Contente
Talkers são um gênero de cogumelos que inclui uma grande variedade de espécimes. Entre eles estão comestíveis e venenosos. Um perigo particular é um locutor de cor clara ou pálida. Esta variedade pertence à família Ryadovkov, é comum na maioria das regiões da Rússia.
Onde os faladores pálidos crescem
Falantes de cor fraca crescem em toda a Europa. Na Rússia, eles podem ser encontrados em florestas decíduas, mistas e de coníferas da Sibéria e da região do Extremo Oriente. Os locais favoritos para o aparecimento de cogumelos são as áreas frondosas debaixo de carvalhos, salgueiros, abetos vermelhos e bétulas. Os representantes da família Ryadovkov costumam crescer sozinhos, mas às vezes podem formar pequenos grupos. A frutificação vai do início de agosto ao final de outubro.
Como são os falantes de cor pálida
Os chapéus dos jovens govorushki de cor clara têm a forma de funil com um círculo escuro bem definido no centro, o seu diâmetro não excede 5 cm. À medida que crescem, a tampa convexa torna-se ainda mais profunda no centro e assume a forma de um funil. Suas bordas começam a dobrar para cima. A cor varia do cinza esbranquiçado ao cinza acinzentado, dependendo das condições climáticas. Com forte umidade, escurece, a superfície fica coberta de muco. No tempo seco, a tampa é muito leve e mostra sinais de desidratação. Perna delgada e nua não ultrapassa os 6 cm, a sua forma é clavada num jovem falante de cor pálida, com a idade transforma-se em cilíndrico, alargando-se um pouco para a base. A polpa branca e aquosa exala um odor desagradável e desagradável de mofo de poeira de um celeiro abandonado. As placas cinzas geralmente estão localizadas na parte interna da tampa e descem ligeiramente de cima para baixo na haste.
É possível comer falantes de cor pálida
Falantes de cor pálida são impróprios para a alimentação, pois contêm substâncias tóxicas em sua composição. Depois de provar um prato feito com esses cogumelos, a pessoa pode sofrer uma grave intoxicação alimentar. Algumas fontes não são comestíveis, outras são venenosas. Em qualquer caso, você não pode comer a espécie.
Como distinguir locutores de cor pálida
Os parentes de cor pálida diferenciam-se dos representantes comestíveis da família Ryadovkov pela polpa seca no corte. Se, ao quebrar, o corpo do fruto secreta suco leitoso, ele é comestível. Assim, pode-se distinguir entre falantes de cor clara e de inverno, que apresentam uma forte semelhança em uma idade jovem. Esta regra principal ajudará a não confundir cogumelos comestíveis e condicionalmente comestíveis da família Ryadovkovye com não comestíveis e venenosos. Na aparência, é semelhante a um falante estriado levemente colorido. No entanto, este último é menor e a superfície de sua tampa torna-se enrugada após a chuva. É uma variedade venenosa.
Sintomas de envenenamento
Ao envenenar com um locutor de cor pálida, ocorrem os seguintes sintomas:
- tontura e dor de cabeça severas;
- apatia, fraqueza de todo o corpo;
- uma diminuição acentuada da pressão arterial;
- aumento da salivação e sudorese;
- violação de atividade cardíaca;
- ataques de ansiedade, manifestação de agressão, confusão ou, inversamente, letargia, sonolência intensa;
- dor no abdômen;
- vômito, diarréia, náusea;
- aumento de temperatura;
- perda de consciência - em casos especialmente graves.
Os sintomas secundários de envenenamento por um falante pálido podem ser calafrios, tremores musculares e micção frequente.
Primeiros socorros para envenenamento
Se os sintomas descritos acima causados pela ingestão de cogumelos estiverem presentes, o paciente deve ser colocado na cama e realizado lavagem gástrica e intestinal:
- Beba muita água: 4 - 5 colheres de sopa. - em pequenos goles.
- Pressione a raiz da língua com os dedos e induza o vômito.
- Tome um laxante e faça um enema.
Conclusão
O falante de cor pálida contém compostos tóxicos que ainda não foram totalmente estudados por micologistas, portanto, em nenhum caso deve ser comido. Ao coletar cogumelos, você deve estar extremamente vigilante, pois essa intoxicação alimentar é considerada uma das mais perigosas para a saúde humana.