Contente
O representante da família Gomfovy, a ramaria chifruda ou bela (Ramaria formosa) pertence à espécie não comestível. O perigo é representado pelo fato de o cogumelo ser muito semelhante em aparência aos representantes comestíveis, que são muito menos tóxicos.
Onde a bela ramaria cresce
Besouros com chifres são bastante comuns. Forme pequenos grupos em semicírculos ou longas filas. Eles preferem se instalar em um ambiente úmido, parcialmente à sombra sobre uma almofada de musgo. Os fungos saprofíticos podem existir apenas nos restos de madeira, muitas vezes sob a camada do solo. Eles também crescem perto de pinheiros e abetos em uma folhagem de coníferas perenes. Encontrado em florestas decíduas perto de bétula, carvalho ou carpa.
Área de distribuição:
- parte europeia da Rússia;
- Ural;
- Sibéria.
Nas regiões centrais, uma bela escória pode ser encontrada em florestas jovens ou plantações florestais, em cadeias montanhosas mistas. A frutificação ocorre em julho, a duração depende das chuvas sazonais. Durante a estação seca, o número de colônias diminui drasticamente. Os últimos espécimes crescem até a primeira geada.
Como é a bela ramaria
O cogumelo tem uma forma incomum, não há diferença clara entre a perna e o gorro, a última parte simplesmente não está lá. O corpo de frutificação é constituído por numerosos ramos de diferentes comprimentos.
A descrição externa é a seguinte:
- a altura do corpo frutífero atinge 25 cm, aproximadamente o mesmo diâmetro;
- o cogumelo é colorido em várias cores, a parte inferior é branca, a parte média é rosada, a parte superior é amarela ou ocre;
- a espécie tem uma perna curta e maciça, estrutura fibrosa, sólida;
- em espécimes jovens, a perna é primeiro rosa, depois branca, não mais do que 5 cm de comprimento;
- no final do caule plano, numerosos processos são formados, branco com uma tonalidade rosa e bordas amarelas no topo.
A polpa é amarga, branca, escurece quando prensada.
É possível comer linda ramaria
O corpo do fruto com chifres chifrudos é inodoro, com um sabor amargo desagradável. Os cogumelos não são consumidos devido ao teor de compostos tóxicos na composição química.
Como distinguir bela ramaria
O gênero inclui vários tipos de ramaria, entre eles existem tóxicos e comestíveis condicionalmente. Em alguns casos, é difícil distinguir os cogumelos externamente. O estilingue venenoso é muito semelhante à ramaria amarela.
A única diferença é que a coloração do duplo é mais amarela. O cogumelo é classificado como comestível condicionalmente, podendo ser utilizado após a fervura. Difere de venenoso na ausência de amargor ou em sua presença insignificante.
Abeto feoklavulina, a espécie é classificada como cogumelo não comestível.
Em algumas fontes, o abeto feoclavulina é classificado como comestível condicionalmente. No entanto, a presença de amargor impossibilita o seu uso mesmo após a fervura. Distingue-se pela sua cor azeitona e um corpo de fruto mais estreito e curto. O cheiro lembra folhas podres, a carne escurece no corte.
Carpa-crista, espécies não comestíveis.
Distingue-se por um corpo frutífero claro com uma tonalidade roxa e fragmentos escuros na parte superior. O sabor é amargo, não tem cheiro, não existem toxinas na composição química.
Conclusão
Ramaria beautiful refere-se a saprófitas, parasitando em restos de madeira de diferentes espécies. Ocorre em locais sombreados e úmidos em líquenes, musgo ou serapilheira. O sabor é amargo, as toxinas estão presentes no corpo do fruto, a bela ramaria não é comestível e é venenosa.