedade cônica, a tampa tem formato alongado e suas bordas aderem firmemente à haste. A altura é de 6 a 18 cm. O diâmetro do gorro é de 2 a 8 cm, a altura é de até 9 cm. A cor do representante cônico é variada, do amarelo ao marrom. Na maioria das vezes eles são de cor marrom ou acinzentada.

O interior da tampa tem uma cavidade vazia. Acima estão dobras convexas de uma cor mais escura. Externamente, a superfície se assemelha a células alongadas de cima para baixo.

A perna é cilíndrica, com até 5 cm de altura e 3 cm de espessura, tendo a parte interna também oca. A superfície da perna é aveludada, coberta de estrias. A polpa cônica é cremosa ou branca. É fino, frágil, delicado, seca rapidamente. Não há gosto ou cheiro.

Importante! Os cogumelos cônicos são raros. O fungo cresce lentamente, esse processo leva até duas semanas.

Morel real

Morel comestível, ou real, é a variedade mais popular. Seu corpo de fruto é grande, carnudo, a parte interna é oca. Em altura, esse tipo de cogumelo atinge 20 cm, embora tenha uma pequena massa.

Os representantes desta espécie possuem uma tampa em forma de ovo, muitas vezes arredondada, às vezes achatada. As bordas estão em contato próximo com a perna. A altura do gorro é de até 7 cm, na circunferência atinge de 3 a 8 cm, há exemplares com coloração amarela, marrom e cinza. Gradualmente, sua cor escurece. A tampa tem uma superfície irregular, constituída por numerosas depressões.

A perna comestível é oca, em forma de cilindro, com espaços vazios no interior. Rompe facilmente e apresenta uma cor esbranquiçada. Com a idade, esse espécime adquire uma cor amarela ou bege. Sua polpa é clara, de cor ocre ou creme, facilmente esmagável. O sabor é agradável, o cheiro está praticamente ausente.

Morel semi-livre

O cogumelo tem haste e capa pronunciadas. Sua altura média é de 10 cm. Às vezes, os representantes deste grupo crescem até 20 cm. Suas cavidades internas não são preenchidas com nada. A perna cremosa quebra facilmente. Sua altura é de 5 a 12 cm, de circunferência chega a 3 cm e sua superfície é áspera ao toque.

O chapéu atinge 2 a 4 cm de altura. Sua parte superior cresce junto com a perna, suas bordas permanecem livres. Existem dobras de formato irregular na superfície. Existem costelas claras que gradualmente tornam-se pretas. A cor da tampa é castanha, clara ou escura.

Morel de estepe

Este grande cogumelo cresce até 25 cm de altura. Sua massa chega a 2 kg. Prefere áreas abertas: estepes, prados, clareiras. A variedade estepe tem uma capa esférica marrom-acinzentada medindo 2 a 10 cm, cujas bordas crescem até formar um caule cremoso.

A espécie estepe está se desenvolvendo rapidamente. O corpo de frutificação é formado em 7 dias. Na primavera, a variedade estepe freqüentemente cresce em grupos. Se o inverno for com pouca neve, os cogumelos não têm umidade suficiente para o desenvolvimento. A densa polpa branca é caracterizada pela ausência de vazios. Numerosas células são claramente visíveis na tampa.

Morel fedorento

O cogumelo também é conhecido como Veselka comum. Atinge uma altura de 10 - 30 cm. O corpo do fruto é ovalado, na circunferência - 6 cm. A casca é coriácea, lisa, branca ou de cor creme. No interior existe uma polpa gelatinosa.

À medida que cresce, uma haste esponjosa de formato cilíndrico é formada na veselka. Forma-se então um chapéu de até 5 cm de altura, cuja superfície é celular, viscosa, de cor oliva escura. Há um orifício em forma de disco na parte superior. Os espécimes adultos têm um cheiro desagradável de podridão.

Veselka ordinária não é usada quando atinge a maturidade total. Em poucas horas, a polpa se decompõe. A Veselka é colhida nos estágios iniciais de crescimento, quando está na forma de um ovo ou cogumelo tradicional.

Atenção! Morel fedorento tem o maior vigor da natureza. Em um minuto, suas dimensões aumentam em 5 mm.

Qual a aparência dos cogumelos morel

Morels são cogumelos grandes com um corpo frutífero carnudo e frágil. Eles geralmente consistem em uma perna e um boné. Sua superfície é enrugada, lembrando um favo de mel, apenas vazia e mais estreita. A tampa do sino tem uma camada contendo esporos, sua superfície é esponjosa ou ondulada. As bordas podem aderir à perna ou permanecer livres. A cor da tampa é marrom.

A altura dos cogumelos é de 2 a 25 cm, as patas são brancas, castanhas ou amareladas, de forma cilíndrica. Às vezes, há um espessamento próximo à base. A superfície da perna é lisa ou escamosa.

O corpo do fruto apresenta cavidades no seu interior e consiste em numerosos ramos. Eles são separados por divisórias, no centro existem poros para a transferência de nutrientes. A polpa é branca, cerosa, fina, quebra facilmente.

Onde crescem cogumelos

Freqüentemente, esses representantes são encontrados em parques, florestas e áreas de estepe. Além disso, aparecem do 3º ao 4º ano após os incêndios e derrubadas.

Em que áreas crescem cogumelos morel

Morel cresce em uma zona climática temperada. É coletado na Eurásia, América do Norte e Austrália. Algumas espécies são encontradas no México, Índia, Turquia.

Cinco variedades são bem conhecidas na Rússia. Os cogumelos Morel vivem na região de Moscou, Tver, Ulyanovsk, Samara, regiões de Rostov. Eles também são encontrados nos Urais, Altai, Sibéria, Primorsky Krai.

Em quais florestas crescem os cogumelos morel

Morels preferem áreas bem iluminadas. Eles crescem em solo fértil saturado com cal. Eles são mais freqüentemente encontrados sozinhos, raramente formam grupos. Eles são coletados em florestas de coníferas e mistas, parques e pomares de maçã.

Às vezes, os representantes da família Morechkov aparecem em solos arenosos. Nas regiões do sul, eles são coletados em gramados e terrenos particulares. Na busca, recomenda-se verificar desfiladeiros, margens de rios e riachos, árvores caídas, mas é mais fácil realizar uma “caçada tranquila” em clareiras, gramados, próximos a caminhos florestais cobertos de grama alta.

Cogumelos parecidos a um morel

Morels são semelhantes em aparência a outros cogumelos que crescem no início da primavera. Eles são freqüentemente confundidos com linhas que contêm veneno perigoso e são chamados de cogumelos falsos.

Stroke é um cogumelo marsupial de primavera semelhante a um morel. Quando ingerida, a toxina que o fungo contém altera a composição do sangue. A dose letal de tal produto é de 0,4-1 kg. Para limpar a polpa do veneno, você precisa cozinhá-la por pelo menos 10 minutos. Todo o veneno então vai para a água, que é necessariamente drenada. Em seguida, a massa é lavada com água limpa.

As linhas e cogumelos têm diferenças claras. Os primeiros têm uma capa informe que se assemelha às circunvoluções do cérebro. Morels têm uma tampa alongada em forma de cone. As linhas não separam o solo, mas crescem através dele, então suas pernas devem ser limpas de terra, pequenos galhos e outros detritos.

Para distinguir entre esses tipos de cogumelos, você precisa cortar seu caule. O morelo tem uma parte interna oca, sem nada. As linhas são caracterizadas por uma polpa uniforme e sinuosa; além disso, eles não têm um cheiro pronunciado de cogumelo.

Cogumelo Morel comestível ou não

Morels são cogumelos comestíveis condicionalmente. Há uma opinião de que primeiro devem ser fervidos, depois drenados e bem enxaguados. Na verdade, essas precauções não são necessárias ao usar cogumelos. O tratamento térmico padrão é suficiente antes de comer.

Quando colher cogumelos morel

Esses cogumelos são colhidos no início da primavera, quando a cobertura de neve derrete. Na Europa, eles aparecem de abril ao final de maio. No território da Rússia, esta variedade não cresce antes da primeira década de maio. As últimas cópias foram encontradas em meados de junho. Às vezes, ocorre uma segunda onda no outono quente, então os cogumelos são colhidos antes do início de outubro.

Qual o gosto do cogumelo

O produto é apreciado por seu rico sabor de cogumelo. Na Europa e na América, são considerados uma iguaria quase sem cheiro.

Por que cogumelos são úteis

Desde a antiguidade, os representantes dos cogumelos são usados ​​para tratar doenças oculares, melhorar a miopia e a hipermetropia relacionada à idade. A composição contém substâncias que fortalecem os músculos oculares e protegem o cristalino do embaçamento. Com base nesses fungos, estão sendo desenvolvidos medicamentos para combater a catarata.

Na medicina popular, o produto é utilizado para tratar doenças do estômago e intestinos. A tintura desses cogumelos é um bom remédio para a conjuntivite. A polpa também contém polissacarídeos, que suprimem a atividade das células cancerosas e dos vírus, e estimulam o sistema imunológico.

Dano de Morels

Para que os cogumelos não prejudiquem o organismo, são lavados e tratados termicamente antes de serem utilizados. Na presença de doenças do pâncreas, rins e aparelho digestivo, consulte primeiro um médico.

Importante! Morel, como qualquer cogumelo, não é recomendado para mulheres grávidas, durante a lactação e para crianças menores de 12 anos.

Aplicação de cogumelos

Os corpos de fruta são adicionados a molhos e acompanhamentos, combinados com carne, batata e outros vegetais. Para obter um prato saboroso e saudável, você precisa saber cozinhar cogumelos morchelos. A massa de cogumelos é colocada em água e levada para ferver. Mantenha a panela no fogão por 10 a 15 minutos. A massa acabada pode ser frita, adicionada a sopas, saladas e outros pratos.

É possível ser envenenado com cogumelos

Morels são mais perigosos quando consumidos excessivamente. Além disso, os cogumelos não são utilizados crus, pois existe um risco elevado de intoxicação. Seguindo essas regras simples, consequências negativas podem ser evitadas.

Sintomas e sinais de envenenamento por morel

A intoxicação alimentar é determinada pelos seguintes critérios:

  • forte dor de estômago;
  • náusea, vômito;
  • batimento cardíaco aumentado;
  • diarréia;
  • dores de cabeça;
  • fraqueza, sonolência.

Os primeiros sintomas aparecem 6 horas após o consumo do produto. Se você não agir, ocorrerá a destruição dos tecidos do fígado e do sistema urinário. Em casos graves, começam a ocorrer convulsões, alucinações e a vítima perde a consciência.

Primeiros socorros para envenenamento por cogumelos com cogumelos

Em caso de envenenamento por fungos, a vítima recebe os primeiros socorros:

  • lavar o estômago;
  • dê carvão ativado ou outro sorvente para beber;
  • incluem beber muitos líquidos quentes.

As toxinas perigosas precisam ser removidas do corpo do paciente mais rapidamente. Um médico é chamado para tratar o envenenamento. O especialista irá prescrever o tratamento ou decidir transferir o paciente para um hospital. O período de reabilitação leva várias semanas, dependendo da idade e condição da vítima.

Conclusão

Uma foto de cogumelos morel ajudará a distingui-los de outras variedades. Apenas espécimes fortes sem danos são usados ​​para alimentação. É importante cozinhar os cogumelos adequadamente, pois eles trarão benefícios para a saúde. Quando surgirem os primeiros sinais de intoxicação, consulte imediatamente um médico.

Dê retorno

Jardim

Flores

Construção