Contente
Morel fedorento - um cogumelo que pode ser encontrado em qualquer lugar, tem um odor desagradável, não é adequado para consumo humano, mas é extremamente popular entre os colhedores de cogumelos experientes. Isso se deve às propriedades medicinais da cultura.
Onde crescem os cogumelos fedorentos
O malcheiroso morel, ou Mutinus Ravenel, como o cogumelo é oficialmente chamado, adora solos férteis e úmidos. Portanto, pode ser encontrado não apenas em florestas decíduas, mas também em arbustos urbanos, jardins abandonados e onde há madeira apodrecida. A maior safra pode ser colhida imediatamente após a chuva quente passar.
Nos últimos anos, o morelo fedorento, que já foi uma raridade, pode ser encontrado em chalés de verão, em jardins bem cuidados sob arbustos de lilases, em parques da cidade. Por isso, muitos proprietários de terrenos chegam a pensar em como retirar esse cogumelo, que antes mesmo os criadores não conseguiam reproduzir.
Como são os cogumelos fedorentos
A formação do corpo frutífero passa por várias etapas:
- O fungo em tenra idade é semelhante a um ovo comum, cuja superfície é coriácea, lisa e de cor branca. O ovo tem cerca de 2 cm de largura e não mais de 4 cm de altura.
- Então, o próprio corpo do cogumelo começa a crescer a partir do ovo, enquanto o ovo “explode” em duas partes. Da fenda mostra-se uma perna oca, cuja espessura não ultrapassa 1 cm, e seu comprimento é de cerca de 8 cm. Rosada, no final apresenta uma semelhança vermelho-carmesim de um gorro pontiagudo.
- Quando maduro, uma placa de muco contendo esporos se forma neste ponto, que tem uma aparência muito desagradável (líquido marrom manchado com um tom de azeitona) e um odor fétido. Ao atingir 15 cm de altura, o cogumelo para de crescer.
- Quando o fedorento morel amadurece completamente, torna-se marrom escuro ou cinza e cai, incapaz de permanecer no ovo.
É possível comer cogumelos malcheirosos
Morel fedorento é um cogumelo venenoso não comestível. É utilizado apenas para o preparo de medicamentos, com estrita observância à receita fornecida.
É importante notar também que as substâncias tóxicas desse representante permanecem nas superfícies com as quais ele entrou em contato. Portanto, é proibido coletar e cogumelos comestíveis em uma cesta. Além disso, após trabalhar com cogumelos malcheirosos, deve-se lavar bem as mãos, lavar as coisas e manusear os equipamentos usados.
Espécies semelhantes
O morel fedorento também tem gêmeos, que também exalam um odor específico desagradável e algumas semelhanças externas.
- Veselka... Em primeiro lugar, o morel fedorento é confundido com véus, que são exteriormente diferentes dele, mas também são uma fonte de um odor desagradável.
- Mutin canino, ou Mutinus caninus... É diferente na cor (a cor do corpo da frutificação pode ser esbranquiçada ou laranja suja, e o topo pontiagudo é laranja), bem como na cor da massa de esporos que se forma durante o amadurecimento do cogumelo (é verde oliva e muito pegajoso).Importante! Mutin canino pode crescer nas imediações do morel fedorento, portanto, durante a colheita, é importante prestar atenção especial às diferenças na aparência de um determinado espécime.
- Chifre Fedorento ou Mutinus elegans... É também chamada de sonda do diabo, fedor de cachorro. Cada um dos nomes dados pelas pessoas descreve com muita precisão a aparência do cogumelo, observando seu cheiro especial. O chifre fedorento também cresce em terras férteis, preferindo umidade e calor.
Atenção! Comer este tipo de alimento é categoricamente inaceitável.
O uso de cogumelos malcheirosos na medicina
Os cogumelos fedorentos há muito são considerados curativos. Eles eram usados como componentes para a preparação de infusões e decocções, eram consumidos frescos e secos. Existem várias orientações na medicina (comprovadas por laboratório) nas quais o produto é utilizado. Entre eles estão os seguintes:
- Problemas do sistema digestivo. Morels pode ser usado para gastrite, úlceras e colite. Pode curar feridas nos intestinos e nas paredes do estômago, lidar com toxinas e melhorar o peristaltismo.
- Doenças do sistema musculoesquelético. O tratamento Morel é usado para pessoas que sofrem de gota, alterações nas articulações relacionadas com a idade, artrose e artrite.
- O sistema cardiovascular. O produto é um estabilizador de pressão, ajuda a limpar os vasos sanguíneos e a restaurá-los e fortalecê-los. É usado para hipertensão e trombose.
- O sistema imunológico. Quando o morel fedorento é consumido, o corpo se fortalece, sua resistência a várias doenças virais e fúngicas aumenta.
- Epiderme. Este fungo pode curar quase todos os problemas de pele: dermatites de várias origens, psoríase e úlceras tróficas, fungos (incluindo unhas) e danos na pele (feridas, arranhões, queimaduras). O morel fedorento é capaz de normalizar a condição da pele, tornando-a mais elástica e saudável.
- Aparelho geniturinário. A variedade se consolidou da melhor maneira no tratamento de todas as doenças associadas ao aparelho geniturinário. É usado para tratar a bacteriose feminina, cistite e prostatite, pielonefrite e restaurar a ereção.
- Desde os tempos antigos, o morel fedorento tem sido usado como afrodisíaco, mas não havia nenhuma evidência sólida disso. Só recentemente os cientistas conseguiram descobrir em sua composição substâncias semelhantes aos hormônios sexuais masculinos. Portanto, hoje a versão sobre a influência do fungo na força masculina é um fato comprovado.
- Oncologia. Apesar de não haver confirmação oficial de que o morel fedorento contenha alguma substância capaz de lidar com as metástases, os cientistas não negam que essa cultura é capaz de fortalecer o corpo, dando-lhe forças para combater o câncer. Além disso, estudos recentes de cientistas siberianos mostraram que, quando o cogumelo está em estágio inicial de desenvolvimento (ovo), ele contém polissacarídeos que produzem perforina. Esta substância é capaz de reconhecer células cancerosas e inibir o seu desenvolvimento. Nos estágios iniciais da oncologia, o uso da perforina traz esperança para o aumento da expectativa de vida dos pacientes com câncer, bem como para sua cura completa.
Conclusão
Smelly Morel é um cogumelo saudável, mas não comestível. Ele só pode ser usado para fins médicos e com extremo cuidado. Vale a pena colher até cogumelos venenosos apenas em estradas e empresas industriais.